Somos
[Nós] O Israel De Deus?
Thiago Freitas
(copiado de Somos o Israel de Deus? )
Um
erro comum, que alguns cristãos têm cometido, e que tem dificultado uma
interpretação saudável das Escrituras, é acreditar que somos o Israel de Deus.
A alegação que tem sido feita, é que a Igreja tem ocupado o lugar de Israel.
Essa falsa doutrina é chamada de “teologia
da substituição”.
O que é a teologia da substituição?
Kenneth Gentry, define a “teologia da substituição” da seguinte maneira:
“cremos que a Igreja sucedeu, para sempre, o Israel nacional como a instituição para a administração da benção divina ao mundo”.À sua afirmação inicial, Gentry adiciona
o seguinte embasamento: “Ou
seja, cremos que, no desenrolar do plano divino através da história, a Igreja
cristã é a exata realização do propósito redentivo de Deus. Como tal, a Igreja
sucede o Israel nacional como ponto de focalização do reino de Deus. Na verdade
cremos que a Igreja se torna o “Israel de Deus”
(Gl 6:16)…
[E, a tantos quantos conforme
esta régua- de- medir andarão , paz e misericórdia [sejam] sobre eles e (também) sobre o Israel [que é] propriedade- de Deus. (LTT)]
A teologia da substituição, ensina que os
Judeus foram rejeitados por Deus, e não são mais o seu povo escolhido. Aqueles
que assumem esse ponto de vista, rejeitam qualquer futuro étnico para o povo
Judeu em relação as alianças bíblicas. Paulo, é claro, ao ensinar em Romanos
11, diz que apesar da incredulidade da nação de Israel ter levado eles, como
ramos naturais, serem cortados, ele também garante que no futuro, quando vier,
de Sião, o libertador, por amor aos patriarcas, por ser os dons e a vocação de
Deus irrevogáveis, todo o Israel será
salvo (Rm 11:25-29).
25) Porque não desejo vós desconhecer[des], ó irmãos, este mistério (a fim de que não sejais sábios junto às
vossas próprias [presunções] ): que [o] endurecimento em parte tem
vindo sobre Israel, (mas somente) até a plenitude dos gentios entrar.
26) E, assim, todo [o] Israel será salvo, como tem sido escrito: "Proveniente- de- dentro- de Sião virá o
Libertador e desviará [as] impiedades para- longe- de Jacó."
27) E "esta [é] a aliança proveniente de Mim, para com eles, quando Eu houver
plenamente- removido os seus pecados."
28) Quanto, em verdade, ao evangelho (as boas novas), (os judeus inconversos) [são] inimigos, pelo vosso bem; quanto, porém, à eleição ,
[são] amados, em razão dos pais.
29) Porque impossíveis- de- arrependimento [são] os dons e o chamamento de Deus. (LTT)
Em outras palavras, o fato de a geração da primeira vinda de Jesus ter sido
infiel ao Senhor, sua descrença não tem o poder de anular o que Deus prometeu incondicionalmente aos
patriarcas.
Gálatas 6:16,
tem sido o texto em que os defensores da teologia da substituição tem se
apoiado para seus argumentos.“E, a todos que andarem de conformidade com esta
regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus”. Para eles, Gl 6:16
ensina que a Igreja sucedeu Israel: ”Se
Abraão pode ter gentios como sua “descendência espiritual”, por que não deveria
haver um Israel espiritual? De fato, os cristãos são chamados pelo nome
“Israel”. (3)
O
“Israel espiritual” realmente existe. Esse termo refere-se aos Judeus que
confiaram em Jesus como o seu Messias. “Porque não é Judeu quem o é apenas
exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém Judeu é aquele
que o é INTERIORMENTE, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não
segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus (Rm
2:28-29). A Igreja no entanto, nunca é chamada de “Israel espiritual”. O Novo
testamento não muda ou espiritualiza o sentido de Israel. Há 77 referências a
Israel ou Israelita, e tais expressões nunca
foram usadas como sinônimo de Igreja.
O
texto em Gálatas 6:16 é simples e claro. A primeira parte do versículo 16: “E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra”, refere-se à regra recém mencionada por Paulo
no verso 15: “Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o
ser NOVA CRIATURA” (Gl 6:15). Esta é uma categoria espiritual que engloba todos os crentes,
para os quais Paulo pronuncia uma benção: “paz e misericórdia sejam sobre eles”. A ela segue-se se
comentário adicional: “e sobre o Israel de Deus”.
Se a
intenção de Paulo fosse identificar “eles” como o “Israel de Deus”, então,
porque não eliminou simplesmente o “e” após o “eles”? O resultado seria muito
mais apropriado, caso Paulo tivesse identificado o pronome “eles”, ou seja, a
Igreja, com o termo “Israel”. Nesse caso, o versículo seria traduzido da
seguinte forma: “E, a
todos que andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam
sobre eles, o Israel de Deus… Entretanto, Paulo não eliminou o “e”,
deixando claro que ao invés de identificar a Igreja como o Israel de Deus, ser
o próprio Israel de Deus. Se andar de conformidade com o ser Nova Criatura,
experimentará de paz e misericórdia.
Gálatas
refere-se a gentios que procuravam alcançar a salvação pela lei. Eles estavam
sendo enganados pelos Judaizantes – Judeus que exigiam a adesão à lei de
Moisés. Para estes, um gentio tinha de converter-se primeiro ao Judaísmo a fim
de ser qualificado para a salvação em Cristo. Paulo argumenta que o que
realmente é necessário para a salvação é a fé. Ele pronuncia uma benção sobre
dois grupos de pessoas que deveriam seguir essa regra para a salvação. O
primeiro grupo, referido na passagem pelo pronome “eles”, é o dos Cristãos
gentios, a quem ele havia dedicado a maior parte da Epístola. O segundo grupo,
é denominado de “o” Israel de Deus. Nesse caso, trata-se dos Cristãos Hebreus
que, em contraste com os judaizantes, seguiam a regra da salvação unicamente
pela fé.
Para
concluir, vale mencionar o fato de que a Igreja só surge após a ressurreição do
Senhor [Hélio amistosamente discorda http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/05InicioIgrejas-Helio.htm
). Deus O ressuscitou e fez dEle o cabeça do corpo, que é a Igreja, a plenitude
daquele que a tudo enche em todas as coisas (Ef 1:19-23). Não podemos nos
esquecer que a Igreja era um mistério na Antiga Aliança (Rm 16:25-27 – ICo
2:6-10 – Ef 3:1-13 – Cl 1:24-29), e que ela, como já mencionado, se distingue
de Israel em todo o Novo Testamento. No livro de Atos, tanto Israel como a
Igreja existem simultaneamente. O termo Israel é usado 29 vezes, e o termo
“ekklesia” (Igreja) é usado 19 vezes [em Atos]. Por fim, os capítulos 9 a 11 de
Romanos nos proíbe de falar da Igreja como tendo tomado o lugar do povo Judeu,
por isso, não empregue a linguagem da substituição de Israel pela Igreja.
Thiago
Freitas
[Hélio de M.S. supriu alguns
versos que só tinham a referência; colocou raras explicações entre colchetes [
]; e lembra que, ao citar qualquer autor, concorda com a argumentação principal
da citação, mas não necessariamente com tudo de todos os artigos dele.]
*************************
[Se v. achar que poderá
alertar/instruir/edificar, compartilhe (sem apagar nome do autor, nem links
abaixo)]
http://solascriptura-tt.org/ (Sola Scriptura TT - Guerreando Em Defesa Do Texto Tradicional
(TT: o Textus Receptus, TR), E Da FÉ (Corpo De Doutrina De Toda A Bíblia))
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional
(aquele
perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas
para estudo, na www.bvloja.com.br), ou BKJ-1611, ou
ACF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.