sexta-feira, 5 de junho de 2015

CONHECENDO AS VIRTUDES DE U’A MÃE

Texto Chave: I Samuel, Capítulo 01.

0. Introdução: O Contexto da Situação.
Ana, um nome hebraico - Hannah  חַנָּה (khan-naw' ), que tem o sentido de favorecida, agraciada. Para nós, em português, seria algo como que semelhante às mulheres que se chamam Graça. O tempo descrito nos livros de Samuel está entre os anos de 1105 a C. a 971 a C. Os relatos históricos cobrem cerca de 135 anos de história israelita. Neste tempo, Israel foi transformado de um grupo de tribos vivendo sob os juízes e foi estabelecido como nação unificada sob uma monarquia. O livro foi incialmente escrito pelo profeta Samuel e depois por Natã, seu substituto após sua morte. O profeta Samuel foi preparado para ungir o rei Saul e depois transferir o reino para David. Não entraremos em detalhes sobre o próprio profeta, pois no momento nos interessa e história de sua mãe, preparada por DEUS para ser a mãe de um dos maiores profetas da Bíblia. Se nós, os salvos, desejamos que nossos filhos sejam usados por DEUS, devemos seguir os bons exemplos descritos na Sua Palavra.

1. Uma família em pecado.
A condição de poligamia no VT não havia sido de forma alguma aprovada por DEUS. Isto constituía pecado (Gen 2.24) e foi tolerado, mas nunca endossado em Israel (DEut. 21.15-17). É muito provável que Elcana tenha se casado com Penina após descobrir que Ana não podia ter filhos (estéril). Esta situação não representava, de forma alguma, a vontade de DEUS. Não confiar em DEUS, não pedir Sua intervenção e não descansar em Suas respostas, quando as coisas não vão bem no lar, é enveredar pelo pecado e atrair sobre si maiores dificuldades. Viver fora da Vontade de DEUS somente causa dor e sofrimento. (ver I Sam. 1.5-8, Sal. 37. 1 – 9). 

2. Ana, uma mulher que buscou a DEUS na aflição.
Ana, em sua aflição, buscou a DEUS em oração e fez-lhe uma promessa (v 11). É interessante notar que Ana não usou o pecado e a desobediência de seu marido para justificar qualquer comportamento inadequado, qualquer atitude de rebeldia, ou mesmo uma vida de omissões. Muito contrário a isso percebemos em Ana três atitude virtuosas:
a. Ana consagrou-se a DEUS e colocou a Pessoa d’ELE acima de si mesma.
b. Como consequência, Ana colocou sua família acima de seus interesses pessoais se humilhou em oração a DEUS, e em confissão diante de Eli.
c. Ana sentia sincero desejo de que os planos de DEUS fossem estabelecidos em sua vida, se submetendo à Vontade de DEUS e descansando em DEUS. (Ver o v. 18.)
Que exemplo de entrega pessoal em meio às dores e aflições da vida! Enquanto muitos crentes buscam “desculpar-se” diante de DEUS em meio às tribulações, encontramos este maravilhoso testemunho na Bíblia que nos trás preciosas lições para nossa vida pessoal. Você tem se consagrado a DEUS colocando os interesses d’ELE acima dos seus? Você tem se humilhado perante Ele e testemunhado diante dos homens que deseja que os propósitos d’ELE se cumpram em sua vida? Você tem se submetido a Ele?
Os planos de DEUS se cumprirão em sua vida se a sua atitude for determinada por todas estas condições: 1. Você deve se entregar á vontade de DEUS; 2. Você deve se consagrar em obediência à vontade de DEUS; 3. Você se humilhar diante de DEUS e orar confiando e descansando em Sua Eterna Vontade. Como é triste vermos salvos que querem seguir a DEUS, mas que nunca abandonam o que amam pra se dedicar a ELE. É o “eu gosto”, ou o “eu prefiro assim”, ou mesmo a “auto-estima” (egolatria), até a carnalidade impedindo-os de amadurecerem e crescerem a fim  de serem instrumentos nas mãos de DEUS (II Pedro 3:18)! E você? Tens diligentemente buscado a DEUS e Sua Vontade?

3. Uma mulher que orou por seu filho e família(leiamos o v. 11 e depois o 27).
ANA cumpriu sua promessa, não mudou de atitude nem de ideias, mas sua convicção e fidelidade representam grande lição para todas as mães e para todos nós. Ana orou pelo filho antes de ele nascerMesmo antes de concebê-lo! Ah, com certeza, algumas mães que perderam seus filhos para o pecado em suas várias facetas (álcool, drogas, violência, adultério, etc)... se elas pudessem voltar no tempo orariam mais pelos seus filhos! E você ora POR sua família? Você ora POR seus filhos? E, além disso... Você ora COM sua família e COM seus filhos? Não digo “pedir oração” ou orações formais eu digo ORAR até derramar lágrimas! Quantas vezes você orou ao Senhor esta semana pelos seus filhos até abundar-se em lágrimas? E além de apresentar os seus filhos ao SENHOR, tens apresentado o SENHOR aos teus filhos? Se não é assim, como você deseja agradar a DEUS? A Bíblia nos fala de nossas responsabilidades como pais crentes, salvos que buscam servir a DEUS em obediência:

1. Sermos líderes pelo exemplo;
2. Sermos servos de DEUS diante de nossos filhos;
3. Sermos responsáveis pela ordem no lar.

Aqui a grande lição é: uma vida de consagração pessoal e de oração pela família agrada a DEUS! (Ver 2. 19b “e o Senhor se lembrou dela.” Ver também o v. 20.) O nome de Samuel significa “ouvido(a) por DEUS”. 

3. Conclusão
O cântico de Ana é um dos mais belíssimos da Palavra de DEUS. Vejamos o capítulo 2:
. v1 : exalta sua vida (coração, vontade, tudo) em DEUS;
. v2 : exalta a DEUS santo;
. v3 : alerta para aqueles que não honram a DEUS;
. v4: exalta a Soberania de DEUS;
. v5-9: enaltece o confiar em DEUS (ler v. 9);
. v10: alerta para a loucura de contender com DEUS.
Permitam-me, queridos, uma exortação final. O filho de Ana é considerado um dos maiores e mais importantes profetas do Velho Testamento. Hoje não temos mais profetas (nem necessidade e nem permissão de DEUS, pois se encerrou a Revelação – Apocalipse 22:18-19). Mas temos à nossa disposição, como filhos adotivos, o favor, a graça e a misericórdia de DEUS. Entretanto, jamais pensemos que ELE nos favorecerá se não nos consagrarmos, suplicarmos, nos humilharmos, pois isso Lhe agrada muitíssimo. Ana nunca abandonou seu filho, ela o amava (ver 3.19) e DEUS se lembrou dela (v. 21), creio que a expressão “Samuel crescia diante do Senhor” a enchia de alegria e regozijo no Senhor. Antes que DEUS faça a obra em nós e em nossa família (dos salvos, crentes), ELE espera que nos consagremos.  Tanto em servirmos na igreja local fielmente quanto em uma vida de entrega pessoal, contínua e diária, de coração e alma. Sejamos, pois, como Ana em consagração, humilhação e submissão diante de DEUS. Oremos.

Esboço Sermão Evangelístico de Famílias - 18.11.12.
Pr Miguel Ângelo L. Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.