quinta-feira, 4 de março de 2021

 

Procurando Por Evidências Bíblicas De Salvação

23 de fevereiro de 2021

David Cloud, Way of Life Literature,
https://www.wayoflife.org/reports/looking_for_biblical_evidence_of_salvation.php
Traduzido por Pr. Ivan Vasconi

A vós mesmos examinai, se estais em a Fé. A vós mesmos ponde à prova. Ou não conheceis vós a vós mesmos, [isto é], que Jesus Cristo entre vós está? Se não é que, em algum [aspecto], reprovados [] estais (no teste).” ( 2 Co. 13: 5 ).

Esforçar-se para manter uma membresia regenerada é a coisa mais essencial que as igrejas devem fazer para serem mais fortes. Na verdade, se uma igreja não se esforça para ser uma igreja com membresia formada exclusivamente de pessoas regeneradas, ela não pode se chamar corretamente de uma igreja

bíblica. Se os membros [não foram previamente] nascidos de novo, eles não podem crescer espiritualmente, não podem viver um estilo de vida de peregrino separado, não podem fazer a vontade de Deus, não podem edificar lares [famílias] piedosos que gerem uma semente piedosa ( Mal. 2: 15 ). Se todos os seus membros não são nascidos de novo, uma igreja não pode seguir a prática que Paulo deu em Colossenses 1:28, “A quem pregamos, advertindo a cada homem e ensinando a cada homem com toda a sabedoria; para que possamos apresentar todo homem perfeito em Cristo Jesus. ”

A prática da Oração Rapidinha e o frenesi por números, entre outras coisas, destruíram esse princípio fundamental em muitas igrejas Batistas desde o século XX.

Uma membresia de igreja formada [exclusivamente] por pessoas [já, previamente] regeneradas é um princípio batista antigo baseado em ensino bíblico claro, e foi praticado pela maioria das igrejas batistas na América até a virada [em 1901] para o começo do século 20.

A Confissão de Somerset de 1656 declarou:

Ao admitir membros na igreja de Cristo, é dever da igreja e dos ministros a quem ela diz respeito, na fidelidade a Deus, que eles sejam cuidadosos para que não recebam ninguém, exceto aqueles que façam uma demonstração evidente do novo nascimento e da obra da fé com poder ”.

O Resumo da Disciplina da Igreja de Charleston de 1774 disse:

O templo do Senhor não deve ser construído com materiais mortos, mas vivos, 1 Pe. 2: 5 . Ninguém tem o direito de ser membro da igreja, mas como Cristo reconhecerá como seus seguidores sinceros no último dia decisivo, quaisquer pretensões que eles possam fazer a um interesse em seu favor, Mt. 7:22 , 23 . ... Ninguém é material adequado para uma igreja do evangelho, sem primeiro ter experimentado uma mudança completa de natureza, MT. 18: 3 . ... Por natureza, estamos mortos em ofensas e pecados, e Cristo não coloca esses materiais mortos em seu edifício espiritual . É certo que a igreja de Éfeso não era composta de tais materiais, Ef. 2: 1 . ... Os membros da igreja em Colossos são denominados não apenas santos, mas irmãos fiéis em Cristo, Colossenses 1: 2 , ou verdadeiros crentes nEle. Ninguém, mas esses têm direito às ordenanças, Atos 8:37 . Sem fé ninguém discerne o corpo do Senhor na Ceia, e consequentemente [se tomar a ceia] irá comer e beber indignamente, 1 Co. 11:29 . ... Suas vidas e conversas devem ser tais como convém ao evangelho de Cristo, Fp. 1:27 ; que é santo, justo e reto, Salmo 15: 1 , 2 ; se a prática deles contradiz suas profissões [afirmando que creem], eles não devem ser admitidos como membros da igreja . ... As pessoas que fazem o pedido [para se serem admitidas como membros] devem ser recebidas na comunhão de uma igreja pelo sufrágio comum de seus membros; sendo primeiro convencido de que [os candidatos] possuem as qualificações estabelecidas na seção anterior; para esse propósito, os candidatos devem ser examinados pela igreja; e se acontecer de não produzirem  satisfação, devem ser deixados de lado até que seja feita uma profissão mais satisfatória 1 Ti. 6:12 . ”

 

Em 1859, Edward Hiscox escreveu: Os membros da igreja devem ser pessoas regeneradas levando a imagem e acalentando o espírito de Cristo, no qual reina a paz de Deus e que andam e trabalham na unidade do Espírito e no vínculo da paz '”( The Standard Manual for Baptist Churches ).

Em 1867, o influente Manual da Igreja, projetado para o uso de igrejas batistas, de JM Pendleton, enfatizou a membresia da igreja regenerada:

Que nunca se esqueça que os únicos materiais adequados para construir uma igreja de Cristo, no que diz respeito às qualificações espirituais, são pessoas regeneradas, penitentes [que se dedicam a Deus], pessoas crentes. Fazer uso de outros materiais é subverter os princípios fundamentais da organização da igreja. É destruir o reino de Cristo; pois como pode haver um reino sem os súditos tais como os que o Rei requer? ... Grande cuidado deve ser exercido ao receber membros. ... Há muito perigo nisso, especialmente em tempos de agitação [estimulação ao emocionalismo] religiosa. Os pastores devem se assegurar positivamente de que aqueles que são recebidos para o batismo se sentem culpados, arruinados, pecadores desamparados, justamente condenados pela santa lei de Deus; e que, sob o sentimento de sua condição perdida, confiaram em Cristo para a salvação ”(Pendleton, Church Manual , 1867).

Em 1874, William Williams escreveu:

Os membros das igrejas organizadas pelos apóstolos eram, todos eles, [já] convertidos, ou davam evidências para se supor que eram convertidos. Nas várias epístolas, eles são chamados de 'santos', 'irmãos fiéis', 'filhos de Deus', santificados em Cristo Jesus. As muitas exortações para uma vida piedosa e uma conversação [maneira de viver] sagrada presumem que eles são 'novas criaturas em Cristo Jesus' ... Isto - uma membresia de igreja convertida, uma membresia composta apenas por pessoas que se acredita terem exercido arrependimento pessoal e fé- -é, de todas as outras, a peculiaridade mais importante que caracterizou a organização das igrejas nos dias dos apóstolos ”(Williams, Apostolic Church Polity , 1874).

As igrejas estabelecidas por missionários batistas americanos no século 19, começando com o ministério de Adoniram Judson na Birmânia em 1813, eram cuidadosas ao receber membros. A seguir está uma descrição de como os Karens [habitantes da Birmânia] foram preparados para o batismo por volta de 1831 pelo missionário William Boardman:

Três dias foram dedicados ao exame dos candidatos que se apresentaram para o batismo. Dezoito deles foram aceitos. ... Auxiliado pelo Sr. Mason e pelos cristãos nativos que estavam presentes, ele os examinou na história da experiência cristã deles, e nas doutrinas do evangelho ”(William Gammell, A History of American Baptist Missions , pp. 101, 102).

O seguinte é de um relatório da China em 1877:

Cento e nove homens e sessenta mulheres renunciaram à idolatria, deram evidências de fé em Cristo e foram batizados em Seu nome. Nenhum desses até agora nos deu motivos para lamentar que os admitimos na igreja. Quinze desse número têm setenta anos ou mais, sendo que o mais velho tem oitenta e quatro anos. ... Além dos recebidos, um grande número foi examinado, os quais foram aconselhados a esperar até que obtivessem um conhecimento mais definitivo da verdade, ou até que houvesse uma prova mais satisfatória de uma mudança de coração ”( Esboços Missionários: Um Conciso História do Trabalho da União Missionária Batista Americana , 6ª edição, 1879).

A seguir está uma descrição de um exame de um candidato ao batismo na Alemanha por volta de 1878:

Depois do culto público, uma reunião da igreja foi realizada, na qual, após outros assuntos, uma jovem, uma saxona de cabelos louros, foi examinada como uma candidata ao batismo. Uma cadeira foi colocada para ela na plataforma perto do pastor; e, com uma voz clara e distinta, e de uma maneira perfeitamente controlada, ela deu as razões da esperança que havia nela. Descobri, pelo seu relato, que ela encontrou seu caminho para Cristo não sem dificuldades, tendo encontrado oposição em sua família; mas ela encontrou paz em crer. Sua experiência tinha o verdadeiro soar do evangelho ”(Ibid., P. 374).

Sobre os batistas na Alemanha, foi dito na década de 1870: “
Não temos sabido da existência de nem sequer um único membro que não esteja fazendo algo para ajudar a promover a causa de Cristo” (Ibid., P. 370).

Na Conferência Batista Mundial em 1905, JD Freeman disse:

O princípio da membresia regenerada de [cada] igreja [local], mais do que qualquer outra coisa, marca nossa distinção [o que nos diferencia de todas as outras igrejas] no mundo hoje. ... tanto a lógica quanto a experiência ensinam a importância disso como uma salvaguarda para a igreja [local] contra a intrusão [danosa invasão ou injeção] por vida não regenerada” (“ Baptists and a Regenerate Church Membership, ” Review and Expositor , Primavera de 1963).

 

A BÍBLIA ADVERTE SOBRE FALSAS PROFISSÕES [afirmações de fé, por lábios]

21 Nem todo aquele [que está] Me dizendo: 'Ó Senhor, ó Senhor!' entrará para o reinar dos céuS, mas [somente] aquele [que está] fazendo a vontade d[o] Meu Pai (Aquele [que está] n[os] céus). 22 Muitos Me dirão naquele dia: 'Ó Senhor, ó Senhor, não (já no passado) profetizamos nós [com] (uso de) [o] Teu nome? E [com] (uso de) [o] Teu nome [não] (já no passado) expulsamos demônios? E [com] (uso de) [o] Teu nome [não] fizemos muitas maravilhas?!' 23 E então abertamente lhes declarei: 'Nunca vos conheci; apartai-vos para longe de Mim, (vós) os [que estais] praticando este desprezo- às- leis'. ”( Mt. 7: 21-23 ).

“Eles professam conhecer a Deus; mas nas obras o negam
, sendo abomináveis e desobedientes, e réprobos para toda boa obra ( Tito 1:16 ).

“Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e a verdade não está nele” (
1 Jo. 2: 4 ).



A evidência bíblica de salvação não é


- frequência à igreja (milhões de pessoas não salvas frequentam os cultos religiosos: católicos, ortodoxos, carismáticos, seitas [pagãs e pseudocristãas)
- leitura da Bíblia (alguns leem a Bíblia por curiosidade; como exercício intelectual, como dever religioso, para bênção e boa sorte)
- [operoso] serviço cristão (
Mateus 7: 21-23 )


EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DE SALVAÇÃO


Devemos buscar as evidências que estão descritas nas Escrituras, nem mais nem menos.

Todas as evidências estão interligadas; a salvação é uma conversão sobrenatural que muda toda a vida.

Salvação não é passar em um teste escrito; não é apenas responder a perguntas corretamente. É uma nova vida espiritual.

Devemos ter sabedoria espiritual para discernir [reconhecer quando há verdadeira] vida espiritual. Nem todo mundo tem um discernimento muito bom nesse assunto. Ao discernir a salvação, acreditamos que há segurança no número e na unanimidade, e uma mistura de homens e mulheres fazendo o exame. “
6 Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e na multidão dos conselheiros [] segurança. ” ( Pv 24: 6 ).

Crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador de todo o coração
- “
... 67 Disse, pois, Jesus aos doze (apóstolos): "Também vós quereis vos retirar?" 68 Respondeu-Lhe, pois, Simão Pedro: "Ó Senhor, em direção a quem iremos nós? [As] palavras d[a] vida eterna (somente) Tu tens- em- possessão. 69 E nós temos crido e temos conhecido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, Aquele que [está] vivendo." ” ( Jo. 6: 66-69 ).
- “
37 E disse Filipe: "Se crês proveniente- de- dentro- de todo o [teu] coração, [então] é lícito." E, (nisso) havendo respondido, disse ele: "Eu creio Jesus Cristo ser o Filho de Deus." ”( Atos 8:37 ).

Compreender e crer no Evangelho
- “
3 Porque vos entreguei, em primeiro lugar, o que também recebi: que [o] Cristo morreu em- lugar- dos nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 E que foi sepultado; e que tem sido ressuscitado depois do terceiro dia, segundo as Escrituras. 5 E que foi contemplado por Cefas, [e] depois pelos doze (apóstolos). 6 Depois (o Cristo) foi contemplado, de [exatamente] uma vez por todas, por mais de quinhentos irmãos (provenientes- de- dentro- dos quais a maior parte permanece [viva] até agora, mas alguns também [] foram adormecidos). 7 Depois, (o Cristo) foi contemplado por Jacobo, depois por todos os apóstolos. 8 E, por derradeiro de todos, como por um- nascido- fora- do- devido- tempo, (o Cristo) foi contemplado também por mim. ”( 1 Co. 15: 3-8)
- Cristo é o Filho de Deus, eterno, Criador, nascido de uma virgem, sem pecado
- Cristo morreu de acordo com as Escrituras (predito na profecia bíblica)
- Cristo morreu por causa dos nossos pecados (isso significa que eu sei que sou o pecador que Deus diz que eu sou,
Rm. 3: 10-23 ; [minha aparente] retidão é trapo de imundícia  Isa. 64: 6 ; isso significa que eu creio que Cristo pagou a punição total pelos meus pecados)
- Cristo ressuscitou dos mortos e está vivo (evidência de [centenas de] testemunhas oculares)
- Se alguém é salvo , ele continuará no verdadeiro evangelho (
1 Co. 15: 1-2 ).

Uma vida convertida; uma mudança na vida e no pensamento
Jo 3:3 Respondeu Jesus e lhe disse: "Em verdade, em verdade te digo: se algum homem não for de novo nascido, não pode ver o reinar de Deus." LTT

Mt 18:3 E disse: "Em verdade vos digo que, se não fordes convertidos e não vos fizerdes como os menininhos, de modo nenhum entrareis para o reinar dos céuS. LTT

2Co 5:17 Assim que, se algum homem [está] dentro de [o] Cristo, uma nova- e- diferente criatura [é] [ele]: as [coisas] velhas [] passaram, eis que têm sido feitas novas todas as coisas. LTT

2Tm 2:19 Todavia, o firme fundamento de Deus tem permanecido- de- pé, tendo este selo: "[O] Senhor conheceu aqueles [que estão] sendo Seus." E, mais: aparte-se para- longe- d[a] iniquidade todo aquele [que está] professando o nome de [o] Cristo. [Num 16:5,7] LTT

1Jo 2:3-4  3 E nisto sabemos que O temos conhecido (a o Cristo): caso aos Seus mandamentos preservemos- e- obedeçamos. 4 Aquele [que está] dizendo: "Eu O tenho conhecido", e [que] aos Seus mandamentos não [está] preservando- e- obedecendo, mentiroso é, e dentro dele a Verdade não está. LTT


- A salvação bíblica é uma experiência de conversão que muda a vida. É vida passar a ser vista nos mortos; é o cego passar a ver e o surdo passar a ouvir. Cada salvação registrada no Novo Testamento envolve uma experiência de conversão de mudança de vida (por exemplo, a mulher no poço, Zaqueu, os judeus no dia de Pentecostes, o eunuco etíope, Lídia, o carcereiro filipense).
- O Grande Reavivamento na América [cerca de 1730 a cerca de 17490?] focalizou a salvação com evidências.
“[A] ideia prática mais importante que então recebeu maior destaque e poder ... foi a ideia do 'novo nascimento' ... [Esta é] a doutrina de que para ser salvo, um homem deve passar por um mudança em seus princípios de ação moral, que será acompanhada ou sucedida por exercícios [prática de ações] dos quais ele está consciente e pode prestar contas; de modo que aqueles que foram assim mudados podem normalmente ser distinguidos daqueles que não [o foram]; do que se segue que todos os que não apresentam nenhuma evidência de tal mudança, devem ser considerados e tratados como não regenerados, e a caminho da perdição, e portanto não [devem] admitidos na comunhão de [nenhuma] igreja. ... A história do 'Grande Despertar' é a história dessa ideia, abrindo caminho entre algumas comunidades onde havia caído em relativo abandono, e por outras onde era quase ou totalmente desconhecida; derrubando teorias, hábitos e formas de organização inconsistentes com ela [esse ideal bíblico], onde poderia prevalecer, e repelido por aquelas [comunidades], onde não poderia ... ”(Joseph Tracy, The Great Awakening ).

Um relacionamento pessoal com Cristo

"3 E esta é a vida eterna: que eles conheçam a Ti (o único Deus verdadeiro) e a Quem Tu enviaste, Jesus Cristo. " (João 17: 3 )
- A salvação não é uma [auto-] reforma, não é virar uma nova página, não é [adotar] uma nova religião. Não é fazer certas coisas; é conhecer o Senhor pessoalmente, andar e falar com Ele como Senhor e Salvador, Pai e Amigo.
- Deus dá o testemunho do Espírito aos Seus filhos (
Rm. 8: 14-16 ; Gal. 4: 6 )
- O apóstolo Paulo disse: “
eu tenho sabido para dentro de Quem eu tenho crido ...” ( 2 Tim. 1:12 )

Rejeição da religião falsa

9 Porque eles, eles mesmos, concernente a nós anunciam qual entrada tivemos  [para convosco, e como ] (definitivamente) vos virastes em direção a Deus, provenientes- de- junto- dos ídolos, para servir[des] a [o] Deus [que está] vivendo e [que é] verdadeiro, 10 E para esperar[des] o Seu Filho proveniente- de- dentro- dos céus (a Quem Ele (Deus) ressuscitou para- fora- de- entre [os] mortos), [a saber], Jesus, Aquele [que] nos [está] livrando para- longe- da ira [que está] vindo. ” (1 Tes 1: 9-10 ).
- Haverá uma renúncia clara ao Hinduísmo, Budismo, Islã, Nova Era, Ateísmo, Catolicismo Romano, idolatria, feitiçaria, todas as religiões baseadas em obras, todas as religiões demoníacas.

Rejeição da autojustificação
- Haverá, na pessoa, um reconhecimento inequívoco da condição de ser perdido e sem justiça [nenhuma].
- Vemos isso no exemplo do publicano em
Lucas 18:13 :
13 Mas o publicano, ao longe tendo se postado, não queria [nem] mesmo os [seus] olhos para dentro do céu levantar, mas batia para dentro do seu peito, dizendo: 'Ó Deus, sê propiciado para comigo, o pecador!' "
CH Spurgeon deu o exemplo de Jack the Huckster [convincente vendedor desonesto e embusteiro, às vezes violento], um homem ímpio que foi salvo e depois disso teve o testemunho: “Sou um pobre pecador e absolutamente um nada, mas [agora] Jesus Cristo é meu tudo em tudo”.

- O evangelista DL Moody veio a entender a necessidade de ser muito cuidadoso ao lidar com aqueles que professam fé em Cristo, e [aprendeu a] buscar evidências de salvação. “
Nos últimos anos, tenho estado muito mais ansioso por buscar um trabalho profundo e verdadeiro entre os que professam uma conversão, do que tenho feito [como se buscasse] por grandes números. Se um homem professa ser convertido sem perceber a atrocidade de seus pecados, é provável que seja um daqueles ouvintes do solo pedregoso [na parábola dos 4 solos] que não chegam a nada. ... Eu acredito que estamos cometendo um erro lamentável ao levar tantas pessoas para a igreja que nunca foram verdadeiramente convencidas do pecado. William Dawson certa vez contou essa história para ilustrar quão humilde uma alma deve ser tornada antes de encontrar a paz. Ele disse que em uma reunião de avivamento, um jovem rapazinho que estava acostumado aos métodos metodistas, foi para casa com sua mãe e disse: 'Mãe, John Fulano de Tal está convicto e em busca de paz, mas não a encontrará esta noite, mãe. - Por quê, William? ela disse. - Porque ele só está ajoelhado sobre um joelho, mãe, e nunca terá paz enquanto não se ajoelhar com os dois joelhos. Até que a convicção do pecado nos coloque ajoelhados sobre nossos dois joelhos, até que sejamos completamente humilhados, até que não tenhamos mais esperança em nós mesmos, não podemos encontrar o Salvador ”(DL Moody, Resultados do Verdadeiro Arrependimento ).

O testemunho do Espírito

14 Porque tantos quantos pel[o] Espírito de Deus são guiados, esses são filhos de Deus.). 15 Porque não recebestes [o] espírito de escravidão (para outra vez [estardes] em temor), mas recebestes [o] Espírito de adoção- como- filhos, no Qual (Espírito) estamos clamando: "Aba, Pai." 16 Ele mesmo, o Espírito (Santo), testifica- juntamente com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 Ora, uma vez que [somos] filhos, [então somos] herdeiros também; herdeiros, em verdade, de Deus, e [co-herdeiros]- juntamente- com [o] Cristo: uma- vez- que- é- certo- que juntamente com [Ele] estamos padecendo, a fim de que também, juntamente com [Ele], sejamos glorificados. ”( Rm. 8: 14-17 ).

Aqueles que creem em Cristo de maneira salvadora são selados pelo Espírito Santo ( Ef 1: 12-14 ) e Ele dá testemunho à alma redimida da sua adoção espiritual.

Amor pela Palavra de Deus

Jo 8:47 Aquele [que está] sendo proveniente- de- dentro- de Deus, às palavras de Deus escuta- entendendo; por causa disso vós não [as] escutais- entendendo: porque não sois provenientes- de- dentro- de Deus." LTT

Jo 14:23-24  23 Respondeu Jesus, e lhe disse: "Caso algum homem Me ame, àS MinhaS palavraS ele preservará- e- obedecerá. E o Meu Pai o amará, e até ele viremos nós, e [a nossa] morada faremos ao lado dele. 24 Aquele que não [está] Me amando, (então) às Minhas palavras ele não preserva- e- obedece. Ora, a Palavra que vós ouvis não é Minha, mas de o Pai havendo-Me enviado. LTT

Jo 8:47 Aquele [que está] sendo proveniente- de- dentro- de Deus, às palavras de Deus escuta- entendendo; por causa disso vós não [as] escutais- entendendo: porque não sois provenientes- de- dentro- de Deus." LTT

Jo 10:27 As Minhas ovelhas dão- ouvidos à Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem; LTT

Jo 14:23-24  23 Respondeu Jesus, e lhe disse: "Caso algum homem Me ame, àS MinhaS palavraS ele preservará- e- obedecerá. E o Meu Pai o amará, e até ele viremos nós, e [a nossa] morada faremos ao lado dele. 24 Aquele que não [está] Me amando, (então) às Minhas palavras ele não preserva- e- obedece. Ora, a Palavra que vós ouvis não é Minha, mas de o Pai havendo-Me enviado. LTT


- A atitude de uma pessoa em relação à Bíblia é uma das evidências mais claras de sua condição espiritual. Jesus disse que Suas ovelhas ouvem Sua voz e O seguem. Sua voz é encontrada nas Escrituras.

Confissão pública de Cristo

8 Mas que diz? "Junto a ti a Palavra está, [a saber,] na tua boca e no teu coração; esta é a Palavra da fé, a Qual (Palavra) estamos pregando." 9 Porque, se confessares na tua boca a [o] Senhor Jesus, e creres dentro do teu coração que Deus O ressuscitou para- fora- de- entre [os] mortos, serás salvo. 10 Porque com [o] coração [o homem] crê, para [a] justiça; e com [a] boca Ele (Jesus) é confessado, para a salvação. ”( Rm. 10: 8-10 ).

- Não há exemplo de um crente secreto no Novo Testamento. Cristo advertiu:

38 Porque todo- e- qualquer- homem que (nesta geração adúltera e pecadora) se envergonhar de Mim e das Minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando Ele vier na glória de o Seu Pai, com os anjos santos." ”( Mr. 8:38 ).

Renúncia do mundo
Tg 4:4 Ó adúlteros e ó adúlteras! Não tendes [vós] sabido que a amizade do mundo inimizade [contra] Deus é? Todo- e- qualquer- homem, pois, que determinar-se amigo ser do mundo, inimigo de Deus é constituído. LTT

1Jo 2:15 Não ameis o mundo, nem (qualquer de) aS coisaS [que há] no mundo. Caso algum homem ame o mundo, não está o amor de o Pai nele, LTT

- A salvação bíblica traz uma mudança de atitude em relação ao mundo. Ele passa a ser considerado um inimigo em vez de um amigo.
- A Espada e a Espátula de 1865 disse que os anciãos do Tabernáculo Metropolitano buscavam "
o desejo de sair do mundo".

[Um] tema que brilha distintamente na grande maioria dos registros é o abandono do mundanismo na conversão. Tudo mudou para o convertido. Os prazeres mundanos são abandonados e a vida é devotada a Cristo e seu povo, a partir de então. Atividades como o teatro de um centavo, bares, festas musicais, o uso de canções populares e jogos de azar são repetidamente citados como não proporcionando prazer ao novo crente. A vida marcadamente diferente dos crentes é frequentemente mencionada como um instrumento para levar outros a inquirir sobre as coisas cristãs. A mudança não se limitou à frequência à igreja, mas se estendeu a todas as áreas da vida ”( Maravilhas da Graça: Testemunhos Originais de Conversos Durante os Primeiros Anos de Spurgeon, 2016).

Interesse pelas almas
- Uma pessoa salva desejará falar aos outros sobre Cristo. André imediatamente contou a seu irmão Pedro sobre Jesus (
João 1: 40-42 ), e Filipe contou a Natanael ( João 1:45 ).
- O Tabernáculo Metropolitano da época de Spurgeon buscava "
um profundo interesse pelos não convertidos".

Castigo divino (
Hb 8:10 ; 12: 6-8 ) -
Hb 8:10 Porque este [é] o testamento que farei com a casa- família de Israel depois daqueles dias," diz [o] Senhor; "pondo [as] Minhas leis para dentro das mentes deles, e sobre [os] seus corações as insculpirei; e Eu lhes serei por (o seu) Deus, e eles Me serão por (o Meu) povo; LTT

Hb 12:6-8  6 Porque a quem [o] Senhor ama, [Ele paternalmente-] instrui- até- por- castigos, e (paternalmente) açoita a todo filho a quem Ele recebe." [Pv 3:11, 12] 7 Se [paternal-] instrução- até- por- castigos pacientemente- suportais, (percebeis que) como a filhos vos está tratando Deus; porque quem é [o] filho a quem não [paternalmente-] instrua- até- por- castigos [o seu] pai? 8 Se, porém, estais sem [paternal-] instrução- até- por- castigos, da qual têm sido feitos participantes todos (os filhos), então bastardos sois vós, e não filhos (legítimos). LTT

- A pessoa salva tem uma nova sensibilidade ao pecado e convicção acerca do pecado porque a lei de Deus foi escrita em seu coração e o Espírito de Deus habita nele e o Pai o castiga.
- Um filho de Deus tem a capacidade de pecar (“
8 Se dissermos que pecadO (algum) não estamos- tendo , a nós mesmos estamos enganando- fazendo- extraviar, e a Verdade não está em nós. ”, 1 Jo. 1: 8) Não buscamos a perfeição sem pecado, mas há um Disciplinador residente em nós, e ele corrige a pessoa salva e não permite que ela “vá convivendo e escapando sem problemas, mesmo cultivando” com o seu pecado.

Para mais informações sobre este assunto, veja
A IGREJA DISCIPLINADORA: A IGREJA QUE ESTARÁ ATÉ QUE CRISTO VENHA, www.wayoflife.org .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.