sábado, 31 de janeiro de 2015

A Esposa Que Nenhum Marido Gostaria De Ter. Autora: Valdenira

A Esposa Que Nenhum Marido Gostaria De Ter


Valdenira Nunes de Menezes Silva



Não se desvie para os caminhos dela o teu coração, e não te deixes perder nas suas veredas. Porque a muitos feridos derrubou; e são muitíssimos os que por causa dela foram mortos. A sua casa é caminho do inferno que desce para as câmaras da morte” (Provérbios 7:25-27).

Como a mãe do rei Lemuel, que o orientou a se casar com a mulher dos sonhos de qualquer mãe, eu desejo também para meu filho que ele encontre uma esposa que tenha as mesmas características da mulher virtuosa, a fim de que ele seja feliz e viva com ela até que a morte os separe!

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis” (Provérbios 31:10).

Como mãe, eu tenho a obrigação de mostrar a meu filho o tipo de mulher que Deus irá aprovar e abençoar para que ele seja feliz. Ao orientá-lo, aprendo que eu mesma tenho que ter estes mesmos atributos da mulher virtuosa para fazer a felicidade do meu marido e ser um exemplo para meu filho. Então, como tem que ser esta mulher? Quais são as suas características?

* Ela tem que ser uma mulher virtuosa cujo valor excede ao de rubis;
* Tem que ser mulher valorosa em quem o marido pode confiar;
* Tem que ter um bom coração;
* Tem que ser uma mulher trabalhadora que não mede esforços para ajudar seu marido e que não come o pão da preguiça;
* Tem o dom de ajudar àqueles que são pobres e necessitados;
* Tem a capacidade de ser atenta às necessidades do marido e dos filhos;
* Tem o poder de falar com sabedoria trazendo alegria para seu marido e filhos;
* Tem o privilégio de ser admirada pelos filhos que a chamam de bem-aventurada e seu marido a louva e a acha a mais excelente das mulheres;
* Tem o temor do Senhor em sua vida.

A mulher que tem esses atributos é a que eu desejo para meu filho. Mas, assim como Sansão, muitos caem nos laços ou armadilhas da mulher estranha que usa “
palavras muito suaves e [persuadem] com as lisonjas dos seus lábios” (Provérbios 7:21). É, exatamente, essa a esposa que nenhum homem gostaria de ter.

Há na Bíblia, várias mulheres que possuíam características que não agradavam a Deus e que não devem ser abraçadas pelo homem que está procurando uma esposa que ...
1- agrade ao Senhor;
2- irá ser a mulher de toda a sua vida.

Dentre as mulheres más que a Palavra de Deus nos apresenta, vamos destacar apenas duas... Dalila e Jezabel.


Dalila – A Que Traiu A Confiança Do Seu Esposo Por Dinheiro


Dalila atraiu Sansão com a sua beleza, charme e, provavelmente, com palavras lisonjeiras.
Sansão era um homem de Deus, escolhido para ser juiz em Israel, filho de pais israelitas. Ele tinha grande força física mas era, moralmente, muito fraco. Não resistiu à beleza de Dalila, uma mulher ímpia que não tinha o Senhor em sua vida.
Assim como Judas que traiu Jesus para receber 30 peças de prata, Dalila traiu Sansão por causa da sua ambição por 1.100 peças de prata.

Que lição, então, posso aprender desta triste história e transmitir para meu filho para que ele possa se prevenir e se livrar das mãos de uma mulher interesseira, malvada e que leva o casamento para “as câmaras da morte”? Ele tem que saber que, no amor, no casamento, beleza não é a parte mais importante. Palavras lisonjeiras não vão dar a ele a felicidade que toda a pessoa precisa. O exterior de uma mulher não deve estar em primeiro lugar na vida dele, pois em 1Pedro 3:3-4 o próprio Deus diz... “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus”.

Mãe, não oriente nem aconselhe seu filho, somente, agora quando ele é já um jovem [quase adulto], pois, assim como Sansão, ele não irá ouvi-la. Comece cedo quando ele ainda é criança. Oriente, ensine e mostre a ele qual é a vontade de Deus em sua vida. Agindo assim, ele vai aprender a não cair nas armadilhas de uma mulher má. Além disso, ele vai estar preparado para, no futuro, saber escolher a esposa que está nos planos de Deus para a sua vida. Junto com seu filho, você pode decorar 2Coríntios 6:14...

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”

Que o Senhor lhe dê sabedoria para ensinar os Seus caminhos a seu filho e que ele tenha uma vida dedicada a Deus com discernimento para fazer uma escolha certa dentro dos padrões bíblicos.

Dalila é o tipo de mulher que nenhum homem gostaria de ter como esposa.


A COMUNHÃO VERDADEIRA ENTRE OS IRMÃOS. Walter Gomes

A COMUNHÃO VERDADEIRA ENTRE OS IRMÃOS




Versículo (João 13:34) "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros;
como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis
”.


Deus nos ensina, através de sua Palavra, que devemos amar os irmãos da mesma forma que Ele nos amou. Talvez este seja o mais difícil dos mandamentos, afinal, nos dias atuais as pessoas (CRENTES) encontram-se numa busca frenética por melhorias em sua vida: melhor emprego, maior nível possível de graduação, maiores salários, carros e casas espetaculares, entre tantas outras coisas que vão ocupando o nosso tempo; e, quando paramos, estamos tão cansados que nos esquecemos da perfeita comunhão entre os irmãos, que nos foi ensinada pelos apóstolos.

 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.(Atos 2:42-44).


Leitura Bíblica:
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E  quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”(Colossenses 3:13-17).

O maior de todos os frutos espirituais é o amor. A leitura de Colossenses três mostra no versículo 14 que o Amor é o vínculo da perfeição. Diante disso, surge a seguinte pergunta: qual é o tipo de amor entre os irmãos em Cristo?
A) O amor egoísta, que busca tão somente sensações internas que produzem satisfação ao corpo ou coisas materiais. “Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.” (Filipenses 2:21).

B) O amor exagerado, a afeição desordenada sem limites. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;”(Colossenses 3:5-6)

C) O amor que procede de Deus. “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (I João.4.7)


AMOR EGOÍSTA


Ocorre quando o crente passar a pensar mais em seu bem estar, do que propriamente na obra de Deus, esquecendo o ensinamento básico que devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus e Sua justiça (Mateus 6:33). Podemos ter as demais coisas, mas, lembre-se de que nada adiantara você ganhar o mundo e perder sua alma. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?” (Marcos 8:36-37).


AFEIÇÃO DESORDENADA


Não é à toa que a Bíblia coloca a afeição desordenada como algo que deve ser mortificado nos  nossos membros (Colossenses 3:5). Quando a comunhão entre os irmãos é demasiadamente intensa, estão sempre juntos, fazendo inclusive acepção daquele irmão em detrimento do outro, isso geralmente acaba em ódio e contenda. “Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar.” (Provérbios 25:17).


AMOR QUE PROCEDE DE DEUS


Claro que nosso amor para com os irmãos deve ser procedente de Deus (I Coríntios 13: 1-13).  Para que nossa comunhão seja verdadeira, temos que em primeiro lugar estar em comunhão com Deus e principalmente que Ele aprove o motivo da nossa comunhão com os outros. Ter comunhão é amar, amor dentro dos propósitos de Deus.

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” (I João 4:20-21).


NA ANGÚSTIA NASCE UM IRMÃO


(Provérbios 17:17)
Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”.

As Escrituras nos ensinam que é melhor irmos à casa onde há luto, do que ir à casa onde há banquete, e que a mágoa é melhor do que o riso Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.”(Eclesiastes 7:2-4). Devemos nos alegrar sim, com a felicidade dos irmãos, porém, temos um compromisso maior ainda com eles nos momentos de angústia.


CONCLUSÃO



O amor entre irmãos em Cristo é fundamental para o crescimento e edificação espiritual dos membros de uma igreja, mas este amor tem que ser proveniente de Deus, sem cobranças e imposições de qualquer cunho; não devemos dar pensando em receber algo em troca,
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” (Atos 20:35) . As  nossas motivações devem sempre estar voltadas para as coisas concernentes a Deus, unidos em um mesmo pensamento e um mesmo parecer.Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. (I Coríntios 1:10)

“Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outro superiores a si mesmo..(Filipenses 2:1-3)


Esperança-PB, 27 de janeiro de 2015.
Ir. Walter Costa.


BIBLIOGRAFIA: BÍBLIA ALMEIDA FIEL E CORRIGIDA-ACF

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SÓ EXISTEM DUAS RELIGIÕES. Mark Pereira

SÓ EXISTEM DUAS RELIGIÕES



Pr. Mark Pereira
Igreja Baptista Esperança Viva
Portugal




Este título pode deixar alguns confusos.
“Se há tantas religiões no mundo, como é que você diz que apenas existem duas?” Peço que leia com atenção e tire, por si só, as devidas conclusões.



A Religião das Boas Obras

As religiões dividem-se quanto à questão daquilo que nos garante o descanso eterno, o Céu, a vida eterna. É nesta questão que está a diferença entre as duas únicas religiões que existem no mundo.

De um lado temos a religião das boas obras. Esta religião afirma que aquilo que nos garante a vida eterna é a quantidade de coisas boas que fazemos enquanto estamos no mundo. Neste grupo enquadram-se todos os grupos religiosos que existem. Uns acreditam que não existe inferno, outros acreditam que a pessoa reencarna, existe também quem acredita que podemos baptizar- nos em nome de um familiar já falecido. Um grupo diz que não existe nem céu nem inferno e que, no fim, Deus irá ressuscitar apenas os que fizeram as obras certas para viverem num mundo perfeito. Uns têm muitos deuses, outros apenas um. Todos concordam que o importante é fazer as coisas certas. Acreditam que, de certa forma, as nossas boas obras irão ser pesadas junto com as más. Quanto mais obedecermos, mais hipóteses temos de fazer a balança pender para o lado que interessa.

Devido à sua crença nas boas obras, nenhum destes grupos religiosos dá a certeza de salvação seja a quem for. A salvação é algo que se espera, mas que apenas se confirma depois da morte. Nenhum dos membros destas religiões tem certeza de que é salvo. Alguns dizem que sim, mas porque lhes ensinaram que podem perder a sua salvação, tentam passar o resto da vida a fazer as obras necessárias para a manterem e esperam que sim sem nunca terem realmente a certeza.


A BÍBLIA

A mensagem do evangelho, que encontramos na Bíblia, é completamente diferente. Ela ensina- nos que somos pecadores e incapazes de nos salvarmos. Se chegarmos a Deus tal como estamos e apenas com o que fizermos, estamos condenados. A Bíblia diz,
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Romanos 3:23
Esta palavra é simples, não são precisas explicações. A Bíblia diz que, porque todos já falhámos (já cometeu algum erro na sua vida?), estamos longe de Deus e já estamos condenados. A Bíblia diz que todos os pecadores estão mortos espiritualmente.


Se é verdade que todos os que já pecaram estão mortos espiritualmente, qual é a solução para este problema? A religião das boas obras ensina que basta começar a obedecer, fazer o que está certo. Mas será que é assim? Será que a resposta está nas boas obras? O que diz a Palavra de Deus?

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós;é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8-9.

Para os que dizem que a Bíblia é difícil de entender aqui está mais uma passagem tão simples. A salvação não vem de nós. Se assim fosse, as pessoas poderiam comparar-se umas com as outras. Teríamos pessoas melhores e piores aos olhos de Deus. Isso não é assim. Perante Deus todas as pessoas estão na mesma situação, ou seja, desesperadamente necessitadas de um Salvador. Será que existe? Eis os que a Bíblia diz, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.

E você? Já acredita em Jesus e apenas Nele? Se colocar a sua fé nas obras, como as religiões lhe dizem para fazer, vai chegar diante de Deus com mãos cheias de nada. Arrependa- se diante de Deus. Ponha a Sua fé em Jesus, Ele já fez tudo o que precisava ser feito para pagar os seus pecados.


Os Sinais de Mar 16:17-18 Foram Prometidos Exclusivamente Aos 83 Apóstolos + Discípulos.

Prova (Pela Lógica Apoiada na Bíblia) De Que
Os Sinais de Mar 16:17-18 Foram Prometidos Exclusivamente Aos 83: Apóstolos e os Discípulos. 
Sendo Tais Sinais A Marca Identificatória e Exclusiva Deles.




A) Versos 17 e 18 de Marcos 16 asseguram que:
5 grandes tipos de sinais miraculosos seguiriam TODOS AQUELES já havendo CRIDO! TODOS!
Esta é uma profecia que não pode falhar, feita por Cristo, sobre um fato que ocorreria sem exceçãosem condiçãosem prazo de validade da promessa em relação aos prometidos!

B) Há apenas duas hipóteses possíveis para a interpretação de quem são estes "todos aqueles" e para a interpretação de a que este "havendo CRIDO" se refere:
POSSIBILIDADE 1: "todos aqueles" se refere a todas as pessoas que creriam de modo totalmente Bíblico no Cristo da Bíblia, independentes de nome de igreja, durante toda a atual dispensação (dispensação das assembleias locais [em contraste com Israel], e da graça [em contraste com a lei]). E
"havendo crido" se refere a haver crido de modo totalmente Bíblico no Cristo da Bíblia, independentes de nome de igreja e do século.

POSSIBILIDADE 2: "todos aqueles" se refere apenas a todos os 11 apóstolos (Matias seria o 12o e Paulo seria o 13o) a quem Cristo estava dirigindo a palavra diretamente, e aos 70 discípulos, ambos os grupos já havendo recebido estas promessas em Mat 10:1-4; Luc 10:1,9. E
"havendo crido" se refere à necessidade destes apóstolos e discípulos realmente crerem que o Cristo havia ressuscitado literal e corporalmente de entre os mortos, eles duvidavam e por isso foram repreendidos e advertidos por Cristo, neste mesmo capitulo 16 de Marcos, nos versos 11, 13 e 14, este é o contexto que tem que ser considerado para os versos que se seguem, particularmente 17 e 18.
C) Suponhamos que a Possibilidade 1 (para a correta interpretação) é que é a verdadeira.
- Ora, nos anos 33 a 100 (depois do Cristo) em que o Novo Testamento ainda estava sendo escrito, há completo silêncio (e isto é muito significativo) quanto qualquer dentre outros muitos milhares de crentes ter o duradouro e infalível dom de realizar estes sinais (o que aconteceu com os samaritanos em Atos 8 foi efeito e confirmação do dom dos apóstolos Pedro e João, e o que aconteceu com Cornélio e sua casa em Atos 10 foi efeito e confirmação do dom do apóstolo Pedro). Isto tem todos os indícios e evidências de uma contradição à Possibilidade 1, fazendo-a praticamente impossível.
- Mais importante ainda, Paulo, em 2Co 12:12,  inspirado pelo Espírito Santo, prova que é um apóstolo usando o fato de que realiza sinais e maravilhas. Ora, se pelo menos 1 (mesmo que apenas 1) outra pessoa que não um apóstolo (ou discípulo) pudesse ter o dom de regularmente realizar tais sinais e maravilhas, então o Espírito Santo estaria mentindo e enganando, o que é impossível. Portanto, isto irretrucavelmente prova que a Possibilidade 1 é totalmente impossível. Quem (senão um insano ou um cego que não quer ver ou um embusteiro que não quer deixar de o ser, ou um teimoso e ingênuo enganado que não quer deixar de o ser) pode argumentar contra esta conseqüência incontornável de 2Co 12?!?!?
- Nos anos 100 até hoje (2008), incontáveis milhões de pessoas com a maior evidência de verdadeiros salvos jamais efetivaram nem sequer 1 só desses sinais, nem mesmo 1 minúscula miniatura desses sinais, sem mesmo 1 só vez em todas suas vidas. Lembro dos milhares de crentes sendo perseguidos e mortos pela sanguinária Roma dos Césares. Lembro dos milhões de crentes sendo perseguidos e mortos pela Grande Prostituta desde seu nascimento no século IV, pela Inquisição que atravessou tantos séculos até o XVI. Lembro de Huss, Wycliffe, Tyndale, dos milhões de Valdenses, dos milhões de Anabatistas (com os muitos nomes que lhes foram dados desde o século I), lembro de Spurgeon, Moody, Jonathan Edwards, e tantos outros grandes cristãos poderosamente usados por Deus, que jamais efetivaram nem sequer 1 só desses sinais. 
Tudo isto irretrucavelmente prova que a Possibilidade 1 é totalmente impossível.

D) Então, fica provada a Possibilidade 2:
Na promessa de Deus (sem nenhuma exceção, nem falha, nem término) de dons de sinais miraculosos, promessa feita em Mar 16:17-18, "todos aqueles" se refere apenas a todos os 11 apóstolos(Matias seria o 12o e Paulo seria o 13o) a quem Cristo estava dirigindo a palavra diretamente, e aos 70 discípulos, ambos os grupos já havendo recebido estas promessas em Mat 10:1-4; Luc 10:1,9. E"havendo crido" se refere à necessidade destes apóstolos e discípulos realmente crerem que o Cristo havia ressuscitado literal e corporalmente de entre os mortos, eles duvidavam e por isso foram repreendidos e advertidos por Cristo, neste mesmo capitulo 16 de Marcos, nos versos 11, 13 e 14, este é o contexto que tem que ser considerado para os versos que se seguem, particularmente 17 e 18.




Em linguagem mais formal, mais próxima da Lógica de Primeira Ordem, todo este argumento pode assim ser expresso:

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Quem Fez Isto? (o genial Isaac Newton prova a ateu que Deus existe, é o Criador do Universo). E. L. Bynum

Isaac Newton fez réplica do sistema solar e a usou para levar ateu a abandonar descrença e ateísmo, crer na criação e no Criador, na Bíblia como inspirada, a palavra de Deus. Não ao evolucionismo!


Quem Fez Isto?




Sir Isaac Newton tinha um amigo que, como ele, era um grande cientista. A grande diferença era que este amigo era ateu, enquanto Newton era um dedicado e devoto crente. Embora sempre travassem batalhas acerca da existência e natureza de Deus, o mútuo interesse deles pela ciência os aproximava. Newton fez com que um mecânico muito habilidoso lhe fabricasse uma miniatura réplica do nosso sistema solar. No centro estava uma grande bola folheada a ouro, representando o sol; girando ao redor dela, fixadas nas pontas de braços de vários comprimentos, estavam bolinhas menores, representando Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno, na ordem e nas distâncias apropriadas. Todas as bolas eram de tal forma ligadas entre si, através de complexos mecanismos de engrenagens e de correias, que se moviam em perfeita harmonia ao se girar uma manivela. Um dia, estando Newton lendo em seu estúdio, com seu mecanismo sobre uma grande mesa perto de si, seu amigo entrou. Ele era cientista bastante para reconhecer, num relance, o que estava diante dele. Apressando-se para lá, lentamente girou a manivela e, com indisfarçável admiração, viu todos os corpos celestiais se moverem em suas apropriadas órbitas e velocidades relativas. Afastando-se uns poucos metros, exclamou: “Caramba! Quem fez esta coisa, tão maravilhosa?”

Sem levantar os olhos de seu livro, Newton respondeu: "Ninguém!" Rapidamente, voltando-se para Newton, o ateu disse: "Evidentemente, você não entendeu minha pergunta. Eu perguntei: quem fez este maravilhoso mecanismo?” Levantando os olhos, Newton solenemente lhe assegurou que ninguém o tinha feito, mas que apenas tinha acontecido que, por acaso, a matéria (que o ateu tão fortemente admirava) tinha se agregado na forma do mecanismo. A isto, o atônito ateu replicou com certa raiva: “Você deve pensar que sou louco! Claro que alguém fez isto, ele é um gênio, e eu gostaria de saber quem é ele”.

Deixando seu livro de lado, Newton levantou-se, colocou uma mão no ombro de seu amigo, e disse: ”Este mecanismo não é senão uma ínfima imitação de um sistema muito mais grandioso, cujas leis você conhece. Ora, eu não sou capaz de convencê-lo de que este mero brinquedo existe sem um projetista e fabricador; ainda assim, você professa crer que o maravilhoso original (do qual eu grosseiramente copiei e imitei um aspecto do projeto) veio a existir sem ter projetista e sem ter fabricador! Agora, diga-me, por qual tipo de raciocínio você chega a uma conclusão tão absurda?” O ateu foi imediatamente convencido e tornou-se um firme crente de que ”Jeová, Ele é o Deus”. (1Re 18:39).

”No princípio criou Deus os céus e a terra”. (Gên 1:1)

”E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas”. 
(Gên 1:16)

”Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.” 
(Sal 95:5)

”5 Bem-aventurado aquele ... cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus. 6 O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre;” 
(Sal 146:5-6)

”E ele lhes disse:… temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.” 
(Jon 1:9)

”3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” 
(Joã 1:3-4)

24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos ... 30 Mas 
Deus... anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; 31 Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.(Atos 17:24-31)
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (Joã 3:36)



Autor: E. L. Bynum, Pastor, Tract # D-504, Tabernacle Baptist Church
PO Box 3100, 1911 34th St., Lubbock, TX 79452

Tradução e adaptação: Valdenira Nunes de M. Silva, 2002.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Algumas Datas Históricas Importantes. Steve Montgomery.

Algumas datas históricas importantes
(dos batistas através dos séculos, e no Brasil)
Um guia histórico

Pr. Steve Montgomery
 
Igreja Batista Independente
 
Ourinhos, S.P.
 
1999
 
Muitas vezes o pregador precisa ter uma idéia da história do mundo e das igrejas verdadeiras que Cristo tem conservado até os nossos dias. Este pequeno estudo sobre algumas datas destacadas na história não é completo, e algumas datas são aproximadas somente. Mas pode ajudar alguém a entender melhor o nosso mundo "Batista" de hoje.
Primeiro século d.C.
1. 26-30 d.C. A igreja de Jesus Cristo constituída.
A. Jesus Cristo ajuntou alguns judeus convertidos e batizados para começar a "sua igreja." Data e local desconhecidos. Não havia organização formal.
B. Jesus deu apóstolos e profetas à igreja. Eles estão no fundamento dela.
    1. Não há apóstolos e profetas atualmente. Não são necessários.
C. Jesus deu a fé, ou a doutrina apostólica, à igreja uma só vez para sempre.
    1. Ela é completa e não há necessidade de receber novas revelações.
D. Jesus deu a batismo à igreja. É o batismo de João que Ele próprio recebeu.
    1. É a imersão em água do crente confesso, em obediência à direção do Espirito Santo pela igreja que Jesus fundou e enviou ao mundo.
E. Jesus deu a ceia memorial à igreja para lembrar dele até a sua volta.




1. É feito com o pão sem fermento e o cálice em memória do corpo e sangue de Cristo.
F. Jesus deu disciplina à igreja para que ela continue separada do mundo, e para o crescimento espiritual dos seus membros.
G. Jesus deu O Espirito Santo à igreja para que ela tenha a sua direção, presença e poder até a volta de Cristo.
H. Jesus deu à igreja ordens para pregar o evangelho, batizar discípulos, e ensiná-los sua doutrina até os confins da terra e até a consumação dos séculos.
I. A igreja de Cristo é separada do estado.
J. Jesus prometeu que a sua igreja não morreria, Mateus 16:18.
K. Cada igreja local é independente, autônoma e sem hierarquia.
2. 70 d.C. A destruição de Jerusalém pelos romanos e a nação de Israel espalhada.
A. Até o fim do primeiro século d.C., a igreja tinha plantado igrejas em muitas terras, tais como Palestina, Síria, Grécia, Turquia, Itália, Espanha, Bretanha, Persa, até à divisa da Índia, África, etc. A igreja era missionária!
B. Algumas heresias apareceram mas muitas igrejas continuaram fiéis.
C. Nenhuma igreja no mundo estava ligada ao estado.
D. Não haviam organizações missionárias nem associações, convenções, ou confraternizações, mas havia a obra missionária que funcionava muito bem!




 
Do Segundo ao Quarto Século d.C.

1. 203 d.C. Surgiu Origenes que mudou a maneira de interpretar a Bíblia.
2. 249 d.C. O Imperador Décio veio ao trono romano e exigiu que todos, sem exceção, abraçasse a religião pagã ou morresse. Muitos falsos crentes deixaram as igrejas. Quando voltaram depois da perseguição e quiseram ser membros, houve divisão no meio dos cristãos se deveriam recebe-los de volta ou não.
3. 251 - 256 d.C. A origem dos novacianos. Separaram-se das igrejas que depois foram reconhecidas pelo governo.
4312 d.C. A separação dos irmãos no norte da África da igrejas que depois vieram a ser a Igreja Católica Romana. Estes irmãos receberam o nome de um líder chamado Donato, um pastor de destaque na época. Eram iguais aos novacianos e duraram muitos séculos.
5. 312 d.C. O Édito de Milão, reconhecendo o cristianismo como religião.
6. Durante este tempo, três doutrinas falsas desenvolveram-se.
A. Formação de hierarquia.




1. Alguns bispos (pastores) começaram a mandar além da sua própria igreja. Foram chamados bispos paroquiais, bispos que governaram várias igrejas, e bispos metropolitanos que governaram outros pastores.2. O governo das igrejas foi estruturado como o do Estado.
B. Regeneração batismal.
C. Batismo infantil.
7. Havia vários grupos de Igrejas primitivas e verdadeiras:
A. Montanistas, do século II ao século VIII.
B. Novacianos, do século III ao século VIII.
C. Cristãos ingleses, desde o século I até o Sínodo de Whitby em 664 d.C. Nesta data passaram a ser católicos.
D Cristãos na Ásia Menor das montanhas "Taurus" no sul e leste do Mar Negro, até o século .
Do Quarto ao Quinto século
1. 314 até 336 d.C. Silvestre I, bispo (pastor) em Roma, e o imperador Constantino estabeleceram o cristianismo como uma religião oficial do Império Romano.
2. 325 d.C. Constantino presidiu o Concilio de Niceía que definiu o Credo com o mesmo nome.
3. 330 d.C. A capital do Império foi movida para Constantinopla, (Bizâncio), ou Istambul de hoje.
4337 d.C. Constantino foi batizado no leito da morte. Prova que não era cristão verdadeiro porque pensou que estava lavando todos os pecados da sua vida de uma só vez antes da morte. Ele creu na regeneração batismal.
5. 476 d.C. A queda de Roma e o Império Ocidental.
6. Os erros desta época:
A. As heresias já desenvolvidas foram transformadas em doutrina oficial da Igreja unida com o governo Romano, com o imperador como Pontifex Maximus ou grande sumo sacerdote do cristianismo. Constantino precisava do apoio político dos cristãos. Eles, por sua parte, queriam prestígio, poder e dinheiro.
B. Com o desenvolvimento eclesiástico da hierarquia dos pastores, o bispo de Roma foi chamado o Pai da Igreja, isto é, o Papa, ou Bispo Universal.




1. A capital política em Constantinopla; a capital religiosa em Roma.
C. Desenvolvimento da adoração de imagens e relíquias.
D. Regime sacerdotal estabelecido. Salvação pela intercessão dos homens.
7. As igrejas verdadeiras neste tempo:
A. Grã-Bretanha era o baluarte de cristianismo verdadeiro durante seis séculos, começando no tempo do apóstolo Paulo. No ano 597 d.C., chegou um monge católico, Austin (Agostinho), pelas ordens do "Papa" Gregório I para converter os anglicanos, mas achou um cristianismo já funcionando muito bem.




1. Um pregador por nome de Patrick (Patrício) fez um bom trabalho no meio destas igrejas já existentes desde o tempo de Paulo! Este pregador não era católico porque a igreja católica não tinha chegada lá ainda!2. Patrick (Patrício) foi seqüestrado por piratas quando era jovem e foi vendido como escravo na Irlanda donde escapou após seis anos de captura. Depois voltou como missionário. Batizou (por imersão) 2.000 adeptos, estabeleceu 365 igrejas, ajudou-as todas escolher seu pastor, e praticava a ceia do Senhor como batistas hoje.
3. Os padres católicos chegaram 136 anos depois da morte de Patrício! Muitos ingleses resistiram o catolicismo mas finalmente foram forçados a recebê-lo pelo Sínodo de Whitby no ano 664. (Veja W. A. Jarrell, Baptist Church Perpetuity, pp. 472-479; W. J. Burgess, Baptist Faith and Martyrs’ Fire, pp. 358-365).
4. "Os britânicos preservaram a fé que tinham recebido incorrupta e inteira, em paz e tranqüilidade até o tempo do Imperador Dioclécio." (Veja Venerable Bede’s Ecclesiastical History, Book 1, Chapter 4, p.42).
B. Os montanistas e novacianos, que duraram até o século VIII em Ásia Menor, África, e Europa.
C. Os donatistas, especialmente no norte da África, existiram desde o começo do cristianismo mas foram dados este apelido por causa do seu líder Donato, no ano 311 d.C.Duraram até o século VII d.C.



1. Foram os primeiros a sofrer pelo "princípio constantino," isto é, pela união do estado com a religião "cristã."2. 411-415 d.C. O clímax da divisão veio com o debate entre eles e os bispos Agostinho e Aureliano que tentaram forçar todos os cristãos unirem-se debaixo da proteção do estado. O magistrado decidiu, naturalmente, que Agostinho tinha razão. No fim, o Imperador declarou que todos os donatistas não tinham direito nenhum como cidadãos e proibiu todos assistirem seus cultos. (Kurtz, Church History, I, pp. 395-396; Leonard Verduin, The Reformers and Their Stepchildren, pp 65-66).
3. Donato declarou aos comissários, "Quid est imperatori cum ecclesia?" ("O que tem o Imperador com a igreja?")
4. Os donatists e os anabatistas que vieram depois eram iguais em sua doutrina e prática.
 

A Idade Média, de 476 a 1453 d.C.

O DÍZIMO E MELQUISEDEQUE. Marcelo de Oliveira Lima.

O DÍZIMO E MELQUISEDEQUE





ML 3:10, "TRAZEI TODOS OS DÍZIMOS À CASA DO TESOURO, PARA QUE HAJA MANTIMENTO NA MINHA CASA, E DEPOIS FAZEI PROVA DE MIM NISTO, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, SE EU NÃO VOS ABRIR AS JANELAS DO CÉU, E NÃO DERRAMAR SOBRE VÓS UMA BÊNÇÃO TAL ATÉ QUE NÃO HAJA LUGAR SUFICIENTE PARA A RECOLHERDES."
Mas será isto pra nós que estamos debaixo da nova aliança? Que fazemos parte do novo concerto? Isso não era peculiar ao sacerdócio levítico e ao povo de Israel?

O cristão não é obrigado a dar o dízimo pela lei!!!

Por que o cristão não tem que dar o dizimo:

1)- Não deve dar com medo de estar roubando a Deus. Mal.3:8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

Não devemos chamar de ladrão a quem Cristo libertou Gl 5:1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

2)- Não deve dar com medo de ser amaldiçoado. Mal.3:9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

Somos abençoados com todas as bênçãos espirituais em Cristo Ef 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

3)- Não deve dar como um investimento. Mal.3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Pois Deus mesmo tem cuidado de nos ele é nossa esperança 1Tm 6:17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; Nossa confiança tem de estar em Deus não em nosso dizimo.

4)- Não deve dar com medo do devorador. Mal.3:11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.

Somos guardados no poder de Deus, a pedido de Cristo: Jô.17:15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.

Examine: Ml. 3

Tudo isso são coisas peculiares à situação pela qual Israel estava passando, em desobediência, então vemos Deus os convocarem ao arrependimento e reconhecimento de Deus em suas vidas, redundando em obras de obediência.

Também não devemos dar o dizimo:

5)- Não se dar por imposição humana.

6)- Não o deve dar para manter-se ou tornar-se membro de uma igreja.

7)- Não deve dar por necessidade.

8)- Não deve dar por constrangimento.

Examine Hb. 7

DÍZIMOS –

Melquisedeque um personagem de suma, essencial, grande importância:

O autor de Hebreus diz que muita coisa sobre ele poderia ser dita, mas a interpretação.

Seria difícil porque os ouvintes se tornaram negligentes para receber essa palavra (Hebreus 5: 11 Do qual (Melquisedeque) muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. 12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.)

Melquisedeque, Rei de Salém e Sacerdote.

Era ele Sem? Ou um anjo? Deus o Pai? Cristo? Sim ele era Cristo.

Ainda em Hebreus 7:3 lemos a respeito de Melquisedeque… "sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida"... e "o qual recebeu o ofício do "sacerdócio". Sem dúvida, esses atributos tais como "sem pai, sem mãe" ou como "sem genelogia, sem princípio de dias, nem fim de vida" caracterizam alguém com uma outra natureza, uma natureza sobrenatural, que não humana.

Portanto, ao invés do que muita gente pensa, Melquisedeque não poderia ser de natureza humana, pois o texto diz que ele não tinha genealogia humana e os dias de sua existência não eram limitados. Esses atributos são próprios de um ser eterno.

Heb.6: 17 Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento; 18 Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; 19 A qual temos como áncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, 20 Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote,segundo a ordem de Melquisedeque. Heb 7:V. 1 PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote (ordenado, autorizado, confirmado ou seja constituído por) do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou ; Veja Gênesis 14: 18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. 19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; 20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. Sem pai, sem mãe, isto é não tendo recebido seu sacerdócio por hereditariedade ou linhagem.

Heb.7: V. 2 A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; Melquisedeque era rei e sacerdote e, vemos nisto sua identificação com Cristo.

Ainda que ele é mencionado apenas três vezes na Bíblia dois no Velho Testamento (Genesis e Salmos) e um no Novo Testamento (Hebreus) (no salmo Sal. 110 um salmo messiânico lemos) Sal. 110:1 DISSE o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. 2 O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos. 3 O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade. 4 Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. 5 O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira. 6 Julgará entre os gentios; tudo encherá de corpos mortos; ferirá os cabeças de muitos países. 7 Beberá do ribeiro no caminho, por isso exaltará a cabeça e Hb.7: 5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a Lei ( pois foram constituido segundo a lei mosaica), de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. 6 Mas aquele (Melquisedeque), cuja genealogia não é contada entre eles (os levitas, homens), tomou dízimos de Abraão, (antes da lei antes do sacerdócio levitico) e abençoou o que tinha as promessas. 7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.) e que não haja registro de seus antepassados nem de sua descendência, nisto é a semelhança de Cristo como o Filho Eterno de Deus.

Melquisedeque trouxe pão e vinho a Abrão. Exatamente os elementos que nos representam atualmente o Sangue e o Corpo de Cristo.

Melquisedeque significa "Rei da Justiça" Salém significa "Paz", Is.9: 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso,Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7 Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juizo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.

Igrejas Batistas ACORDEM, por favor! Jorge A. Gameiro

Igrejas Batistas ACORDEM, por favor!
 

Isa 8.20 A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva.




Quando lemos o livro "Rastro de sangue", nosso coração bate mais forte no peito de amor pelo Senhor nosso Deus e Jesus Cristo nosso Salvador, olhamos irmãos morrendo por causa da Palavra de Deus, vemos aqueles irmãos sendo serrados ao meio por amor a Jesus e a Sua Palavra. Heb 11.37 "
Foram apedrejados e tentados; foram [serrados] ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados."

Os Batistas são este povo, povo sofrido, perseguido por causa de Deus, não são compreendidos porque se separam do mundo para Deus, levam a sério a luta contra as forças espirituais e não dão lado para a carne. As Igrejas são Igrejas que adoram a Deus em espírito em verdade como João ensina em seu evangelho. As Igrejas Batistas mantém as tradições deixadas pelos apóstolos de Jesus Cristo, se pudesse Paulo vir nos dias de hoje tenho absoluta certeza que a Igreja que ele seria membro seria uma igreja Batista, pois ela tem como única fonte do conhecimento de Deus a Bíblia Sagrada, tem como única regra de fé e prática a Bíblia Sagrada, e crê na vida eterna em Cristo Jesus, acredita que o crente verdadeiro nunca perderá a salvação, não aceita as formas de culto falso dos pentecostais, não se amásia com o mundo e nem suas práticas como ensina as Sagras letras. Romanos 12.1,2.
2Ts 2.15 "Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as [tradições] que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa." Sim as Igrejas Batistas são conhecidas como Igrejas que tem crentes que conhecem a Bíblia Sagrada, e que pregam a sã doutrina, que é o contrário das Igrejas dos fins dos tempos. I Timóteo 4; II Timóteo 4.
Mas porque no título eu peço que as Igrejas acordem? Sim peço porque já não estão mais sendo Igrejas Batistas, Igrejas anteriormente Batistas hoje estão jogando fora as tradições, o hinário do Cantor Cristão que sempre caminhou junto a uma Igreja Batista está sendo abandonado e músicas do mundo estão entrando no lugar, as Igrejas estão cheias de membros que são filhos do diabo e não de Deus. os cultos são festas para agradar a carne e não ao espírito // Rm 8.8 "e os que estão na carne não podem [agradar] a Deus.", Gl 1.10 "Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro [agradar] aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo." ,  Ef 6.6 "não servindo somente à vista, como para [agradar] aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" ,  2Tm 2.4 "Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de [agradar] àquele que o alistou para a guerra."Veja meu amado as Igrejas Batistas nunca foram igrejas comprometidas com o mundo, mas sempre foram consideradas como separatistas, hoje tudo está misturado, todo mundo é irmão, Assembléia, Deus é Amor, Igreja Pentecostal,  tal e tal, Presbiterianos, Luteranos, tudo é irmão; meus amados diga não ao ecumenismo que é a religião do anticristo. Nós Batistas somos separatistas, porque Deus nos mandou separarmos. 2Co 6.17 "Pelo que, saí vós do meio deles e [separai-vos], diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei",  Rm 12.1 "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, [santo] e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."As Igrejas Batistas estão sendo contaminadas por falsos crentes e falsos pastores que estão introduzindo o mundanismo, as músicas do mundo disfarçadas de músicas de Deus, pastores querendo encher suas igrejas com curas, revelações, línguas, doutrinas falsas que enganam os pobres que não entendem da doutrina, são guias de cegos sendo eles mesmos cegos, conduzindo pessoas para o abismo e caindo junto. Mt 23.24 "Guias [cegos]! que coais um mosquito, e engolis um camelo", Rm 2.19 "e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas", Rm 2.20 "instruídor dos néscios, mestre de crianças, que tens na lei a forma da ciência e da verdade", Rm 2.21 "tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?", Rm 2.22 "Tu, que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os templos?" e Rm 2.23 "Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?"

Até alguns anos os Batistas eram conhecidos como os crentes da Bíblia, mas e hoje como são conhecidos? Igrejas Batistas com mulheres usando calça comprida nos cultos, roupas decotadas, blusas com decote bem cavado, cabelos cortados como o de homem, mulheres que estão dirigindo cultos e muitas até pregando  1Co 14.34 "
as [mulheres] estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei", homens barbudos, usando roupas também indecentes como o jeans, mostrando sua virilidade, atitudes sensuais, é corinhos e cânticos e nenhum hino, é uma bateção de palmas, e até certo movimento de dança na Igreja, aonde vamos parar, onde está aquele culto espiritual, sem a carne participando como Paulo diz: Gl 2.20 "Já estou [crucificado] com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."

Igrejas Batistas acordem, pastores das Igrejas acordem, irmãos acordem, Deus está vendo o que está acontecendo e como irá Ele nos abençoar com estas coisas acontecendo dentro de nossas Igrejas?
O que Deus espera de nós é:  Gl 6.14 "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está [crucificado] para mim e eu para o mundo",  Rm 1.7 "a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes [santo]s: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo", Rm 15.31 "para que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que este meu ministério em Jerusalém seja aceitável aos [santo]s", Cl 1.22 "agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar [santo]s, sem defeito e irrepreensíveis", 1Ts 3.13 "para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus [santo]s", 1Pe 1.15 "mas, como é [santo] aquele que vos chamou, sede vós também [santo]s em todo o vosso procedimento", Jd 1.3 "Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos [santo]s".

Meus amados sois chamados para serdes santos em um mundo podre e contaminado totalmente pelo pecado, se você é de uma Igreja Batista que está contaminada, lute com todas as suas forças que vem de Deus e não entregue sua Igreja ao diabo, antes resista e ele fugirá de vós. Agora se não houver jeito procure uma Igreja Bíblica nos moldes do Novo Testamento, hoje existem poucas mas ainda existem. que Deus te abençoe e te guarde.
Pr. Jorge A. Gameiro - pastor da Igreja Batista Regular em Jardim Santo Antônio na cidade de Osasco - e-mail jagameiro@sf.com.br



Os Anjos (caídos) de Deus. Autor: Eduardo Cadete

Os Anjos (caídos) de Deus


Pr. Eduardo Cadete

Lançou sobre eles o ardor da sua ira, furor, indignação, e angústia, mandando maus anjos contra eles. Salmos 78: 49.
Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo. Salmo 11: 6

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Salmos 91: 11

Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. Salmos 103: 20

Faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador. Salmos 104: 4

Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Salmos 148:2

Há muitas fantasias e mitos criados por Hollywood envolvendo um mundo inventado pelos homens incrédulos, com mitos, fadas, extraterrestres, gnomos, hell boy, etc., que nada mais é do que a total rejeição à Palavra de Deus acerca dos anjos e demônios, céu e inferno, Cristo, Deus, Trindade, e a Soberania de Deus. As escrituras falam de seres espirituais poderosos e invisíveis, numa dimensão espiritual fora do nosso mundo físico. A terra é um subdomínio, uma parte deste mundo invisível. O que a Bíblia nos ensina é que a vida eterna é o assunto principal que domina este mundo espiritual. Ele se resume entre criaturas caídas, que trabalham para aquele que tinha o império da morte, isto é, Satanás, e os anjos que estão a serviço dos eleitos de Deus. Neste conflito, o tema principal é o destino da raça humana. Apocalipse. 6: 2; II Cor 10: 4; Efésios 6: 12.  As armas utilizadas não são carnais, e nem se trata de uma luta eminentemente física. No entanto, a Besta que sobe do abismo fará guerra contra os santos, (Apocalipse 13), então veremos perseguição e aflição, as quais Jesus descreveu assim: “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver” (Mateus 24: 21).  
Os anjos, tanto bons quantos maus, estão envolvidos nesta batalha espiritual, assim como toda a raça humana. I Cor. 4: 9; Efésios 3: 9-11; Col . 3: 15; Lucas 15: 7; Hebreus 2: 5 (o mundo vindouro não estará sujeito aos anjos, mas hoje está, pois Adão perdeu este direito, e Satanás se assenhoreou deste mundo, por isso é o príncipe deste mundo, mostrou e ofereceu a Cristo os reinos deste mundo e sua glória (Mateus 4: 1-11). Os anjos estão intimamente envolvidos nos processos físicos que se desencadeiam aqui na terra, vemos isso em Apocalipse 13: 4 e 13 (fogo), 8: 7 (granizo), 8:10 (meteorito), 16: 8 (processos nucleares de produção de energia em nosso sistema solar), II Samuel 24: 15-16, setenta mil (70.000) homens mortos por uma pestilência causada por um anjo. Cento e oitenta e cinco mil (185.000) soldados assírios mortos pelo anjo do Senhor (Isaías 37: 36).
Nomes de Satanás.
Inimigo, adversário, maligno, belial, apolion, belzebu, príncipe dos demônios, a antiga serpente, homicida, pai da mentira, enganador, príncipe deste mundo, anjo do abismo, acusador dos irmãos, maligno, homem forte e armado. Cristo se refere a ele em termos militares, homem muito forte e armado. Ele tem anos de experiência nessa luta psicológica. Não há motivo algum para ficarmos assustados, com medo, pois a sua guerra é basicamente psicológica.
Seus nomes genéricos são importantes.
Anjo = mensageiro
Demônio = 69 vezes no Velho e no Novo Testamento
Satanás = inimigo, acusador, adversário
No Novo Testamento: 
Diabo = 35 vezes
Satanás = 52 vezes
19 livros do N.T utilizam estes termos.
Todos os anjos foram criados (Gênesis 1: 2-3) e um terço deles caíram (Ezequiel 28: 1-19, o rei de Tiro é uma figura da pessoa e queda de satanás, assim como o rei de Babilônia, Isaías 14: 1-17).
O leviatã, no livro de Jó, tem características não compatíveis com qualquer outro animal, assim como a descrição de satanás em Ezequiel 28 e I Timóteo 3: 6 nos mostram o motivo de sua queda (Prov. 16: 18). Os querubins cobriam a arca (anjo cobridor) e são responsáveis pelo louvor no céu (Ezequiel 28: 13).
Estrela da manhã [Nota de Hélio: este título é exclusivo do Senhor, e a ACF-2007 em diante corrigiu a tradução de Is 14:12 para "Lúcifer"] = Portador de Luz = Anjo de luz (assim apareceu e enganou a Adão e Eva.
Satanás = Aborrecedor = Aborrece a Deus e aos homens. Ele está cheio de ódio, malícia e desprezo contra tudo o que é santo, puro, justo, amável. Vemos isso na forma como Jesus foi tratado, ou seja, desprezado, esbofeteado, chicoteado, cuspido, ridicularizado, e finalmente crucificado. É adversário e inimigo dos salvos, por isso muitos foram mortos, apedrejados, expulsos, torturados, abusados, queimados vivos e etc.
Diabo = representado pelo cabrito= um dos animais mais baixos.
Acusador = (Apocalipse 12: 10 - Tiago 3: 6 “a língua inflamada pelo inferno”)
Príncipe da potestade do ar = Efésios 2 e 6
Refere-se ao fato de que satanás tem certo controle sobre a natureza - Jó 1: 16 e 19, controlando os ventos, e por meio deles o próprio clima (Apocalipse 7- quarto anjos controlando os quatro ventos, Apocalipse 13: 13 – O falso profeta enviado pelo dragão faz descer fogo do céu).
Também se refere a hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais, ou seja, os anjos que ocupam os lugares celestiais, exército de anjos e todo aspecto religioso que envolve este assunto, por exemplo, horóscopo, zodíaco. Este é um assunto antigo, introduzido pelos anjos caídos do mundo pré-diluviano e propagado por Ninrode, na Torre de Babel – Gênesis 11 - (não para alcançar o céu, mas para guiar suas vidas através da astrologia, zodíaco, etc.), alastrando-se através dos povos pagãos e idólatras que eram adoradores do sol, lua, estrela e todo o exército dos céus, e nada mais é do que a adoração ao diabo. (Atos 7: 42-43; II Crônicas 11: 14-15; Jeremias 19: 13; II Reis 23: 5; Jeremias 44: 17-23).
Príncipe deste mundo (João 14: 30; 16: 11; II Coríntios 4: 4). Satanás se apoderou deste mundo, enganando o homem e tomando o que lhe pertencia.
Abadon e ApolionApocalipse 9: 11 = destruição e perdição, ou seja, o propósito do Diabo (João 10: 10). Aquele que constantemente destrói, pondo a perder tudo o que é bom, amável, justo, moral, verdadeiro, toda a fé, santos, igrejas.



As obras de Satanás:
Jó 1: 12 e Lucas 22: 31– Satanás é obrigado a pedir permissão. Não pode fazer nada, possuir, cirandar, causar dano, sem ser autorizado por Deus. (Apocalipse 12: 12; I Pedro 5: 8). Ele pode influenciar a mente, mas não pode lê-la, pode cegar o entendimento, retirar a semente semeada no coração, levar cativo através da sua vontade. A expressão mais alta deste texto, ou seja, o êxito maior que satanás pode alcançar é a possessão demoníaca.
I Coríntios 10: 20 – Todos os não convertidos, pagãos e adoradores dos falsos deuses, são adoradores do diabo.
1-    Ele engana “todo o mundo”.
2-    Oferece resistência ao evangelismo (I Coríntios 16: 9; I Tessalonicenses 2: 18)
3-    Faz guerra aos santos – Há uma hierarquia de demônios (Apocalipse 12).
4-    Propaga a Heresia – Judas, Demas. I Timóteo 5: 15; II Timóteo 4: 10
5-    Tenta os eleitos – Ananias e Safira – Atos 5
6-    Ataca aos eleitos, física e psicologicamente – II Coríntios 12- “Mensageiro de satanás”.
Não devemos temê-lo, mas para isso precisamos estar preparados e vestidos com toda a armadura de Deus. Mateus 17: 21 – Efésios 6: 10-19.


Erros comuns ao lidar com este tema.