sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Falando o Evangelho a católico. A simplicidade e certitude da salvação. Hélio

 

Falando o Evangelho a católico. A simplicidade e certitude da salvação

 Hélio de Menezes Silva

Caríssimo casal Ál____ e Sa____: 

1) Fui criado em muito intenso e rigoroso catolicismo romano.

Faziam-me
- Ir à missa todos os domingos e dias santos católicos;
- Participar ativamente das novenas (nove dias de orações repetitivas) lá em casa ou noutra casa da rua;
- Ter diárias devoções diante das imagens lá de casa;
- Semanalmente repetir a leitura de um de dezenas de livrinhos ou histórias em quadrinhos de biografia de "santos" do catolicismo (Francisco de Assis, Verônica, etc.) lá de casa;
- Estudei por semanas o catecismo católico e o memorizei e fui aprovado e fiz a primeira comunhão, e, daí em diante, me confessava e tomava a comunhão quase que todos os meses;
- Participava ativamente de praticamente todas as procissões católicas;
- A cada noite, antes de dormir, eu fazia rezas (repetitivas) aos santos, a Maria e a alguns anjos;
- Eu era particularmente devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, semanalmente íamos (tinha que ir à pé, não de ônibus nem de carro) à igreja dela;
- Antes dos 12 anos, na escola, eu tinha aulas semanais da religião católica, dadas por algum padre ou diácono da igreja católica, e eu era um do alunos mais interessados. Isso incluiu uma campanha contínua contra o modo como os crentes creem na Bíblia como suprema, e campanha contínua a favor de se seguir as tradições inventadas pelos papas de toda a História. 

2) Aos meus 12 anos: desilusões e revolta contra a igreja católica e o Deus dela

a) Desilusões com graves pecados da maior parte dos padres que eu (ou algum meu parente

confiável) conhecíamos na cidade. Por exemplo, grande desilusão com
- o relato de um menino do bairro de ter sido assediado por um professor- sacerdote em um internato, depois, tentativa de estupro por alunos mais velhos e a mando do professor- sacerdote, tendo que fugir;
- relato da esposa de um meu tio, ela revelou que várias vezes que G., seu parente, padre, se gabava a ela de que metade dos meninos sem pais declarados, de uma zona rural, eram filhos dele;
- e evidências muito suspeitas moralmente, e que eu, com meus próprios olhos, via na maioria dos sacerdotes católicos mais próximos.

b) enfeitiçadores ensino evolucionista- comunista- ateísta no colégio, e por um meu tio muito achegado, membro do Partido Comunista e ateu extremado e militante

c) a extrema complexidade e complicação da ideia de salvação, no Catolicismo (parecendo impossível alguma pessoa jamais ter certeza de que iria diretamente ao céu, ao morrer) impressionou-me muito, pois um padre (S., talvez com mais de 80 ou mesmo 90 anos, que eu havia considerado ser o único sacerdote sincero que eu tinha conhecido, amigo da família), uma vez, em conversa, demonstrou pavor em relação seu destino eterno. No catolicismo clássico, ninguém tinha acesso (direto) a Deus, os leigos eram menos que nada, tinham que depender do clero para entender mesmo as coisas mais simples da Bíblia, ela era mal vista e considerada perigo mortal, e tinha-se que depender de intermediários (o padre, e os santos, e Maria, e Jesus, para se pedir ou perguntar algo a Deus, e a resposta também tinha que passar por todos esses intermediários)

d) por tudo isso, ao invés de rejeitar somente os erros da minha religião Católica, revoltei-me também contra o Deus por ela ensinado e tornei-me ateu militante, atrevido, agressivo, começando até a escrever um livrinho atacando a crença em todo deus.

 

3) Aos meus 15 anos, chorei reconhendo a existência e caracter de Deus

e orei, intensamente suplicando que

(uma vez que Deus e o acesso a Ele não podiam ser aqueles tão horrivelmente complicados- contraditórios- inacessíveis que me ensinaram no Catolicismo cheio de absurdos, de pecados e hipocrisia)

então, algum dia, Deus me enviasse um Seu servo que me ensinasse e provasse qual é o verdadeiro e único Deus eterno e todo poderoso, e como eu poderia ir a Ele de toda certeza.

 

4) Em 1971, minha esposa quase morria a cada dia de uma gravidez de alto risco. Nosso amado filho morreu depois de os médicos dizerem que estava perfeito.

O primeiro enterro a que fui em minha vida foi o do meu amado filho! Novamente, ao levar o caixãozinho, chorei muito e orei que Deus me enviasse um Seu servo que me ensinasse e provasse qual é o verdadeiro e único Deus eterno e todo poderoso, e como eu poderia ir a Ele de toda certeza.

 

4) Em 1972, minha esposa quase se submete a uma cirurgia a ser feita por demônios.

Mas, um dia antes, pela 1ª vez na vida, lemos a Bíblia, horas e horas, e achamos versos tais como Dt 18:9–12; Is 8:19
Dt 18:9-12  9 Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. 10 Entre ti não se achará quem faça passar através do fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador por adivinhação, nem adivinhador- por- sinais- ou- nuvens, nem praticante- de- encantamentos- e- observador- de- agouros, nem feiticeiro; 11 Nem unidor de encantamentos, nem quem consulte a um espírito familiar, nem prognosticador- feiticeiro, nem quem consulte os mortos; 12 Pois todo aquele que faz tais coisas abominação [é] ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.

Is 8:19 Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os prognosticadores- feiticeiros, que dão fracos- e- agudos- pios e murmuram- entre- dentes: [Porventura] não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos [consultar-se-á] aos mortos?


E Valdenira desistiu da cirurgia por demônios e exclamou "Se para eu sobreviver preciso desobedecer a Deus, prefiro morrer sem ofendê-lO nisso, e oro a Deus por perdão, e que eu não morra na temida cirurgia por médicos que farei.".

 

5) Em 1974, Deus nos enviou um Seu servo que nos falou o simplíssimo, puro, maravilhoso Evangelho, e fomos salvos

Eu conheci um crente, Carlos Smith, que me falou de Cristo em um posto de gasolina, fiquei com raiva dele e o desafiei para ir à casa dele e provar que a Bíblia era falsa, e ele um mentiroso e enganador, e ele ficou calmo e afável, e disse que nos receberia em sua casa com amor, não para brigar, mas para procurar nos ajudar a tirar nossas dúvidas. Comprei um caderno e comecei a ler a Bíblias horas e horas por dia, procurando os milhares de erros que meus professores ateus diziam que ela tinha, mas não encontrei nenhum nela e somente descobri muitíssimos em mim, e a cada dia me maravilhava e extasiava com ela, mas não queria dar o braço a torcer, e Valdenira e eu passamos horas na casa de Carlos, durante 26 sábados, eu fiz todas as objeções imagináveis, e ele sempre relevou minhas agressividades e, muito calmo, primeiro de tudo me pedia para eu mesmo ler em voz alta 1 ou 2 versos da Bíblia que respondiam minhas objeções, depois os ler mais uma vez, em voz audível, isso ia amolecendo meu coração por dentro mas eu escondia isso de todos. Somente no Evangelho de João contei e marquei 43 vezes onde, que maravilha de amor e de simplicidade, Deus prometia vida eterna (portanto, incapaz de ser perdida, mesmo com minhas fraquezas) se eu simplesmente cresse nEle de todo coração! Que maravilha. Que simplicidade! Que maravilhosa certeza infalível de salvação, sem as inalcançáveis regras e senões de todas as denominações religiosas. Versos como João 3:15-18,36; 1João 5:12; Apocalipse 22:17.

    Jo 3:15-18  15 Para que todo aquele [que está] CRENDO para dentro dEle não se faça perecer, mas tenha [a] vida ETERNA.
16
Porque de tal maneira amou Deus ao mundo que ao Seu Filho, o [Seu] unigênito , deu, a fim de que todo aquele [que está] CRENDO  para dentro dEle não se faça perecer,
mas tenha
[a] vida ETERNA.  
17
Porque Deus não enviou o Seu Filho para dentro do mundo a fim de que condene o mundo, mas a fim de ser o mundo salvo através dEle.
18
Aquele [que está] crendo  para dentro dEle não é condenado; aquele, porém, [que] não [está] crendo [para dentro dEle] já tem sido condenado, porquanto não tem crido para dentro de o nome de o unigênito Filho de Deus.  

    Jo 3:36 Aquele [que está] CRENDO  para dentro de o Filho tem a vida ETERNA;
mas aquele
[que] não [está] crendo- submetendo-se a o Filho não verá [a] vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele."  

    1Jo 5:12 Aquele [que está] tendo o Filho tem a vida,
[e] aquele [que] não [está] tendo o Filho de Deus, a vida não tem.  

    Ap 22:17 E o Espírito e a noiva dizem: 'VEM TU !'
E aquele
[que O está] ouvindo, que diga: 'VEM TU !'
E aquele
[que está] tendo sede, VENHA ELE;
e
[TODO] aquele [que está] querendo, RECEBA ELE A ÁGUA D[A] VIDA, de graça.  


Na tarde do sábado 27.7.1974, na copa-cozinha do nosso amigo Carlos, eu finalmente me rendi ao maravilhoso amor de Deus, o Palavra, o Verbo, o Cristo, e interrompi meu amigo e, com minha esposa, nos ajoelhamos e dissemos mais ou menos assim

"Ó, Senhor, Deus único e todo poderoso, o Deus da Bíblia Sagrada,
nós nos arrependemos profundamente dos nossos pecados, de Te termos ofendido;
e reconhecemos que não merecemos nada senão Teu justo castigo.
Mas nos extasiamos por Teu amor em teres dado por nós o Teu Filho, o único de corpo gerado por Ti,
e nos extasiamos também por Tua maravilhosa oferta de salvação eterna e incapaz de ser perdida, se tão somente crermos de todo coração e recebermos o Cristo como Tua palavra ensina.
Agora, de todo nossa mente, alma e espírito, gozosamente O recebemos como nosso Salvador pessoal, único e infalível, e como nosso doce Senhor, nosso Dono absoluto, o controlador único e total de nossas vidas.
Te entregamos todo nosso ser.
Recebe-nos e nos ajuda a aprendermos de Ti somente em Tua palavra, e nos ajuda a Te obedecer, e nos levanta quando cairmos."

 

Depois de termos orado assim, eu e Valdenira, cada um em suas próprias palavras, então uma paz e gozo indescritíveis tem reinado e crescido em nossos corações até hoje, 48 anos depois, e estamos certos de que assim continuará até nos unirmos ao nosso amado Senhor e Salvador, e para sempre, eternamente.
Maiores detalhes em

http://solascriptura-tt.org/ComoCristoMeSalvouCatolicoEspirita-Helio.htm

http://solascriptura-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/ComoCristoSalvouPecadoraEspirita-Valdenira.htm

Vídeo https://youtu.be/LyVdiCgzKkU

 

6) E agora, que fazer, estimadíssimos Al____ e Sa____? (Fazer agora mesmo, sem deixar para outro dia que talvez não tenhamos):

"Para ser salvo, a Bíblia claramente DIZ que você só tem que, com TODA a sinceridade de todo o seu espírito + alma + coração + mente:
-"
total e definitivamente  Arrepender-se Luc 13:3 (uma prova disto é que, SE e QUANTO ainda for possível, você quer fazer restituição de todas as consequências dos seus pecados);
- "
total e definitivamente  Ansiar inverter a direção da vida Mat 18:3;
- "
total e definitivamente  Crer, CONFIAR totalmente no Palavrao (Vivo e Escrito) (total e definitivamente crer real e integralmente em Cristo, crer tudo que a Bíblia ensina sobre Ele, crer só nEle, confiar totalmente nEle, recebe-Lo como seu único e total Senhor, Salvador, Deus) João 3:18; 5:24; Atos 16:30-31;
- "
total e definitivamente 
Receber com todo seu entendimento + alma + coração + forças João 1:12;
- "naturalmente, você vai total e definitivamente  Confessar publicamente Rom 10:9-10; Mat 10:32-33.

 

Valdenira e eu estaremos orando pela salvação e felicidade de vocês dois.

 

 

 

[Hélio de M.S. usou a Bíblia LTT (Literal, do Texto Tradicional)]

 

*************************

 

 

[Se você concordar de coração com que este presente escrito, e achar que ele poderá alertar/ instruir/ edificar, então, por favor, o compartilhe (sem apagar nome do autor, nem links abaixo) com todos seus mais achegados amigos crentes (inclusive pastores e professores), e que você tenha certeza de que não desgostarão de receber sua sugestão. Apraza a Deus que cada um que apreciar este escrito o encaminhe a pelo menos 5 crentes que ele saiba que não receberão isso com ódio.]

 

 

http://solascriptura-tt.org/ (Sola Scriptura TT - Guerreando Em Defesa Do Texto Tradicional (TT: o Textus Receptus, TR), E Da (Corpo De Doutrina De Toda A Bíblia))

 

 

 

Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo, na www.bvloja.com.br), BKJ-1611, ou ACF.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.