A DIFERENÇA ENTRE ALMA E
ESPÍRITO
por David Cloud
O
texto que se segue é parte do Dicionário
Bíblico do Crente (BELIEVER'S BIBLE DICTIONARY).
Este volume, produto de quarenta anos de estudos, é baseado na Bíblia King
James e é escrito de uma perspectiva Dispensacionalista, Batista. Os estudos
são completos, práticos, devocionais, e projetados para serem usados por
pregadores, professores e para os pais cuja educação formal dos filhos é feita
no lar (homeschoolers).
A palavra alma tem vários significados nas Escrituras (cada palavra da Bíblia deve
ser definida pelo seu contexto). Às vezes, a alma se refere à vida
biológica em geral. Neste sentido, a alma palavra hebraica traduzida (nephesh) é usada [também] para animais (Gên. 1: 20-24).
Mas os animais nunca são definidos como
possuindo uma alma, como o homem tem uma alma. Às vezes alma refere-se a
todo o homem (Gênesis 2:7; Lev.17:12). Muitas vezes, porém, refere-se à
parte imaterial do homem que existe para além da morte.
A
ALMA É A PARTE IMATERIAL DO HOMEM QUE EXISTE APÓS A MORTE.
Exemplos no Velho
Testamento da alma como uma parte imaterial do homem são vistos em Gen. 35:18 e
em I Reis 17:21-22:
·
Em Ge. 35:18, a alma de Raquel partiu
quando ela morreu.
·
Em 1 Reis. 17: 21-22, a alma do menino
partiu quando ele morreu e voltou quando ele foi ressuscitado dentre os mortos.
No Novo Testamento, a palavra “alma” é
também usada para descrever uma parte espiritual do homem, distinta do seu
corpo (Mt. 10:28; 1 Ts 5:23; Re. 6: 9.).
AS
CARACTERÍSTICAS DA ALMA.
A alma:
·
pensa (Gênesis 49:6);
·
ela pode pecar (Le. 4:2);
·
ela pode amar a Deus e guardar os seus
mandamentos (Deut. 6:5; 10:12; 11:13);
·
ela pode meditar sobre as Palavras de Deus
(Deut. 11:18.); ela pode amar um amigo (1 Sm. 18: 1-3);
·
ela pode confiar em Deus (Sl. 57: 1; 63:
1);
·
ela pode ser castigada com jejum (Sl.
69:10).
A alma esta particularmente associada
com sentimentos e desejos do homem. A alma pode estar com fome (Is 29:8);
[Nota: Embora na ACF
apareça “e a sua alma tem sede”, na King James Bible de 1611 a frase foi
traduzida “and his soul hath apetite”, que atende melhor à palavra
hebraica “shaqaq”, que tem sentido de “ter apetite, ter fome”.]
Pode experimentar:
·
o amor romântico e a amizade (Gên. 34:3; 1
Sa. 18:1-3);
·
pode ser desencorajada por causa da
dificuldade (Nu 21:4.).
A alma pode se:
·
“angustiar” (Gen. 42:21);
·
“secar” (Nu 11:6;
·
“afligir” (Juizes 10:16; Jó 30:25);
[Nota.: Na King James Bible de 1611, em ambos os casos deste item, as
palavras hebraicas “qatsar” (Juízes 10:16) e “agam” (Jó 30:25) foram traduzidas para “grieved”
– afligir,
sofrer. Diferentemente de “tsarah” (Gênesis 42:21), do
ponto anterior, que foi traduzida para “anguish” - angústia.]
·
“abatida”
(Ps. 43:5).
A alma pode:
·
“cobiçar” (Deut. 12:15)
[Nota.: Na King James Bible de 1611, a frase foi traduzida “thy
soul lusteth after”, onde apresenta a palavra hebraica “'avvah” no
sentido de cobiçar, num nível de luxúria.]
·
“desejar”
(Deut.12:20);
·
e ter “sede de Deus” (Sal. 42:2).
QUAL
É A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO?
A “alma” é usada em
estreita associação com o “espírito”. Jó estava angustiado em espírito e alma
(Jó 7:11)
[Nota.: As palavras
hebraicas usadas são “ruwach” – espírito, e “nephesh”,
indicando que mesmo aqui no Velho Testamento já há uma distinção clara entre os
dois].
Assim, embora em alguns casos a “alma”
possa ser usada como um sinônimo para o “espírito”, contudo o NT faz uma distinção
clara entre os dois. O Novo Testamento afirma que o homem tem tanto uma
alma quanto um espírito (1 Tess. 5:23), e que a alma pode ser dividida a partir
do espírito (Ele. 4:12). Esta distinção é apresentada em Hebreus 4:12, onde o
espírito pode ser concebido como estando “dentro” da alma, assim como a medula
está dentro das articulações ou dos ossos. A alma é a “parte externa” do
homem interior, imaterial.
[Nota: Os dicotomistas, que
defendem que “alma” e “espírito” são sinônimos e representam ambos uma única
parte do homem, precisam invalidar diretamente as afirmações de separação e de
diferença existente e explícitas nas passagens do Novo Testamento,
principalmente em I Tess. 5:23 e Hebreus 4:12, dando-lhes um outro sentido que
não o literal. Quem se rebela a ponto de buscar invalidar um único versículo da
Bíblia, se torna culpado de tentar invalidá-la
por inteiro!].
Como vimos, a alma é a parte do homem
que se relaciona com o mundo. Ele cobiça, tem fome, amores, alegrias, medos,
tristezas. É emocional e é afetada pelo ambiente e, portanto, instável. O
espírito do homem também é afetado pelas emoções (2 Cor. 2:13), mas o
espírito do homem é a parte mais profunda do homem; isso é o que
comunga com Deus. O espírito é o lugar onde o Senhor habita no crente e onde
Ele comunga conosco (Romanos 8:16;. 1 Cor. 6:17; 2 Tim. 4:22). É com o espírito
que buscamos a Deus (Is. 26: 9). É pelo espírito que nós esquadrinhamos o
coração (Sal. 77:6). O espírito é a lâmpada do Senhor que procura todas as
partes internas, o que incluiria o coração e a alma (Pr. 20:27). O espírito é a
fonte do ser do homem.
“Podemos
usar a ilustração de três círculos concêntricos: O círculo externo refere-se ao
nosso corpo. Nosso corpo é a nossa parte exterior que contém os nossos cinco
sentidos com os quais contatam todas as coisas da esfera física e material. O
círculo do meio refere-se à nossa alma. Nossa alma é a nossa parte interna
contendo a nossa mente, emoção e vontade com que entramos em contato com todas
as coisas do reino psicológico. O círculo interno se refere ao nosso espírito.
Nosso espírito é a nossa parte mais íntima com a qual entramos em contato com
Deus e comprovam todas as coisas do reino espiritual.” (Tom
Smith, Qual é a diferença entre a alma e
o espírito do homem? - em
holdingtotruth.com).
Há duas importantes aplicações para este
ensinamento:
Em primeiro lugar, Deus quer que o homem
ande no espírito de tal forma que o espírito desse homem, em rendição ao
Espírito de Deus, controle sua alma e seu corpo. O coração e a alma afetam o
espírito (Prov. 15:13), mas o espírito deve controlar o coração e a alma. (Veja
Sal. 42:5; Prov. 23:19). Considere o exemplo do louvor de Maria (Luc. 1:46-47.).
Pode-se dizer que o espírito de alegria em Maria moveu sua alma a louvar a
Deus. “Maria viveu e atuou em seu espírito, que dirigiu sua alma” (Qual
é a diferença entre a Alma e do Espírito? - Bíblias para a América, 02
de fevereiro de 2014).
Em segundo lugar, a Palavra de Deus
pode cortar o ser do homem, por meio da turbulência da alma, para trazer a paz
pela Sua presença no espírito (2 Ti. 4:22).
PARECE
TAMBÉM QUE A ALMA E O ESPÍRITO APONTAM PARA UMA DIFERENÇA IMPORTANTE ENTRE O
CORPO NATURAL E O CORPO DA RESSURREIÇÃO.
O corpo natural é em grande parte da
alma, enquanto o corpo da ressurreição é espiritual (1 Cor. 15:45). Isto
significa que o corpo da ressurreição é totalmente orientado para o espírito.
O corpo natural tem um espírito dentro
da alma, mas o espírito é muitas vezes esmagado por e controlado pela alma.
O corpo da ressurreição será orientado
de uma forma completamente diferente, de modo a ser completamente dominado pelo
reino espiritual.
Tradução e adaptação de texto divulgado pelo The Way of Life Literature em 21 de Outubro de 2015. As
“Notas” em vermelho são observações minhas, pessoais, durante o estudo e
tradução do texto.
Pr. Miguel Ângelo
L Maciel
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