sexta-feira, 8 de março de 2024

Eu Me Apego Às Doutrinas Da GRAÇA [as ensinadas pela BÍBLIA]

 

Eu Me Apego Às Doutrinas Da GRAÇA [as ensinadas pela BÍBLIA]

“eu me alegro diariamente com esta grande luz..”

Eu fortemente me prendo às doutrinas da graça que são claramente ensinadas nas Escrituras. Eu absolutamente amo a graça de Deus.

Eu sou um homem da Bíblia. Eu amo tudo sobre a Bíblia. Sou um homem da Bíblia desde a noite em que me converti num quarto de hotel em Daytona Beach, Flórida, em 1973. Naquela noite, passei a crer que a Bíblia é a Palavra infalível de Deus, verbal e plenariamente [cada letra, de capa a capa, assoprada por Deus!] embora ainda não conhecesse esses termos. Nunca duvidei de [sequer] uma palavra da Bíblia desde então. Não entendo tudo, mas creio em tudo [da Bíblia]. O homem gentil que me levou a Cristo me deu uma grande Bíblia King James, e esse tem sido o livro da minha vida desde então. Ele me ensinou a estudar a Bíblia diligentemente, a dividi-la corretamente e a testar absolutamente tudo através das lentes das Escrituras.

Creio nas seguintes doutrinas da graça e regozijo-me diariamente nesta grande luz: 

CREIO na SOBERANIA de Deus e me deleito nela.

Creio que Deus é Todo-Poderoso, onisciente, infinito, eterno, Rei dos reis, o único Deus, o Altíssimo.  Ele “... [está] assentado sobre o globo da terra, cujos habitantes [são para Ele] como

gafanhotos; [é Ele] o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar; 23O que reduz a nada os príncipes, [e] torna em coisa vã os juízes da terra.” (Isaías 40:22-23). “O SENHOR se assentou sobre o dilúvio; o SENHOR se assenta como REI, perpetuamente.(Salmos 29:10). O céu é o Seu trono e a terra é o estrado para os Seus pés (Isaías 66:1). Ele está efetivamente- operandoTODAS as [coisas] segundo o desejo- propósito da SUA própria vontade,” (Efésios 1:11).Ele está operando todas as coisas de acordo com Seu plano eterno “para, na dispensação da plenitude dos tempos, tornar- a- pôr- sob- uma- só- cabeça TODAS as coisas, em o Cristo: tanto as [coisas] noS céuS, como as [coisas] sobre a terra; [a saber,] nEle” (Efésios 1:10). Nada pode deter Sua mão.

Mas o nosso Deus [está] nos céus; fez TUDO o que Lhe agradou.” (Salmo115:3). “Porque o SENHOR dos Exércitos determinou [isto]; quem invalidará [isto]? E a Sua mão [está] estendida; quem pois a fará ser recolhida de volta??” (Isaías 14:27).Quando Deus determina algo, não há poder no céu ou na terra, agora ou nunca, que possa impedi-lO. Deus—não revoluções, nem política, nem economia, nem dinastias —é o autor da história humana. Ele “E Ele muda os tempos e as estações; ELE REMOVE OS REIS E ESTABELECE OS REIS; Ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que conhecem o entendimento.

” (Daniel 2:21). Não importa o que os homens decidam fazer, Deus está no comando. “    33 A sorte é lançada no colo, mas [provém] do SENHOR todo o julgamento decisório.” (Provérbios 16:33).

A vontade de Deus só pode ser resistida [se e] quando e [quanto e] como Ele permite, uma vez que, quando Ele dá aos homens e aos anjos uma vontade, essa pode ser exercida dentro de certos parâmetros. Mas quando Deus ordena que algo seja feito, isso será feito. Todas as criaturas operam dentro dos limites da vontade de Deus e nada podem fazer além desses limites. O Deus que fez o mundo e todas as coisas nele “ ... E fez, provenientes- de- dentro- de [exatamente] um sangue, cada- uma- e- todas as nações d[os] homens, para habitar[em] sobre toda a face da terra, havendo determinado [os] tempos tendo sido de antemão ordenados, e os limites da habitação deles;” (Atos17:24-26).

Em Sua presciência, Deus incorporou a vontade e as ações do homem em Seu plano eterno e tem o controle final sobre todas as coisas para que Seu plano eterno seja cumprido.

Posso dizer, juntamente com um calvinista proeminente: “Não há um centímetro quadrado em todo o domínio da nossa existência humana sobre o qual Cristo, que é Soberano sobre todos, não clame: ‘´Isto é Meu!’”

 

Creio que todo e qualquer filho de Adão é injusto e imperfeito diante de Deus, sem capacidade de salvar A SI MESMO.

Creio que todo filho de Adão é injusto e imperfeito diante de Deus, tendo um coração que é desesperadamente mau, não é bom, é espiritualmente cego, morto em ofensas e pecados, afastado de Deus, em inimizade com Deus, sob o poder do diabo, totalmente  indigno de salvação; e é absolutamente impossível para todo e qualquer pecador salvar a si mesmo por qualquer meio, não por “boas” obras, não por querer [ou se esforçar] ser justo, não por sinceridade, não por devoção, não por religião, não por sacramentos, não por artimanhas sacerdotais,  não por ascetismo, autoflagelação ou misticismo, não por peiote (planta alucinógena utilizada em rituais religiosos) ou LSD ( droga alucinógena sintética), não por psicologia ou qualquer outro dispositivo do homem.

 

Creio que a salvação é 100% de Deus.

Creio que a salvação é 100% —repito, 100% —uma obra da graça de Deus com base na expiação vicária de Jesus Cristo, que é a propiciação plena e aceitável pela qual o pecador é perdoado, purificado, justificado, adotado e dado uma herança eterna em Cristo. A salvação é 100% graça de Deus, obra de Deus, provisão de Deus.

Ef 2:8-9  8 porque, por- operação- da graça, sois vós [aqueles] tendo sido salvos [quando vos movestes] através- da [vossa] fé. E aquilo [(a salvação "por- operação- da- graça")] não [é] proveniente- de- dentro- de vós mesmos, [é] dom de Deus, 9 não [é] em- razão- das obras, a fim de que não algum homem se vanglorie; LTT

Posso cantar com Isaac Watts: “não permitas, meu Senhor,/ Que me glorie eu senão / Na morte do meu Redentor, / Que me salvou da perdição..” [Cantor Cristão 90]

Concordo com o pai de Isaac Watts: “Evite sua doutrina de mérito por meio de obras de obediência, pois há algum pecado que polui nossos melhores deveres, e não podemos merecer nada das mãos de Deus, a não ser a ira. Todo o bem que recebemos vem de Sua graça gratuita.”

Canto com Elvina Hall:“ Retidão em mim não há / Por graça salvo sou /   Devo tudo ao meu Senhor /  Pois já me resgatou.// Meu pecado, sim /  Expiou na cruz / E por graça sem igual / Salvou-me meu Jesus” [Cantor Cristão 390]

 

Creio que Deus quer que todos os homens sejam salvos, porque esta é a Sua vontade.

Essa é a vontade e o desejo soberano de Deus. Ele “... deseja TODOS [os] homens ser[em] salvos e, para dentro do pleno- conhecimento d[a] verdade, vir[em]. ” (1 Timóteo 2:4) e Ele ...  NÃO desejando alguns se fazer[em] perecer, mas [desejando] TODOS a[o] arrependimento vir[em].” (2 Pedro 3:9) e Ele “ ... juntamente- fechou- circundou a todos para dentro da incredulidade, a fim de, para [com] os todos, usasse de misericórdia.” (Romanos 11:32).

Assim creio que todos os homens podem ser salvos. O evangelho é uma boa notícia para todos os homens. Cristo ordenou que o evangelho fosse pregado a todos os homens e: “...16 AquelE [] havendo crido e [(, depois,)] havendo sido submerso serÁ salvo, mas aquelE [] havendo descrido será condenado.” (Marcos16:15-16). Não creio que Cristo esteja brincando com os pecadores ao pregar as boas novas a todos eles [que todos, literalmente podem, sim, ser salvos], quando na verdade não é para todos eles. Creio na mensagem do anjo de “    10 E lhes disse o anjo: "Não temais, porque, eis aqui, vos prego- as- boas-novas [de] grande alegria, a qual será para todo o povo:

” (Lucas 2:10). Comparando as Escrituras com as Escrituras, não creio que isso se refira apenas a todos os "tipos de pessoas."

 

Creio que Cristo morreu por todos os homens no sentido de que Ele tornou possível que TODOS os homens fossem salvos.

Creio nisso porque a Bíblia ensina isso claramente. Ele é “Aquele havendo dado a Si mesmo [como] resgate- substituto para- benefício- e- em- lugar- de TODOS [os homens (e mulheres)] (o testemunho [a ser testemunhado nos] tempos de- propriedade- d[Ele])” (1 Timóteo 2:6). Ele “    2 E *Ele próprio* [a] propiciação- e- reconciliação é a respeito dos nossos pecados, e não somente a respeito dos nossos mas também a respeito dos do INTEIRO MUNDO.” (1 João 2:2). “A saber, que Deus estava, em [o] Cristo, [o] MUNDO reconciliando conSigo mesmo, não lhes imputando [Deus] as transgressões deles, e havendo entregado- confiado a nós a palavra da reconciliação.” (2Coríntios 5:19).

 

Creio que os pecadores NÃO podem subir a si mesmos [para Deus], ou iluminar a si mesmos, ou despertar si mesmos, ou ressuscitar a si mesmos para fora dos mortos, ou aproximar a si mesmos para Cristo.

Tudo isso é obra da graça de Deus. As Escrituras ensinam claramente que é Cristo quem atrai TODOS os pecadores (João 12:32) e ilumina TODOS os pecadores (João 1:9) e que o Espírito de Deus opera em TODOS os pecadores através da pregação do evangelho (João 16:8-11;  Atos1:8) para tornar possível que [TODOS] os homens sejam salvos.

Jo 12:32 E Eu, depois que Eu for levantado para- fora- da terra, a TODOS [os homens] EU estarei atraindo em direção a Mim mesmo." LTT

Jo 1:9 Ele era a Luz verdadeira, aquela [Luz] que ilumina a TODO [O] homeM [que está] vindo para dentro do mundo. LTT

Jo 16:8-11  8 E, havendo Ele vindo, repreenderá O MUNDO a respeito d[o] pecado, e a respeito da justiça, e a respeito d[o] julgamento. 9 A respeito d[o] pecado, porque, em verdade, eles não creem para dentro de Mim; 10 E, a respeito da justiça, porque Eu estou indo para o Meu Pai, e não mais Me contemplais; 11 E, a respeito d[o] julgamento, porque [] o príncipe deste mundo tem sido julgado. LTT

At 1:8 Mas recebereis poder [depois de] havendo vindo o Espírito Santo sobre vós; e sereis para Mim testemunhas tanto em Jerusalém, como em TODA a Judeia, e [na] Samaria, e ATÉ À MAIS LONGÍNQUA PARTE DA TERRA." LTT

 

 

Creio que um [todo e QUALQUER] pecador pode responder a esta obra de Deus e crer em Cristo de forma salvadora, e um [todo e QUALQUER] pecador pode rejeitar a obra de Deus.

Creio nisso porque a Bíblia ensina isso claramente.

Mt 23:37 37 Ó Jerusalém, Jerusalém, [tu] que [estás] matando os profetas, e matando- por- apedrejamento aqueles tendo sido enviados até TI! Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como uma galinha ajunta os pintinhos dela debaixo das asas [dela], e vós NÃO quisestes! LTT

Jo 5:39-40  39 Examinai vós as Escrituras, porque vós supondes nelas  ter [a] vida que dura para sempre, e são elas que [estão] testificando a respeito de Mim; 40 E NÃO QUEREIS vir a Mim a fim de que [a] vida tenhais! LTT

 

Creio que o convite do evangelho é um convite genuíno a “qualquer um”, e não um convite reservado a uma determinada fração da humanidade.

Creio nisso porque a Bíblia ensina isso em múltiplas passagens, cujo significado claro não pode ser confundido.

 

Jo 3:14-15  14 E, exatamente- como Moisés levantou a serpente no deserto, assim [também] é necessário ser levantado o Filho do homem, 15 Para que TODO- E- QUALQUER aquele [que está] crendo para dentro dEle não se faça perecer, mas [] esteja- possuindo [a] vida que dura para sempre. LTT

Jo 3:16 Porque de tal maneira amou Deus ao MUNDO que o Seu Filho, o [Seu] único-gerado, deu, para o resultado que TODO- E- QUALQUER aquele [que está] crendo para dentro dEle não se faça perecer, mas [] esteja- possuindo [a] vida que dura para sempre. LTT

Jo 11:25-26    25 Disse-lhe Jesus: "*EU* SOU a Ressurreição e a Vida. Quem [está] crendo para dentro de Mim, ainda que morra, viverá;    26 E TODO- E- QUALQUER [que está] vivendo e [que está] crendo para dentro de Mim, que em nenhum tempo- e- modo morra ele, para o sempre. Crês tu isto?" LTT

Jo 12:46 *Eu*, [a] luz, tenho vindo para dentro do mundo a fim de que TODO AQUELE [que está] crendo para dentro de Mim, na escuridão não permaneça. LTT

At 2:21 'E acontecerá [que] TODO- E- QUALQUER- HOMEM que invocar o nome de [o] Senhor será salvo.' LTT

At 10:43 A [respeito d]Este, todos os Profetas dão testemunho: remissão d[os] pecados receber, através de o Seu nome, TODO- E- QUALQUER que [está] crendo para dentro dEle." LTT

Rm 9:33 Como tem sido escrito: "Eis que Eu ponho em Sião um Pedra de tropeço e um Rocha de escândalo, e TODO- E- QUALQUER que está crendo [firmado] sobre Ele não será envergonhado." LTT

Rm 10:11-13  11 Porque diz a Escritura: "TODO- E- QUALQUER [que está] crendo [firmado] sobre Ele não será envergonhado". 12 Porquanto não há diferença entre o judeu e [o] grego: porque o mesmo Senhor de todos [está] sendo rico para com TODOS aqueles [que] O [estão] invocando. 13 Porque TODO- E- QUALQUER que invocar o nome de o Senhor será salvo. LTT

Ap 22:17 E o Espírito e a noiva dizem: 'Vem Tu!' E [todo] aquele [que O está] ouvindo, diga ele: 'Vem Tu!' E [todo] aquele [que está] tendo sede, venha ele; e [TODO] AQUELE [que está] querendo, receba ele a água d[a] vida, de graça. LTT

 

 

Creio que o sacrifício de Jesus Cristo no Calvário e a Sua ressurreição três dias depois são os eventos centrais da história humana.

Seu sacrifício foi substitutivo [morreu em substituição e para benefício ser disponível e oferecido a todo e cada ser humano].

Ele é "... o Cordeiro de Deus, Aquele [que está] levantando- e- carregando- [(sobre- Si-)] para- longe o pecado do MUNDO!" (João 1:29).

    5 Mas Ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, [e] moído por causa das nossas iniquidades; o castigo- corretivo que nos traz a paz [estava] sobre Ele, e pelas Suas pisaduraS fomos sarados.     6 Tais como ovelhas, TODOS NÓS andávamos desgarrados; cada um se desviava pelo seu próprio caminho; mas o SENHOR fez cair sobre Ele a iniquidade de NÓS TODOS.” (Isaías 53:5-6). Seu sangue e morte foram a propiciação pelos pecados do mundo para satisfazer as infrações do homem contra a santa lei de Deus. Foi suficiente para salvar TODOS os homens. Foi totalmente realizado na cruz e foi consumado [completado e terminado] ali. “Porque, por [exatamente] uma oferta- sacrificial, TEM APERFEIÇOADO PARA A PERPETUIDADE aqueles santificados.” (Hebreus10:14). 

 

David Cloud,

Tradução: Signor Ivan Vasconi

 David W. Cloud –Wayoflifeliterature; https://www.wayoflife.org/reports/i_hold_to_the_doctrines_of_grace.php

 

 

 ***********************

 

 

Podemos ter mudado citações da Bíblia para usar a LTT (ou ACF ou KJB-1611); suprido conteúdo para alguns versos que só tinham a referência; adicionado algumas explicações entre colchetes "[" "]"; adicionado ênfases por negrito, sublinhado, itálicas. MAIÚSCULAS, cores, realces; removido alguns trechos (não essenciais ao principal tema específico do artigo) substituindo-os por reticências "... ... ..."; e, como sempre, registramos que, ao citar qualquer autor, concordamos com a argumentação principal da citação mas não necessariamente com tudo dela, nem com todos os artigos do autor.

 

Eu não me julgo melhor e não, já agora, decreto "sentença condenatória" contra ninguém por causa de raça, nacionalidade, cor, gênero, comportamentos passados e presentes, status na ordem socioeconômica etc., pois a Bíblia revela que TODOS (a partir de mim mesmo) somos iguais em estar na única e mesma categoria de PECADORES, mas afirma Rm 5:8; 1Tm 2:6; e 1Tm 2:4 "[Deus] deseja TODOS [os] homens ser[em] salvos e, para dentro do pleno- conhecimento d[a] verdade, vir[em]" Somente oramos que cada pessoa seja convertida, creia e receba o Cristo como seu Salvador, Deus e Senhor, e anele ela mesma ir descobrindo na Bíblia e crescentemente fazendo a vontade dEle.

 

[Se você concordar de coração com que este presente escrito, e achar que ele poderá alertar/ instruir/ edificar, então, por favor, o compartilhe (sem apagar nome do autor, nem links) com todos seus mais achegados amigos crentes (inclusive pastores e professores), e que você tenha certeza de que não desgostarão de receber sua sugestão. Apraza a Deus que cada um que apreciar este escrito o encaminhe a pelo menos 5 crentes que ele saiba que não receberão isso com ódio.]

 

 

http://solascriptura-tt.org/  ("Somente a Escritura, o TT:"  Guerreando Em Defesa Do Texto Tradicional (TT = T.Receptus_Scrivener + T.Massorético_Chayiim), E Da (Corpo De Doutrina De Toda A Bíblia)). Biblioteca de muitos milhares de artigos e livros. Pesquise por categoria ou palavras chaves.

 

 

 

Somente use Bíblias:
a) traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus, usado por todos os séculos por todos os fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo, na
www.bvloja.com.br), ou KJB-1611, ou ACF;
b) que, para não incorrerem na condenação de Rv 22:18-19, assinalem em itálicas as palavras acrescentadas pelo tradutor (como implícitas em grego/hebraico, ou como explicações). Diferencie: palavras de Deus (letras normais) são infalíveis, e explicações do tradutor (itálicas) são falíveis e v. pode rejeitar.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.