quinta-feira, 8 de setembro de 2022

 

Um Edifício Proveniente-De-Dentro-De Deus Temos, Nos Céus

 

8 de setembro de 2022

 David Cloud

 Way of Life Literature, PO Box 610368, Port Huron, MI 48061

866-295-4143, fbns@wayoflife.org
https://www.wayoflife.org/reports/a_house_of_god_in_the_heavens.php

(traduzido por Hélio de Menezes Silva, 8/9/22)

 O que se segue foi extraído da série de comentários The Way of Life, The Corinthian Epistles , www.wayoflife.org  -

__________

"1 Porque temos sabido que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo for desfeita, um edifício proveniente- de- dentro- de Deus temos, noS céuS, uma casa não feita por mãos humanas, que- dura- para- sempre.
2 Porque, em verdade, neste tabernáculo estamos gemendo, da nossa habitação, que é proveniente- de- dentro- do céu, intensamente- anelando ser sobrevestidos;
3 Uma vez que, em verdade, havendo nós sido vestidos, não seremos achados nus.
4 Porque, em verdade, nós, aqueles estando neste (nosso) tabernáculo, estamos gemendo, sendo angustiados; não (apoiados) sobre que queremos ser despidos, mas ser sobrevestidos, a fim de que seja completamente- tragada a (nossa) mortalidade por a Vida.
5 Ora, Aquele havendo-nos preparado para isto mesmo é Deus, Aquele também havendo-nos dado o penhor (constituído) de o Seu Espírito.
6 Confiando, pois, sempre, e tendo nós sabido que, enquanto estando- em- lar dentro do corpo, ainda estamos- fora- de- lar, longe de o Senhor (Jesus)
7 (Porque através da fé estamos caminhando- largamente, não através da aparência- externa),
8 Estamos confiando e estamos considerando- haver- benefício muito- mais em estar- fora- de- lar (fora deste corpo) e em vir- a- estar- em- lar (com o Senhor (Jesus)).
"
(2 Coríntios 5:1-8 ).

 

Esta é uma das revelações mais proeminentes, nas Escrituras, da

doutrina da morte do crente. Quão inestimável é esta luz em um mundo de morte!

Novamente vemos que Paulo ensinou extensivamente sobre profecia. Deus quer que Seu povo esteja bem informado sobre eventos futuros, medite sobre eles e viva sua vida terrena à luz deles.

"    1 Porque temos sabido ... 6 Confiando, pois, sempre, ... " ( 2 Co. 5:1 , 6 ). Paulo tinha perfeito entendimento da morte porque ele teve revelação de Deus. O crente na Bíblia está confiante, não por causa de sua própria superioridade, mas porque ele se firma na Palavra infalível de Deus. Ele olha para as coisas eternas ( 2 Co. 4:18 ). Ele conhece o passado, entende o presente e vê o futuro. Em contraste, toda visão sobre a morte à parte da revelação divina é uma vã conjectura. A mente humana não pode atravessar o véu. O maior filósofo tateia na escuridão. A ciência pode entender o processo de morrer, mas não pode entender a natureza da morte, a razão da morte e o que está além da morte.

 

Existe uma casa terrena.

- Este é o vaso de barro que Paulo descreveu em 2 Co. 4:7 . É o corpo feito para a vida nesta terra atual e nesta era atual. Deus fez o homem para viver em um corpo. Ele tem um espírito, mas não é um ser espiritual [nem é somente espírito nem, antes da glorificação, este tem pleno domínio sobre a carne].

- Está “ sendo degradado ” ( 2 Co. 4:16 ). Este é o indicativo presente, indicando ação contemporânea e contínua. O corpo mortal começa o processo de morrer ou envelhecer aos 24 anos ou antes, e todas as células e órgãos são eventualmente afetados (medlineplus.gov, 1800health.com).

- É um “ tabernáculo ” ( 2 Co. 5:1 ). Isto é skénos , uma tenda, uma morada temporária, equivalente a skene , que se refere ao tabernáculo [construído por] Moisés ( Atos. 7:44 ; Hb. 9:2-3 ). Um tabernáculo é para peregrinos e viajantes. Paulo descreveu a morte como o abandono do seu tabernáculo ( 2 Pd. 1:14 ). O corpo humano terreno é um tabernáculo temporário para a alma ou espírito – “    37 Jesus, porém, havendo dado um grande brado, expirou .” ( pneuma , espírito) ( Mr. 15:37 ); “voltou o espírito dela” ( Lu. 8:55 ); "será exigida  de volta a tua alma para longe de ti" ( Lc. 12 : 20 ); “não foi deixada a Sua alma para o inferno” (Atos. 2:31 ); “recebe Tu o meu espírito” ( Atos 7:59 ); " o espírito do próprio homem, aquele (espírito) que está dentro dele" ( 1 Co. 2:11 ); "o corpo sem o espírito  morto está" ( Tg 2:26 ).

- Será “ desfeito ” ( 2 Co. 5:1 ). Isto é katalúo , “de kata (um intensivo) e luo (soltar), desfazer, demolir, destruir”. Esta é uma descrição perfeita do que acontece na morte. A força viva se desprende do corpo e [este] perece. "o pó volte à terra, como o era" ( Ec. 12: 7 ).

- Nela “ estamos gemendo ” e somos “ sendo angustiados ” ( 2 Co. 5:2 , 4 ). Por causa do pecado e da maldição sobre a criação, a vida neste corpo atual é cheia de problemas, dores e tristezas. O gemido é repetido duas vezes para dar ênfase. “    23 E não somente ela (a criação), mas até nós mesmos, aqueles tendo as primícias de o Espírito (Santo), também *nós*, nós mesmos, dentro de nós mesmos estamos gemendo, pela adoção- como- filhos aplicadamente- esperando, a saber, pela redenção do nosso corpo.” ( Rm 8:23 ). O homem caído anseia e procura pela experiência edênica perdida. Ela é chamada [através das culturas do mundo] de shangri-lah, paraíso, utopia e fonte da juventude, mas só pode ser encontrado através da salvação em Jesus Cristo. 

- Na nossa casa terrena estamos " da nossa habitação que é proveniente- de- dentro- do céu grandemente- anelando ser sobrevestidos " ( 2 Co. 5:2 ). Não nos contentamos no corpo terreno, com sua mortalidade, gemidos, moribundos, limitações. "Anelando" (ou “Desejando sinceramente”) é epipothéo , um anseio intenso, um anseio. É traduzido “intensamente- anelo” ( Fp. 1:8 ). Temos um desejo intenso pelo corpo ressurreto, para que a mortalidade seja engolida pela vida. Deus colocou isso no coração dos redimidos. "Ora, Aquele havendo-nos preparado para isto mesmo é Deus ..." ( 2 Co. 5: 5 ).

- É “ mortalidade ” ( 2 Co. 5:4 ). “Mortalidade” é thnetós , de thnesko , morrer, sujeito à morte”. Está em contraste com a-thanasia , imortalidade ( 1 Co. 15:53 , 54 ). 

- Nela [a nossa atual casa terrestre] temos o “ penhor do Espírito ” ( 2 Co. 5:5 ). A habitação do Espírito é a promessa de Deus da glória da ressurreição. “Senhor” é arrabón , dinheiro sério, penhor. “    13 Em Quem (em o Cristo), também *vós*, crestes (quando) havendo ouvido a palavra da verdade (o evangelho (as boas novas) da vossa salvação); em Quem também, quando havendo vós crido, fostes selados com o Espírito da promessa, o Espírito Santo,     14 O Qual (Espírito Santo) é o penhor da nossa herança, até  redenção da possessão adquirida, para o louvor da glória dEle (Deus). ” ( Efésios 1:13-14 ). .

- Nela [a nossa atual casa terrestre] estamos “ ausentes do Senhor ” ( 2 Co. 5:6 ).     6 Confiando, pois, sempre, e tendo nós sabido que, enquanto estando- em- lar dentro do (nosso, atual) corpo, ainda estamos- fora- de- lar, (isto é) longe de o Senhor (Jesus) . Isso se refere a estar ausente da presença física do Senhor. É o oposto de estar   estar- em- lar ((isto é) com o Senhor (Jesus))” ( 2 Co. 5:8 ). Não estamos ausentes do Senhor no sentido de estarmos separados dEle, pois Ele vive em nós. Paulo tinha visto o Cristo ressurreto e visitado o céu e sido ministrado por anjos, mas ele desejava estar presente com o Senhor de forma física e permanente. Paulo descreve a morte do crente como “estar ausente do corpo e estar presente com o Senhor”. A morte não é “sono da alma”; é uma viagem [o crente chega imediatamente e está consciente e ativo no céu, o descrente está consciente no local chamado de inferno].

- Nela [a nossa atual casa terrestre] nós “mediante a fé estamos andando, não mediante aparência- externa” ( 2 Co. 5:7 ). Para o filho de Deus, esta vida presente é uma vida de fé, e fé não é vista. Se algo pode ser visto, não é fé. O fato de Deus ter ordenado que os redimidos vivam pela fé nesta vida presente é uma razão pela qual somos deixados em um “vaso de barro” fraco e perecendo, porque estamos sujeitos ao sofrimento e à carência, por isso devemos ser pacientes. “    24 Porque em esperança fomos salvos. Ora, a esperança que está sendo vista não é esperança; pois, o que algum homem vê, por que ainda o espera?     25 Uma vez , porém, que estamos pondo- a- esperança no que não vemos, com paciência o estamos aplicadamente- esperando.” ( Rm 8:24-25 ).

Existe uma casa celestial.

- Este é o corpo da ressurreição. Também é descrito em 1 Coríntios 15:35-49 .

- É “um edifício proveniente de Deus ” ( 2 Co. 5:1 ). Ele é projetado e criado por Deus. Somente o corpo humano surpreendentemente complexo é evidência irrefutável de um Criador divino, e o corpo da ressurreição excederá em muito o corpo natural ao refletir a glória de Deus.

- É uma “ casa não feita por mãos ” ( 2 Co. 5:1 ). Isso significa não desta criação presente. É explicado em Heb. 9:11 em referência ao tabernáculo no céu. “não feito por mãos, isto é, não desta criação”. Jesus descreveu Seu corpo ressurreto como “feito sem mãos” ( Mr. 14:58 ). O corpo natural ou mortal não é feito diretamente pelas mãos do homem, mas é feito da atividade do homem. É um produto de processos naturais, de procriação. O corpo da ressurreição é feito diretamente por Deus. Os ressuscitados não se casam e não se reproduzem ( Mt. 22:30 ).

- Ele “ dura para sempre ” ( 2 Co. 5:1 ). Dura para sempre e não está sujeito à morte. Ele foi projetado para a eternidade futura, no novo céu e nova terra.

- Está “ nos céus ” ( 2 Co. 5:1 , 2 ). Nossa herança está reservada no céu ( 1 Pe. 1:4 ). 

- Deve ser “ revestido ” ( 2 Co. 5:2 ). O corpo é vestimenta para o espírito. O corpo da ressurreição será a roupa mais gloriosa.

- É “ ser tragado da vida ” ( 2 Co. 5:4 ). Deve ser mudado de mortal para imortal. Deve ser transferido para a esfera da vida eterna. É um corpo que é projetado para uma vida mais abundante ( Jo. 10:10 ) e prazeres para sempre ( Sl. 16:11 ).

Há uma condição intermediária ( 2 Co. 5:3-4 ).

- É apenas sugerido aqui e em outros lugares, mas há algum tipo de condição corporal entre a morte e a ressurreição. “Paulo está dizendo que seu desejo sincero não é a morte e o estado desencarnado que a acompanha, mas sim a vinda do Senhor Jesus Cristo quando todos os que morreram receberão seus corpos glorificados” (William MacDonald).

- João viu as almas dos mortos (aqueles que tendo sido mortos pelo Anticristo) diante do altar no céu, e vestes brancas sendo dadas a eles ( Ap 6:9-11 ).

- Paulo disse que no Arrebatamento “assim também Deus, quanto àqueles (irmãos) havendo sido adormecidos em Jesus, os trará juntamente- com Ele (juntamente- com Jesus),” ( 1 Ts. 4:14 ).

- João visitou o céu em espírito, mas foi capaz de segurar um livro e comê-lo e outras atividades que requerem um corpo ( Re. 10:8-10 ).

- Paulo visitou o céu e não foi capaz de dizer se estava no corpo ou fora do corpo (“(se no corpo, não tenho podido dizer, ou, se fora do corpo, não tenho podido dizer: Deus o tem sabido”, 2 Co. 12:2-4 ).

 

David Cloud

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.