terça-feira, 18 de maio de 2021

 

eu Pensava Ter me Arrependido Crido E Recebido-1, Mas Aflijo-Me.. Será Que O Fiz com perfeição?
Hélio de Menezes Silva, maio.2021.

Caro amigo LLLL 

Você já me expressou que às vezes fica angustiado duvidando se sua conversão foi genuína e válida, particularmente se seu arrependimento foi "suficiente," e eu lhe respondi com certa extensão, basicamente dizendo-lhe que acho que só sei e só procuro dizer o que a Bíblia diz, nada mais, e que, aos meus 77 anos, percebo que não sei decifrar os segredos dos corações de ninguém, só posso repetir o que a Bíblia diz e orar com sinceridade, e disse que, como há esta dúvida, seria muito bom o amigo ler em sua própria Bíblia, com todo cuidado, repetidamente, com muita oração e submissão, cada verso do escrito que lhe enviei: http://solascriptura-tt.org/ComoSerSalvo.htm

 Antes de ontem você expressou suas angustiantes dúvidas sobre realmente ter se arrependido "suficientemente", e eu lhe enviei http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/081-ConversaoArrependimento-Helio.htm

 Ontem você reafirmou sua aflição em não estar certo de ter se arrependido COMPLETAMENTE de TODOS os pecados, ficando a imaginar e se torturar com o sentimento e emoção se talvez o arrependimento tenha insuficiente, se talvez não se arrependeu e confessou algum pecado, por isso talvez ainda precisa ser salvo.

 Temo que o amigo entendeu alguma coisa muito erradamente, estude, reflita muito bem em tudo do item (b) de http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/081-ConversaoArrependimento-Helio.htm, que reproduzo abaixo

 <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<


08.1 Arrependimento

a. Arrependimento não é:

(1) não é auto-reforma (a mera e inútil tentativa de, pelo próprio poder e esforço, se virar uma nova página na vida).


(2) não é mero remorso (o ato de meramente se lamentar o fruto, as consequências do crime que se cometeu, mas não sua raiz, o crime em si mesmo). Dois exemplos bíblicos de remorso sem real arrependimento: Esaú (Heb 12:17) e Judas Iscariotes Mat 27:3.

   Esaú
:
"Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou." Heb 12:17.
(Para entender melhor o background disto, leia Gen 27)

   Judas:
"Então Judas, o que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos," Mateus 27:3.
Isto não foi real arrependimento [como estamos definindo, teologicamente], foi somente remorso, e a prova disto está em Mat 27:5
"E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar." Judas não quis se arrepender do seu pecado, nem humilhar-se e confessá-lo a Cristo, nem procurar ou pedir ou aceitar Seu perdão. Contraste com Pedro, que negara a Cristo.

(3) não é penitência (a tentativa de se compensar os pecados através das boas obras e até do sofrimento de auto punição).

   "Remorso é [mera] tristeza em vista das consequências do pecado, mas arrependimento repudia e condena o pecado que produziu tais consequências. Nos olhos do arrependido estão lágrimas; nos seus lábios está confissão; na sua mente está o mesmo pensar de Deus (a respeito do pecado); seu coração é possuído por contrição; suas mãos se apossam de Cristo; seu caminho é o de afastamento do pecado;  sua atitude é de humildade [consciência da sua fraqueza]." (citado por Bancroft, sem ficar claro qual o autor).


b. Arrependimento é:

uma mudança sincera e real, tremenda, operada por Deus (não por desejo, iniciativa ou pressão humana) em 3 áreas conjuntas:

(1) Intelectualmente: tremenda - sobrenatural - real mudança no pensamento (Mat 21:29; ler depois: Luc 15:18; 18:13; Ato 2:36-40) e no ponto de vista do pecador em relação:
   Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. (Mateus 21:29)

   - a si mesmo: passa a reconhecer-se abominável, perdido, sem desculpa, o pior e mais desgraçado e condenado pecador, e (o que é pior) sem nenhuma defesa e sem nenhum poder contra sua natureza pecaminosa. Este reconhecimento é o "conhecimento do pecado", de Rom 3:20; ler depois: Rom 1:32; Jó 42:5-6; Sal 51:3; Luc 15:17-18;
   
... pela lei vem o conhecimento do pecado. (Romanos 3:20)

   - ao seu pecadO: este passa a ser reconhecido como culpa indesculpavelmente terrível e pessoal (ler depois: Sal 51:1-10);

   - à revelação divina que já tenha recebido (seja a revelação incompleta [interna] através da sua consciência, seja a revelação incompleta [externa] através da observação da criação, seja a revelação completa, através da Palavra de Deus): passa a crer, aceitar e obedecer a toda a revelação, de todo coração;

   ¶ <<Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã veio a ele, depois dele ter possuído a Bate-Seba>>
1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. 5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. 6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. 7 ¶ Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. 8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. 9 Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. (Salmos 51:1-10)

   - a Deus: passa a ser reconhecido como o Santíssimo que exige perfeição e que infalivelmente executa justiça;

   - ao Senhor Jesus Cristo: passa a ser crido e obedecido como o Messias e o Salvador (ler depois: Ato 2:14-40), o Deus, o Senhor (total dono e controlador).

2) Emocionalmente (ler depois: Mat 21:32; 27:3): tremenda - sobrenatural - real mudança no coração, em real e profundo entristecer-se (2Co 7:9-10; Sal 38:18) pelo seu pecadO, passando a odiá-lo (Sal 97:10) e passando a anelar por perdão e libertação de si mesmo (ler depois: Sal 51:1), passando a amar a revelação divina que já tenha recebido, e ao Senhor Jesus Cristo Mat 11:20-21.

   Agora folgo ... porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; ... (2 Coríntios 7:9-10)
   Porque eu declararei a minha iniqüidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado. (Salmos 38:18)
   Vós, que amais ao SENHOR, odiai o mal. ... (Salmos 97:10)
   20 Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo: 21 Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. (Mateus 11:20-21)


3) Volitivamente: tremenda - sobrenatural - real mudança na vontade e no propósito, firmemente deliberando tomar direção oposta ao seu pecadO, e submeter-se e obedecer à revelação de Deus a qual já tenha recebido e vier a receber, e ao Senhor Jesus Cristo Luc 15:18-20; ler depois: Mat 21:29-30; 1Te 1:9; Ato 2:38; Rom 2:4.

   18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; 19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. 20 E, levantando-se, foi para seu pai; ... (Lucas 15:18-20)
   Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. (Mateus 21:29)
   Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, (1 Tessalonicenses 1:9.


Deve-se perceber que, aqui, dissemos pecadO (a natureza pecaminosa do homem) e não meramente alguns / muitos / todos os pecadoS (os incontáveis terríveis frutos daquela natureza). O verdadeiro arrependimento envolve o profundo e sobrenatural ódio e desejo e decisão de abandonar total e definitivamente a natureza pecaminosa,
em particular sua rebelião e insubmissão à revelação divina que já tinha recebido (seja a revelação incompleta, através da sua consciência (seu interior) e da observação da criação (seu exterior), seja a revelação completa, através da Palavra de Deus), rebelião e insubmissão a Jesus Cristo (como Deus, Salvador e Senhor). Veja o que é  esta convicção de rebelião, e veja quem a traz: "7... o Consolador ... 8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 9 Do pecado, porque não crêem em mim; 10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado." João 16:7-11.

 >>>>>>>>>>>>>>>>> 

 Note que Deus nunca exigiu absoluta PERFEIÇÃO de nada do homem. Particularmente, sobre arrependimento, Deus somente exigiu SINCERIDADE nos 3 itens de (b) (sinceridade de mente, sentimento e decisão). Nunca exigiu perfeição em cumprimento.

 Note que Abraão, em momentos de fraqueza no meio de tanta fé, desobedeceu e, para sua ida a Canaã, levou seu sobrinho ao invés de sair sozinho; foi para o Egito ao invés de ficar na terra prometida; disse meia verdade (isto é, total mentira) dando a entender que Sara era livre para casar; etc. Não é necessário eu escrever páginas mostrando que todos os verdadeiros salvos muito detalhados entre Gênesis e Apocalipse (Elias, Davi, Salomão, Jonas, Pedro, Paulo, etc.) tiveram seus terríveis momentos de enormes pecado e fraqueza, onde, vergonhosamente, o homem velho e carnal superou o homem novo e espiritual, mas, mesmo assim, Deus não duvidou da sinceridade de suas conversões, nem as declarou falsas, nem retirou/ anulou/ apagou/ desconsiderou/ recusou as conversões deles.

 Deus nunca exigiu PERFEIÇÃO de nada do homem. Somente exigiu o sincero DESEJO e a sincera DECISÃO, INTENÇÃO, "de todo coração quero abandonar meu maldito vício em todos os mais negros pecados, sei que cada um é uma ofensa a Ti, eu agora os odeio com todas as minhas forças e quero, sim, quero muito abandoná-los a todos, repousando em Tua forças e não nas minhas."

 E, amigo LLLL, deixe de ficar eternamente olhando para si mesmo. Soldado na guerra, agricultor arando, bombeiro salvando vidas, não ficam no espelho procurando cabelinhos desalinhados e preocupados com sentimentos e emoções, não cultivam, não dão guarida, rejeitam, não se deixam levar por sentimentos e emoções. Há algo infinitamente mais premente e importante, a fazer. Decida o que deve fazer, depois "just do it" [simplesmente a faça, basta isso], e siga em frente para empolgantes novas lutas e novas vitórias. Decida o que deve fazer e a faça, como homem adulto que é.

 1Co 16:13-14  13 Vigiai vós! Permanecei vós firmes em a Fé ! Portai-vos varonilmente! Sede vós fortes!  14 Todas as vossas [coisas], dentro de amor- caridade  sejam elas feitas.  

Sl 1:1-6  1 Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se há assentado no banco dos escarnecedores. 2 Antes [tem] o seu prazer na lei do SENHOR, e na Sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois [será] como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu devido tempo; as suas folhas não murcharão, e tudo quanto fizer prosperará. 4 Não [são] assim os ímpios; mas [são] como a moinha  que o vento leva para longe.  5 Por isso os ímpios não se porão de pé no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.   

Tt 2:7 Em todas as coisas a ti mesmo mostrando [como] um exemplo de boas obras. Na doutrina, [mostra] incorrupção, respeitabilidade, incorruptibilidade ,   

1Co 13:11 Quando eu era bebê, [então] como bebê falava, como bebê entendia, como bebê pensava . Logo, porém, que tenho chegado a ser um varão, joguei- para- o- lado- como- inútil as coisas do bebê.   

Js 1:9 Não to mandei Eu? Sê forte e corajoso. Não temas, nem sejas terrificado, porque o SENHOR teu Deus [é] contigo por onde quer que andares."   

 Olhe somente para fora e para cima, olhe somente para o presente e, para o futuro, e mire fixamente no trabalho e na glória de Deus.

Nunca vi na Bíblia ninguém deixar de fazer qualquer dessas 5 coisas, mesmo somente uma, e se sair bem.

 Quanto a mim e quanto a meu agir, guio-me, também, no fato que nunca vi na Bíblia nenhum profeta e homem de Deus fazer nada mais que essas 2 coisas:

a) Declarar as palavras de Deus; e,

b) De coração, ardentemente exortar (não obrigar nem paparicar) que creiam e obedeçam, ficando implícito: Quem quiser o faça, quem não quiser não o faça.

 Nenhum profeta e homem de Deus poderia fazer mais 1mm que isso acima, se alguém lhe dissesse, por exemplo: "Estou tão triste comigo mesmo que duvido se eu existo ou se sou um matrix. Que acha? E será que fui mesmo um absolutamente perfeito filho de meus pais? Será que fui totalmente sincero ao dizer à minha namorada que amava e ao me casar e jurar fidelidade para sempre? Vivo incessantemente me torturando com muitas dezenas de dúvidas como essas. Sem parar 1 minuto, vivo examinando cada minuto de meu passado. Que você acha, Hélio? Rogo que VOCÊ mesmo me faça sair desse círculo de dúvidas. Pobre de mim. Remova e sane minhas dúvidas."

 

Vou ficar orando por você, amigo LLLL.

Mas, depois de você sempre ter mostrado conhecer (pelo menos de mente) tanto da Bíblia e do Evangelho, somente você poderá amadurecer e ver dentro de você e tomar uma decisão.
Se você ainda não se arrependeu do horror do seu pecado, então, agora, simplesmente se arrependa, é tão simples. Qual o seu problema em entender isso, amigo? É tão simples. E arrependimento não é o juramento de você sempre, em todos os segundos, odiar com o mais total ódio todos os tipos de pecado e nunca ser tentado nem nunca cair em nenhum deles, nem por 1 segundo nem 1 milímetro. Arrependimento não é tal perfeição, mas somente o sincero DESEJO, sincera INTENÇÃO de mudar de direção, com a capacitação de Deus, mas podendo haver momentos em que o homem velho lhe fará vergonhosamente fraquejar e cair.

 

 Hélio de Menezes Silva 

*************************

[Se v. achar que poderá alertar/instruir/edificar, compartilhe (sem apagar nome do autor, nem links abaixo)]

http://solascriptura-tt.org/ (Sola Scriptura TT - Guerreando Em Defesa Do Texto Tradicional (TT: o Textus Receptus, TR), E Da (Corpo De Doutrina De Toda A Bíblia))

 Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo, na www.bvloja.com.br), BKJ-1611, ou ACF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.