quarta-feira, 23 de março de 2022

 

O Pai E O Filho Nos Salmos

23 de março de 2022
David Cloud, Way of Life Literature, PO Box 610368, Port Huron, MI 48061

866-295-4143, fbns@wayoflife.org

 (Tradução automática por Google. Rogo que, se alguém a melhorar, envie cópia por email a heliodemenezess , em yahoo.com.br) 

O que se segue foi extraído de Mastering the English Bible: Old Testament , (programado para lançamento ainda este ano), que é um curso de pesquisa bíblica, um comentário de um volume e um Manual da Bíblia, www.wayoflife.org -
Alguns dos Salmos contêm conversações entre Deus Pai e o Filho, as quais nos maravilham. os Salmos vemos a doutrina da Trindade. Vemos que Deus tem um Filho, e o Filho é o Ungido (Cristo). Vemos o Filho endereçado por Deus que O chama de Deus, e mesmo o chama de Jeová. Vemos que o Filho é o Criador. Vemos que o Filho se assentará à direita de Deus no céu. Vemos que o Filho governará o reino de Deus para sempre.

 Salmo 2

Sl 2:1-12  1 Por que os gentios se amotinam em furor, e os povos imaginam uma coisa vã? 2 Os reis da terra se postam em pé, e os governantes sentam-se juntos, em conselho, unidos contra o SENHOR e contra o Seu Ungido , dizendo:  3 'Rompamos as Suas ataduras, e sacudamos de nós as Suas cordas.' 4 Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. 5 Então lhes falará na Sua ira, e no Seu furor os turbará. 6 "*Eu*, porém, ungi  o Meu Rei sobre o Meu santo monte de Sião.  7 Proclamarei o decreto: o SENHOR Me disse: 'o Filho Meu Tu és; Eu, hoje, Te tenho gerado.  '.  8 Pede-Me, e Eu Te darei os gentios por herança, e os fins da terra por Tua possessão. 9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; Tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. 10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir- castigar, juízes da terra. 11 Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor. 12 Beijai o Filho, para que Se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a Sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nEle confiam."  📜LTT-Literal-TT


- Os versículos 1-3 descrevem a rebelião do mundo do fim dos tempos contra Deus e Seu Ungido, que é Cristo. O Ungido é identificado como

o Filho. Compare o v. 2 com o v. 7 e o v. 12.
- O versículo 5 são as palavras do Pai ao Filho para conquistar as nações e governá-las. “7 Proclamarei o decreto: o SENHOR Me disse: 'o Filho Meu Tu és; Eu, hoje, Te tenho gerado.  '.  8 Pede-Me, e Eu Te darei os gentios por herança, e os fins da terra por Tua possessão. 9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; Tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.”.


Salmo 45

Sl 45:1-17  1 ‹Masquil «instrução», cântico de amores, para o músico-mor, entre os filhos de Coré, apoiado sobre Shoshanim› O meu coração está jorrando  compondo palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor.  2 Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em Teus lábios; por isso Deus Te abençoou para sempre. 3 Cinge a Tua espada à coxa, ó mais poderoso, com a Tua glória e a Tua majestade. 4 E neste Teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; e a Tua destra Te ensinará coisas terríveis. 5 As Tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de Ti. 6 O Teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do Teu reino é um cetro de justiça .  7 Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso, ó Deus , o Teu Deus Te ungiu com óleo de alegria, acima dos Teus companheiros.  8 Todas as Tuas vestes cheiram a mirra e aloés e cássia, desde os palácios de marfim onde instrumentos de cordas Te alegram. 9 As filhas dos reis estavam entre as Tuas honoráveis donzelas; à Tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir. 10 Ouve, ó filha, e contempla, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai. 11 Então o rei grandemente desejará a tua formosura, pois Ele é teu senhor; inclina-te perante Ele. 12 E a filha de Tiro estará ali com presentes; até mesmo os ricos do povo suplicarão o Teu favor. 13 A filha do rei é toda gloriosa interiormente; o seu vestido é entretecido de ouro. 14 Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens, as suas companheiras que a seguem, a trarão a Ti. 15 Com alegria e regozijo elas serão trazidas; elas entrarão no palácio do rei. 16 Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra. 17 Farei lembrado o Teu nome de geração em geração; por isso os povos Te louvarão eternamente.  📜LTT-Literal-TT


- De Hebreus 1:8-9 , que cita o Salmo 45:6-7, sabemos que o Salmo 45 é o Pai falando diretamente ao Filho. O Pai se dirige ao Filho como Deus (v. 6).
- O Pai se dirige ao filho como rei (v. 1), como o mais belo dos homens (v. 2), como aquele cuja fala é cheia de graça (v. 2), como bendito de Deus para sempre (v. 2). Ele instrui o Filho a cavalgar em majestade e vitória sobre os ímpios (vv. 3-5). Ele descreve o reino eterno de justiça e alegria do Filho (vv. 6-7). Ele descreve o reinado glorioso do Filho: a justiça (v. 6), a justiça (v. 7), a alegria (v. 7), os palácios e odores [de perfumes] e roupas (vv. 8, 9), a Rainha (vv. 10, 11) [isto é, a esposa do Rei, que é Israel convertida, ela é explicitamente chamada de esposa muitas vezes, não é nenhuma igreja, nunca a Bíblia assim o diz explicitamente], os que suplicam e fazem petições, do povo (v. 12), os filhos que são todos aqueles que são redimidos por Cristo (v. 16), o louvor eterno (v. 17).

Salmo 102

Sl 102:1-28  1 ‹Oração do aflito, vendo-se desfalecido, e derramando a sua queixa perante a face do SENHOR› Ó SENHOR, ouve a minha oração, e chegue a Ti o meu clamor. 2 Não escondas de mim o Teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os Teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa. 3 Porque os meus dias se consomem como a fumaça, e os meus ossos ardem como em fornalha. 4 O meu coração está ferido e seco como a erva, por isso me esqueço de comer o meu pão. 5 Por causa da voz do meu gemido os meus ossos se achegam- e- aderem à minha pele. 6 Sou semelhante ao pelicano no deserto; sou como um mocho nos ermos. 7 Vigio, sou como o pardal solitário no telhado. 8 Os meus inimigos me afrontam todo o dia; os que se enfurecem contra mim têm jurado contra mim. 9 Pois tenho comido cinza como pão, e misturado com lágrimas a minha bebida, 10 Por causa da Tua ira e da Tua indignação, pois Tu me levantaste e me arremessaste para baixo. 11 Os meus dias são como a sombra que declina, e como a erva me vou secando.
12 Mas Tu, ó SENHOR, permanecerás para sempre, a Tua memória de geração em geração. 13 *Tu* Te levantarás e terás misericórdia de Sião; pois o tempo de Te compadeceres dela, o tempo determinado, já chegou. 14 Porque os Teus servos têm prazer nas pedras dela, e se compadecem do seu pó. 15 Então os gentios temerão o nome do SENHOR, e todos os reis da terra temerão a Tua glória. 16 Quando o SENHOR edificar a Sião, Ele aparecerá na glória dEle. 17 Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração. 18 Isto se escreverá para a geração futura; e o povo que será criado louvará ao SENHOR. 19 Pois olhou desde o alto do Seu santuário, desde o céU o SENHOR contemplou a terra, 20 Para ouvir o gemido dos cativos, para soltar os sentenciados à morte; 21 Para anunciarem o nome do SENHOR em Sião, e o louvor dEle em Jerusalém, 22 Quando os povos e os reinos forem ajuntados, para servirem ao SENHOR. 23 Ele abateu  a minha força no caminho; abreviou os meus dias.  24 Dizia eu: Ó meu Deus, não me leves no meio dos meus dias, os Teus anos são por todas as gerações. 25 Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das Tuas mãos. 26 Eles perecerão, mas *Tu* permanecerás; todos eles se tornarão velhos- e- degradados como uma vestimenta; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. 27 Porém Tu és o mesmo, e os Teus anos nunca terão fim. 28 Os filhos dos Teus servos continuarão, e a semente deles será estabelecida perante Ti.  📜LTT-Literal-TT


- O Salmo 102 é uma conversação entre Cristo em Sua encarnação e o Pai. Isso fica claro quando Hebreus 1 cita o Salmo 102 como palavras ditas pelo Pai ao Filho. Hebreus 1:8 cita Sl. 102:12 e Hebreus 1:10-12 cita Sl. 102:25-27 .

- Versículos 1-11: O Filho descreve suas aflições na terra.
Ele pede ao Pai que não esconda Seu rosto dEle (v. 2). Compare Mt. 27:46 .
Ele descreve Seu sofrimento na cruz (vv. 3-5).
Ele descreve a contínua reprovação de Seus inimigos e suas tramas contra Ele (v. 8). Compare Mt. 26:4 ; Sr. 11:18 ; 14:1 ; Lc. 19:47 .
Ele descreve Suas lágrimas (v. 9). Compare com Lc. 19:41 ; João. 11:35 .
Ele descreve suportar a ira de Deus (v. 10). Compare com Isa. 53:5 , 10 ; 2 Co. 5:21 ; Gálatas 3:13 .
Ele descreve ser cortado em Sua juventude (v. 11).

- Versículos 12-22: O Pai encoraja o Filho.
Ele se dirige a Ele como Senhor (v. 12). Em Hebreus 1:8 isso é traduzido como “Deus”.
Para com o Filho, porém, diz: "O Teu trono, ó Deus, subsiste para os séculos dos séculos. Cetro de justiça  é o cetro do Teu reinar.
O Pai fala ao Filho da eterna alegria e abundância de frutos que está diante dEle além (depois) da cruz e por causa da cruz. Ele viverá para sempre (v. 12). Ele ressuscitará dos mortos (v. 13). Ele edificará Sião e governará em glória sobre as nações (vv. 13-16, 21-22). Ele governará com compaixão sobre os necessitados (v. 17). Ele redimirá os pecadores da escravidão e da morte (v. 19-20).

- Versículos 23-24: O Filho novamente fala de Seus sofrimentos e da Sua morte que se aproxima. Este tipo de linguagem foi usado no Getsêmani ( Lc. 24:41-44 ).

- Versículos 25-28: O Pai novamente encoraja o Filho em Suas aflições terrenas. Ele afirma que o Filho criou todas as coisas e viverá para sempre (vv. 25-26). A primeira criação perecerá e será substituída pela nova criação (v. 26). O Filho é eterno e imutável (v. 27). O Filho redimirá multidões de pecadores que serão Seus servos e filhos (v. 28).

 

Salmo 110
- O SENHOR Jeová fala ao Senhor de Davi (v. 1). Jesus usou isto para confundir os fariseus ( Lc. 20:41-44 ). “Davi, pois, O chama de o Senhor. De que possível modo, pois, é Ele filho dele? Os inimigos de Jesus não puderam responder a isso, porque eles não acreditavam no ensino das Escrituras de que o Messias é tanto homem, filho de Davi, quanto Deus, Senhor de Davi.

- Os versículos 1-7 são as palavras do Pai ao Filho. Este se sentará à destra de Deus até que Seus inimigos sejam feitos escabelo de Seus pés (v. 1). Isso aconteceu
na ascensão de Cristo depois que Ele fez a expiação perfeita como preço da redenção. “12*Ele* , porém, uma única vítima sacrificial em- lugar- dos  pecados havendo oferecido para a perpetuidade, assentou-Se à destra de Deus,  13Daqui em diante anelantemente- esperando até que sejam postos os inimigos dEle mesmo por escabelo  dos Seus pés. ” ( Hb 10:12-13 ). Começando com o sermão de Pedro no Pentecostes, Sal. 110:1 é frequentemente citado e referido no Novo Testamento ( At. 2:34-35 ; Rm. 8:34 ; Ef. 1:20 ; Heb. 1:3 , 13 ; 8:1 ; 12:2 ; 1 Pd. 3:22 ). O Filho governará desde Sião sobre Seus inimigos (vv. 2-3). Ele é um sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque (v. 4). Ele conquistará os reis da terra pelo poder do Senhor (vv. 5-7).

- Entre os versículos 1 e 2 está a Dispensação da Igreja, que é um mistério não visto nas Escrituras do Antigo Testamento. Durante este período, Deus chama um povo dentre as nações para serem troféus eternos especiais de Sua graça. Veja At 15:14 ; Rm. 11:25-27 ; Ef. 2:4-7 . O Espírito de Deus foi enviado no Pentecostes para esta grande obra (At. 1:8 ). Ele [o Espírito Santo] é supervisionado pelo Filho, [que está] à mão direita de Deus no céu.

 

 

 

David Cloud

 

 

[Hélio de M.S. supriu alguns versos que só tinham a referência, e colocou raras explicações entre colchetes [ ]]

 

*************************

 

 

 [Se você concordar de coração com que este presente escrito, e achar que ele poderá alertar/ instruir/ edificar, então, por favor, o compartilhe (sem apagar nome do autor, nem links abaixo) com todos seus mais achegados amigos crentes (inclusive pastores e professores), e que você tenha certeza de que não desgostarão de receber sua sugestão. Apraza a Deus que cada um que apreciar este escrito o encaminhe a pelo menos 5 crentes que ele saiba que não receberão isso com ódio.]

 

 

http://solascriptura-tt.org/ (Sola Scriptura TT - Guerreando Em Defesa Do Texto Tradicional (TT: o Textus Receptus, TR), E Da (Corpo De Doutrina De Toda A Bíblia))

 

 

 

Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo, na www.bvloja.com.br), BKJ-1611, ou ACF.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.