sexta-feira, 30 de julho de 2021

 

Precisa um Crente [um Salvo] Continuar Se Arrependendo?
                                    Stephen Armstrong, Pr.

(Verse by Verse Ministry International)
https://www.versebyverseministry.org/bible-answers/do-christians-need-to-continue-asking-for-forgiveness
(traduzido e adaptado por Hélio de M.S, jul.2021) 

Se crermos e recebermos a Cristo em nossas vidas, nossos pecados são perdoados (passados, presentes e futuros). Portanto, por que devemos orar pedindo por perdão por nossos pecados? Se um crente pede a Deus que perdoe seus pecados, isso não é falta de fé nas promessas de Deus, visto que ele está pedindo a Ele algo que Ele já lhe deu?

Em certo sentido, sua afirmação está correta. A Bíblia ensina que uma pessoa não precisa pedir perdão de pecados mais de uma vez para ser salva. Uma vez que apelamos a Deus por Sua misericórdia, tendo

confiado em Seu Filho para nos salvar da penalidade do pecado, somos salvos eternamente e nunca sofreremos a punição por nossos pecados. Como Paul resume

ROM. 10: 9: " Porque, se confessares  na tua boca a [o] Senhor Jesus, e creres dentro do teu coração que Deus O ressuscitou para- fora- de- entre [os] mortos, serás salvo."

Nada mais é necessário.

Por outro lado, um crente (um salvo) também é chamado pelas Escrituras a manter um coração arrependido reconhecendo o pecado rotineiramente e buscando a graça e misericórdia de Deus em face de nossos tropeços diários no pecado. Esse tipo de arrependimento não é feito com o propósito de obter ou manter [ou reganhar] nossa salvação, mas mesmo assim é necessário.

Em outras palavras, existem dois tipos diferentes de arrependimento na Bíblia, e a VERSE BY VERSE MINISTRY INTERNATIONAL usa uma convenção simples para distingui-los. Poderíamos dizer que a Bíblia ensina Arrependimento ("A" maiúsculo) e ensina arrependimento ("a" minúsculo). Arrependimento ("A" maiúsculo) se refere ao arrependimento que acompanha nosso momento de salvação. Este é um afastamento das obras mortas e de nossa vida anterior vivida separada de Deus e um reconhecimento de que somos pecadores e precisamos da misericórdia e do perdão de Deus. Simplificando, este é o arrependimento para a salvação.

Este tipo de arrependimento é um evento único, que só ocorre uma única vez, induzido pelo Espírito Santo no coração de um incrédulo, que leva à fé salvadora no Evangelho, como Paulo afirma:

Porque a tristeza segundo o modo de Deus opera [o] arrependimento para [a] salvação inarrependível ; mas a tristeza do mundo, [a] morte opera.. - 2Cor 7:10

O segundo tipo de arrependimento ("a" minúsculo) é a convicção que os crentes experimentam diariamente quando são alertados e repreendidos [pelo Espírito Santo a] de seus comportamentos pecaminosos. Tornar-se um crente remove a penalidade do pecado, mas não remove (imediatamente) a realidade da presença do pecado em nossa vida terrena. Então, recebemos esta forma secundária de arrependimento pela obra do Espírito Santo para encorajar nossa santificação. À medida que o Espírito Santo nos convence de nosso pecado, Ele induz nosso arrependimento, o que nos leva a uma vida mais semelhante à de Cristo.

Este segundo tipo de arrependimento não é rogarmos para a salvação [para mantermos nossa salvação ou a ganharmos de novo], uma vez que já possuímos [de uma vez para toda eternidade] a salvação pela fé. Em vez disso, é rogarmos a Deus para remover quaisquer consequências terrenas  de nosso pecado e nos habilitar e dar Seu poder para uma melhor caminhada de obediência [na nossa vida]. Estamos pedindo alívio da disciplina do Senhor, assim como um filho roga a seu pai humano por misericórdia para evitar [ou diminuir] o castigo. E João diz que o Senhor [com toda certeza] nos perdoará desta forma, se nos arrependermos:

1João 1: 9 Caso confessemos os nossos pecados, fiel Ele é, e justo, de modo a nos perdoar os pecados e nos purificar para- longe- de toda injustiça.

 

Existem alguns bons exemplos (entre muitos) nas Escrituras para ilustrar este princípio de arrependimento para o crente. Primeiro, considere as instruções de Jesus para a igreja de Éfeso, no livro de Apocalipse:

Apocalipse 2: 5. Lembra-te, pois, de onde tens tu caído, e arrepende-te, e as primeiras obras pratica; e, se não, venho Eu a ti subitamente, e removerei o teu castiçal para- fora- do seu lugar, se não te arrependeres.

 

Jesus disse à igreja em Éfeso que eles deveriam se arrepender de seu pobre testemunho (isto é, de terem abandonaado seu primeiro amor), ou então Ele acabaria com a própria existência da igreja. Aqui vemos uma conexão entre o pecado dos crentes e Deus visitando as consequências de seus pecados sobre eles. Se a igreja não se arrependesse de seus pecados, Jesus a visitaria com as consequências dos pecados dela.

Da mesma forma, se os crentes vivem em pecado sem arrependimento, eles verão as consequências de seus pecados infligidos a eles como disciplina do Senhor. Como o escritor de Hebreus 12: 7-11 diz claramente:

Hb 12:7-11  7 Se [paternal]- instrução- até- por- castigos pacientemente- suportais, (percebes que) como a filhos vos está tratando Deus; porque quem é [o] filho a quem não [paternalmente]- instrua- até- por- castigos [o seu] pai? 8 Se, porém, estais sem [paternal]- instrução- até- por- castigos, da qual têm sido feitos participantes todos, então bastardos sois, e não filhos. 9 Além do que, em verdade, tínhamos os pais da nossa carne como instrutores- corretores, e nós [os] reverenciávamos; não, muito mais, submeteremos nós mesmos a o Pai dos espíritos, então viveremos? 10 Porque, em verdade, aqueles, por uns poucos dias [e] segundo aquilo bem lhes parecendo, [nos paternalmente]- instruíam- até- por- castigos; Este, porém, em direção àquilo [bem] nos aproveitando, para [nós] participar[mos] da Sua própria santidade. 11 E toda [a paternal]- instrução- por- castigos, quanto ao [tempo] sendo presente, em verdade não parece de gozo ser, senão de tristeza; mas, depois, um fruto pacífico de justiça (para aqueles tendo sido exercitados por intermédio dela) produz. LTT-ComNotas

 

Um segundo exemplo é encontrado na vida de Davi em 2Sm 12: 13-16:

2Sm 12:13-16  13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR fez passar o teu pecado; não morrerás. 14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.  15 Então Natã partiu para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a esposa de Urias dera à luz a Davi, e adoeceu gravemente. 16 E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi um jejum, e entrou, e passou toda a noite prostrado sobre a terra. LTT-ComNotas



Em 2Sam 12, Davi está orando e jejuando para que o Senhor poupe seu filho, que está perto da morte. Davi sabe que a condição de seu filho foi trazida sobre ele pelo Senhor como punição contra Davi por seu pecado impenitente com Bate-Seba. Em vez disso, Davi ora para que o Senhor mostre misericórdia. A Escritura diz claramente que o pecado de Davi já foi removido por sua fé, então a salvação não estava em questão. Mesmo assim, Davi sente a necessidade de orar por perdão, porque deseja salvar seu filho.

O Senhor disciplinou Davi por causa de seu pecado e, mesmo sabendo que havia sido perdoado, Davi ainda orou pedindo por misericórdia por causa de seu filho. Obviamente, o Senhor rejeitou o apelo de Davi e levou o filho de qualquer maneira, mas este é um excelente exemplo de por que um crente deve orar em arrependimento por perdão, embora nossa salvação esteja segura.

Claramente, o Senhor espera que os crentes orem por perdão mesmo depois de sermos salvos, mas fazemos isso por um motivo diferente daquele que tínhamos antes da fé. Antes da fé, orávamos com um coração arrependido e ansiando por perdão para a vida eterna. Agora que fomos salvos, ainda oramos e rogamos, sim, mas por perdão das consequências de nosso pecado.

Stephen Armstrong, Pr.


[Hélio de M.S. supriu alguns versos que só tinham a referência; colocou raras explicações entre colchetes [ ]; e lembra que, ao citar qualquer autor, concorda com a argumentação principal da citação, mas não necessariamente com tudo dela, nem com todos os artigos do autor.]



*************************

 

 

[Se v. achar que este escrito poderá alertar/instruir/edificar, por favor o compartilhe (sem apagar nome do autor, nem links abaixo)]

 

 

http://solascriptura-tt.org/ (Sola Scriptura TT - Guerreando Em Defesa Do Texto Tradicional (TT: o Textus Receptus, TR), E Da (Corpo De Doutrina De Toda A Bíblia))

 

 

 

Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo, na www.bvloja.com.br), BKJ-1611, ou ACF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.