Hino De Um Antigo Mártir Batista [Balthasar
Hübmaier]
[“Uma Canção em Louvor da Palavra de Deus”]
[Balthasar Hübmaier, queimado em 1528 na protestante Viena, por causa de
suas convicções doutrinárias]
[Nenhuma mão humana pode Lhe resistir,
Nenhum nome jamais
ser tão alto;
Cantemos nosso
jubiloso Amém!
A palavra de Deus preservada segura para sempre.]
Batistas de antigamente adoravam cantar. Suas canções e hinos eram
sagrados em caráter e bíblicos na doutrina. Eles colocam em forma de música: sermões
inteiros, histórias da Bíblia, ou histórias de martírio . Alguns de seus hinos
tinham 45 estrofes!
O hino de Balthasar Hübmaier “A Song in Praise of God’s Word”
[“Uma Canção em Louvor da Palavra de Deus”] tem 18 estrofes e cobre toda a
[não sei se há tradução no Cantor Cristão batista, mas acho que existe no Saltério presbiteriano. Ouça em https://www.youtube.com/watch?v=N-hN740J6qA , e pode cantar A Song in Praise of God’s Word usando a mesma melodia.]
Hübmaier (1480-1528) foi um pregador muito culto e eloquente que começou seu ministério como católico. Ele foi aluno de Johann Eck, o teólogo católico que debateu contra Martinho Lutero. Ele obteve o título de Doutor em Teologia em 1513 pela Universidade de Ingolstadt e tornou-se professor de teologia lá. Posteriormente, ele foi nomeado sacerdote principal da catedral de Regensburg. Lá ele pregou contra os judeus e os expulsou da cidade e destruiu sua sinagoga. Uma capela católica dedicada a Maria foi construída no local.
[Mas, depois de convertido,] em 1522, ele estava pregando contra Roma. Ele foi associado brevemente a Ulrich Zwingli em Zurique, Suíça, mas [separou-se porque] desejava seguir a Bíblia em todos os assuntos. Ele rejeitou o batismo infantil e em 1525 [pediu e] foi batizado por profissão pessoal de fé em Cristo. Ele, pouco depois, batizou 300 de seus convertidos e seguidores. No início, ele defendeu o derramamento [efusão de água sobre a cabeça], mas logo adotou a prática bíblica de imersão.
Ele escreveu poderosos livros em defesa da fé. Um era uma defesa do batismo [somente] de quem [já] creu. Ele disse: “A ordem é batizar aqueles que creem. Batizar aqueles que não creem, portanto, é proibido. ”
Hübmaier, como outros batistas daquela época, entendeu a necessidade da liberdade de consciência. Em 1524, ele escreveu um tratado intitulado “A respeito dos hereges e aqueles que os queimam”, no qual ele protestou contra os perseguidores, tanto os católicos como os protestantes:
“A queima de hereges não pode ser justificada pelas Escrituras. O próprio Cristo ensina que se deve permitir que o joio cresça com o trigo. Ele não veio para queimar ou matar, mas para dar vida, e mais abundantemente. Devemos, portanto, orar e esperar por melhorias nos homens enquanto viverem. Se eles não podem ser convencidos por apelos à razão ou à Palavra de Deus, eles devem ser deixados em paz. Ninguém pode ser levado a ver seus erros pelo fogo ou pela espada. Mas se é um crime queimar aqueles que rejeitam com desprezo o Evangelho de Jesus Cristo, quanto mais é um crime queimar os verdadeiros expositores e exemplos da Palavra de Deus. Tal aparente zelo por Deus, pelo bem-estar da alma e pela honra da igreja é um engano. Na verdade, para cada um deve ficar evidente que a queima de hereges é um artifício de Satanás ” (citado por John Christian).
Hübmaier também traduziu partes do Novo Testamento. Esses e seus livros foram incluídos no Índice de Livros Proibidos de Roma.
Ele era um forte pregador e debatedor. Os defensores do batismo infantil [aparentemente, alegadamente] encontraram apoio em Lucas 18: 15-17 , em que Cristo abençoou as crianças e disse: “Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais; porque dos tais é o reino de Deus”. Quando isso foi mencionado durante um debate com o líder protestante Œcolampadius, em Basel, Suíça, Hubmaier respondeu sabiamente: “Diga-me, as crianças que nosso Senhor amou, abraçou e abençoou, foram previamente batizadas ou não? Se sim: você lance à frente seu argumento contra aqueles que os impedem de batizar. Se não, devo entender que Cristo chama, abraça e ama crianças não batizadas? Que imperiosa necessidade elas têm, então, do batismo? ”
A seguir está um exemplo de um debate com Zwínglio:
Zwínglio. “Existem muitas coisas além do batismo infantil, não expressamente mencionado na Bíblia, não contra Deus [portanto as devemos praticar].”
Hübmaier. – "Guarde silêncio, Zwínglio, ou o católico Faber vai ouvir você. Isso [essas suas palavras] é [exatamente] o que ele lhe disse, mas você exigiu dele [que apresentasse pelo menos] uma passagem [das Escrituras]. "
Hübmaier foi preso e jogado na prisão pelos protestantes de Zurique em janeiro de 1526, no auge do inverno, e lá permaneceu por quatro longos meses. Seu apelo ao velho amigo Zwínglio foi ignorado. A esposa de Hübmaier também estava na prisão. Ele tinha acabado de superar uma doença que quase o tinha matado. Sua saúde estava quebrada. Nessa condição miserável e angustiante, ele foi torturado na prateleira- de- estiramento [ https://en.wikipedia.org/wiki/Rack_(torture) ] pelas impiedosas autoridades protestantes e, em 6 de abril de 1526, o homem quebrado concordou em renegar suas crenças.
O povo de Zurique foi chamado à catedral para ouvir a retratação desse conhecido pregador batista. Zwínglio primeiro pregou um sermão contra os "hereges". Então, todos os olhos se voltaram para Hübmaier, que se adiantou para ler a retratação. Quando ele começou a fazer isso com a voz trêmula, ele começou a chorar. Enquanto balançava para a frente e para trás em agonia, ele foi repentinamente fortalecido pelo Senhor. Ele gritou: “O BATISMO INFANTIL NÃO É DE DEUS, E OS HOMENS DEVEM SER BATIZADOS EM CONSEQUÊNCIA DA FÉ DELES EM CRISTO!”
O pandemônio estourou! Alguns gritaram contra ele, enquanto outros gritaram aplausos. As autoridades de Zurique rapidamente o levaram de volta à masmorra.
Lá ele escreveu estas palavras abençoadas de oração a Deus: “Ó, Deus imortal, esta é a minha fé. Eu a confesso de coração e boca, e tenho testemunhado isso publicamente perante a Igreja no batismo. Rogo-te fielmente que graciosamente me mantenha [firme] nela [o confessar da fé] até o meu fim, e se eu for forçado a sair dela por medo mortal e timidez, por tirania, tortura, espada, fogo [que queima] ou água [que afoga], agora apelo a ti, Ó, meu compassivo Pai, levanta-me [em coragem] novamente pela graça de teu Espírito Santo, e permita que eu não vá embora sem esta [confissão de] fé. Isto, eu te peço do fundo do meu coração, por Jesus Cristo, teu Filho mais amado, nosso Senhor e Salvador. Pai, em ti coloco a minha confiança, nunca me deixes ser envergonhado. ”
Em meados de 1526, ele escapou da prisão com a ajuda de alguns amigos e tornou-se associado aos pregadores batistas em Augsburg, Alemanha. Ele batizou Hans Denk, o pastor da Igreja de Augsburg, e participou da convenção de pregadores batistas lá em 1527.
Hübmaier viajou muito pela Europa Central e Ocidental, sempre sob ameaça de prisão pelas autoridades eclesiásticas. Sua pregação foi particularmente abençoada na Morávia, onde 6.000 conversos foram batizados em um ano.
Hübmaier foi preso em 1528 e enviado para Viena. Em 1º de março, ele foi queimado até a morte na fogueira, morrendo inabalável na fé bíblica que pregava. Enquanto ele se preparava para enfrentar o fogo, sua esposa o exortou a permanecer firme em Cristo. Sua barba e cabelo pegaram fogo e quando ele gritou: “Ó Jesus, Jesus”, ele morreu na fumaça e nas chamas.
Oito dias depois, a fiel esposa juntou-se ao marido na Glória quando foi afogada pelos cruéis perseguidores. Uma pedra pesada foi amarrada em seu pescoço e ela foi jogada de uma ponte no rio Danúbio.
O lema de Hübmaier era "A verdade é imortal".
O hino de Balthasar Hübmaier “Um Cântico em Louvor da Palavra de Deus” (pode ser cantado ao som de “Nosso Deus, Nosso Socorro em Séculos Passados”) -
Alegrem-se, regozijem-se, todos cristãos, E comecem a cantar!
[Segue-se tradução, por Google, da letra do hino em https://www.wayoflife.org/reports/hymn_of_an_ancient_baptist_martyr.php . Agradeceria se alguém a corrigisse, com rima, e com métrica 8.6.8.6, eu ficaria muito grato. Melhor ainda, se alguém, depois, a cantasse com a melodia em https://hymnary.org/media/fetch/101151 . Hélio)
Alegrem-se, alegrem-se, todos os cristãos,
E comece a
cantar!
De longe em
todos os lados
A palavra de
Deus está tocando.
E bem
sabemos, nenhum inimigo humano
Nossas almas
de Cristo podem separar;
Para a base,
e homens de graça,
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
Ó Adão,
Adão, o primeiro dos homens,
Que futuro o
destino enviou para você?
Após sua
queda no paraíso
Como o seu
Deus fez amizade com você?
Você ouviu a
palavra sagrada dele,
Essa palavra
que nunca falha,
Para cuidar
da idade, para o velho sábio,
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
Ó Noé, Noé,
homem de Deus,
Teu Deus te
escolheu
E te fizeste
um juramento, visto que tu
Sua palavra
não rejeitou:
"Com
inundação novamente para afogar todos os homens
Minha ira
nunca se apressará ";
Para inchar
pelf, querer a si mesmo, [pelf é riqueza]
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
E Abraão
acreditou em seu Deus,
E assim, por
sua devoção,
Sua fé se
tornou sua justiça,
Sua semente
como as areias do oceano.
Assim fez
Deus por cada um,
Quem confia
nele nunca perece;
Para cada um
que constrói nele
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
E Lot,
devoto, temente a Deus,
Dois anjos
vieram procurá-lo,
E conduzi-lo
para fora de Sodoma em segurança,
Ele também
não deve olhar para trás.
O dilúvio de
fogo de Deus ali resistiu
Nenhuma
coisa viva;
Todos os
homens, como Lot, devem pagar seu uísque,
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
Ó David,
David, rei e senhor,
Um homem
escolhido por Deus,
A verdade de
Deus, ele escondeu dentro de seu coração
Além de todo
medo de perder.
Da semente
de Davi, Cristo deve proceder,
Ele jurou
quem nunca muda;
No céu e na
terra o mesmo
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
Jesus o
Cristo, de Maria nasceu
E do
Espírito Santo,
O que todos
os profetas prometeram
Devemos
herdar nele.
"Ouça-o,"
o chamado de Deus para todos,
Para nos
salvar seu esforço;
Para ele,
todo elogio e aumento de honra -
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
Agora ouça,
agora ouça e marque com cuidado
O que mais
para nós está escrito,
E aprender
com sua nova aliança
O que mais
podemos fazer.
E o que
antigamente foi predito
De Cristo
nosso Senhor e Salvador;
Até a última
hora, em maior poder,
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
Mateus, o
primeiro evangelista,
Do serviço
romano tirado,
Agora se
tornou conselheiro chefe
E tem seus
pecados abandonados;
Ouve Jesus
chamar, que diz a todos,
"Siga
com o melhor esforço."
Com ampla
fama, sempre igual,
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
E Mark, sim,
Mark, o segundo é,
E ele nos
ensinou ricamente
O
conhecimento desse grande poder
Com o que
nosso Senhor nos trouxe
À fé em
Deus, à qual é devido
Toda
bondade, seja qual for;
Por todas as
lágrimas dos homens, por todas as zombarias dos homens,
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
Luke também
segue no trem
E conta a
história do evangelho:
As
maravilhosas obras de Cristo e como
Do céu o
deus da glória
Aos homens
desfeitos enviou seu filho
Que os
homens podem morrer nunca;
Acredite que
devemos, ou morder a poeira,
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
E João, o
quarto evangelista,
Um jovem de
maravilhosa beleza,
Nos revela a
palavra divina
E nos ensina
nosso dever.
Com fé e
amor sua vocação prova
E não
procure outra alavanca;
Não ajuda na
enxada ou pá,
Mas a
palavra de Deus permanece para sempre.
E Saul, o
vaso escolhido de Deus, ele,
Seu pecado
inicial se arrependeu:
Ele atacou e
lutou contra os santos
Como se ele
fosse louco.
Em vão a era
contra nós se enfurecerá,
Nossas almas
de Cristo para separar;
Em tempos de
enfermidade, nossa fortaleza ainda,
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
Ó Paulo, ó
Paulo, que fruto de tudo
Teus
escritos em sua época!
A verdade
que você declarou permanecerá
Contra toda
razão humana.
O pecado é
eliminado somente pela fé,
E, embora o
grande e inteligente
Todos foram
empregados para anulá-lo,
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
E Peter,
Jude e James, todos os três
Siga este
ensinamento;
Arrependimento
e confissão eles
Através de
Cristo nosso Senhor está pregando
Nele os
homens devem colocar toda a sua confiança,
Ou eles
verão a Deus nunca;
O lobo pode
rasgar, o leão, urso, -
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
Ah, cara,
cego, agora ouça a palavra,
Verifique se
o seu estado e sua vocação;
Acredite que
a Escritura é o poder
Pelo qual
somos impedidos de cair.
Seu
conhecimento valioso dá imediatamente,
Renuncie ao
seu esforço vão;
Isso mostra
o caminho, não mais desgarrado,
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
Ó Jesus
Cristo, tu Filho de Deus,
Não nos
falte o teu favor,
Qual será a
nossa justa recompensa
Se o sal
perder o sabor?
Com chama
raivosa para apagar o teu nome
Em vão os
homens se esforçarão;
Nem por um
dia, o mesmo por sim,
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
Louve a
Deus, louve a Deus em unidade,
Caros
cristãos, docemente,
Que sua
palavra se espalhou -
Sua palavra,
seu trabalho completamente.
Nenhuma mão
humana pode resistir,
Nenhum nome
tão alto;
E então
cantamos nosso alegre Amém!
A palavra de
Deus permanece certa para sempre.
(Balthasar
Hübmaier, "Uma Canção em Louvor da Palavra de Deus")
******************************
17 de fevereiro de 2021
David Cloud,
Way of Life Literature, PO Box 610368, Port Huron, MI 48061
866-295-4143, fbns@wayoflife.org
https://www.wayoflife.org/reports/hymn_of_an_ancient_baptist_martyr.php
traduzido por Hélio de MS, fev. 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.