sexta-feira, 5 de junho de 2015

Missões – Andando Por Fé, Não Por Vistas

Tema: Dificuldades em meio à obra missionária podem causar desânimo à igreja local, aos salvos individualmente e solitários em meio à família incrédula e sem Cristo. Lutas em meio á preciosa tarefa de ser um evangelista no Senhor, de apoiar missões (como igreja local), de orar por missionários e mesmo de se dispor a ir para o campo missionário (para os que são chamados á Seara do Senhor).


Título: Missões – Andando Por  Fé, Não Por Vistas


Objetivo/Alvo: Mostrar à igreja que a verdadeira  é de certa forma “descansar no Senhor”, em contraste com o sentimento de Contrariedade, que causa ansiedade, inquietação, rebeldia, dificuldade de servir, dificuldade de relacionamentos, mau testemunho.

Textos Chaves:

  • II Coríntios 5:6-7
  • Ester 2:7


0. Introdução

Ilustração:  Utilizamos hoje pela manhã a ilustração, a do Dr. Badan Palahares, médico legista de casos polêmicos no Brasil. Em seu livro autobiográfico ele conta como apressadamente se serviu em um banquete de casamento onde deveria provar todos os pratos (algo cultural onde ele estava).
Assim, foi impedido de desfrutar do sabor dos outros pratos. Foi como que “obrigado” a provar outros pratos, mas a contra gosto por estar “empanturrado”.

Prezado(a) irmão(ã), Será que você, por causa de ansiedade, de um andar inquieto, não está deixando de se deliciar com os “manjares celestiais” da vontade de DEUS ao “se empanturrar” com o desejo de não ser contrariado, uma impaciência carnal, não baseada em fé, mas em vistas.

Tende paciência! Tende fé! Descanse em DEUS! É o que vamos buscar aprender hoje por meio da Palavra de DEUS.Hoje pela manhã (Devocional EBD), nós falamos daquilo que é chamado “Síndrome do Pânico”, cuja motivação é o excesso de ansiedade, motivada pela inquietação da alma que não aceita a contrariedade pessoa.

Vimos, também hoje pela manhã, que a resposta de DEUS é que não andemos inquietos (ansiosos, contrariados por não saírem nossos planos e projetos como imaginamos que deveriam ser, tendo dificuldade de relacionarmos, trabalharmos, estudarmos, testemunharmos, etc...).
Vimos que pessoas assim se tornam amargas, mesquinhas, isoladas, rancorosas e portadoras de todos os tipos de sentimentos ruins que não são fruto do Espirito mas são obras da carne.

Vimos que devemos aprender a confiar n’Ele e termos n’Ele paz, desfrutando dela.

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7)

Permitam-me, amados irmãos, nesta noite continuar no tema ao falarmos sobre Missões, Evangelismo, Serviço ao Senhor.

Irmãos devemos entender que FÉ é o contrário de estar inquieto e ansioso, do andar revoltado por conta das contrariedades da vida.
Fé é descansar no Senhor (a princípio para Salvação, depois para o Senhorio e discipulado), um andar conformado em DEUS. Não é entrega à preguiça e ao descaso. É continuar trabalhando sabendo que no tempo de DEUS, não nosso, ELE mesmo providenciará os frutos.
Os neo-pentecostais tem o que tem sido chamado “culto da revolta”, onde “reivindicam” de DEUS, na verdade umas exigências blasfemas, que não aceitam as circunstâncias, procuram não serem contrariados em suas vontades... Isso não é fé! Isso é o contrário de fé!

Temos visto em estudos anteriores o que é Missões.

Missões: Obedecer a DEUS no IDE (orando, contribuindo, indo), aprendendo a descansar em DEUS  em todas as circunstâncias, pois o mundo rejeita DEUS e Seu Filho.

Ser um servo fiel é aprender a lidar com as contrariedades da vida, tanto a alheia (ímpios que rejeitam Cristo) em nossa própria vontade humana. Este é o desejo da carne e das vistas.

Um exemplo maravilhoso de pessoa usada por DEUS que viveu uma existência de contrariedades, mas que se submeteu com Fé é o de Hadassa, que é Ester. Vejamos usa história de maneira suscinta.

1. Breve Comentário Sobre o Livro de Ester

O livro de Ester, o segundo livro do velho testamento que carrega o nome de uma mulher (o primeiro é Rute), mostra a Soberania de DEUS em livrar os judeus do extermínio, preservando-os para a vinda do Messias, alguns séculos mais tarde.
Uma breve cronologia que poderíamos dar para situarmos o livro historicamente seria:
·         538 a.C. – Primeiro grupo de judeus que voltam da Babilônia para Jerusalém com Zorobabel;
·         537-516 a.C. – É reedificado o Templo;
·         478 a.C. – Hadassa (Ester) é feita rainha da Pérsia;
·         473 a.C. – DEUS livra os judeus de serem exterminados por meio de Ester;
·         458 a.C. – Segundo grupo de judeus que sai da Babilônia, desta vez com Esdras;
·      445 a.C. – Terceiro grupo de judeus que sai da Babilônia, acompanhando de Neemias que recebeu a permissão de Artaxerxes (enteado de Ester), grupo este que reconstrói e reedifica o Muro de Jerusalém.

2. Diferença entre os nomes Hadassa (hebraico) e Ester (persa).

  • Hadassa: do hebraico  הֲדַסָה Hadaccah had-as-saw'. Derivaçao de “myrtle:—myrtle (tree)”.  Murta: arbusto mirtáceo utilizado para compor cercas vivas.
  • Esterאֶסְתֵּר 'Ecter es-tare' .  ‘Esther’ muito provavelmente derivado da palavra Persa usada para "estrela" que alguns fazem conexão com a deusa pagã Ishtar..

Permitam-me uma parábola pelo nome hebraico desta jovem: Como um arbusto (murta) que formam um muro, os acontecimentos terríveis que ocorreram na vida de Ester cobriam um propósito maior, cercando a vida dos judeus do cuidado Soberano de DEUS.


3. Hadassa, uma jovem sofredora

Podemos entender como foi difícil a vida desta jovem? Reflitamos! Esta jovem:
·         Perdeu seus pais;

·         Foi criada pelo seu primo;

·         Foi retirada de seu lar adotivo pelos governantes da terra (persas);

·      Foi feita rainha de um rei pagão, Xerxes. O historiador grego Heródoto o descreve como sendo caprichoso, sensual, cruel, despótico, corroborando com a personalidade descrita na Bíblia;

·      Obedeceu às orientações de seu primo para não revelar seu povo, ficando assim excluída dos que ela amava e conhecia (ler 2:20);

·   Foi feita rainha enquanto o rei possuía várias concubinas, provavelmente não fazia parte de seus planos viver assim, é possível que tivesse desejo de ser mãe e de constituir um lar nos moldes judaicos, sendo assim "condenada" a viver em um ambiente predominantemente pagão e hostil;

·         Humilhou-se a ponto de ficar à mercê, próxima de ser condenada à morte (ler 3:16);

·         Não se deixou exaltar em seu coração por sua própria beleza, esquecendo de seu povo que sofria;

·         Foi madrasta de Artaxerxes, quem foi usado por DEUS para permitir a continuação da obra em Jerusalém (ver Neemias 2:1-8);

·         Humilhou-se numa vida de limitações pessoais para ser usada por DEUS para um propósito maior, o de livrar o povo judeu de seus inimigos e o de instruir aquele rei que seria usado para permitir que Jerusalém continuasse a obra de reconstrução

Esta jovem, com bela aparência e com uma mais bela alma submissa, nunca é descrita como “batendo os pés”, “reinvindicando de DEUS”, se “revoltando” em um espírito de contrariedade, de amargor, de rebeldia!


4. Hadassa, exemplo de mulher que descansou em DEUS
Li, há alguns anos, e achei interessante o comentário do Dr H. H. Halley, que sobre a jovem Hadassa:

“Embora este livro venha depois de Neemias (na ordem da Bíblia), seus eventos anteciparam-se a ele por uns 30 anos... Ester possibilitou o trabalho de Neemias... É impossível adivinhar o que teria acontecido à nação hebraica se Ester não existisse. Sem ela Jerusalém jamais poderia ter sido reedificada, e outra poderia ser a história a contar, em todos os séculos que se seguiriam... Se a nação hebraica tivesse deixado de existir 500 anos antes de trazer Cristo ao mundo, isso alteraria o destino da humanidade... Sem a nação hebraica não haveria Messias... Sem Messias o mundo se perderia. Essa formosa judia de tempos idos, ainda que não soubesse, contribuiu com sua parte na preparação do caminho para a vinda do Salvador do mundo.” – Halley’s Bible Handobook, 1927.

5. Hadassa, exemplo de fidelidade a ser seguido no serviço do Senhor
·         Muitas vezes a tendência humana natural é reclamar da situação de vida, das humilhações pelas quais somos como que obrigados a atravessar. Então achamos que nosso pequeno e desprezível papel é insuficiente para nossa própria “grandeza e importância” [Oh, quanta arrogância] e passamos a desprezar o serviço que nos é dado como sendo “indigno para nossa posição”. [Oh, quanto pecado de um coração rebelde!]

·         Como pecadores, mesmo salvos, não vemos como DEUS vê. As humilhações, perigos, perseguições, provações e limitações que ELE nos permite atravessar pode ter um papel crucial dentro de Seus Propósitos. E mesmo que não o seja verdade, devemos confiar sempre em Sua Soberania e não nos olvidarmos das pequenas tarefas, cumprindo com alegria e determinação a tarefa que nos foi dada.

·         As humilhações pelas quais a jovem Ester teve de passar não a motivaram a desistir, ou a reclamar, a se rebelar, a embirrar “batendo os pés” e se tornando uma pessoa contrariada e amarga. Em sua fidelidade antes decidiu a se resignar e a cumprir seu papel com um coração contrito e humilde. Que maravilhoso exemplo para todos nós!

Amados(as) irmãos(ãs), seja qual for a sua tarefa na seara do Senhor, cumpra-a com alegria, sem omitir-se ou desanimar. DEUS em Sua Soberania tem grandiosos propósitos maiores que tudo que podemos imaginar, enxergar por nossas vistas ou mesmo entendermos com nossa compreensão humana e carnal. Confie n’Ele sempre para que a ELE, por meio de sua vida, seja dada toda honra e glória, não a nós. Sirva sem reclamar!

Oh, queridos como poderemos servir assim?

6. Andando por Fé, Não Por Vistas 

Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé, e não por vista). – II Coríntios 5:6-7

Algumas Palavras Chaves:


·         Bom ânimo: Na KJB a palavra é  confident  θαρρεω (thar-hreh'-o)

o   confident: intrepidez, ter confiança, exercitado em coragem.


Nenhum missionário sofreu mais do que Apóstolo Paulo, no entanto ele diz estar sempre de bom ânimo!

Você já foi apedrejado até ser dado como morto? Sofreu naufrágios? Foi preso pelos pés?

Se o Apóstolo Paulo estava sempre de bom ânimo (cheio de intrepidez, tendo confiança, exercitado em coragem), por qual razão nós não em meio a dificuldades tão insignificantes estaremos andando pelo que vemos? Ou será que somente quando tudo parece bem, então estamos animados? E quando tudo parece que vai mal, então esmoreceremos? E se nos fosse dada missão tal qual a de Hadassa? Ah, que seria de nós!


·         Andamos: Vida, modo de vida, maneira de servir. Ver o exemplo de Paulo em Atos 14:19-20 (lemos hoje pela manhã). Irmãos, ele prosseguiu!

·         : Permitam-me irmãos transcrever um trecho comentado por John Gill:

A fé é uma graça que responde a muitas finalidades úteis; é o olho da alma, pelo qual olhamos para Cristo como [nossa] justiça, e paz, e perdão, e vida e salvação; as mãos pelas quais nós O recebemos, e os pés pelos quais nós fomos até Ele, e andamos n’Ele, uma vez que O tenhamos recebido; o que não indica um único ato de fé, mas um curso contínuo de acreditar [por toda vida]; e é expressivo, e não de uma fé fraca, mas de uma fé forte e constante de glória e felicidade, e de interesse por ela ...

·         Vista: Na Bíblia King James a palavra é sight  ειδος (eidos i'-dos)

o   sight: vista, visão, aparência, condição, aspecto.

o   Ainda John Gill:

... E se opõe às "vistas": pelo que se entende... enxergarmos [o que é] celestial: há algo que podemos ver[pela, por meio da] fé [João 3:3]; ... podermos enxergar o Filho; e é uma prova das coisas que não se veem, as glórias invisíveis do outro mundo; a fé enxerga, e tem um vislumbre de coisas que não vemos, que são eternas; mas é [i.e., existem de fato] .....

Já pensou se Hadassa tivesse vivido por vistas? Ela não teria nem obedecido ao primo quando ele disse para se resignar e ir ao palácio.

“e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” – Ester 4:14

Desafio você (individualmente e como igreja local) que todos nós não andemos jamais pelas aparências, por vista, mas descansando no Senhor, por fé!


Oh, que DEUS nos faça missionários (em nossos lares, em nossa comunidade, em nossa cidade, em nosso país) individualmente e como igreja local, como o mesmo tipo de fé, de confiança, de trabalho de submissão, com a beleza (não interior, mas muito maior, a interior) do que foi a vida desta jovem, Hadassa, usada por DEUS.

Pr Miguel Ângelo Luiz Maciel
Sermão Evangelístico de Missões
Igreja Batista Bereana
Primavera do Leste - MT
Rev. 00
17.05.2015            
__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.