sexta-feira, 30 de julho de 2021

É Possível Crentes Pecarem? Terão Que Se Arrepender Para Manter Salvação? (Ou Para Reganhá-La?)

ou
"O Arrependimento Que Só Precisa E Pode Ocorrer Uma Vez Na Vida"

Evan Plante, 16.Jul.2014

https://mainsailministries.org/index.php/q-a-a-god-bible-theology-culture/160-do-we-have-to-repent-from-sin-to-stay-saved.html
(título original: Do believers have to repent from sin to stay saved?)
(‎Têm os crentes que se arrepender do pecado para se manterem salvos?‎)
(tradução, expansão e adaptação por H.M.S., jul.2021) 

Pergunta:  Estou lutando com o termo "arrependa-se para longe do pecado". Eu reconheço meus pecados e  creio na obra consumada de Jesus Cristo, portanto tem o crente que novamente voltar às costas para o pecado [exatamente como fez para ser salvo, na sua conversão]? [Para quem já creu e foi salvo, a frase] "novamente se arrepender para longe dos seus pecado" é bíblica?  Quando li isso pela primeira vez, meu coração afundou porque eu não sabia o que fazer. [Depois,] encontrei um versículo que pareceu útil para mim e para acalmar meu coração e mente:
Eclesiastes 7:20 [Na verdade [que] não [] homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque].

Alguns ministérios [somente] usam essa palavra ["arrependimento"] como parte de sua mensagem de salvação [apelo para os perdidos crerem e serem salvos], mas por quê? [Por que esta verdade afirmada por Deus não é aplicada ao crente?] 

Resposta: Saudações amigo. Terei o maior prazer em responder às suas perguntas hoje - afinal, o arrependimento é um tópico muito importante! E eu entendo sua confusão [é comum crentes ficarem confusos sobre este assunto]. Visto que nós, que somos salvos, já lidamos com nossos pecados reconhecendo [que somos pecadores], entregando nossos pecados a Cristo e confiando em Sua expiação, o que [mais] o [novo] arrependimento [para salvação] poderia fazer por nós? Além disso, visto que sabemos que a obra de Cristo está [perfeita, irretocável e] concluída, [porventura] qualquer adicional arrependimento contínuo [com rogo para sermos salvos ou preservados de modo a não perdermos a salvação], porventura isso não O insultaria? Assim sendo, não o culpo por se perguntar se o termo “arrepender-se do pecado [e para salvação]” é bíblico. No entanto, se Eclesiastes 7:20  está confortando você, então você sabe que nós, os crentes, também pecamos - e o que fazemos a respeito disso? Uau! Isso é muito para se entender e resolver! Então vamos começar.

Em primeiro lugar, a Bíblia de fato contém variações do termo “arrependendo-se do pecado” (Atos 19: 4 ; 20:21) [dizendo aos ainda perdidos:]

At 19:4 Disse[-lhes], porém, Paulo: "João, em verdade, submergiu [a] submersão de ARREPENDIMENTO, ao povo dizendo que, para dentro de Aquele [estando] vindo após si, cresse, isto é, para dentro de o Cristo: Jesus." LTT

At 20:21 Plenamente testificando, tanto aos judeus como aos gregos , o ARREPENDIMENTO para dentro de Deus, e a fé para dentro do nosso Senhor Jesus Cristo.  LTT

 Além disso, a Bíblia ensina que os que já creram [e isto é de uma vez por todas e para sempre] [portanto foram definitivamente salvos com salvação incapaz de ser perdida] podem se arrepender legitimamente do pecado (Lc 17:3-4; Rm 2:4; 2Co 7:9; Rv 2:5; 3:3)

Lc 17:3-4  3 Olhai- com- cuidado por vós mesmos. E, se pecar contra ti o teu irmão, repreende-o; e, se ele se ARREPENDER, perdoa-o. 4 E, se ele pecar contra ti sete vezes no dia e sete vezes no dia voltar a ti dizendo 'ARREPENDO-me', o perdoarás."  LTT

Rm 2:4 Ou [, porventura,] a riqueza da benignidade e da paciência e da longanimidade dEle desprezas tu? (Desconhecendo [tu] que a benignidade de Deus te conduz para dentro d[o] ARREPENDIMENTO?) LTT

2Co 7:9 Agora regozijo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para ARREPENDIMENTO. Pois fostes contristados segundo [o modo de] Deus, a fim de que em coisa nenhuma viésseis- a- sofrer dano proveniente- de- dentro- de nós. LTT

Ap 2:5 Lembra-te, pois, de onde tens tu caído, e ARREPENDE-te, e as primeiras obras pratica; e, se não, venho Eu a ti subitamente, e removerei o teu castiçal para- fora- do seu lugar, se não te ARREPENDERES. LTT

Ap 3:3 Lembra-te, pois, de como tens recebido e [como] ouviste, e firmemente- monta- guarda, e ARREPENDE-TE. Se, pois, não vigiares, virei Eu sobre ti como um furtador, e que de modo nenhum saibas tu a que hora virei sobre ti. LTT.

No entanto, embora a ação seja a mesma para descrentes e crentes, os alvos [para crente e pra descrente] é diferente. Os descrentes mudam de ideia sobre o CRISTO (eles se arrependem para a
salvação ), mas os crentes mudam de ideia sobre SI MESMOS (eles se arrependem do pecado contínuo deles). Portanto, não se confunda. Nós, crentes, ainda precisamos nos arrepender - mas não nos arrependemos “para a salvação”, visto que já somos salvos.

Isso é ilustrado na passagem a seguir, onde Jesus usa o exemplo de um crente que ofende - e depois se arrepende - e então deve ser perdoado. Observe que este arrependimento não é para obter a salvação, pois tanto o ofensor quanto o ofendido são “irmãos”.

Lc 17:3-4  3 Olhai- com- cuidado por vós mesmos. E, se pecar contra ti o teu IRMÃO, repreende-o; e, se ELE se ARREPENDER, perdoa-o. 4 E, se ele pecar contra ti sete vezes no dia e sete vezes no dia voltar a ti dizendo 'ARREPENDO-me', o perdoarás."  LTT

 

Ok - se esse arrependimento não é sobre [i.é, para se obter] a salvação ... então sobre o que é? [É para se obter comunhão, limpeza da poeira do caminho,] Higiene espiritual! Até os cristãos ficam “sujos”, e aqui está o porquê. O mundo é um lugar sujo. Nós frequentemente caímos. Estamos limpos em termos de posição [a posição jurídica, final, definitiva, eterna já foi definida no passado e não pode ser mudada], não estamos limpos em termos de nosso praticar diário. Na verdade, (e eu me encontro aqui) somos declarados justos pelo "esmerado- banho- da- noite- de- sábado- que- damos- nas- crianças- para- irmos- à igreja- domingo- de- manhã", mas então, depois da igreja, somos enviados para brincar na terra. E o que acontece conosco quando saímos? Sujamos nossos pés. Vamos aguçar nossos ouvidos para ouvirmos Jesus novamente.

Jo 13:10 Diz-lhe Jesus: "Aquele tendo sido banhado- todo- o corpo não tem necessidade exceto de os [seus] pés lavar, mas está limpo no todo. E vós limpos estais, mas não todos [entre vós]." LTT

 

Depois que Pedro e Jesus conversaram sobre o lava-pés na Última Ceia, Pedro finalmente concordou em ser lavado por Jesus... exceto que ele queria um banho inteiro em vez de somente ter lavado seus pés! Mas Jesus aproveitou essa oportunidade para ensinar que já estamos limpos como um todo [no aspecto jurídico, posicional, final, eterno, que não pode ser perdido nem mudado]; só temos que cuidar dos nossos lugares que são naturalmente sujos - como os pés. Esta é a imagem do arrependimento de um crente.

Este tipo de arrependimento não é sobre a pessoa inteira [o todo da pessoa] que já se arrependeu para a salvação (como simbolizado pelo banho). É sobre as partes de uma pessoa, como seus pés, que, com toda certeza, ficarão sujos enquanto ela ainda caminhar sobre esta terra (como simbolizado pelo lava-pés). Portanto, assim como os pés precisam de uma lavagem que não é um banho completo, também nossos pecados contínuos precisam de um arrependimento que não é para a salvação. Este tipo de arrependimento é sobre lavar a nova criatura – não é sobre se tornar uma nova criatura.
2Co 5:17 Assim que, se algum homem [está] dentro de [o] Cristo, uma nova- e- diferente criatura [é]  [ele]: as [coisas] velhas [] passaram, eis que têm sido feitas novas todas as coisas.  LTT

 

Nesse ponto, você pode  perguntar:  Uma vez que Jesus morreu por todos os nossos pecados - passados, presentes  e  futuros – porventura Seu sacrifício também não cobre esses tipos de pecados da higiene espiritual? Não eclipsa a necessidade de arrependimento? Não exatamente. Quando falamos sobre o escopo e eficácia da expiação de Jesus (sua cobertura), estamos falando JUDICIALMENTE . E o tribunal decidiu que, uma vez que Jesus pagou o preço por nossos pecados passados, presentes e futuros, estamos para sempre protegidos da condenação do pecado
Rm 8:1 Agora, pois, nenhuma condenação [] para aqueles dentro de Cristo Jesus, os quais [estão] andando não em obediência à carne, mas em obediência a [o] Espírito. LTT


... mas não da sua presença se manifestar, nem da luta diária contra ele e do aborrecimento que isto nos trás possibilidade de e seu aborrecimento. O pecado continua conosco.

Portanto, embora sejamos judicialmente livres de todos os pecados, não o somos na prática ... quero dizer, apenas olhe ao redor; os crentes (os salvos) [todos eles, sem exceção] pecam continuamente! E como é que uma pessoa [qualquer] sempre pode e deve lidar com o pecado? Ela se arrepende. Este [tipo de] arrependimento será necessário [continuamente] até que Jesus volte. [Este arrependimento] apenas de um tipo diferente porque nós [os já salvos] somos de um tipo diferente [dos ainda perdidos].

Até agora estabelecemos duas coisas importantes: primeiro, o arrependimento dos crentes está realmente na Bíblia. Em segundo lugar, isso não é um problema, porque é um tipo diferente daquele tipo do arrependimento para a salvação. Mas, mesmo se definirmos nossas definições corretamente, o mundo em geral ainda tem ideias variadas sobre o que significa arrependimento, e muitas religiões entendem isso completamente errado! Mas nos apegamos ao padrão bíblico. O arrependimento [do primeiro tipo] é indispensável para a salvação. Mas, uma vez que uma pessoa já foi salva, o arrependimento [do segundo tipo] é necessário para a santificação prática da sua vida. Dito isso, vejamos como o termo pode ser [corretamente] usado, ou pode ser mal usado.

Muitos ministérios enfatizam o arrependimento como parte de sua mensagem de salvação. Conforme discutido, isso não é necessariamente um problema, porque o arrependimento é realmente necessário para a salvação. Mas se torna um problema quando os ministérios se sentem compelidos a usar a palavra arrependimento [em relação aos pecados diários dos já salvos] sem explicá-la ... e é meio óbvio que mesmo os crentes não entendem o que isso é e o que não é.

Apesar disso, é importante incluir a ideia de arrependimento na história da salvação porque é uma das primeiras ações exigidas de uma pessoa para a conversão. Mas (e este é um enorme mas ), não é necessário usar a palavra arrependimento para realizar a ação de arrependimento. Na verdade, usar a própria palavra pode prejudicar nosso objetivo. Se o objetivo é fazer uma pessoa mudar de ideia sobre Cristo

[a) compreender e horrorizar-me com toda a extensão e abismo de minha miserável natureza pecaminosa, ou minha ofensiva tentativa de fugir de Deus, ou minha tentativa de obter salvação por falsa religião ou por boas obras;
b)
crer exclusivamente e totalmente em o Cristo, e recebê-lo como meu pessoal, infalível e único Salvador, Deus eterno, e Senhor- Dono- Controlador]],

então por que acrescentar o peso de lutar com uma palavra ambígua

[erroneamente, alguns pensam que é uma extrema emoção que não conseguem ter ou duvidam de ter tido, outros pensam que é um trato de nunca pecar 1mm (sob pena de condenação eterna), e ainda outros que precisamos ser salvos novamente a cada pecado],

que nada ensina sobre como realizar sua essência?

Quando uma pessoa muda de ideia sobre o Cristo, ela se arrepende no sentido bíblico - ela é salva! Então, o fato do arrependimento é importante ... mas a palavra arrependimento não é importante; pode até ser prejudicial se as pessoas entenderem as coisas erradas por causa dela. Em minha opinião, incluir a palavra arrependimento em uma apresentação do evangelho só porque você acha que ela deveria ser incluída é completamente desnecessário e causa confuso, e eu acho desnecessário para alcançar sua ação [de arrependimento].

Frequentemente, indico às pessoas o artigo, Salvação / O que é - o que não é - e o que você deve fazer a respeito porque este artigo contém uma apresentação abrangente da salvação. Mas não usa a palavra arrepender-se. Por que é isso? Se uma pessoa vem a Cristo legitimamente, ela já terá se arrependido (mudou de ideia sobre Jesus), quer tenha lido a palavra arrepender- se ou não !

Então, para ser salva, a pessoa não precisa ler a palavra - ela precisa fazer a ação! E forçar o uso de uma palavra para descrever uma ação que acontecerá de qualquer maneira nunca aumentará a clareza. Mas, visto que vejo a palavra arrependimento usada dessa forma [por pregadores e escritores] com tanta frequência, devo concluir que as pessoas estão inserindo por uma questão de forma [ou formalismo], para boa sorte ... ou estão apenas copiando outros documentos. Portanto, você provavelmente continuará preso à palavra, mas [deve entendê-la correta e não erroneamente, e] ela não deve mais incomodá-lo.

O entendimento comum do termo arrependimento evoca a imagem de um homem [por suas próprias forças] abandonando seus maus caminhos - como aquele bêbado na televisão que “viu a luz” e anunciou ao mundo sua determinação de mudar. Mas a palavra arrependimento na Bíblia significa mudar seu pensamento- convicções”. Isso pode parecer morno em comparação com a ação ousada do bêbado, mas, realmente, mudar seu pensamento- convicções é muito mais poderoso do que as ações menos informadas de uma pessoa; estes muitas vezes gaguejam [vacilam, tropeçam, caem] e falham, porque o movimento sem uma decisão informada é loucura ... e toda religião que não resulta em salvação é loucura - então, é fundamental acertar o arrependimento. Como podemos saber se acertamos? O verdadeiro arrependimento se manifestará em serviço, e serviço é a razão de estarmos aqui.

At 26:20 Mas primeiramente àqueles em Damasco, depois [em] Jerusalém, depois para toda a terra da Judeia, depois aos gentios, [eu] anunciava para se arrepender[em] e se converter[em] a Deus, fazendo [eles] obras correspondentes ao arrependimento. LTT

 

Embora qualquer arrependimento digno desse nome resulte em boas obras do crente [não em perfeição enquanto viver], é importante entender que o arrependimento em si não é uma obra que ganha a salvação. É por isso que entender o escopo de “mudar de pensamento sobre Cristo” é tão importante. Aqueles que realmente fizeram isso vieram para a salvação nos termos dEle - e Seus termos são que confiamos exclusivamente em Sua obra expiatória na cruz para pagar por nossos pecados.

Isso significa que não podemos acrescentar nada ao seu sacrifício - nenhum batismo, nenhuma boa obra, nenhum sacramento - nem mesmo o arrependimento! Espere um minuto ... eu pensei que o verdadeiro arrependimento era bom! É ... mas também é importante saber o que o verdadeiro arrependimento não é . Qualquer “arrependimento” oferecido como uma obra quantificável é falso porque esse dar de volta a Cristo não é mensurável em quilogramas, centímetros ou ergs de santidade. Ou uma pessoa já se voltou para Ele, ou não. É uma proposição "ou sim, ou não."

 

 

 

Evan Plante, 16.Jul.2014

 

[Hélio de M.S. usou a Bíblia LTT e supriu alguns versos que só tinham a referência; colocou algumas explicações entre colchetes [ ]; e lembra que, ao citar qualquer autor, concorda com a argumentação principal da citação, mas não necessariamente com tudo dela, nem com todos os artigos do autor. Em particular, neste artigo, concorda com a linha principal do autor, mas discorda em se omitir a palavra arrependimento ao evangelizar, pois foi escolhida e usada por Deus, portanto Hélio a usa e explica o que é e o que não é o arrependimento para salvação. Ver http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/081-ConversaoArrependimento-Helio.htm .]

 

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[Se v. achar que este escrito poderá alertar/instruir/edificar, por favor o compartilhe (sem apagar nome do autor, nem links abaixo)]

 

 

http://solascriptura-tt.org/ (Sola Scriptura TT - Guerreando Em Defesa Do Texto Tradicional (TT: o Textus Receptus, TR), E Da (Corpo De Doutrina De Toda A Bíblia))

 

 

 

Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo, na www.bvloja.com.br), BKJ-1611, ou ACF.


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