a Soberania de Deus
David Cloud, Missionário
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Na teologia calvinista, a onipotência de Deus é chamado de "soberania", que é definida como Deus preordenar [determinar ou ordenar desde a eternidade passada; predestinar; causar acontecer] todas as coisas [boas ou más, nos mínimos detalhes]. De acordo com o Calvinismo, Deus decretou eternamente [nos mínimos detalhes], tudo o que acontecerá, incluindo a queda do homem e quem será salvo e quem não será salvo. De acordo com essa doutrina, se o homem pudesse ter escolha nessas questões, então Deus não seria "soberano". Considere algumas declarações sobre isso dos escritos de proeminentes calvinistas:
"A soberania de Deus sobre todos, e Sua independência, mostra claramente que tudo o que é feito no tempo está de acordo com Seus decretos na eternidade [passada]" (John Gill, A Body of Doutrinal and Practical Divinity , p. 173).
"Deus predestinou todas as coisas, tanto animadas quanto inanimadas. Seu decreto [determinando os mínimos detalhes] sobre tudo, inclui todos os anjos, tanto bons quanto maus " (David West, The Baptist Examiner , 18 de março de 1989). '
"Mesmo a queda de Adão, e através dele a queda de [toda a nossa] raça, não foi por acaso ou acidente, mas foi ordenado nos conselhos secretos de Deus" (Loraine Boettner, The Reformed Doctrine of Predestination , p. 234).
"O conhecimento prévio dos eventos futuros, então, é baseado nos decretos de Deus, portanto, se Deus conhece de antemão tudo o que há de ser, é porque Ele determinou em Si mesmo desde toda a eternidade [passada] tudo o que será. ... Claramente, foi a vontade de Deus que o pecado entrasse neste mundo, caso contrário, não teria entrado, pois nada acontece, exceto como Deus eternamente decretou. Além disso, houve mais do que uma simples permissão, pois Deus só permite o que Ele propôs [escolheu fazer] a Si mesmo."(Arthur Pink, The Sovereignty of God , pp. 110, 147).
"A queda de Adão foi pelo determinado conselho e presciência de Deus" (John Gill, A Body of Divinity , p. 319).
"É até bíblico dizer que Deus predestinou o pecado. Se o pecado estivesse fora do plano de Deus, então nenhum assunto importante da vida seria governado por Deus " (Edwin Palmer, The Five Points of Calvinism, p. 82).
"Nada acontece que seja contrário ao Seu decreto. Nada acontece por acaso. Mesmo o mal moral, que Ele abomina e proíbe, ocorre 'pelo determinado conselho e presciência de Deus' " (William Shedd, Calvinism: Pure and Mixed , p. 37).
"Pelo decreto de Deus, para a manifestação de Sua própria glória, alguns homens e anjos são predestinados para a vida eterna, e outros são pré-ordenados para a morte eterna" (Confissão de Fé de Westminster , III: 3).
"A eleição é o propósito imutável de Deus, pelo qual, antes da fundação do mundo, Ele, por mera graça, de acordo com o soberano beneplácito de Sua própria vontade, escolheu, de toda a raça humana ... um certo número de pessoas para a redenção em Cristo." ( Cânones de Dort) .
"Chamamos de predestinação o decreto de Deus, pelo qual Ele determinou [nos mínimos detalhes] em Si mesmo o que deveria ser de cada indivíduo da humanidade. Pois nem todos foram criados com um destino semelhante; mas a vida eterna está predeterminada para alguns, e a condenação eterna para outros. Todo homem, portanto, foi criado para um ou outro desses fins. Portanto, dizemos, ele está predestinado para a vida ou para a morte. … Afirmamos que, por um conselho eterno e imutável, Deus [antes mesmo da existência de qualquer homem] determinou [causativamente] de uma vez por todas quem ele admitiria à salvação e quem condenaria à destruição" (João Calvino, Institutos da Religião Cristã , Livro III, cap. 21 )
A palavra "soberania" não aparece nas Escrituras. Portanto, se queremos usá-la para descrever Deus, devemos defini-la de acordo com as palavras exatas das Escrituras. E, quando consideramos a própria Bíblia, é claro que Deus não pré-ordena [em seus menores detalhes] tudo o que acontece e que Sua presciência não é o mesmo que predestinação.
A seguir estão algumas lições sobre a soberania de Deus conforme definida pelas Escrituras:
1. Deus é o Criador e dono e governante sobre tudo.
Deus é o grande rei. Ele é a fonte de todo poder e autoridade. Ele está no controle final de todas as coisas grandes e pequenas. Ele está no controle das nações e da história humana. Ele tem um plano para todos os séculos [dispensações] , o qual (plano) Ele está realizando por Sua própria vontade e poder, e nada pode impedi-lO.
1Sm 2:6-8 6 O SENHOR [é] o que tira a vida e O que dá a vida; faz descer à sepultura e faz torn[ar] a subir [dela]. 7 O SENHOR empobrece e enriquece; faz abaixar [e] também exalta. 8 Levanta o pobre do pó, [e] do montão de esterco ergue o mendigo, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR [são] as colunas [que sustentam] a terra, e assentou sobre elas o mundo. LTT
1Cr 29:11-12 11 Tua [é], SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a
majestade; porque Teu [é] tudo quanto [há] no céU e na terra; Teu [é], Ó SENHOR, o reino, e Tu Te exaltaste por cabeça sobre todos. 12 E riquezas e glória [vêm] de diante de Ti, e Tu dominas sobre tudo, e na Tua mão [há] força e poder; e na Tua mão [está] o engrandecer e o dar forças a todos. LTT
2Cr 20:6 E disse: Ah! SENHOR Deus de nossos pais, [porventura] não [és] Tu Deus nos céus? Não [és] Tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na Tua mão [há] força e poder, e não há quem Te possa resistir. LTT
Jó 9:12 Eis Ele que arrebata a presa; quem O fará restituí-la? Quem Lhe
dirá: Que [é] o que fazes? LTT
Sl 29:10 O SENHOR se assentou sobre o dilúvio; o SENHOR se assenta como Rei,
perpetuamente. LTT
Sl 33:9-11 9 Porque *Ele* falou, e [tudo] foi feito; *Ele* ordenou, e logo [tudo] foi firmado. 10 O SENHOR leva a nada o conselho dos gentios, faz de nenhum efeito
os intentos dos povos. 11 O
conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do Seu coração [permanecem] de geração em geração. LTT
Sl 62:11 Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder [pertence] a Deus. LTT
Sl 75:5-7 5 Não levanteis a vossa fronte
altiva, [nem] faleis com nuca que- não- se- dobra. 6 Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do sul [vem] a exaltação. 7 Mas Deus [é] o Juiz: a um abate, e a outro exalta. LTT
Sl 76:10 Certamente a cólera do homem redundará em Teu louvor; o restante da
cólera Tu o restringirás. LTT
Sl 103:19 O SENHOR tem estabelecido o Seu trono nos céus, e o Seu reino
domina sobre tudo. LTT
Sl
115:3 Mas o nosso Deus [está] nos céus; fez tudo o que Lhe agradou. LTT
Sl
135:6 Tudo o que o SENHOR quis, fez,
no céU e na terra, nos mares e [em] todos os abismos. LTT
Pv
16:4 O SENHOR fez todas [as coisas] para os Seus próprios propósitos, até o ímpio para o dia do mal . LTT
Pv
16:33 A sorte é lançada no regaço, mas
[provem] do SENHOR todo o julgamento decisório . LTT
Pv
21:1 Como ribeiros de águas [assim] [é] o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o Seu
querer. LTT
Is
14:27 Porque o SENHOR dos Exércitos
determinou [isto]; quem invalidará [isto]? E a Sua mão [está] estendida; quem pois a fará retroceder?" LTT
Is
46:9-10 9 Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que Eu [sou] Deus, e não [há] outro Deus, não [há] outro semelhante a Mim. 10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as [coisas] que [ainda] não sucederam; que digo: O Meu conselho permanecerá de pé, e
farei toda a Minha vontade. LTT
Is
47:2 Toma a mó, e mói a farinha;
descobre o teu véu, desnuda as tuas pernas, descobre as tuas coxas [e] passa os rios. LTT
Lm
3:37 Quem [é] aquele que diz, e [assim] acontece, quando o Senhor não ordena [isto]? LTT
Dn
2:21 E Ele muda os tempos e as
estações; Ele remove os reis e estabelece os reis; Ele dá sabedoria aos sábios
e conhecimento aos que conhecem o entendimento. LTT
Dn
4:34-35 34 Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos
ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e
glorifiquei aO que vive para sempre, Cujo domínio [é] um domínio sempiterno, e Cujo reino [é] de geração em geração. 35 E todos os habitantes da terra [são] reputados em nada, e segundo a Sua vontade Ele opera no exército
do céu e [entre] os habitantes da terra; não há quem possa estorvar a Sua mão, e Lhe diga: Que fazes? LTT
At
17:24 O Deus, Aquele havendo feito o
mundo e tudo que nele [há], *Ele*, d[o] céu e d[a] terra sendo [o] Senhor, não habita em lugares- santos feitos- por- mãos; LTT
At
17:26 E fez, provenientes- de- dentro-
de um [só] sangue, cada- uma- e- todas as nações d[os] homens, para habitar[em] sobre toda a face da terra, havendo determinado [os] tempos tendo sido de antemão ordenados, e os limites da habitação
deles; LTT
Rm
11:36 Porque provenientes- de- dentro-
dEle, e por- ação- dEle, e para Ele, [são] todas as coisas. A Ele [seja] a glória para [todos] os séculos. Amém. LTT
Rm
13:1 Toda [a] alma, às autoridades acima [de si] submeta a si mesma; porque não há autoridade exceto proveniente-
de- junto- de Deus; e aqueles sendo autoridades são [aqueles] por Deus tendo sido ordenados. LTT
Ef
1:9-11 9 Havendo-nos feito conhecer o mistério da Sua vontade, segundo o Seu bom desejo, que
propôs em Si mesmo, 10 Para, na dispensação da plenitude dos tempos, tornar- a- pôr- sob-
uma- só- cabeça todas as coisas, em o Cristo: tanto as [coisas] noS céuS, como as [coisas] sobre a terra; [a saber,] nEle: 11 Em
Quem fomos também escolhidos- para- uma- herança, havendo nós sido
predeterminados- quanto- fronteiras conforme [o] propósito dAquele efetivamente- operando todas as [coisas] segundo o propósito- decreto da Sua própria vontade, LTT
1Tm
6:15 A qual, em tempos próprios dEle,
Ele mostrará. [O Qual é] o bem-aventurado e único Potentado, o Rei daqueles homens [que estão] reinando, e [o] Senhor daqueles homens [que estão] sendo senhores; LTT
Ap
1:11 Dizendo: "EU SOU o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Derradeiro;" e, "o que vês, escreve[-o] para dentro de um livro- rolo, e envia-[o] às sete assembleias que [estão] n[a] Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a
Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia." LTT
2. A Bíblia ensina
que Deus não é o autor do pecado.
Deus sabia [de antemão] que os demônios
e os homens pecariam, e Deus incorporou o pecado em Seu plano eterno, mas Ele
não é o autor do pecado em nenhum sentido. Deus não pecou; o homem desejou o
pecado. Deus sabia que o homem pecaria, mas Deus não queria que o homem
pecasse. O diabo é o autor do pecado entre os anjos, e Adão e Eva são os
autores do pecado entre os homens. A presciência de Deus não é o mesmo que Sua
predestinação. Em nenhum lugar as Escrituras dizem que Deus decretou- causou a
queda do homem ou que Ele decretou- causou o pecado em qualquer sentido. Deus odeia todo e qualquer pecado; Ele não
decretaria- causaria o que Ele odeia!
Dt 32:4 [Ele é] a Rocha, cuja obra [é] perfeita, porque todos os Seus caminhos justos [são]; Deus [é] a verdade, e não há nEle injustiça; justo e reto [é]. LTT
Jó 8:3 [Porventura] perverteria Deus o direito? E perverteria o Todo-Poderoso a
justiça? LTT
Jó 34:10 Portanto, vós, homens de entendimento, escutai-me: Longe de Deus [esteja] o praticar a maldade e [do] Todo-Poderoso [o cometer] a perversidade! LTT
Jó 36:23 Quem Lhe prescreveu o Seu caminho? Ou, quem [Lhe] dirá: "Tu cometeste maldade."? LTT
Sl 5:4 Porque Tu não [és um] Deus que tenha prazer na iniquidade, nem conTigo habitará o mal. LTT
Hc 1:13 Tu [és] tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não
podes contemplar. Por que olhas Tu sobre os que enganadora- e- traiçoeiramente
procedem, e Te calas quando o ímpio devora [o homem] que [é] mais justo do que ele? LTT
Rm 3:4 Nunca seja assim! Mas seja Deus verdadeiro e todo [o] homem um mentiroso; como tem sido escrito: "Para que Tu sejas
declarado justo nas Tuas palavras, e venças em o ser[es] Tu julgado." LTT
Rm 9:14 Que diremos, pois? [Que há] injustiça [associada]- ao- lado de Deus? Nunca seja assim! LTT
1Co 10:13 Provação sobre vós não veio, exceto a que é comum- a- [todo-] o- homem. Fiel, porém, [é] Deus, o Qual não vos deixará ser provados acima do que podeis,
mas, ao contrário, Ele dará, juntamente- com a provação, também o escape, para
poder[des] vós a suportar. LTT
Tg 1:13-15 13 Ninguém,
[quando] sendo tentado, diga : "Proveniente- de- junto- de Deus estou
sendo tentado." Porque Deus é não- possível- de- ser- tentado pel[o] mal , e tenta, Ele mesmo, a ninguém. 14 Mas cada um é tentado [quando] pel[a] sua própria concupiscência sendo atraído e sendo engodado- por-
isca. 15 Depois
a concupiscência, havendo concebido, dá à luz a[o] pecado. E o pecado, havendo sido consumado, gera [a] morte. LTT
3. Deus sabe tudo o
que vai acontecer, e Deus está no controle final de todas as coisas, mas Ele
deu ao homem uma vontade que pode ser exercida até mesmo contra Deus, dentro de
certos parâmetros do desígnio de Deus.
Gn 6:5-6 5 E o SENHOR viu que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra
e [que] continuamente toda a imaginação dos pensamentos de seu coração [era] só má. 6 Então
o SENHOR Se arrependeu de haver feito o homem sobre a terra e pesou-Lhe em Seu
coração. LTT
Ne 9:30 Porém estendeste a Tua [benignidade] sobre eles por muitos anos, e testificaste contra eles pelo Teu
Espírito, por meio da mão de Teus
profetas. Contudo, não [lhes] deram ouvidos; por isso os entregaste nas mãos dos povos das
terras. LTT
Pv 1:23-26 23 Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei
abundantemente do meu espírito [e] vos declararei as minhas palavras. 24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão [e] não houve quem desse atenção, 25 Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, 26 Também [de minha parte] eu me rirei na vossa perdição [e] zombarei, em vindo o vosso temor. LTT
Pv 1:28-29 28 Então clamarão a mim, mas [eu] não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. 29 Porquanto odiaram o
conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR: LTT
Is 7:13 Então ele disse: Ouvi agora, ó casa de Davi: Pouco vos [é] afadigardes os homens, senão que também afadigareis ao meu Deus? LTT
Is 63:10 Mas eles foram rebeldes, e contristaram o Espírito Santo dEle;
por isso Ele se lhes tornou em inimigo, [e] Ele mesmo pelejou contra eles. LTT
Jr 29:16 Mas assim diz o SENHOR acerca do rei que se assenta sobre o trono
de Davi, e de todo o povo que habita nesta cidade, e dos vossos irmãos que não
saíram conosco para o exílio- em- cativeiro, LTT
Lc 7:30 Os fariseus, porém, e os [doutores-] da- lei , contra si mesmos
rejeitaram o propósito de Deus, não havendo sido submersos por ele. LTT
Jo 1:11 Para dentro das Suas próprias coisas Ele veio, e os Seus próprios [compatriotas] [varões] não O receberam; LTT
Jo 12:48 Quem [está] Me rejeitando e não [está] recebendo as Minhas palavras, [já] tem Quem o [está] julgando: a Palavra que Eu preguei, essa o julgará no último
dia. LTT
At 7:51 Ó homens de- nucas- que- não- se- dobram, e incircuncisos no
coração e nos ouvidos! *Vós* sempre resistis ao Espírito, o Santo. Como [fizeram] os vossos pais, do mesmo modo [fazeis] *vós*. LTT
Rm
10:21 Mas para com Israel diz Ele:
"O dia todo estendi Eu as minhas mãos até um povo [que está] descrendo- desobedecendo e
contradizendo". LTT
No sermão de Paulo aos atenienses, em Atos 17, vemos que Deus deu ao homem uma vontade de buscar a Deus dentro dos limites da escolha de Deus.
At
17:24-27 24 O Deus, Aquele havendo feito o mundo e tudo que nele [há], *Ele*, d[o] céu e d[a] terra sendo [o] Senhor, não habita em lugares- santos feitos- por- mãos; 25 Nem [tampouco] por mãos de homens é servido, [como] que necessitando de alguma coisa, Ele [está] dando a todos [a] vida, e [a] respiração, e todas as coisas ; 26 E fez,
provenientes- de- dentro- de um [só] sangue, cada- uma- e- todas as nações d[os] homens, para habitar[em] sobre toda a face da terra, havendo determinado [os] tempos tendo sido de antemão ordenados, e os limites da habitação
deles; 27 Para
buscar[em] eles a o Senhor, se talvez tateiem- à- procura- de Ele e [O] achem; embora, em verdade, não estando Ele longe de cada um [só] de nós. LTT
At
17:30-31 30 Portanto, em verdade, havendo Deus não levado em conta os tempos
desta # [nossa] ignorância, agora Ele ordena a todos os homens, em todo o lugar,
se arrepender[em]; # KJB. 31 Porquanto
Ele determinou um dia em que está para julgar o mundo, em justiça, dentro d[Aquele] Varão que designou; induvidável- prova [disto] havendo dado a todos [os homens], [em] havendo-O ressuscitado para- fora- de- entre [os] mortos." LTT
Vemos que Deus é o
Senhor de tudo e dá vida, fôlego e todas as coisas. Ele é o grande Criador e
Rei de tudo.
Deus criou o homem
para habitar na terra e é a vontade de Deus que os homens O busquem. Essa é a
vontade divinamente dada ao homem.
Os tempos e limites
do homem estão sob o controle absoluto de Deus. Deus tem uma vontade soberana,
não o homem. A vontade do homem é limitada pelos limites da escolha de Deus.
Deus ordena que todos
os homens se arrependam, não ordena isso a apenas algum grupo eleito.
Todos os homens
prestarão contas de si mesmos a Deus pelo exercício de suas vontades.
Por Sua infinita
presciência, Deus [filtrou, expurgou, selecionou, adaptou, modificou,
purificou] e incorporou as escolhas do homem em Seus planos eternos. O fato de
o Deus todo-poderoso dar ao homem uma vontade que pode ser exercida
contrariamente à vontade de Deus e pela qual o homem responderá a Deus, isso de
forma nenhuma torna Deus menos soberano.
4. De acordo com as Escrituras, a "vontade soberana" de Deus é que
todos os homens sejam salvos, e qualquer
homem pode ser salvo.
A Bíblia ensina que Deus deseja que todos os homens sejam salvos, que Ele
enviou Seu Filho para ser o potencial Salvador de todos os homens, que Cristo
morreu por todos os homens, que o evangelho deve ser pregado a todos os homens,
e Deus ordenou que aqueles que creem em Cristo serão salvos, e quem não crê
perecerá. O evangelho é para todos os homens e todos podem ser salvos.
Este é o ensino claro e inconfundível das Escrituras. Não é ensinado em 1 ou 2
ou alguns ou mesmo 100 textos. É o teor de toda a Escritura. Qualquer definição
da soberania de Deus que contradiga este ensino claro das Escrituras é falsa
teologia.
Deus é definitivamente "soberano", mas Ele é soberano como as
Escrituras o definem e não como Agostinho ou Calvino o definem. Em nenhum lugar
as Escrituras dizem que Deus pré-determinou quem será salvo sem qualquer referência
à sua fé em Cristo. Em vez disso, diz claramente que Deus deseja que todos os
homens sejam salvos, que Cristo morreu por todos os homens para tornar isso
possível, e que todo aquele que crê no evangelho é salvo.
Is 45:22 Olhai para Mim, e [sereis] salvos, vós, todas as extremidades da terra; porque Eu [sou] Deus, e não [há] outro. LTT
Is 53:6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava
pelo seu próprio caminho; mas o SENHOR fez cair sobre Ele a iniquidade de nós
todos. LTT
Is 55:1 "Ó vós, todos os que tendes
sede, vinde às águas, e vós, que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei;
sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, suco de uva e leite. LTT
Ez 18:32 Porque não tenho nenhum prazer na morte do que morre, diz o
Senhor DEUS; voltai atrás, pois, e vivei. LTT
Mt
11:28-30 28 Vinde
até Mim, todos [vós] os [que estais] arduamente- trabalhando e tendo sido sobrecarregados, e *Eu* vos
darei descanso. 29 Levantai- e- carregai o Meu jugo sobre vós, e aprendei
proveniente- de- junto- de Mim: porque manso sou, e humilde de coração. Então,
encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o Meu jugo suave [é], e o Meu fardo leve é." LTT
Mt 16:15-16 15 E Ele lhes disse: "Havendo
vós ido para dentro de todo o mundo,
pregai o evangelho a toda a criatura.
16 AquelE [já] havendo crido e [já] havendo sido submerso serÁ salvo, mas aquelE [já] havendo descrido será condenado.
Jo 1:12-13 12 A tantos, porém, quantos O receberam, Ele deu a estes [a] autoridade para ser[em] [tornados os] filhos de Deus, àqueles [que estão] crendo para dentro de o
nome dEle, 13 Os quais não foram nascidos provenientes- de- dentro- de sangueS,
nem provenientes- de- dentro- de vontade de carne, nem provenientes- de-
dentro- de vontade de varão, mas provenientes- de- dentro- de Deus. LTT
Jo 3:16-18 16 Porque de tal maneira amou Deus ao mundo que ao Seu Filho, o [Seu] unigênito , deu, a fim de que todo aquele [que está] crendo para dentro dEle
não se faça perecer, mas tenha [a] vida eterna. 17 Porque Deus não enviou o Seu Filho para dentro do mundo a fim de
que condene o mundo, mas a fim de ser o mundo salvo através dEle. 18 Aquele [que está] crendo para dentro dEle
não é condenado; aquele, porém, [que] não [está] crendo [para dentro dEle] já tem sido condenado, porquanto não tem crido para dentro de o
nome de o unigênito Filho de Deus. LTT
Jo 3:36 Aquele [que está] crendo para dentro de o
Filho tem a vida eterna; mas aquele [que] não [está] crendo- submetendo-se a o Filho não verá [a] vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele." LTT
Jo 5:24 Em verdade, em verdade vos digo que quem [está] dando- ouvidos à Minha palavra, e [está] crendo para dentro
dAquele havendo-Me enviado, tem [a] vida eterna, e para dentro de condenação não vem, mas tem
passado proveniente- de- dentro- da morte para dentro da vida. LTT
Jo 6:40 E esta é a vontade dAquele havendo-Me enviado: que todo aquele
que [está] vendo o Filho e [está] crendo para dentro dEle,
tenha [a] vida eterna; e *Eu* o ressuscitarei no último dia." LTT
Jo
7:37-38 37 E, no último dia, o grande [dia] da festa, Jesus tinha-se posto em pé, e clamou, dizendo: "Caso qualquer homem tenha sede, venha até Mim, e beba. 38 Quem [está] crendo para dentro de Mim
exatamente- como disse a Escritura, rios de água [que estão] vivendo fluirão
provenientes- de- dentro- do ventre dEle."
LTT
Jo
11:26 E todo aquele [que está] vivendo e [que está] crendo para dentro de
Mim, que de modo nenhum ele morra, para o sempre. Crês tu isto?" LTT
Jo
12:47-48 47 E, se algum homem [às] Minhas palavras ouvir e não crer, *Eu* não o julgo ; porque Eu
vim, não a fim de que julgue o mundo, mas a fim de que salve o mundo. 48 Quem [está] Me rejeitando e não [está] recebendo as Minhas palavras, [já] tem Quem o [está] julgando: a Palavra que Eu preguei, essa o julgará no último
dia. LTT
Jo
20:30-31 30 Em verdade, pois, também muitos outros sinais operou Jesus em
presença dos Seus discípulos, os quais não estão tendo sido escritos neste
livro- rolo. 31 Estes,
porém, têm sido escritos a fim de que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de
Deus. E a fim de que, crendo, [a] vida tenhais dentro de o Seu nome. LTT
At
10:43 A [respeito d]Este, todos os Profetas dão testemunho: remissão d[os] pecados receber, através de o Seu nome, todo aquele que [está] crendo para dentro
dEle." LTT
At
17:30-31 30 Portanto, em verdade, havendo Deus não levado em conta os tempos
desta # [nossa] ignorância, agora Ele ordena a todos os homens, em todo o lugar,
se arrepender[em]; # KJB. 31 Porquanto
Ele determinou um dia em que está para julgar o mundo, em justiça, dentro d[Aquele] Varão que designou; induvidável- prova [disto] havendo dado a todos [os homens], [em] havendo-O ressuscitado para- fora- de- entre [os] mortos." LTT
Rm
1:16 Porque não me envergonho do
evangelho de o Cristo, pois [isto] é [o] poder de Deus para dentro da salvação de todo aquele [que está] crendo : primeiramente do judeu, [e] também do grego. LTT
Rm
3:22-23 22 Isto é, [a] justiça de Deus, através d[a] fé DE Jesus Cristo, em- direção- a todos e sobre todos aqueles [que estão] crendo. Porque não há diferença, 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, LTT
Rm
9:33 Como tem sido escrito: "Eis
que Eu ponho em Sião um Pedra de tropeço e um Rocha de escândalo, e todo aquele
que está crendo nEle não será envergonhado." LTT
Rm
10:11-13 11 Porque diz a Escritura: "Todo aquele [que está] crendo nEle não será envergonhado". Is 28:16 12 Porquanto não há diferença entre
o judeu e [o] grego: porque o mesmo Senhor
de todos [está] sendo rico para com todos aqueles [que] O [estão] invocando. 13 Porque
todo- e- qualquer- homem que invocar o nome de o Senhor será salvo. LTT
Rm
11:32 Porque Deus juntamente- fechou-
circundou a todos para dentro da incredulidade , a fim de, para [com] os todos, usasse de misericórdia. LTT
1Co
1:21 Porque, uma vez que, na
sabedoria de Deus, não conheceu o mundo a Deus através da sabedoria, agradou a
Deus salvar, através da loucura da pregação, aqueles [que estão] crendo . LTT
2Co
5:14 Porque o amor de o Cristo nos
constrange, havendo nós julgado assim: que, uma vez que um [só], em- lugar- de todos,
morreu, logo os todos morreram. LTT
1Tm
2:3-6 3 Porque isto [é] bom e agradável aos olhos de o nosso Salvador, Deus , 4 O Qual deseja todos [os] homens ser[em] salvos e, para dentro do pleno- conhecimento d[a] verdade, vir[em]. 5 Porque
um [só] Deus [há], e um [só é o] Mediador entre Deus e [os] homens: [o] homem Cristo Jesus, 6 Aquele
havendo dado a Si mesmo [como] resgate- substituto para- benefício- e- em- lugar- de todos (o
testemunho [a ser testemunhado] [nos] tempos de- propriedade- d[Ele]), LTT
Hb
2:9 Aquele, porém, ([por] um certo pouco) menor do
que [os] anjos tendo sido feito... vemos Jesus, em razão do sofrimento d[a Sua] morte, com glória e com honra havendo sido coroado. De modo que
Ele, pel[a] graça de Deus, para- benefício- e- em- lugar- de todos [os homens], provasse [a] morte. LTT
1Pe
2:6 Por isso, também está contido na
Escritura: "Eis que ponho em Sião [a] Pedra principal da esquina, eleita, preciosa; e que quem [está] crendo sobre Ela de modo nenhum seja envergonhado." LTT
2Pe
3:9 Não retarda o Senhor a [Sua] promessa, tal- como alguns por tardia [a] têm; mas Ele é de- longa- paciência para conosco, não desejando
alguns se fazer[em] perecer, mas [desejando] todos a[o] arrependimento vir[em]. LTT
1Jo
4:14 E *nós* temos contemplado e
estamos- testificando que o Pai tem enviado o [Seu] Filho [para ser o] Salvador do mundo. LTT
1Jo
2:2 E *Ele próprio* [a] propiciação é concernente aos nossos pecados, e não somente
concernente aos nossos mas também concernente aos do inteiro mundo. LTT
Ap
22:17 E o Espírito e a noiva dizem:
'Vem Tu !' E aquele [que O está] ouvindo, que diga: 'Vem Tu !' E aquele [que está] tendo sede, venha ele; e [todo] aquele [que está] querendo, receba ele a água d[a] vida, de graça. LTT
Este é um muito grande corpo das
Escrituras (que de forma alguma é exaustivo), e ensina que é a vontade de Deus
que todos os homens sejam salvos ( 1 Ti. 2: 3-4 ), que ninguém
pereça e que todos se arrependam ( 2 Pe. 3: 9 ). Cristo deu a Si
mesmo em resgate por todos ( 1 Ti. 2: 5-6 ). Ele é a
propiciação pelos pecados do mundo inteiro ( 1 Jo. 2: 2 ). A iniquidade de
todos foi colocada sobre Ele ( Isa. 53: 6 ). Deus ama o mundo
e enviou Cristo querendo ser o Salvador do mundo [todo conjunto de homens] ( Jo. 3: 16-17 ; 1 Jo. 4:14 ), e o termo "mundo"
[nesses versos já citados] nunca se refere [se restringe] aos eleitos. O
evangelho deve ser oferecido a todos os pecadores (Mc. 16:15 ). É a vontade de
Deus que todo aquele que vê o Filho e nEle crê tenha a vida eterna ( Jo. 6:40 ). É a vontade de
Deus que todos os que ouvem o evangelho creiam, consequentemente tenham vida eterna
( João 6:40 ). É a vontade de Deus que todos os que recebem a Cristo
crendo em Seu nome se tornem filhos de Deus ( Jo 1: 12-13 ). O Evangelho de
João foi escrito " a fim de que creiais que Jesus
é o Cristo, o Filho de Deus. E a fim de que, crendo, [a] vida tenhais
dentro de o Seu nome."( Jo. 20:31 ). O evangelho de
Cristo é para "todo aquele que crê"
( Jo. 3:15 , 16 ; 4:14 ; 11:26 ; 12:46 ; Ac. 10:43 ; Ro. 9:33 ; 10:11 ) "todo aquele que invocar ( Ro. 10:13 ) e" todo
aquele que quiser "( Ap. 22:17 ). O evangelho é " [a] justiça de Deus,
através d[a] fé DE Jesus
Cristo, em- direção- a todos e sobre todos aqueles [que
estão]
crendo." ( Ro. 3:22 ). "Isto é, [a] justiça de Deus, através d[a] fé DE Jesus Cristo, em- direção- a todos e sobre todos aqueles [que estão] crendo. Porque
não há diferença," ( 1 Co. 1:21 ). Isso é o bom
prazer e a vontade soberana de Deus em relação à salvação e eleição. Isso é
ensinado em palavras simples por uma grande parte das Escrituras e não pode ser
destruído por nenhuma Escritura isolada.
5. A eleição por Deus é de acordo com Sua presciência.
A eleição de Deus é explicada na seguinte passagem fundamental sobre o
assunto.
1Pe 1:1-2 1 Pedro,
um apóstolo de Jesus Cristo, a[os] eleitos peregrinos da dispersão (do Ponto, da Galácia, da
Capadócia, da Ásia e da Bitínia), 2 como
resultado do pré-conhecimento de Deus ([o] Pai), N[A] santificação de [o] Espírito, EM CONSEQUÊNCIA D[a] obediência e aspersão d[o] sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas! LTT
A
base da eleição é a "presciência" de Deus (1Pd 1:1-2 "... a[os] eleitos peregrinos da dispersão (do Ponto, da
Galácia, da Capadócia, da Ásia e da Bitínia), como resultado do pré-conhecimento
de Deus ([o] Pai) ... "). Vemos a
mesma base de eleição em Romanos 8: 29-30 , " 29 Porque, aos [homens] a quem Ele pré-conheceu , também os predeterminou- quanto-
fronteiras ..." As palavras "pré-conhecimento" e "pré-conheceu"
são o prognóstico
grego e
proginosko, que são um composto de "pró"
(antes) gnose (conhecer). Na área médica, um prognóstico
requer conhecimento de como a doença progride e o que o paciente provavelmente
experimentará. Pré-conhecer algo não é o mesmo que pré-ordená-lo.
Em Atos 2:23 , o "preconhecimento" é claramente diferenciado do "propósito- decreto" de
Deus. "A Ele, [Aquele]
pelo propósito- decreto (tendo sido determinado) e preconhecimento de Deus
tendo- sido- entregue, havendo[-O vós]
tomado por- operação- de mãos
desprezadoras- da- lei, [e] havendo-[O] crucificado, vós O matastes."
No caso da crucificação de Cristo, o evento foi pré-conhecido e pré-ordenado
por Deus.
Que "Deus conhece todas as coisas e opera todas as coisas junto com
Seus planos eternos" não é o mesmo que "Deus determina todas
as coisas." Ainda assim, o calvinismo confunde essas coisas e define
presciência como se fosse predestinação.
João Calvino comentou sobre 1 Pedro 1: 2 como segue: "Antes que o
mundo fosse criado, Deus sabia a quem Ele tinha eleito para a salvação. ...
Portanto, quando Pedro os chama de eleitos de acordo com a precognição de Deus,
ele sugere que a causa disso não depende de nada mais, mas somente de Deus,
pois Ele de Sua própria vontade nos escolheu ".
Quando Calvino diz que a eleição não depende de nada, mas somente de Deus, ele
está dizendo que a eleição não tem nada a ver com a fé do homem no evangelho.
Ele está dizendo que um pecador crê por causa da eleição e que ele não
é eleito porque crê. Mas tal coisa não é de forma alguma "sugerida"
em 1 Pedro 1: 2 .
1 Pedro,
um apóstolo de Jesus Cristo, a[os] eleitos peregrinos da dispersão (do Ponto, da Galácia, da
Capadócia, da Ásia e da Bitínia), 2 como resultado do pré-conhecimento de Deus ([o] Pai), N[A] santificação de [o] Espírito, EM CONSEQUÊNCIA D[a]
obediência e aspersão d[o] sangue de Jesus Cristo: Graça e
paz vos sejam multiplicadas!
Calvino comenta Romanos 8:29
Porque, aos [homens] a quem Ele pré-conheceu , também os predeterminou-
quanto- fronteiras [para serem] conformados à apresentação- físico- corporal de o
Seu Filho, a fim de ser Este [o] primeiro- nascido entre muitos irmãos.
como segue, "Segue-se,
portanto, que este conhecimento está conectado com o beneplácito de Deus; pois Ele
não conheceu de antemão pessoa nenhuma em consequência dela mesma, ao adotar
aqueles que Ele quis adotar; mas apenas assinalou aqueles a quem Ele tinha o
propósito de eleger. " Novamente,
Calvino define presciência como se fosse predestinação, mas não há autoridade
para a definição de Calvino no texto.
Nem Paulo nem Pedro dizem que a presciência de Deus não depende de nada além de
dEle mesmo. Nenhum deles redefine presciência como se fosse predestinação.
Nenhum deles define a eleição como "soberana" [no sentido calvinista].
Ao contrário, em ambas as principais passagens bíblicas sobre eleição, somos
ensinados que a eleição começa com a presciência de Deus, não com Sua
preordenação, começa com conhecimento [prévio] ao invés de um decreto.
Calvino queria que Paulo dissesse: "Pois quem ele predestinou soberanamente,
também predestinou", e Pedro dizendo: "Eleito de acordo com a eleição
soberana de Deus ..." Calvino forçosamente introduziu a teologia
agostiniana para dentro da interpretação das Escrituras. Calvino testificou
claramente que sua doutrina da eleição era de Agostinho.
[Calvino sempre reproduziu, citou frases de Agostinho na proporção de 1 vez a
cada 4 páginas, em todos seus livros e sermões que escreveu, e confessou:
"Agostinho está
tão inteiramente dentro de mim, que se eu quisesse escrever uma confissão da
minha fé, eu poderia fazê-lo com toda a plenitude e satisfação para mim mesmo a
partir [somente] dos escritos dele." veja a tradução dessa
confissão em A Treatise on the Eternal
Predestination of God]
O Calvinismo adiciona, à eleição de Deus, termos como "soberana" e "vontade
determinada", mas isso é baseado na filosofia humana ao invés do ensino
claro das Escrituras. Considere este comentário de Thomas Constable: "A eleição
origina-se na vontade e no propósito eterno de Deus, o Pai. ... A presciência
de Deus tem um elemento de determinismo porque tudo o que realmente
acontece, que Deus sabe de antemão, existe ou ocorre por causa de Sua vontade
soberana. Portanto, quando Pedro escreveu que Deus elegeu de acordo com Sua
presciência, ele não quis dizer que Deus escolheu os eleitos porque Ele sabia
de antemão que eles creriam no evangelho (a posição arminiana). Deus os
escolheu porque Ele determinou de antemão que eles creriam no evangelho
(a posição calvinista). "
Observe o raciocínio humano logo acima: "porque tudo o que realmente
acontece, que Deus sabe de antemão, existe ou ocorre por causa de Sua vontade
soberana." Onde está a autoridade bíblica
para isso? Não há nenhuma. Tudo o que acontece não é a vontade soberana de
Deus. O pecado e a rebelião não são a vontade soberana de Deus; eles são atos
de criaturas que tiveram uma escolha e responderão perante Deus por essa
escolha. É a vontade expressa de Deus que todos os homens sejam salvos ( 1 Ti. 2: 4 ),
O Qual deseja todos [os]
homens ser[em]
salvos e, para dentro do pleno-
conhecimento d[a] verdade, vir[em].
mas todos os homens não são salvos, e é
a vontade expressa de Deus que ninguém pereça e que todos se arrependam ( 2 Pe. 3: 9 ),
Não retarda o Senhor a [Sua] promessa, tal- como alguns por tardia [a] têm; mas Ele é de- longa- paciência para conosco, não
desejando alguns se fazer[em]
perecer, mas [desejando] todos
a[o]
arrependimento vir[em].
mas muitos perecem e nem todos se
arrependem. Isso [é assim] porque Deus deu aos homens uma escolha nesse
assunto. Isso não diminui nem 1 mm a soberania de Deus, porque essa é a vontade
soberana de Deus!
Pedro simplesmente diz que a eleição é "de acordo com a presciência de
Deus", e ele não define a presciência como escolha soberana de Deus.
Constable cita Ro. 8: 29-30 ; Efé. 1: 3-6 ; 1Ts. 1: 4 ; 1 Pe. 5:13 , mas nenhuma dessas passagens nos diz
que a presciência de Deus é a "escolha soberana" de Deus ou que a
eleição de Deus não tem nada a ver com a fé do homem. Tudo isso
é forçosamente inserido (através de interpretação) na Escritura a partir da
teologia humana.
O estudante da Bíblia não é obrigado a fazer uma escolha entre o
arminianismo e o calvinismo. O bom estudante da Bíblia é um Biblicista.
[Que significa Biblicista (formado por
"Bíblia" e o sufixo "ista" que significa "devotado a,
estudioso ou especialista, seguidor de, tendo ofício de"):
Biblicista é alguém que usa a Bíblia — (e apenas ela, nada mais) — como
suas finais e decisivas autoridade e fonte de conhecimento, crendo literal- normalmente
em cada palavra dela, como assopradas (todas e cada uma delas, cada jota e cada
til) desde a boca do próprio Deus para as mentes dos homens que Ele escolheu
para escrever os 66 livros de Gn 1:1 a Ap 22:22, depois sendo cada e todas as
palavras preservadas através dos séculos de forma absolutamente perfeita e
incessantemente em uso nas mãos dos crentes fieis [perseguidos por Roma], cada
palavra sendo inerrável e infalível. Com todas as suas forças o biblicista se
cola e agarra à Bíblia (toda ela e exclusivamente ela) para guiá-lo em todas as
situações e informá-lo sobre cada questão.]
Ele só precisa crer na Palavra de Deus [em nada nem ninguém mais]. Todo
calvinista está convencido de que tem o direito de rejeitar ou modificar
algumas partes ou conclusões de Calvino. Eu concordo com isso 100%, e digo,
além disso, que também eu tenho o direito de rejeitar todo o sistema calvinista
de teologia se estiver convencido de que não é apoiado pelas
Escrituras!
Quando deixamos [somente] a Bíblia falar, sim, por si mesma [só ela] sobre este
assunto [da soberania de Deus], então a confusão desaparece, porque a confusão
é causada por um sistema teológico que adiciona à Escritura. Se a eleição é
baseada na presciência de Deus, o que é claro e enfático [na Bíblia], então não
há contradição entre a eleição
de Deus e a escolha do homem conforme descrito nas passagens de "quem
quer que seja" (por exemplo, Mt. 11:28 ;Sr. 16: 15-16 ; Joh. 3:15 , 16 , 18 , 36 ; 5:24 ; 6:40 ; 7: 37-38 ; 11:26 ; 12:46 ; 20: 30-31 ; Ac. 10:43 ; 16:31 ; Ro. 1:16 ; 3: 22-26 ; 9:33 ; 10: 10-13 , 32 ; 1 Pe. 2: 6 ; 1 Jo. 4:14 ; Ap. 22:17 ). Nessas passagens, encontramos a
resposta para a pergunta: "O que Deus sabe de antemão?" A resposta é
que Ele conhece de antemão quem vai crer no evangelho. Nós vemos isso em 2 Tessalonicenses 2: 13-14 .
13 Nós, porém, temos a dívida de expressar [toda a]
gratidão a Deus sempre, concernente a vós, ó irmãos tendo sido amados pel[o]
Senhor, porque vos escolheu Deus, desde [o] princípio, para [a] salvação em santificação de [o]
Espírito e fé d[a] verdade,
14 Para dentro da qual vos chamou
através do nosso evangelho, para obtenção d[a] glória de o Senhor nosso, Jesus Cristo.
A eleição por Deus é através do crer no
evangelho. Ele escolheu aqueles que viriam a crer no evangelho por meio do
ministério santificador do Espírito (iluminando, convencendo, atraindo). Vemos
isso em Tito 1:1 .
Paulo, um escravo de
Deus e um apóstolo de Jesus Cristo para- promover a fé que é
dos eleitos de Deus e para- promover
o pleno- conhecimento de a
Verdade que é segundo a dedicação- no- seguir- a-
Deus.
Os eleitos de Deus são aqueles que têm fé e reconhecem a
verdade do evangelho. O Calvinismo diz que os que foram eleitos crerão [porque
foram eleitos; a Bíblia diz que aqueles que creem foram eleitos [porque
creriam]. Se há mais na eleição de Deus do que isso, e certamente pode haver, a
Bíblia não o revela, então não é nossa preocupação. Um pregador descreveu a
salvação como uma porta, e por fora estão as palavras "todo aquele que
nele crê não perecerá", e por dentro estão as palavras "eleitos antes
da fundação do mundo".
O método ou meio de eleição é "pela santificação do Espírito, para a obediência e
aspersão do sangue de Jesus Cristo "( 1 Pe. 1:1-2 ).
" 1Pedro, um apóstolo de Jesus
Cristo, a[os] eleitos peregrinos da dispersão (do Ponto, da Galácia, da
Capadócia, da Ásia e da Bitínia), 2como
resultado do pré-conhecimento de Deus ([o] Pai), N[A] santificação de [o] Espírito, EM CONSEQUÊNCIA D[a] obediência e aspersão d[o] sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas!
"
O meio de eleição é" pela santificação do Espírito ".
É o Espírito de Deus que traz o pecador à realidade prática da eleição. O
Espírito santifica o pecador, o que significa que Ele separa o pecador [para
longe do pecado e] em direção a Deus. Isso é afirmado mais adiante em 1 Pe. 1:22 , "[Uma
vez]
as vossas almas tendo vós purificado na obediência à verdade ..." Ver também 2 Th. 2:13 e 1 Co. 6:11 . O pecador vem para
a salvação pelo Espírito. Ele não vem a Deus sozinho. O Espírito de Deus
reprova o pecador do pecado, justiça e julgamento ( Jo. 16: 7-11), atrai-o ( Jo. 12:32 ), ilumina-o ( Jo. 1: 9 ) e o chama ao
arrependimento e à fé ( At 11:18 ; 20:21 ; 2 Pe. 3: 9 ). Tudo isso é
realizado pela pregação do evangelho. Onde não há proclamação do evangelho, não
há chamado. "Para dentro da qual vos chamou
através do nosso evangelho, para obtenção d[a] glória de o Senhor nosso, Jesus Cristo." ( 2 Th. 2:14 ). É pela pregação
do evangelho pelos crentes que o Espírito dá testemunho de Cristo ( At 1.8 ). Foi pela pregação do evangelho no dia
de Pentecostes que os ouvintes foram traspassados [de dor de arrependimento] em
seus corações e se arrependeram e creram ( Atos 2: 37-41 ) Foi pela pregação
do evangelho que o Espírito de Deus abriu o coração de Lídia ( Atos 16: 13-15 ). A
salvação é sempre produto da santificação do Espírito. Os homens pregam o
evangelho, mas não podem fazer a obra da salvação no coração dos pecadores. Os
pecadores não podem se iluminar, abrir seus próprios corações, se convencer ou
se regenerar. Tudo isso é obra do Espírito.
Considere a seguinte explicação de J. Frank Norris: "Cada vez que
você entra em uma casa, toda vez que você fala com um homem no bonde, ou nas
lojas, ou fábricas, você tem a certeza absoluta de que há outra pessoa também
testemunhando. E esse é o próprio Deus na pessoa do Espírito Santo! ... Em
todos os lugares onde Barnabé e Saulo iam, o Espírito Santo estava lá esperando
por eles. ... O mesmo Espírito Divino que chamou e separou Barnabé e Saulo
estava perto do rio e abriu o coração de Lídia enquanto Paulo testemunhava para
ela - 'cujo coração o Senhor abriu ... que ela atendeu às coisas que foram
faladas Paulo '( Atos 16:14) Aí você tem tudo em poucas palavras. O lado de Deus do
testemunho, e o lado do homem. Portanto, toda vez que você sai em sua visitação
[de evangelismo] pessoal, apresentando Jesus Cristo, para falar de Sua
salvação, você tem a certeza absoluta de que o Espírito Santo o precede, vai
com você, fala com [e através de] você, anda com você, e [busca abrir ] os
corações de todos com quem você fala. ... Esta foi a maior verdade que já
entrou na minha vida depois da minha salvação. Você deseja uma santa ousadia em
seu testemunho? Então saia e testifique de Cristo. Suponha que você não sinta
vontade. Vá mesmo assim. A Palavra não diz que Deus dá o Espírito Santo àqueles
que têm vontade. Mas Ele dá o Espírito Santo àqueles que 'O obedecem' ( Atos 5:32 ) "( The Inside Story of First Baptist Church
).
O meio de eleição é "para obediência ". Isso não é
obediência na vida cristã; é obediência em crer no evangelho. Não é a
obediência das obras; é a obediência da fé. "... meu evangelho ...
divulgado a todas as nações pela obediência da fé" ( Ro. 16: 25-26 ). Jesus disse: "Esta
é a obra de Deus: crer naquele que Ele enviou" ( João 6:29 ). Compare Ro. 3: 24-25 ; 4: 2-8 ; Eph. 2: 8-10 . Anos antes, Pedro havia compreendido
que a salvação é pela fé, tanto para judeus como para gentios, como disse no
Concílio de Jerusalém: "Deus ... não faz diferença entre nós e eles,
purificando seus corações pela fé" ( At. 15: 9 ) Na segunda
epístola aos tessalonicenses, Paulo disse a mesma coisa. "...
vos escolheu Deus, desde o princípio, para dentro da
salvação, em- resultado- de o
santificar de o Espírito,
e em- resultado- de a fé da
verdade, " ( 2Ts 2:13 ). A "verdade"
aqui é o evangelho de Cristo, que "é [o] poder de Deus para dentro da salvação de
todo aquele [que
está] crendo" ( Romanos 1:16
). O método de eleição, então, é a obra
do Espírito no coração, na alma e na consciência do pecador para trazê-lo à fé
no evangelho. Esta obra do amor e da graça de Deus pelo Seu Espírito é
concedida a todos os que ouvem o evangelho, pois o evangelho deve ser pregado a
todos ( Mc. 16:15 ). Todos os homens são iluminados ( Jo 1: 9 ); todos são atraídos ( João 12:32) Mas esta obra do Espírito
não é "irresistível". Vemos isso ser resistido através de todo o
livro de Atos e em toda a era da igreja. "
Ó homens de- nucas- que- não- se- dobram, e incircuncisos no
coração e nos ouvidos! *Vós* sempre resistis ao Espírito, o Santo. Como [fizeram] os vossos pais,
do mesmo modo [fazeis] *vós*."
( Atos 07:51. ).
O meio de eleição é a " aspersão do sangue de Jesus Cristo "
( 1 Pe. 1: 2 ). A aspersão do sangue se refere à aplicação do sangue dos
sacrifícios levíticos a Israel sob a Antiga Aliança. A aspersão do sangue é
mencionada 26 vezes em Levítico. O sangue foi aspergido sobre o altar ( Le. 1: 5 ), diante do véu ( Le. 4: 6), em Arão e seus
filhos na unção ( Le. 8:30 ), no leproso quando
ele foi curado ( Le. 14: 7 ), na casa do
leproso ( Le. 14:51 ), e no propiciatório e perante o propiciatório ( Le. 16:14 ). Cristo é o
cumprimento desses sacrifícios, e Seu sangue é "aspergido" no sentido
de ser colocado [em pagamento] da conta dos pecadores crentes. Portanto, em 1 Pedro 1: 2 , vemos que o
Espírito de Deus leva o pecador ao arrependimento e à fé que resulta na
aplicação do sangue de Cristo. O sangue é o preço da redenção. Cristo deu a Si
mesmo em resgate por todos ( 1 Ti. 2: 6 Jo. 2: 2), mas o resgate é
aplicado apenas para aqueles que creem . A aplicação do sangue é ter o nome
escrito no livro da vida do Cordeiro ( Filipenses 4: 3 ). Isso
é retratado na Páscoa. O sangue do Cordeiro foi derramado por todos, mas teve
que ser aplicado individualmente ( Êxodo 12: 6-7 , 13 ). O anjo do julgamento só passou por
cima das casas nas quais o sangue foi aplicado.
6. Que o homem pode resistir à vontade de Deus é ensinado em toda a Bíblia.
É óbvio que Deus fez o homem para ter uma vontade que pode ser exercida
contra Deus e que o homem é responsável perante Deus pelo exercício de sua
vontade.
Já demos muitos exemplos de homens resistindo a Deus. Veja Ge. 6: 5-6 ; Ne. 9:30 ;Pr. 1: 23-26 , 28-29 ; Is. 7:13 ; 63:10 ; Jer. 29:16 ; Lu. 7:30 ; Joh. 1:11 ; 12:48 ; Ac. 7:51 ; Ro. 10:21 . Adão desobedeceu à vontade de Deus
(Gên. 3). Caim desobedeceu à vontade de Deus (Gên. 4). A geração de Noé
desobedeceu à vontade de Deus (Gên. 6). A geração de Babel desobedeceu à
vontade de Deus (Gên. 11). Israel desobedeceu à vontade de Deus no deserto,
durante o tempo dos juízes, durante a maior parte do período dos reis, e no tempo
da primeira vinda de Cristo. Deus sabia todas essas coisas de antemão e Ele
trabalhou fazendo uso de todas essas coisas para [cumprir] Seus planos eternos,
mas nunca foi Sua vontade que o homem O desobedecesse [e o homem o fez e faz].
Isso não é contrário à onipotência e realeza de Deus (ou "soberania")
porque é a vontade expressa e "soberana" de Deus que o homem tenha
tal escolha.
Na seguinte declaração simples e pungente, Cristo refutou o conceito
agostiniano ou calvinista da soberania de Deus.
"Jerusalém, Jerusalém, a [que
está]
matando os profetas, e matando- por- apedrejamento aqueles tendo sido enviados
até ti ! Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como uma galinha ajunta
os pintinhos dela debaixo das asas [dela], e vós não
quisestes!" ( Mt. 23:37 ). O Filho de Deus
os quis salvar, mas eles não quiseram [ser salvos por Ele. Resistiram e O
recusaram]. Deus quis, o homem não quis. Deus, em Sua "vontade soberana",
deu ao homem esta terrível capacidade de escolha, e Deus não é menos "soberano"
por isso.
7. Embora Deus conheça o fim desde o início, há um sentido em
que Deus está no presente e reage às ações do homem no presente.
A Confissão de Filadélfia de 1742 disse: "O conhecimento de Deus é infinito,
infalível e independente da criatura, de modo que nada é para ela
contingente ou incerto."
Isso é teologia calvinista, mas não é verdade. O conhecimento e as decisões de
Deus não são inteiramente independentes do homem, mas dependem das ações do
homem de algumas maneiras.
Vemos isso no arrependimento de Deus ( Gênesis 6: 5-6).Sim, e
Sua onisciência eterna Deus sabia que o homem chegaria ao lugar de apostasia
completa nos dias de Noé, e Deus havia determinado enviar o Dilúvio como parte
de Seu plano eterno. No entanto, quando o homem pecou, Deus reagiu a esse pecado
e se arrependeu de ter feito o homem.
Vemos isso nas advertências e na reação de Deus aos homens em todas as
Escrituras. Considere o tratamento de Deus para com Caim. Deus sabia que Caim
rejeitaria o evangelho da graça e mataria seu irmão por inveja, mas Deus
arrazoou com Caim e graciosamente o chamou à obediência ( Gênesis 4: 4-7) A ideia
de que Deus decretou que Caim faria essa coisa má é ridícula e perversa.
Considere o relacionamento de Deus com Salomão. Deus sabia o que Salomão diria
quando perguntado o que ele queria de Deus, mas a Bíblia diz: "E esta palavra agradou ao Senhor, que Salomão pediu tal coisa" ( 1 Reis 3:10 ). Deus sabia que
Salomão iria apostatar, mas o exortou a permanecer fiel ( 1 Reis 3:14 ). Deus até o avisou
uma segunda vez ( 1 Reis 9: 1-9 ). E o Senhor ficou
irado quando Salomão se desviou ( 1 Reis 11: 9-13 ). Não era a vontade de Deus que Salomão pecasse; [o
pecado] não foi feito por qualquer pré-ordenação ou decreto de Deus.
Vemos isso na vida terrena do Filho de Deus. Ele "conhecia todos os
homens" ( Jo. 2:24), mas Ele ficou
maravilhado com os homens ( Mt. 8:10 ) e desapontado com
os homens ( Mt. 8:26 ). Em Sua perspectiva eterna, o Filho de Deus sabia que
Israel iria apostatar e rejeitá-lO e planejou usar isso para criar a instituição
da Igreja, mas o Filho de Deus chorou pela rejeição de Israel ( Lu. 19: 41-42 ) e disse que
vontade de Israel tinha resistido à vontade dEle ( Mt. 23:37 ).
David
Cloud, Missionário
[Hélio de M.S. supriu alguns versos que só tinham a referência; colocou raras explicações entre colchetes [ ]; e lembra que, ao citar qualquer autor, concorda com a argumentação principal da citação, mas não necessariamente com tudo dela, nem com todos os artigos do autor.]
*************************
[Se v. achar que este escrito poderá
alertar/instruir/edificar, por favor o compartilhe (sem apagar nome do autor,
nem links abaixo)]
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TR), E Da FÉ (Corpo
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Tradicional, com notas para estudo, na www.bvloja.com.br), BKJ-1611, ou ACF.
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