O “Lado Cego”
do Dr. Frank Garlock
Traduzido de “Dr. Garlock Misses
an Important Point”, por David Cloud.
Publicado pelo Way of Life
Literature em 10 de Novembro de 2015.
A questão da música é um
enorme problema em Igrejas que creem na Bíblia, e eu pretendo continuar a falar
sobre isso enquanto o Senhor permitir. O Senhor me deu bases antecedentes únicas para julgar esta
questão, não apenas como um ex-roqueiro, mas também como um músico, pregador,
missionário, pai, avô, e pesquisador.
Eu percebo que muitos pregadores Batistas Independentes
fecharam seus ouvidos para qualquer
coisa que eu tenha a dizer, mas isso lhes pertence, e o Senhor terá a palavra
final sobre aquilo que é sábio de sua parte.
Agradeço ao Senhor que muitos milhares de pessoas
do Senhor ainda estão ouvindo, e eu ouço de centenas delas, cada ano, aquilo que
me concede vontade de manter soando a trombeta que vai de encontro à tendência contemporânea.
Quanto a Dr. Frank Garlock, tema deste artigo, eu
agradeço a Deus por ele. Em agosto de 2003, eu publiquei “A Salute to Frank Garlock”
(Uma Saudação a Frank Garlock), para enfatizar este ponto. Até onde eu sei,
eu li tudo o que ele escreveu e assisti a cada vídeo que ele produziu. Eu não o
conheci pessoalmente, mas eu o amo em
Cristo. Deus o tem usado de uma grande forma a fim de ajudar as igrejas que creem
na Bíblia a entenderem a diferença entre música sacra e música sensual.
Por décadas, eu concedi publicidade gratuita ao Majesty
Music
[1],
incluindo-o na nossa lista de recursos de música recomendadas. Muitos anos
atrás concederam, à minha filha mais velha, permissão para incluir um par de
seus hinos no hinário em Nepali, que publicamos e utilizamos em nossas igrejas.
E logo na noite seguinte à permissão,
em nossa reunião de oração, eu fui abençoado pela canção de Ron Hamilton
“Eis-me aqui, Senhor”[2], que
foi cantada em Nepalês.
Dr. Garlock ensinou algo que está, obviamente, bem perto do coração de Deus,
considerando-se sua ênfase nas Escrituras, e aquilo que o povo de Deus deve
aprender a fazer: “diferenciar entre o santo e o profano” (Ezequiel 44:23).
Este é um princípio bíblico fundamental, no que diz respeito à música cristã e a
todos os outros aspectos da vida cristã e do ministério cristão.
No entanto, qualquer um pode ter um lado cego. Na verdade, eu não duvido que
todos nós temos os nossos lados cegos,
haja visto que nós “temos este tesouro em vasos de barro”. E é por isso que “as
repreensões da correção”[3] são
tão importantes.
A
atual defesa do Dr. Garlock de que se
pode fazer “uso cuidadoso” de “hinos modernos” de homens como Keith Getty e
Stuart Townend é um lado cego muito perigoso, que tem o potencial para
desfazer, em uma geração, o bem que ele fez através de uma vida de trabalho divinal.
Em um parágrafo do recente livro de sua filha Why I
Don't Listen to Contemporary Christian Music (Porque Eu Não Ouço Música
Cristã Contemporânea - Gospel), Dr.
Garlock dá uma justificativa pública para a inclusão destas e de outras músicas
de tais homens no Rejoice Hymns[4].
_______________________
A citação a seguir foi extraída de “Póslúdio” de
Frank Garlock para o livro Why I Don't Listen to Contemporary Christian
Music (Porque Eu Não Ouço Música Cristã Contemporânea - Gospel), por Shelly Hamilton, Majestic Music. 2013, pp 95-96:
“Em Rejoice
Hymns, incluímos algumas músicas que nós não incluímos em Majestic
Hymns. Por exemplo, algumas dessas canções não tinham sido escritas
há 14 anos atrás, quando eu produzi Majestic Hymns. Houve certa
preocupação em relação ao nosso hinário Rejoice Hymns porque ele incorpora a música
de dois ministérios, em particular: Sovereign Grace Music (SGM),
liderados por Bob Kauflin; e a música de Keith e Kristyn Getty e Stuart Townend
(GTM). Nós não questionamos os motivos ou o compromisso espiritual desses
ministérios. Muitos dos textos, especialmente os de Getty e Townend, são
biblicamente ricos. Townend afirma:
‘É tão
importante que nossas vidas sejam construídas não em nossos sentimentos ou
circunstâncias, mas sobre a Palavra de Deus, e as canções podem realmente
ajudar-nos a meditar, e reter, a verdade. A maioria da minha vida tem sido
gasta fazendo melodias para tornar as verdades menos fáceis de serem esquecidas’.
“O
maior dilema não está na correção bíblica das letras da SGM e nos escritos da
GTM, mas na música. O professor de música Douglas Bachorik, do Bob
Jones Memorial Bible College (Bílico Memorial Bob Jones) e o Rev. Ryan
Weberg, pastor da Igreja Bíblica Valley View, na Pensilvânia, escreveram An
Exploration of the Music of Sovereign Grace Ministries and Getty-Townend (Uma
Exploração da Música dos Ministérios Sovereign
Grace e Getty-Townend). Eles afirmam:
‘Nós
achamos que SGM tende para um uso pesado de repetição, melodicamente,
ritmicamente, e às vezes textualmente, na versão impressa, e mais ainda nas
performances. Isso se encaixa bem com as raízes carismáticas dela (SGM) de sua
teologia adoração. ... Teologicamente, SGM descreve-se como evangélico,
reformado, e carismático. SGM ... parece se contentar em trabalhar exclusivamente
em vários estilos de rock .’
“Por
outro lado, ‘a GTM tem uma ênfase sobre Doutrina cristã acima da experiência Cristã.”
Muito do GTM é escrito num estilo conservador, que tem sido descrito como ‘hinos
modernos’. Muitos cristãos conservadores pensam que a GTM se encaixa melhor em
suas igrejas que SGM devido à diferença de estilo de escrita.
“Depois
de considerar os fatores acima, há uma série de canções GTM e algumas músicas
SGM que se encaixam em um estilo de música tradicional escrita e também têm
textos bíblicos fortes. Todas as canções do GTM da SGM que estão incluídas no Rejoice
Hymns são naturalmente
conservadoras em estilo e são fortes tanto melodicamente e textualmente.”
A citação acima foi extraída de “Póslúdio” de Frank
Garlock para o livro Why I Don't Listen to Contemporary Christian
Music (Porque Eu Não Ouço Música Cristã Contemporânea - Gospel), por Shelly Hamilton, Majestic Music. 2013, pp 95-96:
_______________________
Enquanto o Dr. Garlock faz muito boas afirmações em
seu longo “Póslúdio” para o livro de Shelly Hamilton, que não incluímos aqui,
tais como avisos sobre o mundanismo nas igrejas e a tendência de se deixar de usar
hinários[5], DOIS FATOS ESSENCIAIS SÃO GRITANTES EM SUA
OMISSÃO.
Em primeiro
lugar, na prática, Getty / Townend representam a “igreja mundial”.
Em
segundo lugar, fazer uso de seu material é construir pontes para o mundo
extremamente perigoso que eles representam. “Fundamentalistas” que constroem
estas pontes acabarão por trazer a corrupção daquele mundo para dentro de suas igrejas. Isto vem
acontecendo há duas décadas, e o ritmo das mudanças estão aumentando diante de
nossos olhos.
Nesta era da Internet, é impossível a utilização de
materiais de músicos contemporâneos sem que pontes sejam construídas para que os
membros de nossas igrejas as estejam inevitavelmente cruzando, particularmente os
jovens. Eles estão indo para o Google de “Getty / Townend”, e muitos deles serão
influenciados por eles, e alguns serão influenciados muito profundamente.
Como
eu disse, eu nunca soube de uma igreja batista tornando-se luterana, cantando
hinos de Lutero ou mesmo tornar-se Católica Romana por cantar um ou dois hinos
antigos escritos por católicos (apesar de eu não recomendar este último), mas
eu tenho conhecido dezenas de igrejas que se tornaram contemporâneas por andarem
de mãos dadas com música contemporânea[6], EMBORA ESTE CAMINHO INVARIAVELMENTE COMEÇA
DE UMA MANEIRA “ÍNFIMA” E “SUTIL”.
Dr. Garlock enfatiza que, das 70 músicas do Rejoice
Hymns, apenas oito são da
SGM (Sovereign Grace) e de GTM (Getty
/ Townend).
É verdade, mas onde as coisas vão estar daqui a
cinco anos? Dez anos? Vinte anos?
Dr. Garlock está justificando o cruzamento de um
limiar importante, e será impossível voltar ao ponto onde o erro tenha sido
reconhecido (se é que tenha sido).
Em seu “Poslúdio”, Dr. Garlock reconhece que
estamos vivendo em uma época de mudanças rápidas. Ele diz:
“Era
mais fácil tomar decisões sobre quais hinos incluir 15 anos atrás, porque as
linhas haviam sido desenhadas de uma forma mais definitiva do que são atualmente”.
Ele admite que “o consenso entre os conservadores também foi muito mais clara”.
Sendo esse o caso, por que deixar a Getty /
Townends meter seu bedelho em nossas
tendas? É realmente tempo para se brincar com essas coisas? Muitos homens de
Deus tem visto Getty / Townend como perigoso. Por que avançar os limites?
Dr. Garlock diz:
“Alguns
cristãos têm-nos dito que eles só usam a música dos ministérios com os quais eles
concordam totalmente”.
Eu não sei quem diz isso. Eu certamente não disse
isso. Eu duvido que esse padrão seja até
mesmo possível.
O que eu digo é que é aconselhável evitar a multidão
contemporânea - gospel, incluindo os Gettys, porque representam um mundo muito
perigoso.
Quem são Getty / Townend? Eles são realmente “conservadores”?
Eles realmente amam a sã doutrina?
As Declarações Conservadoras sãs, feitas por esses
homens, devem ser interpretadas no contexto de suas vidas, ministérios e
associações. É um caso em que “o que você faz fala mais alto do que o que você
diz”. Em décadas de pesquisa sobre o movimento ecumênico, muitas vezes tenho assistido
a conferências com credenciais de imprensa e tenho pensado comigo mesmo: “Este
homem parece biblicamente são; por que então ele consegue permanecer de mãos
dadas com os católicos romanos, com os liberais e com os carismáticos, apoiar
as heresias que eles apoiam por suas associações não bíblicas?” Eu não posso
responder quanto aos seus motivos. Eu
só sei que mesmo um homem sincero pode estar muito errado, e eu sei que o
ecumenismo é errado de acordo com a Palavra de Deus. E não é uma questão de
luz; é uma parte importante de como a “igreja mundial” está sendo construída.
Considere a seguinte declaração onde o Dr. Garlock
cita Stuart Townend:
“É tão
importante que nossas vidas sejam construídas não em nossos sentimentos ou
circunstâncias, mas sobre a Palavra de Deus, e as canções podem realmente
ajudar-nos a meditar sobre e reter verdade.” (?)
A maioria dos “fundamentalistas” que leem estas
palavras, concluem que Townend se opõe ao misticismo carismático e é devotado à
verdade da Palavra de Deus. Mas se isso é verdade, por que ele é membro de uma
igreja carismática que apoia as “manifestações extraordinárias do Espírito”? E
como ele pode apoiar o programa Alpha que une carismáticos, igrejas Batistas,
Protestantes e Católicas Romanas?
Como aquele pioneiro ecumênico Billy Graham, Stuart
Townend é o “Sr. Duas Caras”. Ele fala com entusiasmo sobre a verdade, às vezes,
mesmo enquanto permanece de mãos dadas com a “igreja mais ampla”, em todas as suas
facetas e heresias e apostasias não bíblicas do fim dos tempos.
Na verdade, Townend é muito radical em seu
pensamento doutrinal e parece estar apaixonada por um falso cristo.
Quando questionado, “O que Jesus cantaria?”,
Townend respondeu:
“Eu
acho que ele estaria fazendo thrash
metal ou hip hop ou algo do qual não poderíamos dizer: ‘Ele não pode fazer
isso!’. Porque eu acho que ele desafiaria as nossas percepções confortáveis. Eu
não sei o que ele iria cantar ou que canções Ele iria cantar, mas eu acredito
que ele iria fazê-lo de uma forma que seria surpreendente e, provavelmente, nos
chocaria”. (“What Would
Jesus Sing?” - “O Que Jesus Cantaria?”, a partir de uma entrevista concedida
por Stuart Townen à Série de TV Principles
of Praise - Princípios Louvor, 2011, www.youtube.com/watch?v=OCW0oAAna7c).
Será que isto soa como a afirmação de um homem com
o qual os cristãos que creem na Bíblia devem estar associando-se? Seria o Jesus
thrash metal, hip-hop, “que nos
chocaria” de Townend o Jesus que conhecemos e servimos?
Dr. Garlock, este é o Jesus que você quer
apresentar a seus netos e bisnetos e aos jovens nas igrejas que você tem
tentado influenciar de maneira piedosa?
Quanto ao Gettys, enquanto a sua declaração
doutrinária pode ser conservadora, as suas associações são tão radicalmente pró “igreja mundial” quanto sãos as associações de Michael W. Smith, ou
Darlene Zschech, ou qualquer outro artista contemporâneo - gospel.
Se os Gettys amam verdadeiramente Palavra e a sã Doutrina
de Deus, por que eles (e Townend) deram as mãos em julho de 2012, com o
Católico Romano Matt Maher no programa Newsong
Cafe em WorshipTogether.com? O
programa promoveu a unidade perfeitamente ecumênica, entre Maher / Townend /
Getty, num só espírito através da música. Nesses ambientes ecumênicos, nos
quais Getty / Townend estão confortáveis, as diferenças doutrinárias
verdadeiramente fundamentais são tão sem sentido que elas não são nem sequer mencionadas. Abominações espirituais
tais como o papado, a missa, o batismo infantil, a regeneração batismal, e a veneração
de Maria foram ignoradas. Judas 3 é desprezado e Romanos 16:17 desobedecido em
prol da criação da unidade através da música cristã contemporânea - gospel.
Na verdade os Gettys não são nem mesmo conservadores em sua postura musical. Seu site noz diz que
“fundir a música de sua herança irlandesa com os
sons de Nashville, são seu recém-adotado lar”. Não há nada
conservador ou espiritual nesse sincretismo, pois Nashville representa o
coração e a alma da música mundana atual e os Gettys estão confortáveis com
isso.
Enquanto os “hinos modernos” dos Getty são bastante
conservadores no ritmo, os Gettys não se opõem ao rock & roll. Eles se balançam muito pelo rock pesado em alguns lugares. E enquanto eles não escrevem
canções de adoração rock pesado, eles
não falam contra isso, tampouco. Na verdade, Keith Getty disse recentemente que
ele está feliz com as interpretações agitadas
e dançantes de sua música por artistas tais como Newsboys, Ricky Skaggs, Owl City, Alison Krauss, e Natalie Grant,
porque “é uma honra” para ele que músicos populares
modernos as gravem, e “também é interessante ouvir estas interpretações,
pois elas são úteis, ajudando as músicas serem e mais tocadas”. (‘The Gettys Exclusive: Famed Hymn Writers
Talk Irish Christmas Tour’ - Exclusiva Com os Gettys: Famosos Escritores de
Hinos Falam na Tur Irlandesa de Natal, Christian
Post, 02 de dezembro , 2014).
Independentemente de quão sincero Getty / Townend possam ser, e independentemente da forma
“conservadora” com que possam parecer, em contraste com alguns dos outros
músicos cristãos contemporâneos, e independentemente de quão fervorosamente
eles falem sobre “a verdade”, eles não são amigos de uma postura de Fé Bíblica.
Getty-Townend representam o mundo extremamente
perigoso da música de adoração contemporânea, tão certo quanto o representam Michael W. Smith, ou Graham Kendrick, ou
Darlene Zschech. Eles são um em espírito.
Qualquer
ponte que igrejas crentes na Bíblia construam para Getty / Townend é uma ponte
para além de Getty / Townend, para hereges como C. S. Lewis, para os mundanos, tais
como Bono Vox, para a Igreja Católica
Romana, para o movimento carismático, para o mundo do rock secular, até mesmo
para os emergentes e adeptos da Nova Era como Leonard Sweet, e para todos os elementos
de uma igreja-mundial do fim dos tempos.
Traduzido
do texto “Dr. Garlock Misses an Important
Point”, por David Cloud, publicado pelo Way
of Life Literature em 10 de Novembro de 2015.
Tradução:
Pr Miguel Ângelo L. Maciel. Revisão 00. Novembro 2015.
[1] No Brasil suas músicas são
predominantes no Hinário Voz de Melodia.
[3] Provérbios 6:23.
[5] No Brasil, uma
das primeiras características de uma igreja renovada e pentecostalizada, ou em
processo de renovação carismática, é que ela passa a ter certa “aversão” pelo
Cantor Cristão, se este permanece dentro dos padrões de santidade da música
conforme a Bíblia nos ensina.
[6] Podemos afirmar
que, no Brasil, também nunca vimos uma igreja Batista Fundamentalista se tornar
renovada, pentecostal ou liberal por fazer uso apenas e exclusivamente do
Cantor Cristão, desde que se permaneça nos moldes sacros das músicas ali
contidas, mesmo que discordando doutrinariamente de algumas afirmações de
alguns hinos. O mesmo não se pode afirmar quando igrejas locais passam a fazer
uso de músicas mais “modernas” e a mocidade cruza a linha desta modernidade,
sendo levada a desejar “um pouco mais” da música gospel ritmada.
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