quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

 

Fundamentalistas Decaem Se Concentrarem Foco Na Política: 'Salve A América', de Carl McIntire. E 'Maioria Moral', de Jerry Falwell

David Cloud, missionário submersor independente.

https://www.wayoflife.org/reports/carl_mcintires_save_america_campaign.php

Somente vou traduzir manualmente os 2 parágrafos finais deste artigo. Abaixo disso, colocarei a tradução de todo o artigo, mas feita por Google, não me responsabilizo por eventuais erros. Hélio de Menezes Silva, fev. 2021


A única solução para os males da América [e do Brasil] é resolver o problema raiz. O câncer não é curado abordando os sintomas. A raiz dos males da América é a condição das IGREJAS [locais] da nação: não regeneração [muitos dos seus membros nunca foram realmente salvos], líderes desqualificados, líderes covardes, mundanismo, carnalidade, mornidão

[espiritual], a prioridade da tradição sobre a Palavra de Deus, pragmatismo [religioso, onde o que importa são os números e resultados aparentes, agradando ao homem, às custas de sacrificar pureza doutrinária], heresia e apostasia. A América não teme a Deus porque suas IGREJAS não pregam mais o temor de Deus.

 

A raiz do problema é resolvida fazendo exatamente o que Deus disse a Seu povo para fazer neste tempo presente, que é construir igrejas bíblicas como a coluna e base da verdade e se concentrar no aspecto central da igreja, que é o discipulado completo [sério e profundo, dos convertidos] e o agressivo evangelismo mundial. Este é o mandato que Cristo ressuscitado enfatizado pela repetição (Mt. 28: 18-20; Mr. 16:15-16 ; Lc. 24:44-48. ; Actos 1:8.) e que vemos os primeiros cristãos obedecendo em Atos e nas Epístolas. Instruir a respeito dos inimigos espirituais está incluído no mandato da igreja de pregar, ensinar e defender a fé. Os materiais publicados pelo ACCC que educaram e alertaram sobre o liberalismo, comunismo, socialismo, etc., foram úteis para as igrejas, mas ir além disso para formar alianças políticas de multidões mistas é uma transgressão da Palavra de Deus . A desobediência nunca tem a bênção de Deus e, portanto, não "funciona"..

********************* Segue-se todo artigo, traduzido por Google, com eventuais errinhos.

 

 

 

 

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O que se segue foi extraído do novo livro para setembro de 2020,  The History and Heritage of Fundamentalism and Fundamental Baptists -

 

 

Carl McIntire, janeiro de 1957

Carl McIntire (1906-2002) foi o primeiro fundamentalista a liderar uma grande campanha para “trazer a América de volta para Deus”.

McIntire foi um dos alunos que deixou o Princeton Theological Seminary em 1938 com J. Grecham Machen e outros para formar o Westminster Seminary e a Bible Presbyterian Church. Eles estavam se separando do liberalismo teológico.

Os pais de McIntire, Charles e Hettie, pretendiam ir para a China como missionários quando Charles se formasse em Princeton, mas, ao tempo em que eles estavam esperando para embarcar em São Francisco, Charles adoeceu e eles tiveram que cancelar o plano. Charles tornou-se pastor em Salt Lake City, em vez disso, e Hettie fez trabalho evangelístico entre os nativos americanos e mórmons. Quando Carl tinha seis anos, Charles teve um colapso mental e teve de ser hospitalizado. “ Suas persistentes dificuldades mentais levaram a uma série de episódios delirantes que o forçaram a buscar refúgio prolongado em um hospício” (Markku Ruotsila, Fighting Fundamentalist ). Eventualmente, os pais de Carl se divorciaram e sua mãe criou os filhos sozinha em Oklahoma. Ela memorizou o livro de Provérbios na faculdade e o ensinou a seus quatro filhos. Ela também os ensinou a orar com fé. Quando uma tia Lucy perdeu uma pedra valiosa de seu anel, eles fizeram uma reunião de oração familiar para solicitar sua recuperação. “Na manhã seguinte, o jovem Carl foi mandado ao quintal para torcer o pescoço de uma galinha para o jantar daquele dia - e lá estava, dentro daquela galinha que ele havia colhido ao acaso, a gema menor” (Ruotsila). Foi Hettie quem apresentou a seus filhos a teologia dispensacionalista, ensinando que ela aprendeu com o movimento de profecia bíblica que estava se espalhando por todo o país. Uma das influências foi a revista Our Hope , de Arno Gaebelein .

McIntire se casou com Fairy Davis, do Texas, e eles tiveram três filhos, um menino e duas meninas. “Desde o início o casamento deles foi uma parceria, pois ao que tudo indica ele tinha um grande respeito pelas opiniões da mulher que os outros descreviam como inteligente, prática e ordeira” ( Ruotsila).

Como pastor da Igreja Presbiteriana da Bíblia em Collingswood, Nova Jersey, McIntire era um presbiteriano calvinista tradicional que defendia a Confissão de Fé de Westminster, exceto por uma visão LITERAL da profecia. Ele freqüentemente pregava sistemática e exegeticamente por meio de livros. Ele incentivou seus membros a lerem a Bíblia anualmente. A igreja tinha uma Escola Dominical ativa e uma Escola Bíblica de Verão evangelística que funcionava quatro semanas a cada verão.

McIntire foi um cruzado que teve grande influência por meio do rádio e da página impressa. Em 1936, ele começou a publicar a revista semanal Christian Beacon [Focado Raio de Luz Cristão], que tinha uma circulação de 10.000 em 1940 e atingiu o pico de 650.000 na década de 1980. Em 1955, ele fundou a rede de transmissão por rádio, chamada de A Hora da Reforma no Século Vinte, que acabou por ser ouvida em mais de 600 estações nos Estados Unidos e em todo o mundo de ondas curtas. Em 1962, McIntire comprou o Admiral Hotel em Cape May, New Jersey, e estabeleceu a "Conferência Bíblica do Almirante Cristão" e o "Centro da Liberdade" . A editora Christian Beacon de McIntire “produziu uma enxurrada de panfletos, folhetos e boletins informativos amplamente distribuídos” (Ruotsila, Fighting Fundamentalist ). Em 1941, McIntire foi uma figura importante na fundação do AMERICAN COUNCIL OF CHRISTIAN CHURCHES (ACCC) “como uma alternativa conservadora ao liberal Conselho Federal (mais tarde, Nacional) de Igrejas (NCC).” “Formalmente, ele serviria como presidente do ACCC apenas até 1944, mas estava claro para todos os interessados ​​que o ACCC era sua preservação pessoal e que todas as decisões finais seriam tomadas por ele” (Ruotsila). Os membros da ACCC incluíam a União de Igrejas Batistas Regulares no Canadá liderada por TT Shields, a Associação Geral de Igrejas Batistas Regulares [dos USA] liderada por Robert Ketcham, Igrejas Metodistas Evangélicas (EMC), Igrejas Presbiterianas Bíblicas, as Igrejas Fundamentalistas Independentes da América (IFCA), as Igrejas do Evangelho Associado, a World Baptist Fellowship e a Conferência Cristã do Rio Tioga. O ACCC também foi apoiado por Bob Jones, Sr., Francis Schae ffer , Jerry Falwell, Tim LaHaye e muitos outros líderes fundamentalistas, tanto não denominacionais quanto batistas. O número total de membros constituintes era de cerca de 40.000, mas parece que os números foram inflados por vários esquemas por causa da filosofia mundana de que números representam força. Não contente em pregar o evangelho e ensinar a Bíblia e fiéis discípulos e pela fé, McIntire cada vez mais se fixou na ação política pertencentes a pró-americanismo e anti-comunismo . A geração de McIntire testemunhou grandes e perturbadoras mudanças na sociedade e no governo americanos. Na primeira metade do século 20, a nação estava virando de cabeça para baixo e os resquícios da influência bíblica estavam desaparecendo. O comunismo internacional estava em marcha e os comunistas estavam se infiltrando em sindicatos, universidades e governo. A Liga das Nações parecia ser a precursora de um governo mundial único. Começando com o New Deal do presidente Franklin D. Roosevelt na década de 1930, havia um movimento cada vez maior em direção ao socialismo. O poder do governo federal havia aumentado dramaticamente desde o fim da Guerra Civil em 1865, mas Roosevelt foi muito mais longe. Ele afirmou que os homens deveriam ter garantidas “quatro liberdades” pelo governo : liberdade de expressão, liberdade de culto, liberdade de necessidade e liberdade de medo. Assim, ele especificamente colocou o governo no papel de Deus na vida dos homens. Em The Rise of the Tyrant: Controlled Economy vs. Private Enterprise (1945), McIntire advertiu que um governo que tenta livrar os homens da necessidade e do medo é idólatra e terá “resultados trágicos e de longo alcance”. Ele alertou que “a América corre maior perigo de perder sua liberdade hoje do que em qualquer momento desde a Declaração da Independência”. Em 1917, WB Riley advertiu em The Menace of Modernism que a América estava em grande perigo por causa da teologia liberal que estava permeando as igrejas e escolas de teologia e as filosofias liberais como o darwinismo que permeavam as faculdades e universidades seculares. Ele profetizou que a infiltração da filosofia liberal no sistema educacional da América era "um ultraje" que destruiria a moralidade da América. A “educação progressiva” de John Dewey estava transformando as escolas públicas em estações de propaganda humanística. Dewey foi coautor do Manifesto Humanista , que promoveu o ateísmo, a evolução, a autodeterminação e o socialismo. Em 1924, William Jennings Bryan se inclinou para o evangelista Bob Jones Sênior em uma conferência bíblica e disse: “Se os intelectuais das universidades não pararem de ensinar evolução como um fato, vamos nos tornar uma nação de ateus” (Turner, Firmando-se de Pé, Sem Desculpas , p. 19). Desde a era do jazz dos anos 1920, poderosas forças sociais vinham transformando a nação: feminismo, direitos ao aborto, uso excessivo de álcool e drogas, delinquência juvenil, mães focadas em trabalhar fora de casa. A taxa de divórcio aumentou 2.000% entre a Guerra Civil e a Grande Depressão dos anos 1930, quando um em cada seis casamentos terminaram em divórcio (MacLean, Behind the Mask of Chivalry [Por trás da máscara de cavalheirismo). A era do jazz criou uma cultura jovem caracterizada pela rejeição da restrição dos pais, namoro, “mania do cinema”, “dança louca”, fumo, bebida, drogas, estilos de vestir indecentes, licencosidade moral, uma atitude arrogante. Os pregadores advertiram que "as meninas rejeitavam a feminilidade , os meninos agiam como maricas e suas diversões noturnas os levavam ao caminho mais seguro para o inferno". Na década de 1920, o pastor batista John Straton estava chamando as cidades americanas de Sodoma e Gomorra. Seus livros incluíam The Menace of Immorality in Church and State (192 0), The Scarlet Stain on the City (c. 1921) e Satan in the Dance Hall (c. 1925). Os títulos dos capítulos neste último incluem "Flappers and the Dance of Life" e "The Devil's Music and the Scopes Trial". Havia 750 salões de dança na cidade de Nova York nos dias de Straton . Sobre a moda feminina, ele disse: “Quando se trata de roupas femininas hoje, não há o que falar [de bem]”. Em seu sermão "Nova York como Babilônia Moderna", Straton disse que os lares mundanos produziram "o menino que fuma cigarros que se transforma em um cara idiota e idiota que não reconheceria um pensamento sólido ou um princípio ético sólido se o encontrasse na rua; e a melindrosa e namoradeira que sabe mais aos 16 anos do que sua avó sabia aos 60, que não conhece a arte de varrer um quarto, costurar um vestido ou fazer um biscoito, mas já passou da patroa com o lábio -poço, o pó de arroz e a bolsa de coelho [uma pequena bolsa para cosméticos e outros acessórios femininos]. ” Straton acusou a grande mídia de sua época de “engajar-se em uma trama para arruinar as forças morais e levá-las ao desprezo nacional” (George Dollar, A History of Fundamentalism in America ). Em 1934, Harry Ironside pregou o seguinte na Igreja Moody Memorial em Chicago: “Estamos vivendo em uma época em que a impureza está em todo lugar. Nossos romances modernos estão cheirando a isso, nossas bancas de jornais estão cheias de literatura pornográfica vil que veio do inferno e os homens estão se enriquecendo envenenando as mentes de nossos jovens. As imagens que veem, as canções que chegam ao rádio, muitas estão cheias de sugestões de impureza e impureza. ... Vamos dar um amplo espaço para tudo assim. ” Embora o número de membros da igreja tenha aumentado na década de 1940, as vendas da Bíblia dobraram e os jovens estavam migrando para os comícios cristãos, a América estava se tornando muito mais suja, mais rebelde à verdade bíblica, mais focada em si mesmo do que nunca. O popular cristianismo americano era em grande parte uma coisa morna e impotente. Era uma forma de piedade que apaziguava as consciências enquanto a condição moral da nação continuava em uma espiral descendente. Houve "uma onda de hedonismo [dedicação ao prazer] sem moderação ... a moda feminina era mais escassa [de tecidos, mostrando mais pele], Hollywood ficou mais descarada e o entretenimento ao vivo tornou-se mais vulgar" (Joel Carpenter, Revive Us Again ). Os pais americanos ouviam Spock mais do que Provérbios e colhiam um turbilhão de delinquência. O sistema de justiça estava sendo reconstruído segundo as linhas da psicologia humanística. Já na década de 1920, Straton pregava contra a tendência crescente dos tribunais americanos de mimar os criminosos. Ele disse que Deus “não é um que ignora e favorece maus desejos e sentimentos, ... e a presente onda de crime e vício que é simplesmente devastador. América é o resultado direto deste ensinamento falso e frágil.” Quando o presidente Roosevelt convocou um dia nacional de oração para o Dia de Ano Novo de 1943, o evangelista Hyman Appleman perguntou como Deus poderia responder às orações da América, alertando a nação para dar ouvidos às palavras do salmista: “Se eu contemplar (com aprovação) iniquidade no meu coração, o Senhor não [me] ouvirá;” ( Salmos 66:18 ).


McIntire decidiu que seu chamado era liderar uma campanha de construção nacional para “salvar a América”.

Ele acreditava que o sistema de governo americano "era o resultado direto de mandamentos bíblicos específicos e sua defesa, o dever de cada cristão ". Ele foi tão longe como dizer que Jesus veio não apenas para salvar as almas dos homens, mas também para pregar “iniciativa privada, iniciativa individual, responsabilidade pessoal, competição” (McIntire, Author of Liberty ). A mensagem de McIntire foi que Jesus “veio para salvar os indivíduos da escravidão do pecado e para salvar as sociedades, ensinando-os sobre a liberdade que apenas o capitalismo proporcionava” (Ruotsila, Fighting Fundamentalist ). Ele assim identificou Jesus Cristo com George Washington, Ben Franklin e Thomas Jefferson!

McIntire criou alianças políticas de base amplas [demais]. Ele liderou manifestações públicas. Ele buscou acesso à Casa Branca e ao Congresso. Ele arrecadou dinheiro com milionários, independentemente de suas condições espirituais e solidez doutrinária. Um exemplo é J. Howard Pew, executivo aposentado da Sun Oil que era membro do Conselho Federal de Igrejas, que McIntire havia identificado como o inimigo número um. O refrão constante de McIntire era que se o povo de Deus não se levantasse e se tornasse ativo em sua aliança, "estamos condenados", mas, "Se o povo cristão da América acordar e se afirmar, podemos salvar nossa terra" ( The Rise of the Tyrant ).

McIntire acreditava que não apenas os cristãos poderiam salvar a América, mas uma América redimida poderia, então, inaugurar um “tempo glorioso”, quando “os ideais de liberdade e democracia poderiam ser propagados até o fim da terra” ( Autor da Liberdade ). Ele era pré-milenista, mas agia mais como um pós-milenarista.

McIntire pediu uma aliança com o catolicismo romano. Ele disse: “O abismo que separa a Igreja Católica Romana da Igreja Protestante é pequeno em comparação com o abismo indefinidamente grande que separa os modernistas dos fundamentalistas” ( Christian Beacon , 26 de maio de 1938). Mas isso é um absurdo. Um falso evangelho é um falso evangelho. Um tipo de falso evangelho é tão perigoso quanto outro, e o povo de Deus está proibido de unir-se a falsos evangelizadores de qualquer crença ( Gálatas 1: 8 ; 2 Co 6: 14-18 ). McIntire trabalhou em estreita colaboração com John T. Flynn, um católico romano oponente do New Deal e autor de The Road Ahead (1949), que foi divulgado e vendido pelo ACCC. Na verdade, McIntire editou secretamente este livro (Ruotsila, Fighting Fundamentalist ). McIntire também trabalhou de perto e promoveu os católicos romanos William F. Buckley, Jr., Phyllis e Eleanor Schlafly , os fundadores da Fundação Cardeal Mindszenty , bem como com o rabino judeu Benjamin Schultz .

 

Outros lutadores contra os comunistas e que foram influentes na Save America, e que trabalharam de perto com McIntire, foram Edgar Bundy (Church League of America), Billy James Hargis (um pregador da Igreja de Cristo que se tornou um lutador anticomunista , fundador da Cruzada Cristã), Frederick Schwarz (fundador do Anti Cristão -Communism Crusade), e Robert Welch (fundador unitário da John Birch Society). Não há autoridade bíblica para o ACCC ou qualquer ministério como este. Não há autoridade bíblica para sua organização paraeclesiástica, para suas alianças ecumênicas, para seu foco na ação política, para a identificação da América com o reino de Deus. McIntire desobedeceu às Escrituras claras na busca desses objetivos pragmáticos (por exemplo, Ro. 16: 17-18 ; 2 Co. 6: 14-18 ; 2 Ti. 3: 5 ; Judas 3; 2 Jo. 1: 7-11 ) “2Co 6:14-18  14 Não estejais vos submetendo- a- jugo- desigual com [os] descrentes; porquanto, que compartilhamento [há entre a] justiça e [o] desprezo- às- leis? E que comunhão [tem a] luz com [a] treva? 15 E que concórdia [tem o] Cristo com Belial? Ou que parte (em comum) [tem] um crente com um descrente? 16 E que consenso [tem o] lugar- santo (do Templo) de Deus com [os] ídolos? Porque *vós* sois [o] lugar- santo (do Templo) de Deus ([o Qual está] vivendo), como disse Deus: "Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o Deus deles, e eles serão o Meu  povo."  17 Por isso, "saí vós provenientes- de- dentro- do meio deles", "e sede separados", diz [o] Senhor; "e n[o] imundo não toqueis vós", e *Eu* vos receberei (para Mim mesmo); 18 E "Eu serei para vós outros por Pai, e vós sereis para Mim por filhos e filhas," diz [o] Senhor Todo-Poderoso.  LTT ”( 2 Co. 6: 14-18 ).

 

Em 1973, a estação de rádio de McIntire WXUR foi forçada a sair do ar após uma campanha de 12 anos por uma aliança de seus inimigos, incluindo o Conselho Nacional de Igrejas, a Liga Anti-Difamação (Judaica), a NAACP, a AFL-CIO, e UNICEF, “ativamente incentivado e assistido pelo Comitê Nacional Democrata” (Ruotsila, Fighting Fundamentalist ). Eles usaram 1949 Doutrina da equidade da FCC como o martelo “que exigia os gestores de estações para dar tempo igual para a exibição de pontos de vista sobre questões controversas da oposição 'interesse público'”. O caso foi através da burocracia federal e os tribunais e , eventualmente, o Supremo Tribunal se posicionou contra McIntire, recusando-se a ouvir o caso. Este foi o primeiro e único caso em que a FCC forçou uma estação de rádio a sair do ar e foi um ato flagrante de censura do governo que foi apoiado por um sistema judiciário politizado, humanizado e ativista. Depois que sua estação de rádio foi fechada, McIntire comprou um velho navio, reformulou-o como uma estação de rádio de 10.000 watts, rebatizou-a de Columbus e começou a transmitir a “Radio Free America” em águas internacionais a cinco quilômetros de Cape May. Ele queria usar a “estação pirata” para pressionar os legisladores a anular a Doutrina da Justiça. “Vamos usar o rádio para endireitar o governo.” Para atrair a atenção das notícias, ele colocou um chapéu de pirata e um tapa-olho. Mas dificuldades técnicas acabaram com a transmissão depois de algumas horas, e o Departamento de Justiça dos EUA, apoiado pelos tribunais, determinou que todas as transmissões de navios de propriedade dos EUA exigiam uma licença. A Rádio América Livre estava encerrada. O fechamento da WXUR causou um efeito dominó em que estações em todo o país abandonaram a Hora da Reforma do Século XX e McIntire ficou sem seu mecanismo de arrecadação de fundos mais eficaz. O império de McIntire entrou em colapso gradualmente. Na década de 1980, a editora Christian Beacon pediu concordata e o complexo do Christian Admiral, o Shelton College e o Faith Theological Seminary foram fechados. Mas o velho lutador não desistia. Em 1996, em sua festa de 90 anos, ele pediu a cada participante que trouxesse um cheque de $ 90 para que ele pudesse voltar ao rádio! Um ano depois, ele fez uma manifestação do lado de fora da Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, sentado em uma cadeira de rodas segurando um cartaz denunciando o liberalismo dela. Em 1993, ele propôs que um modelo em escala real da Arca de Noé fosse construído como uma atração turística que “ derrubaria para sempre esses liberais” ( Christian Beacon, 18-25 de fevereiro de 1993). Esta enorme aventura foi realizada em 2016 por Ken Ham da Answers in Genesis, embora não tivesse nada a ver com Carl McIntire. Quando McIntire foi forçado a renunciar a seu pastorado na Igreja Bíblica P resbiteriana de Collingswood em 1999 aos 92 anos, ele começou uma nova congregação em sua sala de estar e pregou para seu pequeno rebanho até sua morte aos 95 anos. Como muitos outros, ele não soube abrir mão da liderança [no tempo apropriado] e, depois, não pode entregar nada aos jovens. Muitos homens que construíram ministérios prósperos os mataram por segurar as rédeas por muito tempo e não preparar homens mais jovens para assumir o controle.

 

 

O movimento ecumênico de Carl McIntire “salve a América” foi substituído pela Moral Majority [Maioria Moral] de Jerry Falwell nas décadas de 1970 e 1980 com uma coalizão ainda mais ampla. Falwell, associado à Baptist Bible Fellowship International (BBFI), começou sua campanha de ação política com uma série de comícios "Eu Amo a América" em 1976. Mas, longe de ser salva pela ação política conservadora, a América mergulhou mais profundamente na escuridão espiritual e moral a cada década que passa desde a fundação do ACCC. Eles perderam a grande maioria de suas batalhas. Eles perderam a batalha contra o New Deal de Roosevelt e a Guerra da Grande Sociedade contra a Pobreza de Johnson, a batalha contra a retirada dos Estados Unidos das Nações Unidas e contra a evolução ensinada nas escolas públicas. Eles perderam a batalha contra a oração e a leitura da Bíblia serem removidas das escolas públicas, seguida pela batalha para que ela fosse restaurada. Perderam a batalha contra a federalização do sistema de ensino público e a formação da Secretaria de Educação, a batalha contra a educação sexual nas escolas públicas, a batalha contra a radicalização das universidades, a batalha contra a supressão dos Dez Mandamentos dos tribunais, a batalha contra a politização dos tribunais, a batalha contra a revogação da proibição, a batalha para derrubar Roe v. Wade, etc.

 

A única solução para os males da América [e do Brasil] é resolver o problema raiz. O câncer não é curado abordando os sintomas. A raiz dos males da América é a condição das IGREJAS [locais] da nação: não regeneração [muitos dos seus membros nunca foram realmente salvos], líderes desqualificados, líderes covardes, mundanismo, carnalidade, mornidão [espiritual], a prioridade da tradição sobre a Palavra de Deus, pragmatismo [religioso, onde o que importa são os números e resultados aparentes, agradando ao homem, às custas de sacrificar pureza doutrinária], heresia e apostasia. A América não teme a Deus porque suas IGREJAS não pregam mais o temor de Deus.

 

A raiz do problema é resolvida fazendo exatamente o que Deus disse a Seu povo para fazer neste tempo presente, que é construir igrejas bíblicas como a coluna e base da verdade e se concentrar no aspecto central da igreja, que é o discipulado completo [sério e profundo, dos convertidos] e o agressivo evangelismo mundial. Este é o mandato que Cristo ressuscitado enfatizado pela repetição (Mt. 28: 18-20; Mr. 16:15-16 ; Lc. 24:44-48. ; Actos 1:8.) e que vemos os primeiros cristãos obedecendo em Atos e nas Epístolas. Instruir a respeito dos inimigos espirituais está incluído no mandato da igreja de pregar, ensinar e defender a fé. Os materiais publicados pelo ACCC que educaram e alertaram sobre o liberalismo, comunismo, socialismo, etc., foram úteis para as igrejas, mas ir além disso para formar alianças políticas de multidões mistas é uma transgressão da Palavra de Deus . A desobediência nunca tem a bênção de Deus e, portanto, não "funciona".


 

 

 

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