terça-feira, 18 de maio de 2021

 

eu Pensava Ter me Arrependido Crido E Recebido-2, Mas Desespero-Me Por Ainda Pecar
Hélio de Menezes Silva, maio.2021.

Caro amigo LLLL

 Você já me expressou que às vezes fica angustiado duvidando de sua conversão. Respondi-lhe que só posso repetir o que a Bíblia diz e orar com sinceridade, e lhe enviei: http://solascriptura-tt.org/ComoSerSalvo.htm

 Antes de ontem você expressou suas angustiantes dúvidas sobre realmente ter se arrependido "suficientemente", e eu lhe enviei http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/081-ConversaoArrependimento-Helio.htm

 Ontem você reafirmou sua aflição em não estar certo de, quando foi convertido, ter se arrependido COMPLETAMENTE de TODOS os pecados, portanto precisava ser novamente convertido. Hoje lhe respondi que temo que o amigo entendeu alguma coisa muito erradamente, pedi-lhe que revisasse muito bem o item (b) de http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/081-ConversaoArrependimento-Helio.htm, e escrevi-lhe "eu Pensava Ter me Arrependido Crido E Recebido-1, Mas Aflijo-Me.. Será Que O Fiz com perfeição?"

 Hoje você me escreveu mostrando desespero e desânimo por ainda pecar, às vezes por querer intensamente.

 Ora, LLL, para ser sincero, sou salvo há 47 anos, tenho certeza de salvação incapaz de ser perdida mesmo se eu cair, tenho júbilo e alegria em me esforçar para cada dia me aproximar mais de Deus, cada dia procurar mais O amar e O servir, mas a cada dia peco miseravelmente. Hoje mesmo, faltando

uns 20 minutos de eu ter que sair para levar meu bisnetinho à escolinha (minha neta, mãe dele, tinha tido uma impossibilidade de o levar), descobri que um cara tinha deixado seu carro trancando o portão de minha casa, afligi-me, indignei-me e me enchi de raiva, e você não consegue imaginar os maus pensamentos que passaram pela minha mente😊. Felizmente tudo se resolveu a contento, mas eu fiquei arrasado de vergonha interior pelo que se passou dentro de mim, talvez pior do que quando eu jovem, insensato e descrente.

Todos os dias, para minha vergonha, descubro que peco, volto a pecar, muitíssimo e horrivelmente. Graças a Deus, com o passar dos anos cada vez mais domino e escondo bem fundo este monstro que há em mim, mas ele não morreu, está sempre lá, horrível e armando para vir à tona.

Mas Paulo era exatamente assim, também (e todo mais admirável crente honesto que conheci em minha vida confessa, soluçante, que também é assim):

 

Romanos 7:14-25

Rm 7:14-25  14 Porque [bem] temos sabido que a lei espiritual é; *EU*, porém,  carnal sou, tendo [eu] sido vendido sob o pecado.  
15 Porque o que faço  não o aprovo . Porque não o que quero, isso eu faço. Mas o que aborreço, isso eu faço .
 16 Se, porém, aquilo que não quero  isso faço , declaro- em- concordância- com a Lei: que [ela é] boa.  
17 Agora, então, não mais [sou] *EU* [que] faço isto, mas aquilo habitando  em mim: pecado  
18 Porque tenho sabido que não habita  em mim (isto é, na minha carne) [nenhuma] coisa boa; porque [o] querer está presente em mim; mas, [como] realizar aquilo [que é] bom, não descubro.  
19 Pois não [o] bem, que quero, eu faço . Mas [o] mal, que não quero, esse faço  eu.  
20 Se, porém, o que não quero*eu*, isto faço , não mais [sou] *eu* [que] faço isto, mas aquilo habitando em mim: pecado.  
21 Acho então esta lei: que, desejando [eu] para *MIM* [o] fazer o bem, *COMIGO* o mal está  presente.  
22 Porque deleito-me- juntamente- com  a Lei de Deus, no tocante ao homem interior;  
23 Vejo , porém, uma lei de- diferente- natureza, n[os] meus membros, batalhando contra a lei do meu entendimento e me levando cativo  para a lei do pecado, aquela estando nos meus membros.  
24 Ó miserável homem [que] eu [sou]! Quem me livrará para- fora- do corpo desta morte ?  
25 Expresso eu [toda a] gratidão a Deus através de Jesus Cristo, o nosso Senhor. Assim, pois, *EU*, *EU MESMO*, em verdade com o entendimento sirvo à Lei de Deus; com a carne, porém, [sirvo]  à lei d[o] pecado.

 

Vou lhe colar abaixo o conteúdo de https://solascriptura-tt.org/Sermoes/E9C-Tres_Condicoes_Espirituais-RCottrill.htm . Tenho quase certeza de que o problema seu é o de não entender a tremenda luta diária, minuto a minuto, entre o miserável homem velho que ainda resta em todo crente, e o homem novo. Vou ficar orando com muita esperança que esse seja seu problema, e Deus o resolva agora completa e definitivamente.

 

************************************

 

Três Condições Espirituais

(Espiritual, Carnal, Não Regenerado)


Robert Cottrill


Texto chave para hoje: 1Co 2 
14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 1Co 3:1-4 1Co 31=4:   1 E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?



Três condições espirituais são descritas no Novo Testamento. Uma pergunta foi recebida a respeito dos três tipos de seres humanos que a Bíblia descreve: "Há três tipos de seres humanos. Você poderia explicar a três:  o homem natural (não- crente), o homem mundano ([ainda um pouco] mundano, mas salvos); o homem espiritual (andando no Espírito)?"

Quem perguntou identificou corretamente os três tipos.

1) O Homem Natural

Cada um de nós experimentou um nascimento natural (ou físico), mas nós herdamos, através dele, mais do que simplesmente genética. A corrupção espiritual que veio sobre Adão e Eva quando pecaram foi transmitida também a nós (Sl. 51:5; 58:3) Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe58:3 Alienam-se os ímpios desde a madre [o útero]; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.

O Senhor Jesus foi capaz de evitar isso, através do milagre do nascimento virginal. O resto de nós nasceu fisicamente vivo, mas espiritualmente mortos (Ef. 2:1,5). 
E VOS vivificouestando vós mortos em ofensas e pecados,Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

Como alguém que está espiritualmente morto, o homem natural (ou mulher) não é capaz de entender as coisas espirituais (I Coríntios 2:14.), 
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

nem tem o poder de responder a Deus como deveria (Rom 3:11; 5: 6). 
11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a DeusPorque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.

O que é necessário para corrigir o problema é um segundo nascimento, um novo nascimento. Quando o Senhor Jesus falou a um homem chamado Nicodemos sobre isso, ele pensou erradamente que o Senhor estava dizendo que precisamos de um outro nascimento físico (Jo. 3: 4), mas isso não é o que foi feito. Cristo estava falando de um nascimento espiritual, uma obra de Deus realizada no indivíduo pelo Espírito Santo.

12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus(Jo. 1:12-13). Nascido de Deus. Isso é o que é necessário para que possamos ter uma nova vida espiritual. E é a única maneira que pode ser equipado para o reino celestial (Jo. 3: 3). Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Cristo morreu na cruz para tomar [sobre Si] a punição que nós merecemos pelos nossos pecado (I Cor 15:3; I Pedro 2:24; 3:18.).

1Co 15:3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, ACF2007

1Pe 2:24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. ACF2007

1Pe 3:18 Porque tambéCristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; ACF2007


Quando uma pessoa coloca sua fé em Cristo como seu único Salvador do pecado, ele nasce de novo na família de Deus (Jo. 1: 12-13), 
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

ele recebe a vida eterna (Jo. 3:16) 
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.,

o Espírito de Deus vem viver dentro dele para sempre (I Coríntios 6: 19-20; cf. Rom. 8: 9.). 
1Co 6:19-20  19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. ACF2007

Rm 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal nãé dele. ACF2007


Nós chamamos essa pessoa um "cristão" (um seguidor de Cristo [tanto assim, que o mundo percebe uma mudança e algo de Cristo em nós]).

Tornar-se cristão nos dá uma eterna posição correta diante de Deus. Mas então temos a responsabilidade de viver nosso cristianismo na vida cotidiana, viver como os crentes que nos tornamos pela fé em Cristo. (Compare a diferença entre ser um cidadão do Brasil - a nossa posição legal - e proceder como um cidadão do Brasil - nosso estado na experiência diária)

Este último, em um sentido espiritual, é realizado à medida que andamos no Espírito. Andar no Espírito envolve, dia a dia, fé e obediência para com Deus. Assim como caminhar fisicamente exige um passo de cada vez (pé esquerdo, pé direito, pé esquerdo, pé direito, e assim por diante), do mesmo modo andar no Espírito exige consistentes passos de confiar e obedecer, confiar e obedecer. "
Se vivemos em Espírito [através do novo nascimento], andemos também em Espírito" (Gl. 5:25).

Mas é exatamente neste ponto que a distinção entre os outros dois tipos de pessoas entra. Alguns são crentes que se comportam em conformidade com o que [judicialmente] já são. Outros têm se desviado, sendo desobedientes ao Senhor, e talvez crescentemente se tornado espiritualmente frios.

2) O Homem Espiritual

[Melhor dizermos "O Homem que (usualmente) Está Espiritual", uma vez que, se descuidar-se, pode descer em direção à carnalidade?]


Em contraste com o homem natural (I Cor. 2:14-15), a Bíblia logo a seguir menciona "o que é espiritual" (v 15).
14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

A pessoa espiritual é um crente nascido de novo. Mas, mais do que isso, ele é um crente nascido de novo que está vivendo um harmonia com o que já é, judicialmente! Pode ser útil pensar a distinção desta forma: Um cristão é alguém que está corretamente relacionado com Cristo (através da fé para a salvação); um crente espiritual é aquele que está corretamente relacionado com o Espírito Santo (através de um consistente andar no Espírito).

O cristão espiritual tem sabedoria e discernimento espiritual (I Cor. 2: 9-13)
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.13 As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

 O Espírito de Deus também está desenvolvendo dentro de si o fruto do caráter cristão (Gl 5:22-23.). 
22 Mas o fruto do Espírito é: amorgozopazlonganimidadebenignidadebondademansidãotemperança.23 Contra estas coisas não há lei.

Dito de outra forma, o crente espiritual, que sempre anda no Espírito, não vai se comportar como alguém que é um pecador não salvo (Gal. 5:16). 
16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Observe também que são os crentes espirituais que estão equipados para ajudar um santo que está pecando voltar à pista [correta] (Gal. 6:1). Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.

3) O Homem Carnal


A pessoa que me fez a pergunta o chamou de uma pessoa "mundana". Isso também é verdade a respeito do crente carnal. Ele está vivendo de acordo com os valores deste mundo pecaminoso. Mas nós temos um contraste específico entre o espiritual e o carnal em I Coríntios 3:1-4, por isso vou usar essa palavra. "Carnal" representa aqueles que estão cedendo aos desejos da carne, a velha natureza, em vez de andar no Espírito. Eles são crentes, mas não está vivendo de acordo com isso.

O apóstolo Paulo diz que eles são como "bebês em Cristo" (I Cor. 3:1) 
E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a bebês em Cristo. (KJB).
(Note que ele não diz que eles perderam sua salvação, tornam-se de novo não nascidos, e precisam ser renascidos de novo, de novo!) É uma questão de conduta prática, não da sua posição diante de Deus. A congregação de Corinto havia regredido a um comportamento espiritualmente infantil, brigando entre si mesmos. ... a julgar pelo comportamento deles, você pode chegar à conclusão de que são homens naturais, em vez de crentes nascidos de novo.

Em cada cristão,
"... a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, ...." (Gal 5:17.)
Mas Deus nos dá a graça para podermos dizer não às sugestões de nossa natureza pecaminosa, e confiar e obedecer a Ele (Romanos 6: 11-13; I Coríntios 10:13..).
Rm 6:11-13  11 Assim também vóconsiderai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; 13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidademas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. ACF2007
1Co 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. ACF2007

Quando falhamos, como às vezes fazemos, devemos confessar nossos pecados ao Senhor, e reivindicar Sua purificação e perdão (I Jo. 1: 9) Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Estamos avisados para não fazer nenhuma provisão para a carne (Rom. 13:14). 
14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

Ou seja, não devemos alimentar nossa natureza pecaminosa ou colocar-nos desnecessariamente no caminho da tentação. (Pense em José fugindo da casa quando a mulher de Potifar tentou seduzi-lo, Gen. 39:7-12) Em vez de colocar em nossas mentes as coisas que vão agitar a carne, devemos alimentar-nos de coisas que irão nos edificar e fortalecer (Fp 4: 8) 
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se  alguma virtude, e se  algum louvor, nisso pensai.

-e, claro, a Palavra de Deus deve ser o número um nessa lista).

Estas são as três condições espirituais a Bíblia descreve. Como crentes, precisamos andar no Espírito e evitar qualquer coisa que possa causar a nossa vida espiritual a murchar. O antigo poema é útil:

"Dois cães lutam dentro do meu peito
Um é amaldiçoado, o outro abençoado;
A um eu amo, Ao outro vou odiar;
Aquele que eu alimentar vai dominar."

Devemos alimentar nossas almas com a Palavra de Deus.




Robert Cottrill

http://www.wordwise-bible-studies.com/three-spiritual-conditions.html

 

 

***********************************

 

 

 

                                                               Hélio de Menezes Silva

 

*************************

 

 

[Se v. achar que poderá alertar/instruir/edificar, compartilhe (sem apagar nome do autor, nem links abaixo)]

 

 

http://solascriptura-tt.org/ (Sola Scriptura TT - Guerreando Em Defesa Do Texto Tradicional (TT: o Textus Receptus, TR), E Da (Corpo De Doutrina De Toda A Bíblia))

 

 

 

Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo, na www.bvloja.com.br), BKJ-1611, ou ACF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.