quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

 

Teologia Reformada [calvinista] e Regeneração Batismal

Way of Life Literatura, PO Box 610368, Port Huron, MI 48061, 20 de janeiro de 2021

A teologia reformada tem uma bala que lhe feriu e atravessou: cheiro de regeneração batismal. Aqui está o ensino do batismo dos oito principais credos e confissões da Reforma encontrados em Philip Schaff, The Creeds of Christendom (Vol. 3):

1. Catecismo de Heidelberg (1563) (Perguntas e Respostas, Q e A 69-74):
“A Escritura chama o Batismo a lavagem da regeneração e a lavagem dos pecados. ”
Pergunta 74: Os bebês também devem ser batizados?


Resposta: Sim; pois, uma vez que eles, assim como seus pais, pertencem ao convênio e ao povo de Deus, e tanto a redenção do pecado quanto o Espírito Santo, que opera a fé, são por meio do sangue de Cristo prometido a eles não menos do que aos seus pais, eles são também pelo Batismo, como um sinal da aliança, devem ser enxertados na Igreja Cristã, e distinguidos dos filhos dos incrédulos, como era feito no Antigo Testamento pela Circuncisão, em lugar da qual no Novo Testamento o Batismo é designado. ”

2. A Confissão Galicana de João Calvino (1559) :
“Condenamos as assembléias papais…. No entanto, como alguns vestígios da [verdadeira] Igreja ainda estão presentes no papado, ... e como a eficácia do batismo não depende de quem o administra, confessamos que os batizados nela [a igreja católica]não precisam de um segundo batismo ”(Art. . 28). “O batismo é dado como garantia de nossa adoção; porque por ele [o batismo] somos enxertados no corpo de Cristo ”(Art. 35).

3. A Confissão Belga (1561) (Art. 34):
“Cremos que todo homem que se empenha seriamente em obter a vida eterna deveria ser batizado apenas uma vez com este único Batismo, sem nunca repetir o mesmo: já que não podemos nascer duas vezes…. Detestamos o erro dos anabatistas, que não se contentam com o único batismo que receberam uma vez, e, além disso, condenam o batismo de crianças de crentes, que, acreditamos, deveriam ser batizados e selados com o sinal da aliança , visto que os filhos de Israel foram circuncidados anteriormente sob as mesmas promessas que são feitas aos nossos filhos ”.

4. A Confissão Escocesa (1560) (Cap. 21):
“Condenamos totalmente a vaidade daqueles que afirmam os Sacramentos como nada mais que sinais nus e despidos [de valor em si mesmos?]. Não, acreditamos seguramente que pelo Batismo somos enxertados em Cristo Jesus , para sermos participantes de Sua justiça, pela qual [neutro, o batismo] nossos pecados são cobertos e remidos. ”

5. Cânones do Sínodo de Dort (1619)(Primeiro Caput do Artigo 17):
“Os filhos dos crentes são santos, não por natureza, mas em virtude da aliança da graça, na qual são compreendidos juntamente com os pais, os pais piedosos não têm razão para duvidar da eleição e salvação de seus filhos, a quem agrada a Deus chamar desta vida em sua infância ”.

6. A Confissão de Westminster (1647) cap. 28:
Esta confissão iguala a água de João 3: 5 com o batismo com água: “Se o homem não nascer da água e do Espírito, não pode ver o reino de Deus”. Água “o batismo é um sacramento ... um sinal e selo da aliança da graça,” de “enxertar em Cristo,” de “regeneração,” e de “remissão de pecados.”

7. A Primeira Confissão Helvética (1536) , escrita por Heinrich Bullinger:
Água “o batismo, este banho sagrado, é um banho de regeneração” (Art. 21).
“A lavagem da regeneração e renovação do Espírito Santo” em Tito 3: 5 é a água do batismo.

8. A Segunda Confissão Helvética (1566) (Cap. 19-21):
Batismo nas Águas “é um selo perpétuo de nossa adoção até nós. Pois ser batizado em nome de Cristo é ser inscrito, receber entrada e ser recebido no convênio e na família e, assim, na herança dos filhos de Deus; sim, e nesta vida ser chamado pelo nome de Deus; quer dizer, ser chamado de filho de Deus; para ser purificado também da imundície dos pecados, e para ser dotado da multiforme graça de Deus ”(cap. 20).

 

 

David Cloud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.