quarta-feira, 30 de junho de 2021

 

Jz.11.31-H. Jefté Fez Voto Para Consagrar Pessoa Para Servir A Deus. Não Para Sacrificá-La.

 

Juízes 11:34-35

34 Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha saiu a encontrá-lo com adufes  e com flautas volteantes; e era ela a única filha; além dela, não tinha ele outro filho nem filha.

35 E aconteceu que, quando ele a viu, rasgou as vestes dele, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me afligem- por- problemas! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não posso voltar atrás.

 

Novamente, o voto feito por Jefté não foi que ele ofereceria um sacrifício queimado (holocausto) (podendo ser sacrifício de pessoas): seu voto foi que quem quer que primeiro saísse através da porta seria do Senhor. Seu voto

dedicou sua filha ao serviço do Senhor. E mulheres serviam no Templo, sim: Anna sendo um exemplo do Novo Testamento.

 

Lucas 2:36-37

36 E estava ali Ana (uma profetisa, filha de Fanuel), proveniente- de- dentro- da tribo de Aser, ela tendo sido avançada em muitos dias (havendo vivido com o marido sete anos, depois da virgindade dela;

37 E ela já era viúva por quase oitenta e quatro anos), a qual não se afastava de- junto- do Templo, em jejuns e súplicas prestando culto- a- Deus de noite e de dia.

 

Ela serviu no Templo por mais de cinquenta anos. As mulheres também são mencionadas em relação à música do Templo.

 

Sl 68:24-25  

24 Ó Deus, eles têm visto os Teus caminhos; os caminhos do meu Deus, meu Rei, no santuário.

25 Os cantores iam adiante, os tangedores- de- instrumentos- de- cordas iam atrás; entre eles estavam as donzelas tocando adufes. LTT
Ne 7:66-67

66 Toda esta congregação junta foi de quarenta e dois mil, trezentos e sessenta,

67 Afora os seus servos e as suas servas, que foram sete mil, trezentos e trinta e sete; e tinham duzentos e quarenta e cinco cantores e cantorAS. LTT
2Cr 35:25

E Jeremias fez uma lamentação sobre Josias; e todos os cantores e cantorAs, nas suas lamentações, têm falado de Josias, até ao dia de hoje; porque as estabeleceram por estatuto em Israel; e eis que estão escritas nas lamentações. LTT

 

Jefté também mostra seu conhecimento da Lei quando diz: "Abri a minha boca ao Senhor e não posso voltar atrás" (v. 35).

 

Números 30:2

Quando um homem votar um voto ao SENHOR, ou jurar um juramento, ligando a sua alma com obrigação, não quebrará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.

 

Jefté diz que seu voto foi ao Senhor. Porventura estava ele tão confuso e ignorante da Lei a ponto de acreditar que Deus exigiu um sacrifício humano? Não há absolutamente nenhuma evidência bíblica para apoiar essa ideia. De fato, os estudiosos que criticam Jefté começam com o versículo controverso (Juízes 11:31), humanamente [e erroneamente e arbitrariamente] assumem seu significado e, então, com base nessa falsa premissa, passam a nos dizer o que eles acreditam que os outros versículos significam e o que ele (Jefté) deve ter pensado . Todo o fundamento de raciocínio deles está errado. Todas as suas conclusões derivam de um versículo que eles realmente não estudaram.   Isso é [semelhante a] o que os campbellitas de hoje [que ensinam que o batismo é causa da salvação] fazem em Atos 2:38 [que eles distorcem para significar ",,, cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, a fim  de haver remissão de pecados"] !

 

Além disso, sua filha dá ao Senhor Deus (não a seu pai) a glória pela vitória de Jefté. Ele a ensinou e criou direito.

 

Juízes 11:36

E ela lhe disse: Meu pai, tu abriste a tua boca ao SENHOR, faze de mim conforme o que saiu da tua boca; pois o SENHOR por ti executou vingança contra os teus inimigos, os filhos de Amom.

 

Diz ela a Jefté para cumprir o voto que ele tinha feito. Então, está ela concordando em ser um sacrifício queimado (holocausto), ou está ela concordando em ser do Senhor? De onde teria Jefté tirado a ideia de que uma pessoa ser do Senhor significava que ela estava para ser um sacrifício queimado?

 

Juízes 11:37-38

37 Disse mais ela a seu pai: "Seja esta coisa feita a mim: permite-me dois meses, para que eu suba e desça sobre as montanhas, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras."

38 E disse ele: "vai". E a deixou ir por dois meses; e foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade sobre as montanhas.

 

Está a sociedade de hoje tão envolvida com o sexo que considera que permanecer virgem é pior do que morrer? Por que não estariam, ela e seus companheiros, publicamente lamentando sua morte iminente, em vez de ela ter que ser conservada em sua virgindade, para sempre?

 

Juízes 11:39
39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, retornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela segundo o seu voto que ele tinha votado: (a saber:) e ela não conheceu homem. E daí veio o costume de Israel,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.