terça-feira, 17 de dezembro de 2019


Postamos o vídeo (texto colado abaixo daqui) :
Sot.32Q1.Não Perda Salvação.PESSOAS ESPECÍFICAS. Esaú Hb.12.16-17; Balaão Nm.22-24; Saul 1Sm.28.15,19.
(nenhum verso ensina que salvo desta dispensação pode voltar a ser perdido)
https://youtu.be/wZgh_2qlIV0
da série "Não Perda De Salvação"
(que refuta as tentativas de contradizer 114 passagens claras da Bíblia que ensinam que a salvação é eterna, garantida por Deus, preservada por Deus independentemente de nossas fraquezas depois que cremos)

de vídeo-aulas da disciplina "Soteriologia 2"
do IBBF (Instituto Batista Bíblico Fundamentalista, de Soledade).

Se você gostar, nos alegre e ajude a instruir edificar a muitos: Por favor, agora mesmo, divulgue com todos os seus mais achegados irmãos crentes e com seus mais achegados familiares. Também seria ótimo se você e eles se inscrevessem no canal, para receber as novidades.

Lembre que usualmente anexamos a cada vídeo um texto que o resume, clique na "descrição" de cada vídeo.


*************************** texto integral **********************************

Sot.32Q1. Não há Perda de Salvação. PESSOAS-ESPECÍFICAS. Esaú Hb. 12.16-17; Balaão Nm. 22-24; Saul 1Sm. 28.15,19

 

[não implicam que verdadeiros salvos possam se perder, depois precisando ser novamente salvos]



Hélio de Menezes Silva
adaptou livremente a partir de

H. L. Willmington
em "Guide to the Bible" pp. 748-754:


De mais de 114 versos claros e explícitos, já provamos que, ao menos aos verdadeiros crentes desta DISPENSAÇÃO (DISPENSAÇÃO PLENAMENTE ESTABELECIDA, NÃO EM TRANSIÇÃO) DE ASSEMBLEIAS LOCAIS DE CONVERTIDOS GENTIOS, Deus garantiu que
UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO (UVSSS),
PRESERVADO PELO PODER E FIDELIDADE DE DEUS
(mesmo que, na terra, fraquejemos e sejamos disciplinados e, no céu, percamos galardões).

Agora, refutaremos tentativas de objeções (defensoras de RE-perdição) que erroneamente alegam as seguintes passagens e pessoas:

Esaú Hb 12.16-17; Balaão Nm 22-24; Saul 1Sm 28.15,19:


(1) Esaú (Heb 12:16-17)

16) E para que ninguém seja fornicário ou profano, como foi Esaú, aquele que, em lugar de um bocadinho-  de- comida, vendeu o seu DIREITO DE PRIMOGENITURA;    17) Porque bem sabeis que, também depois, quando querendo ele herdar a bênção, foi rejeitado, porque de arrependimento  lugar não achou ele, ainda que, com lágrimas, ardentemente havendo ele buscado isto.
A passagem, aqui, se refere a acontecimentos relatados em Gn 25:27-34 e Gn 27:1-46, referentes ao direito da PRIMOGENITURA e das bênção do filho mais velho, e que não têm  nada a ver com o assunto da salvação eterna!
Não há a mais leve evidência de que Esaú jamais foi um salvo! Portanto, não pode ter perdido nenhuma salvação, pois nunca a teve!)
Portanto, não há 1mm de prova de que pelo menos uma pessoa que creu biblicamente no Cristo da Bíblia, nasceu de novo, foi tornada uma nova criatura, teve sua salvação garantida por Deus, o Qual, em Sua presciência, já de antes da fundação do mundo, viu que ela creria e, por isso, a adotou como filho de Deus, a elegeu e predestinou, escreveu seu nome no livro da vida eterna que foi comprada pelo Cordeiro, livro que é de propriedade do Cordeiro, e os anjos regozijaram e fizeram uma festa de alegria no céu quando a pessoa foi salva ... não há 1mm de prova de que essa pessoa possa ser mais poderosa que Deus e possa arrancar sua salvação das infinitamente poderosas mão dEle, tornando-O um mentiroso, pois Ele empenhou Sua Palavra que isso jamais poderia ocorrer com nenhum salvo.

(2) Balaão (Núm 22-24)

Balaão foi um típico e perdido profeta mercenário, buscando somente fazer negócio, ganhar muito dinheiro e vantagens e posições com seu dom. Para o mau rei Balaque (seu empregador), Balaão era o melhor profeta que o dinheiro poderia comprar!
Três passagens no Novo Testamento mostram, claramente, que BALAÃO NUNCA FOI SALVO. 2Pe 2:15; Judas 1:11; Ap 2:14.
2Pe 2:15 Os quais, havendo abandonado o caminho plano- e- reto, foram enganados- feitos- extraviar, havendo eles seguido- em- minúcias o caminho de Balaão, o filho de Beor, que ao salário da injustiça amou, LTT
Jd 1:11 Ai deles! Porque no caminho de Caim foram; e, para o extraviamento com- natureza- daquele- de  Balaão, movidos pela recompensa, gananciosamente se atiraram; e, na contestação de Coré , se fizeram perecer.  LTT
Ap 2:14 Mas tenho contra ti algumas poucas coisas, porque tens tu aí aqueles que estão retendo a doutrina de Balaão, o qual ensinava  Balaque a lançar isca de armadilha diante dos filhos de Israel, para estes comerem das coisas sacrificadas aos ídolos, e para fornicarem. LTT

(3) Saul

Foi o primeiro rei de Israel um salvo?
a) Alguns têm advogado que Saul jamais foi um salvo, ou o foi e deixou de o ser, de todo modo terminando indo para no inferno. Alegam 1Sm 13:13-14; 14:37,44; 15:22-23,35; 16:14; 18:10-12; 20:30-33; 22:17; 28:6,16, onde Saul desobedece a Deus e ao profeta Samuel, usurpa o papel de sacerdote e sacrifica, é rejeitado por Deus da função de rei, é abandonado pelo Espírito Santo, é atormentado por um espírito mau, tenta com suas próprias mãos matar Davi e Jônatas, ordena o assassinato de todos os 85 sacerdotes da cidade de Nobe, volta-se para feitiçaria e procura consultar mortos, e mantém conversação com um demônio.
Se você quiser pensar que Saul jamais foi um salvo, então não terá provado absolutamente nada de nada para a doutrina de perda de salvação, pois ele não pode ter perdido o que nunca teve.
Se você quiser pensar que (i) Saul foi um salvo durante algum tempo, depois (ii) perdeu sua salvação que tinha, você estará sem absolutamente nenhuma prova, uma declaração clara e explícita de nenhuma dessas duas coisas.
b) Outros têm advogado que Saul foi um salvo (mesmo que desobediente), baseados nos seguintes versículos: 1Sm 10:6-12; 11:6,13-15; 12:13; 14:35; 15:30-31, onde o Espírito de Deus o escolhe, se apodera dele, ele profetiza sendo a boca do Espírito de Deus, Deus lhe muda o coração para perfeição, ele adora Deus e O obedece e O serve e é abençoado.
Quanto a mim (Hélio) e todos que creem na Bíblia de forma literal- normal, nós todos fazemos a observação de que:

- Cada palavra da Bíblia é inspirada, assoprada por Deus, é de Deus.
- Isto significa que quando a Bíblia cita palavras ditas pelo Diabo (ou por um descrente ou por um crente desobediente), ela reproduz com absoluta veracidade e precisão as palavras ditas, mesmo que tenham ensinado o falso e o mau;
- E quando a Bíblia cita o que Deus ou um Seu profeta diz, cada letra e acento e sinalzinho é a verdade absoluta.
- Portanto, não elaboremos complexos raciocínios para desdizer o que está explícito: Foi Deus (e não Saul, não seus criados, não a pitonisa, não quem afirmou ser Samuel), foi Deus o Espírito Santo que assegurou e fez escrever a verdade absoluta
1Sm 28:15 SAMUEL disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então respondeu Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem por meio da mão  dos profetas, nem por sonhos; por isso chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer.  LTT
1Sm 28:19 E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e AMANHÃ TU E TEUS FILHOS ESTAREIS COMIGO {*}; e o SENHOR entregará o arraial de Israel na mão dos filisteus. LTT . {* "comigo" significa com Samuel, no Paraíso, o Seio de Abraão}
Ora, Samuel está no Paraíso, salvo. Portanto, quer você goste ou não, DEUS, o próprio DEUS, ensina, nesta passagem, que Saul também está no Paraíso, salvo.



****************************************************



Não quer você se humilhar, se arrepender e pedir perdão a Deus por nunca ter crido nos 14 versos que eu lhe citei de cor, nem nos outros 100 que lhe dei escritos em papel?

Não quer você, agora mesmo, recolher-se alguns instantes, reconhecer e arrepender-se do seu pecado, e depositar sua fé (fé do tipo e modo bíblico!) no Cristo (o Cristo verdadeiro, o da Bíblia, cada palavra de Gn 1 a Ap 22), recebê-lO (em totalidade, exclusividade, Salvador único e todo suficiente, Senhor- Dono- Controlador, Deus Altíssimo, infalível preservador da salvação de todos que creram biblicamente) ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.