Um Edifício Proveniente-De-Dentro-De Deus Temos, Nos Céus
8 de setembro de 2022
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(traduzido por Hélio
de Menezes Silva, 8/9/22)
"1
Porque temos sabido que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo for desfeita, um edifício proveniente-
de- dentro- de Deus temos, noS céuS, uma casa não feita por mãos humanas, que- dura- para-
sempre.
2 Porque, em verdade, neste tabernáculo
estamos gemendo, da nossa habitação, que é proveniente- de-
dentro- do céu, intensamente- anelando ser sobrevestidos;
3 Uma vez que, em verdade, havendo nós sido vestidos, não seremos achados nus.
4 Porque, em verdade, nós, aqueles estando neste (nosso) tabernáculo,
estamos gemendo, sendo angustiados; não (apoiados)
sobre que queremos ser despidos, mas ser sobrevestidos, a fim de que seja
completamente- tragada a (nossa)
mortalidade por a Vida.
5 Ora, Aquele havendo-nos preparado para isto mesmo é Deus,
Aquele também havendo-nos dado o penhor (constituído)
de o Seu Espírito.
6 Confiando, pois, sempre, e tendo nós sabido que, enquanto estando- em- lar dentro do corpo, ainda
estamos- fora- de- lar, longe de o Senhor (Jesus)7 (Porque através da
fé estamos caminhando- largamente, não através da aparência- externa),
8 Estamos confiando e estamos considerando-
haver- benefício
muito- mais em estar- fora- de- lar (fora deste corpo) e em vir- a- estar- em- lar (com
o Senhor (Jesus))."
(2 Coríntios 5:1-8 ).
Esta é uma das revelações mais proeminentes, nas Escrituras, da
doutrina da morte do crente. Quão inestimável é esta luz em um mundo de morte!Novamente vemos que Paulo ensinou extensivamente sobre profecia. Deus quer
que Seu povo esteja bem informado sobre eventos futuros, medite sobre eles e viva
sua vida terrena à luz deles.
" 1 Porque temos sabido ... 6 Confiando, pois,
sempre, ... " ( 2 Co. 5:1 , 6 ). Paulo tinha perfeito entendimento da morte
porque ele teve revelação de Deus. O crente na Bíblia está confiante, não por causa
de sua própria superioridade, mas porque ele se firma na Palavra infalível de Deus.
Ele olha para as coisas eternas ( 2 Co. 4:18 ). Ele conhece o passado, entende o presente
e vê o futuro. Em contraste, toda visão sobre a morte à parte da revelação divina
é uma vã conjectura. A mente humana não pode atravessar o véu. O maior filósofo
tateia na escuridão. A ciência pode entender o processo de morrer, mas não pode
entender a natureza da morte, a razão da morte e o que está além da morte.
Existe uma casa terrena.
- Este é o vaso de barro que Paulo descreveu em 2 Co. 4:7 . É o corpo feito para a vida nesta
terra atual e nesta era atual. Deus fez o homem para viver em um corpo. Ele tem
um espírito, mas não é um ser espiritual [nem é somente espírito nem, antes da
glorificação, este tem pleno domínio sobre a carne].
- Está “ sendo degradado ” ( 2 Co. 4:16 ). Este é o indicativo presente, indicando
ação contemporânea e contínua. O corpo mortal começa o processo de morrer ou envelhecer
aos 24 anos ou antes, e todas as células e órgãos são eventualmente afetados (medlineplus.gov,
1800health.com).
- É um “ tabernáculo
” ( 2 Co. 5:1 ). Isto é skénos , uma tenda, uma morada temporária, equivalente
a skene , que se refere ao tabernáculo [construído por] Moisés ( Atos. 7:44 ; Hb. 9:2-3 ). Um tabernáculo é para peregrinos e viajantes.
Paulo descreveu a morte como o abandono do seu tabernáculo ( 2 Pd. 1:14 ). O corpo humano terreno é um tabernáculo
temporário para a alma ou espírito – “ 37 Jesus, porém,
havendo dado um grande brado, expirou .” ( pneuma
, espírito) ( Mr. 15:37 ); “voltou o espírito
dela” ( Lu. 8:55 ); "será exigida de volta a tua alma para
longe de ti" ( Lc. 12 : 20 ); “não foi deixada a
Sua alma para o inferno” (Atos. 2:31 ); “recebe Tu o meu
espírito” ( Atos 7:59 ); " o espírito do próprio homem, aquele (espírito) que está dentro dele" ( 1 Co. 2:11 ); "o corpo sem o espírito morto está" ( Tg 2:26 ).
- Será “ desfeito ” ( 2 Co. 5:1 ). Isto é katalúo , “de kata
(um intensivo) e luo (soltar), desfazer, demolir, destruir”. Esta é uma descrição
perfeita do que acontece na morte. A força viva se desprende do corpo e [este] perece.
"o pó volte à terra,
como o era" ( Ec. 12: 7 ).
- Nela “ estamos gemendo ” e somos “ sendo angustiados ” ( 2 Co. 5:2 , 4 ). Por causa do pecado e da maldição sobre
a criação, a vida neste corpo atual é cheia de problemas, dores e tristezas. O gemido
é repetido duas vezes para dar ênfase. “ 23 E não somente ela (a criação), mas até nós
mesmos, aqueles tendo as primícias de o Espírito (Santo), também *nós*, nós
mesmos, dentro de nós mesmos estamos gemendo, pela adoção- como-
filhos aplicadamente- esperando, a saber, pela redenção do nosso
corpo.” ( Rm 8:23 ). O homem caído anseia e procura pela experiência
edênica perdida. Ela é chamada [através das culturas do mundo] de shangri-lah, paraíso,
utopia e fonte da juventude, mas só pode ser encontrado através da salvação em Jesus
Cristo.
- Na nossa casa terrena estamos " da nossa habitação
que é proveniente- de-
dentro- do céu grandemente- anelando ser
sobrevestidos " ( 2 Co. 5:2 ). Não nos contentamos no corpo terreno,
com sua mortalidade, gemidos, moribundos, limitações. "Anelando" (ou “Desejando sinceramente”) é epipothéo
, um anseio intenso, um anseio. É traduzido “intensamente- anelo” ( Fp. 1:8 ). Temos um desejo intenso pelo corpo ressurreto,
para que a mortalidade seja engolida pela vida. Deus colocou isso no coração dos
redimidos. "Ora, Aquele havendo-nos preparado para isto mesmo é Deus ..." ( 2 Co. 5: 5 ).
- É “ mortalidade ” ( 2 Co. 5:4 ). “Mortalidade” é thnetós ,
“de thnesko , morrer, sujeito à morte”. Está em contraste
com a-thanasia , imortalidade ( 1 Co. 15:53 , 54 ).
- Nela [a nossa atual casa terrestre]
temos o “ penhor do Espírito ” ( 2 Co. 5:5 ). A habitação do Espírito é a promessa de
Deus da glória da ressurreição. “Senhor” é arrabón , dinheiro sério, penhor.
“ 13 Em Quem (em o Cristo), também *vós*, crestes (quando) havendo ouvido a
palavra da verdade (o evangelho (as boas novas) da vossa salvação);
em Quem também, quando havendo vós crido, fostes selados com o Espírito da promessa, o Espírito Santo, 14 O Qual (Espírito Santo) é o penhor da nossa
herança, até redenção da possessão
adquirida, para o louvor da glória
dEle (Deus). ” ( Efésios 1:13-14 ). .
- Nela [a nossa atual casa terrestre]
estamos “ ausentes do Senhor ” ( 2 Co. 5:6 ). 6 Confiando, pois,
sempre, e tendo nós sabido que, enquanto estando- em- lar
dentro do (nosso, atual) corpo, ainda estamos- fora-
de- lar, (isto é) longe de o Senhor (Jesus) . Isso se refere a estar ausente da presença física do Senhor. É o oposto
de estar “estar- em- lar ((isto é) com o Senhor (Jesus))” ( 2 Co. 5:8 ). Não estamos ausentes do Senhor no sentido
de estarmos separados dEle, pois Ele vive em nós. Paulo tinha visto o Cristo ressurreto
e visitado o céu e sido ministrado por anjos, mas ele desejava estar presente com
o Senhor de forma física e permanente. Paulo descreve a morte do crente como “estar
ausente do corpo e estar presente com o Senhor”. A morte não é “sono da alma”; é
uma viagem [o crente chega imediatamente e está consciente e ativo no céu, o
descrente está consciente no local chamado de inferno].
- Nela [a nossa atual casa terrestre]
nós “mediante a fé estamos andando,
não mediante aparência- externa” ( 2 Co. 5:7 ). Para o filho de Deus, esta vida presente
é uma vida de fé, e fé não é vista. Se algo pode ser visto, não é fé. O fato de
Deus ter ordenado que os redimidos vivam pela fé nesta vida presente é uma razão
pela qual somos deixados em um “vaso de barro” fraco e perecendo, porque estamos
sujeitos ao sofrimento e à carência, por isso devemos ser pacientes. “ 24 Porque em esperança
fomos salvos. Ora, a esperança que está sendo vista não é
esperança; pois, o que algum homem vê, por que ainda o espera? 25 Uma vez , porém, que
estamos pondo- a- esperança no que não vemos, com paciência o estamos
aplicadamente- esperando.” ( Rm 8:24-25 ).
Existe uma casa celestial.
- Este é o corpo da ressurreição. Também é descrito em 1 Coríntios 15:35-49 .
- É “um edifício proveniente de Deus ” ( 2 Co. 5:1 ). Ele é projetado e criado por Deus.
Somente o corpo humano surpreendentemente complexo é evidência irrefutável de um
Criador divino, e o corpo da ressurreição excederá em muito o corpo natural ao refletir
a glória de Deus.
- É uma “ casa não feita por mãos ” ( 2 Co. 5:1 ). Isso significa não desta criação
presente. É explicado em Heb. 9:11 em referência ao tabernáculo no céu.
“não feito por mãos,
isto é, não desta criação”. Jesus descreveu Seu corpo ressurreto como
“feito sem mãos” ( Mr. 14:58 ). O corpo natural ou mortal não é feito
diretamente pelas mãos do homem, mas é feito da atividade do homem. É um produto
de processos naturais, de procriação. O corpo da ressurreição é feito diretamente
por Deus. Os ressuscitados não se casam e não se reproduzem ( Mt. 22:30 ).
- Ele “ dura para sempre ” ( 2 Co. 5:1 ). Dura para sempre e não está sujeito
à morte. Ele foi projetado para a eternidade futura, no novo céu e nova terra.
- Está “ nos céus ” ( 2 Co. 5:1 , 2 ). Nossa herança está reservada no céu ( 1 Pe. 1:4 ).
- Deve ser “ revestido ” ( 2 Co. 5:2 ). O corpo é vestimenta para o espírito.
O corpo da ressurreição será a roupa mais gloriosa.
- É “ ser tragado da vida ” ( 2 Co. 5:4 ). Deve ser mudado de mortal para imortal.
Deve ser transferido para a esfera da vida eterna. É um corpo que é projetado para
uma vida mais abundante ( Jo. 10:10 ) e prazeres para sempre ( Sl. 16:11 ).
Há uma condição intermediária ( 2 Co. 5:3-4 ).
- É apenas sugerido aqui e em outros lugares, mas há algum tipo de condição
corporal entre a morte e a ressurreição. “Paulo está dizendo que seu desejo sincero
não é a morte e o estado desencarnado que a acompanha, mas sim a vinda do Senhor
Jesus Cristo quando todos os que morreram receberão seus corpos glorificados” (William
MacDonald).
- João viu as almas dos mortos (aqueles que tendo sido mortos pelo Anticristo)
diante do altar no céu, e vestes brancas sendo dadas a eles ( Ap 6:9-11 ).
- Paulo disse que no Arrebatamento “assim também Deus, quanto àqueles (irmãos) já havendo sido
adormecidos em Jesus, os trará juntamente- com Ele (juntamente- com Jesus),” ( 1 Ts. 4:14 ).
- João visitou o céu em espírito, mas foi capaz de segurar um livro e comê-lo
e outras atividades que requerem um corpo ( Re. 10:8-10 ).
- Paulo visitou o céu e não foi capaz de dizer se estava no corpo ou fora
do corpo (“(se no corpo, não tenho
podido dizer, ou, se fora do corpo, não tenho podido dizer: Deus o tem sabido”, 2 Co. 12:2-4 ).
David
Cloud
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