quinta-feira, 14 de abril de 2022

1Tm 3:15: Quem É A COLUNA E FIRMEZA DA VERDADE, Sempre: É Cada Igreja? Ou É Somente Deus?

 

1Tm 3:15: Quem É A COLUNA E FIRMEZA DA VERDADE, Sempre: É Cada Igreja? Ou É Somente Deus?

 1Tm 3:15 Caso, porém, eu tarde, (o escrito) é para que tu tenhas sabido

como te é necessário dentro de uma casa {NOTA 1} de Deus proceder,
a qual (uma casa)
{NOTA 2}consiste em uma assembleia de o Deus o Qual está vivendo,
o Qual (Deus)
{NOTA 3} é a coluna- sustentadora e a base- sustentadora de a verdade. (LTT)

 ‎Apologistas católicos são viciados em exultantemente viverem citando ‎‎1 Timóteo 3:15‎‎ como evidência de que "a igreja" — especificamente, a Igreja Católica (Universal e Visível, mudada pelos reformadores para Universal e Invisível) — é a verdadeira e infalível, é a única e incontestável fonte terrena de conhecimento espiritual, sobre tudo, sempre. Em particular, eles afirmam que este versículo não só

apoia a inerrância de cada um e de todos os ensinamentos católicos e decisões do clero, mas também contradiz a doutrina ‎‎de Sola Scriptura (somente as Escrituras, nunca os homens, nunca as tradições)‎‎. Mas somente se fosse lido completamente fora de contexto, e isolado do restante da Bíblia, é que este verso poderia ser tomado dessa forma do abominável romanismo.‎

 

{NOTA 1}    1Tm 3:15 "UMA casa": a) Note que não foi usado o artigo definido "A" mas o artigo indefinido "UMA", implicando uma entre muitas. b) O contexto exige para "casa" ("oikos") o sentido não de edifício, mas do grupo de pessoas que, em seus corpos, nele habitam ou nele se reúnem regularmente. Em cada assembleia local a que Timóteo e Tito iam instruir e assistir como especialmente enviados pelo apóstolo Paulo, a "Uma casa" era o seu conjunto de membros.

 

{NOTA 2}    1Tm 3:15 "a qual (uma casa) consiste em uma assembleia de o Deus":{"ἥτιςa", "a qual," pron.-rel. nom. sing. FEM.} pode se aplicar a {οἴκῳ, "casa", subst., dat. sing. MASC.} porque "o substantivo [ἐκκλησία, assembleia, nom. sing. FEM.] que forma o predicado em uma sentença relativa, anexada com o propósito de explicá-la (...), algumas vezes impõe seu próprio gênero e número ao [pronome] relativo, por uma espécie de atração" (Winer- Moulton, Grammar, full text, p. 206 https://archive.org/stream/atreatiseongram01goog/atreatiseongram01goog_djvu.txt).

 

{NOTA 3}    1Tm 3:15 "O Qual (Deus) é a coluna- sustentadora e a base- sustentadora de a verdade..." 
- Esta tradução é a única que casa com o contexto explícito e incontornável de 1Co 3:11 "... outro fundamento nenhum homem pode pôr além de ... Jesus, o Cristo." Isto é decisivo!
- Adam Clarke, 2ª alternativa: "2. Outros supõem que A COLUNA- SUSTENTADORA E A BASE- SUSTENTADORA DE A VERDADE REFEREM-SE A DEUS; E que "ὁς εστι" ("o Qual está") deve ser adicionado [em itálicas] como referindo-se imediatamente a "Θεος" ("Deus"), [que está] imediatamente antes. Por este modo de interpretação, a passagem será lida- entendida assim: "Para que saibas como deves te comportar na casa de Deus, a qual consiste em a assembleia do Deus vivo, 'o Qual é' ('ὁς εστι') a coluna e fundamento de a verdade." Como Deus pode ser adequadamente chamado de a coluna e a base- sustentadora da verdade, não requer explicação."

- A tradução da Peshitta por Etherige, e a por Lamsa, não chamam uma assembleia de coluna nem de fundamento, favorecem que esses títulos se apliquem a Deus "which is the church of the living God, the pillar and foundation of the truth." A tradução de Murdock coloca um ponto depois de "Deus vivente", e identifica as coluna e firmamento com o mistério (Cristo e Sua obra), através de colocar vírgula ao final do v. 15 "... Living God. The pillar and the foundation of the truth, 16 and truly great, is this mystery of righteousness, which was revealed in the flesh ..."
- Note que descrever Deus como vivente e sendo coluna e fundamento de a verdade/ do verdadeiro/ da origem da verdade/ da própria Verdade, tudo isso casa com muitos versos explícitos e indisputados tais como 1Ts 1:9 "Deus vivo e VERDADEIRO", mas nenhum verso descreve nenhuma assembleia na Bíblia como nada equivalente a coluna e fundamento da verdade, ao contrário, tinham problemas de falsidades e práticas: todas as 6 assembleias a quem Paulo escreveu cartas partes do NT, e 5 das 7 assembleias às quais o Cristo endereçou Revelação. Portanto, SOMENTE DEUS, e não qualquer assembleia local (muito menos convenção, Roma, etc.), É "A COLUNA- SUSTENTADORA E A BASE- SUSTENTADORA DE A VERDADE.".

 

Contraste com a VULGATA:

si autem tardavero ut scias quomodo oporteat te in domo Dei conversari quae est ecclesia Dei vivi columna et firmamentum veritatis

(e todos os padres interpretam nas missas e ensinam que a coluna e firmamento da verdade é a Igreja (Católica, Universal e Visível))

 

Contraste com a católica AVE MARIA

"Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade."

(idem)

 

Contraste com a ARC

Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

(e todos os pastores que herdaram cheiro católico através da Reforma interpretam nos seus sermões e ensinam que a coluna e firmamento da verdade é a Igreja (Universal e Invisível) e o topo de sua convenção/ denominação/ associação hierárquica, ou mesmo sua igreja local e independente, ou mesmo seu corpo de oficiais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.