quinta-feira, 9 de junho de 2022

 

O Templo Milenar:    cap. 8. Os adoradores (Ezequiel 44:5-9)


Somente os circuncidados de coração entrarão no templo de Deus e adorarão em Seu trono (Ezequiel 44:9). Jesus disse a Nicodemos: “Se você não nascer de novo, nunca verá o reino de Deus” (João 3:3).

 

Deus ordena a Ezequiel que “observe bem, e veja com os teus olhos, e ouça com os teus ouvidos tudo o que eu te digo” (Ezequiel 44:5). O primeiro dever do homem é prestar atenção à Palavra de Deus com todas as suas faculdades, dar-lhe toda a sua atenção e devoção. Este é certamente o primeiro dever do pregador. “O profeta é chamado a dar atenção de todo o coração à Palavra de Jeová. Além disso, ele não poderia executar corretamente sua missão. Nem podemos saber como

contar corretamente nossos dias e aplicar nossos corações à sabedoria sem essa atenção à Palavra de Deus. Somente ela provê um completo suprimento do homem de Deus para toda boa obra. Vamos nos alimentar dele, andar por ele, pregá-lo, servindo aos outros com seus tesouros, nos quais entramos diariamente com corações crentes e adoradores. Nossos corações devem ficar maravilhados com essa Palavra, enquanto se alegram nela como aqueles que encontram grande despojo (Salmos 119:161, 162)” (Bíblia Numérica).

 

Deus reprova Israel por poluir Sua casa (Ezequiel 44:6-8).

 

- Deus enfatiza que é “minha casa... minha aliança... minhas coisas sagradas... minha responsabilidade... meu santuário”. O mesmo vale para a igreja. Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja...” (Mateus 16:18). A igreja é “a casa de Deus... a igreja do Deus vivo” (1 Timóteo 3:15). A igreja foi criada por Deus. É Seu plano, Sua instituição, Seu negócio. Deve ser operado de acordo com Suas leis. Como Paulo disse à assembléia de Corinto: “Agora eu vos louvo, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais as ordenanças, como vos entreguei” (1 Coríntios 11:2), e a Timóteo, “ que guardes este mandamento sem mancha” (1 Timóteo 6:13-14). O trabalho da igreja é ensinar a observância de todas as coisas que Cristo ordenou (Mateus 28:19-20). Cada igreja deve seguir o exemplo da igreja em Jerusalém, continuando firmemente na doutrina dos apóstolos (Atos 2:42).

 

- A casa de Deus foi poluída por aqueles que eram incircuncisos de coração e carne (Ezequiel 44:7). Deus nunca se agradou apenas da circuncisão na carne. Um israelita de fato é aquele que é circuncidado na carne e no coração (Romanos 2:28-29), como Abraão, Moisés e os profetas. Davi entendeu isso (Salmos 51:16-17). Esta também é a regra de Deus para a igreja do Novo Testamento. Os não salvos podem assistir aos cultos e ouvir o evangelho (1 Coríntios 14:23-25), mas somente aqueles que são nascidos de novo e dão evidência disso são qualificados para serem membros batizados da igreja (Atos 2:41-42). Quando uma igreja se descuida disso e recebe pessoas nominais ou não regeneradas como membros, a igreja logo é destruída. Pode não deixar de existir como “uma igreja”, mas deixa de existir como igreja de Cristo.

 

- A casa de Deus foi poluída pelas abominações do povo (Ezequiel 44:7). Eles eram hipócritas que se aproximavam de Deus com a boca e colocavam ídolos em seus corações (Isaías 29:13; Ezequiel 14:3, 7; 20:16). Eles frequentavam os rituais do templo no sábado, mas amavam o mundo pelo resto da semana.

 

- A casa de Deus estava poluída porque eles não guardavam o encargo das coisas santas de Deus (Ezequiel 44:8). Eles não adoravam a Deus de acordo com Suas leis. Isaías disse: “O medo deles para comigo é ensinado por preceito dos homens” (Isaías 29:13). A tradição e a filosofia humanas substituíram o entendimento correto da Palavra de Deus. A ascensão dos fariseus durante os “Anos Silenciosos” entre Malaquias e Mateus continuou essa tendência. Quando Cristo veio, havia apenas alguns em Israel que entendiam o verdadeiro significado das Escrituras. Jesus citou Isaías 29:13 em Sua acusação de Israel (Mateus 15:7-9). A grande maioria do povo estava sob o feitiço da tradição farisaica. Os fariseus julgaram Jesus por sua tradição e não pelas Escrituras e O rejeitaram porque Ele não estava à altura de sua vã religião. O mesmo grande pecado aconteceu nas igrejas. As “igrejas” católicas romanas e ortodoxas gregas estão repletas de tradições humanas que contradizem a pura Palavra de Deus. Os protestantes saíram de Roma, mas trouxeram consigo muitas tradições antibíblicas, incluindo o batismo infantil, para o qual não há um pingo de autoridade bíblica. Muitas igrejas batistas também estão repletas de tradições que foram elevadas à autoridade ao lado da Bíblia.


(Missionário David Cloud. Traduzido pelo Pr. Ivan vasconi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.