Apoc. 8:13: TC, TMaj, E Modernas Versões Da Bíblia
Mudam Anjos Para Águias Que Falam
Michael Hollner
https://kjvdebate.com/blog/f/modern-bible-versions-change-angels-to-talking-eagles-in-rev-813
A Bíblia autorizada do Rei James e o Texus Receptus grego corrigem os textos gregos críticos corrompidos, como provado em Apocalipse 8:13, pois 'Águias' não fazem proclamações celestiais, "Anjos" fazem, como visto em todo o livro do Apocalipse. Assim, a KJV e o TR lêem corretamente "Anjos". Mesmo se o TR tivesse "águias", os tradutores do KJV (os maiores estudiosos que o mundo já conheceu) teriam corrigido para 'anjos'. A Versão King James está alinhada aqui com a regra PCD (em inglês, PDC) de "PREDOMINEM Considerações Doutrinárias" (em inglês, Primary Doctrinal Consideration), que estabelece que, em áreas de variantes textuais, a doutrina sadia e a consistência das Escrituras devem ser PRIMÁRIAS [predominantes] para verificar se uma leitura está correta. E é exatamente isso que o Textus Receptus e a Bíblia do Rei James fazem aqui, corrigindo a leitura defeituosa tanto do Codex Sinaiticus quanto de Alexandrino em Apocalipse 8:13. Então, neste caso, o
prêmio vai para o KJV sobre todos os textos gregos críticos.A variante [errada, do TC ] com "águia" traz um elemento estranho para o Apocalipse que de forma alguma aumenta a compreensão, a mensagem, a aplicação ou qualquer outro elemento dentro do contexto do Apocalipse. Esta [tal] águia não é mencionada no restante do Apocalipse, nem, em toda a Bíblia, é dada a qualquer águia a função de "falar."
Mesmo [o horrível] Bruce M
Metzger, que foi um [muito famoso, líder] erudito da Crítica Textual,
no estudo e avaliação de variantes de manuscritos menciona em seu livro "O
Texto do Novo Testamento" página 212; "Teoricamente, é possível que o texto
koine possa preservar uma leitura precoce que foi perdida dos outros tipos de
texto, mas tais instâncias são extremamente raras..."
Em nenhum lugar da Bíblia uma águia se
apresenta de outra forma que não seja seu estado natural.
Em Apocalipse, encontramos grupos de anjos
se apresentando juntos. Os anjos das sete Igrejas; (Apoc. 2 – 3) os anjos
soprando suas trombetas; (Apoc. 8:8 – 11:15), os anjos anunciando grandes
coisas (Apoc. 14:6 – 14:19), e os anjos que tiveram que derramar as taças da
ira de Deus sobre a terra (Apoc. 16:2 – 16:17). Também vemos anjos funcionando
como um mensageiro (Apoc. 2:1), e outros anjos completando uma tarefa (Apoc.
8:3), e outro pregando o evangelho eterno e fazendo anúncios (Apoc. 14:6), e
outro anjo completando uma tarefa (Apoc. 17:3). Temos mais um anjo explicando a
Revelação de João (Apoc. 17:15), e um [anjo] até comandando os
pássaros terrestres (Apoc. 19:17). Estes são apenas alguns exemplos das muitas
proclamações e deveres angelicais no livro do Apocalipse. Seguindo a regra do
PDC [Predominem Considerações Doutrinárias, na escolha entre variantes],
como observado acima, é claro que o Apocalipse 8:13 é um exemplo consistente de
um ANJO realizando uma tarefa individual, não algo a ser atribuído a uma
águia! Que erro de tradução desleixado e tolo nas versões modernas da Bíblia.
Até a NKJV tem uma nota de rodapé mostrando a tradução errônea de
"águia". Este é apenas um exemplo de milhares de tais modernos erros-
por- embaraçosas- negligências ou erros- grosseiros- e- estúpidos introduzidos
na bíblias [não baseadas fiel e exclusivamente no Texto Tradicional =
Receptus + Massorético].
COMENTÁRIO SOBRE O APOCALIPSE DO ABENÇOADO
JOÃO (Apoc. 8:13)
Victorino de Pettau
(270 d.C.)
Apoc. 8:13. "... E olhei, e ouvi um só anjo1730 voando no meio- dia- do- céu ... ."
" 'anjo voando pelo meio- dia do céu' está
significando o Espírito Santo testemunhando em dois dos profetas que uma grande
ira de pragas era iminente. Se, de alguma forma, mesmo nos últimos tempos,
qualquer [homem] estiver disposto a ser convertido, qualquer um
ainda pode ser salvo." (https://ccel.org/ccel/schaff/anf07/anf07.vi.ii.viii.html
).
Parece que o mais antigo "pai da
Igreja" que dá testemunho de "Anjo" em Apocalipse 8:13 é Victorino
de Pettau (250-303 aD) uma vez que ele está claramente escrevendo "Anjo"
pelo menos 100 anos antes tanto do Vulgata Latina, como do Codex Sinaiticus, como
do Vaticanus. Ele cita "Anjo" centenas de anos antes de outros pais
da Igreja citarem as leituras errôneas de "águia". Na verdade, das
doze citações do pai da Igreja, 10 delas citam "águia", mas as duas primeiras testemunhas [os
chamados "pais" da igreja, em seus escritos] citam "ANJO" (Victorinus 270 a.C., Andreas of Cesareia 611 AD).
... ... ...
... ... ...
... ... ...
[Acréscimo do tradutor: O Textos Crítico e o Texto
Majoritário, adotando "águia" em Apoc. 8:13, ficam sem saber explicar
Apoc. 14:6, que diz "E vi um OUTRO
ANJO que estava
voando no meio- dia- do- céu
". Se fosse "águia" em 8:13, como
explicaríamos a palavra "outro" em 14:6, referindo-se a anjo ???]
Michael
Hollner
[Hélio de M.S. supriu alguns versos que só tinham a referência; colocou raras explicações entre colchetes [ ]; e lembra que, ao citar qualquer autor, concorda com a argumentação principal da citação, mas não necessariamente com tudo dela, nem com todos os artigos do autor.]
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