COMUNHÃO
Todos os salvos em Cristo são capacitados pelo
Espírito Santo de DEUS a viverem juntos. Por que isso ocorre? Ocorre pela
seguinte razão: ser um salvo, amar a Doutrina Bíblica e render-se à direção do
Espírito Santo produz um fruto essencial para nossa jornada cristã na Terra, a comunhão dos santos (Atos 2.42, Fil.
2.1). Para isso fomos chamados por DEUS! A comunhão prazerosa é baseada na
Palavra de DEUS, definida em conformidade com o pensamento de DEUS, unindo-nos
em amor mútuo. É assim, pois ELE mesmo
deseja que aprendamos a conviver juntos, já aqui na Terra, sabendo que iremos
habitar juntos por toda a eternidade (I João 1.6-7). Sabendo que a base da
nossa união é a Doutrina, que vem pela Palavra de DEUS, a saudável comunhão é
demonstração de que somos verdadeiramente salvos em Cristo e verdadeiramente
conduzidos por Seu Santo Espírito. Por sermos
o que cremos é óbvio que nossa união basear-se-á na similaridade de nossa
fé. Essa é a razão que nos leva a buscarmos um convívio com irmãos de mesma fé
e ordem, num Espírito de convívio pacífico, alegre, cordato. Somos instruídos
por DEUS assim procedermos (I Tess. 4.9). Uma igreja local que não consegue, ou
mesmo não se importa, ter um tipo de convívio bíblico do qual nos ensina as
Sagradas Escrituras não pode estar sendo direcionada pelo Espírito Santo de DEUS.
Antes Lhe é rebelde, passiva de disciplina. Quando isso se configura num grupo
de pessoas, ou mesmo em uma pessoa em particular, se aludem às doutrinas
diversas daquelas às quais que temos sido ensinadas. Daí o SENHOR DEUS nos exorta a ficarmos alertas contra dissensões e
escândalos (Rom. 16.17). Tudo que vem pela dissensão, inevitavelmente,
serve para conduzir a igreja local ao obscurantismo, de tal forma que mesmo os
salvos compactuarão com o pecado, como ocorreu com a igreja local em Corinto (I
Cor. 3.3; 5.1.; 11.18). A palavra no grego utilizada para dissensões é dichostasia, alude à desuniões, divisões
e sedições. Na King James Bible (1611)
as palavras em inglês são fortes, elas significam “divisão” e “ofensas”. Uma
coisa leva à outra! Recusar-se à condução do Espírito Santo é dar mostras de
não se amar a Doutrina de DEUS verdadeiramente. Isso leva à carnalidade, que
leva às ofensas, que levam às desuniões, que conduz a uma via de pecados grosseiros.
Irmãos, isto é muito perigoso! Devemos evitar tais coisas a bem do Evangelho de
Cristo. O contrário da comunhão no convívio dos santos é este clima carnal de
divisão e desunião, causando ofensas entre os irmãos, de pensamentos sem que
haja um mesmo parecer (I Cor. 1.10). Há invejas e contendas (I Cor. 3.3), mesmo
quando a igreja local se reúne (I Cor. 11.18), pois isto é configurado como
obra da carne (Gálatas 5.19 e 20). Não andemos, pois com demonstrações de obras
da carne, mas andemos em Cristo (Col. 2.6), em novidade de vida (Rom. 5.4),
sendo conduzidos pelo Espírito Santo e frutificando n’Ele todos os dias de
nossas vidas (Gálatas 5.16), em amor (Efésios 5.2). Andemos, pois como filhos
da luz, pois já não somos trevas. DEUS condiciona nosso crescimento espiritual
a esta obediência (I Tess 4.1). Porque
noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da
luz. Efésios 5.8
ACEPÇÃO ENTRE SALVOS EM CRISTO, ISSO É
BÍBLICO?
Mas, se fazeis acepção de pessoas,
cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores. – Tiago 2:9
Nada façais por contenda ou por
vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si
mesmo. – Filipenses 2:3
Acepção, no sentido de
segregar, tem o significado de pôr à margem, produzir isolação, a si ou a
outrem. A palavra traduzida para acepção que vem do grego é aprosopoleptos, que na King James Bible
(1611) foi traduzida por “respect of
persons”, que para nós teria o sentido de favoritismo. Portanto, o
sentido bíblico para “acepção de pessoas” é tão somente a reinvindicação para
si mesmo, ou para outros, de um favoritismo carnal, baseado em prerrogativas
humanas, distorcendo a saudável comunhão na igreja local.
Se compararmos a prática da
reinvindicação de favoritismo com as orientações de DEUS contidas nas Sagradas
Escrituras no que concerne à nossa comunhão, veremos que ela contradiz
diretamente a Vontade de DEUS. Veja, por exemplo, Romanos 12.3 e Filipenses
2:3. Esta prática levou à heresia do Nicolaísmo, que é a hierarquização, a reinvindicação
de posição eclesiástica superior, a distinção entre “leigos” e “clero”, algo
que DEUS odeia (Apocalipse 2:6, 2:15).
Não é difícil imaginar como
foi difícil para os judeus convertidos a Cristo recalcitrar contra acepção de outras
pessoas salvas dentre os gentios. A Bíblia mesmo descreve que ocorreram debates
a respeito da questão. Os judeus imaginavam que o Evangelho estava circunscrito
aos seus arraiais e, por conta disso, formaram-se pensamentos adversos à vontade
de DEUS. Os judaizantes, sectários inflamados que defendiam que os gentios
deviam primeiro se tornarem judeus e guardarem a lei mosaica, foram frutos
desta teima em receberem os novos irmãos.
A questão foi esclarecida
por Paulo (Epístola aos Gálatas) e a decisão da igreja em Jerusalém foi orientada
pelo Espírito Santo e nos é descrita em Atos 15. Lemos que houve grande
contenda (15.7). Mas o Espírito Santo interviu, pois a multidão “se calou e
escutava” (15.12). Os argumentos foram bíblicos, concordantes com as Sagradas
Escrituras (15.15), houve um julgamento espiritual (15.19-20), sendo homens
qualificados eleitos para serem enviados (15.22), houve registro da decisão
(15.23), pois estavam em plena orientação do Espírito Santo (15.28). Não pôde haver mais do que alegria pela
exortação em tal comunhão espiritual que veio pela leitura da Palavra de DEUS (15.31).
Concluímos que para romper
tais dificuldades o Espírito Santo interviu diretamente, inclusive quando se
manifestou em diferentes grupos, derrubando a barreira para que fosse feito um
só povo (Efésios 2:11-19). Eis o propósito do sinal efetuado pelo Espírito
Santo nos homens, nos quatro casos relatados em que crentes falaram em línguas.
O objetivo não foi o de desuni-los em níveis hierárquicos diferentes,
promovendo assim segregação entre pessoas salvas. Mas, unindo e desfazendo as
diferenças, sendo justamente o contrário, unindo-as pela mesma fé e prática.
Assim, o Espírito Santo
derrubou primeiramente as barreiras entre os próprios judeus (Atos 2). Depois
entre judeus e samaritanos (Atos 8). Após isso entre judeus e gentios (Atos
10). E, por fim, entre os convertidos de João (Atos 19:1-7). Terminada esta obra, não há mais
necessidade de que haja sinal extraordinário do dons de línguas entre os santos
de DEUS, pois hoje todos nós compreendemos que DEUS não faz acepção de
pessoas, e bem pode salvar a quem ELE quiser, trazendo salvação a todos os
homens (Gálatas 3.28, Tito 2:11).
Mas, tristemente podemos ver
como é comum, em razão do pecado que ainda habita nos crentes, que a velha
natureza empreenda tendenciosa acepção de pessoas entre o convívio dos santos,
na comunhão da igreja local. São várias as terminologias, métodos,
argumentações e desculpas para impor certas “regras de superioridade” ou
“padrões de distinção”. Uns afirmam que
tem “mais tempo de crentes” que os demais, outros que “possuem mais
experiência”, alguns que se apresentam como “os que mais dão dízimos e
ofertas”, outros que são “mais santos” ou, “mais isso ou aquilo” dentre muitos
etcs., ou mesmo que lhes cabe a
distinção de qualquer forma, quaisquer que sejam os motivos.
Isso redunda em tais práticas que levam à
individualidade cheia de egoísmo, à rejeição do auxílio, tanto de prestá-lo quanto
de recebê-lo, ao endurecimento e ao isolamento. Crentes se tornam incapazes de
conviver pacificamente, de receberem boas e bíblicas sugestões, de participarem
com ânimo na comunhão dos salvos, de apoiarem com alegria as atividades na
igreja local. E tudo que DEUS define como sendo uma benção para nosso próprio
bem, se torna em peso insuportável para a alma dos santos. Oh, como o
adversário se alegra com tudo isso. Deveríamos assim entristecer o Espírito
Santo de DEUS? Irmãos, isso é Bíblico? Devemos discordar, com uma veemente negativa.
Esse problema caracterizou a rebeldia
judaica velho testamentária (Mal. 2.9), assim como caracteriza uma fé que não é Bíblica nos santos do novo
testamento. Tiago, em sua epístola, enumera que não podemos ter tal fé se realmente
estamos em Cristo (2:1), pois se isto prevalece em nosso ajuntamento somos
juízes de maus pensamentos (2.2-4). Isto é desonra (2:6) que serve apenas para
blasfêmia (2:7). A conformidade pelas Escrituras ao Senhor Jesus (2.8), nos
mostra que se agirmos assim somos transgressores (2:11). Amados irmãos, fujamos
de tais pecados sabendo que seremos julgados por DEUS a esse respeito, pelo
tempo que vivermos nesta terra. E, se
invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada
um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, - I Pedro 1:17. Porque
pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo
além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que
Deus repartiu a cada um. – Romanos 12:3.
SOMOS UM EM CRISTO!
É comum que alguém pense que,
em relação a DEUS, estamos em um tipo de competição uns com os outros. Assim,
imaginam que alguns pretendem estar mais próximo d’ELE que outros por meio de
liturgias externas. Evidentemente isso causa certos constrangimentos que levam
ás indagações do tipo: “Você pensa que é melhor do que eu?”. Um sentimento
corrupto suscita a reivindicação de favoritismo. Seja entre salvos e não
salvos, ou mesmo entre os próprios salvos na comunhão da igreja local, esta
forma de pensar está errada, é antibíblica! Sendo a Verdade, por ser a Palavra
de DEUS, a Bíblia nos diz que TODOS os homens estão na mesma condição quando
separados de DEUS (Rom. 3.10-12, 20, 23). E se sabemos que nenhum de nós teria
condições pessoais de nos aproximarmos de DEUS por esforço próprio, pois DEUS é
um DEUS Perfeito, Santo e que não pode conviver com o pecado, sabemos que TODOS
os salvos ocupam a mesma posição, todos se tornam um em Cristo (Rom. 12.5, I
Cor. 1.10, Gál. 3.28, Ef. 3.6). Por isso TODOS os pecadores não salvos carecem que DEUS se
compadeça d’eles e lhes derrame Graça e Misericórdia, pois não há ninguém que
possa conquistar ou merecer o favor de DEUS. Por isso, TODOS os pecadores salvos e batizados devem sempre lembrar
que são membros de um mesmo corpo (a Igreja Local), pois já estão em Cristo. Nisto
não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque
todos vós sois um em Cristo Jesus. - Gálatas 3:28
- Pr. Miguel Ângelo L. Maciel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.