Precisa um Crente [um Salvo] Continuar Se Arrependendo? Stephen
Armstrong, Pr.
(Verse by Verse Ministry International)
https://www.versebyverseministry.org/bible-answers/do-christians-need-to-continue-asking-for-forgiveness
(traduzido e adaptado por Hélio de M.S, jul.2021)
Se crermos e recebermos a Cristo em nossas vidas, nossos pecados são
perdoados (passados, presentes e futuros). Portanto, por que devemos orar pedindo
por perdão por nossos pecados? Se um crente pede a Deus que perdoe seus
pecados, isso não é falta de fé nas promessas de Deus, visto que ele está
pedindo a Ele algo que Ele já lhe deu?
Em certo sentido, sua afirmação está correta. A Bíblia ensina que uma pessoa não precisa pedir perdão de pecados mais de uma vez para ser salva. Uma vez que apelamos a Deus por Sua misericórdia, tendo
confiado em Seu Filho para nos salvar da penalidade do pecado, somos salvos eternamente e nunca sofreremos a punição por nossos pecados. Como Paul resumeROM. 10: 9: " Porque, se confessares na tua boca a [o] Senhor Jesus, e creres dentro do teu coração que
Deus O ressuscitou para- fora- de- entre [os] mortos, serás salvo."
Nada mais é necessário.
Por outro lado, um crente (um salvo)
também é chamado pelas Escrituras a manter um coração arrependido reconhecendo
o pecado rotineiramente e buscando a graça e misericórdia de Deus em face de
nossos tropeços diários no pecado. Esse tipo de arrependimento não é feito com
o propósito de obter ou manter [ou reganhar] nossa salvação, mas mesmo assim é
necessário.
Em outras palavras, existem dois
tipos diferentes de arrependimento na Bíblia, e a VERSE BY VERSE MINISTRY
INTERNATIONAL usa uma convenção simples para distingui-los. Poderíamos dizer
que a Bíblia ensina Arrependimento
("A" maiúsculo) e ensina arrependimento
("a" minúsculo). Arrependimento
("A" maiúsculo) se refere ao arrependimento que acompanha nosso
momento de salvação. Este é um afastamento das obras mortas e de nossa vida
anterior vivida separada de Deus e um reconhecimento de que somos pecadores e
precisamos da misericórdia e do perdão de Deus. Simplificando, este é o
arrependimento para a salvação.
Este tipo de arrependimento é um
evento único, que só ocorre uma única vez, induzido pelo Espírito Santo no
coração de um incrédulo, que leva à fé salvadora no Evangelho, como Paulo
afirma:
Porque a tristeza segundo o modo de Deus opera [o] arrependimento para [a] salvação inarrependível ; mas a tristeza do mundo, [a] morte opera.. - 2Cor 7:10
O segundo tipo de arrependimento ("a" minúsculo) é a convicção
que os crentes experimentam diariamente quando são alertados e repreendidos [pelo
Espírito Santo a] de seus comportamentos pecaminosos. Tornar-se um crente
remove a penalidade do pecado, mas não remove (imediatamente) a realidade da
presença do pecado em nossa vida terrena. Então, recebemos esta forma
secundária de arrependimento pela obra do Espírito Santo para encorajar nossa
santificação. À medida que o Espírito Santo nos convence de nosso pecado, Ele
induz nosso arrependimento, o que nos leva a uma vida mais semelhante à de
Cristo.
Este segundo tipo de arrependimento
não é rogarmos para a salvação [para mantermos nossa salvação ou a ganharmos de
novo], uma vez que já possuímos [de uma vez para toda eternidade] a salvação
pela fé. Em vez disso, é rogarmos a Deus para remover quaisquer consequências terrenas de nosso pecado e nos habilitar e dar Seu
poder para uma melhor caminhada de obediência [na nossa vida]. Estamos pedindo
alívio da disciplina do Senhor, assim como um filho roga a seu pai humano por
misericórdia para evitar [ou diminuir] o castigo. E João diz que o Senhor [com
toda certeza] nos perdoará desta forma, se nos arrependermos:
1João 1: 9 Caso confessemos os nossos pecados, fiel Ele é, e
justo, de modo a nos perdoar os pecados e nos purificar para- longe- de toda
injustiça.
Existem alguns bons exemplos (entre
muitos) nas Escrituras para ilustrar este princípio de arrependimento para o
crente. Primeiro, considere as instruções de Jesus para a igreja de Éfeso, no livro
de Apocalipse:
Apocalipse 2: 5. Lembra-te, pois, de onde
tens tu caído, e arrepende-te, e as
primeiras obras pratica; e, se não, venho Eu a ti subitamente, e removerei o
teu castiçal para- fora- do seu lugar, se não te arrependeres.
Jesus disse à igreja em Éfeso que
eles deveriam se arrepender de seu pobre testemunho (isto é, de terem
abandonaado seu primeiro amor), ou então Ele acabaria com a própria existência
da igreja. Aqui vemos uma conexão entre o pecado dos crentes e Deus visitando
as consequências de seus pecados sobre eles. Se a igreja não se arrependesse de
seus pecados, Jesus a visitaria com as consequências dos pecados dela.
Da mesma forma, se os crentes vivem
em pecado sem arrependimento, eles verão as consequências de seus pecados
infligidos a eles como disciplina do Senhor. Como o escritor de Hebreus 12:
7-11 diz claramente:
Hb 12:7-11 7 Se [paternal]- instrução- até- por- castigos
pacientemente- suportais, (percebes que) como
a filhos vos está tratando Deus; porque quem é [o] filho a quem não [paternalmente]- instrua- até- por- castigos [o seu] pai? 8 Se, porém, estais sem [paternal]- instrução- até- por- castigos, da qual
têm sido feitos participantes todos, então bastardos sois, e não filhos. 9 Além do que, em verdade,
tínhamos os pais da nossa carne como instrutores- corretores, e nós [os] reverenciávamos; não, muito mais,
submeteremos nós mesmos a o Pai dos espíritos, então viveremos? 10 Porque, em verdade, aqueles,
por uns poucos dias [e] segundo aquilo bem lhes parecendo, [nos paternalmente]- instruíam- até- por- castigos; Este,
porém, em direção àquilo [bem] nos aproveitando, para [nós] participar[mos] da Sua própria santidade. 11 E toda [a paternal]- instrução- por- castigos, quanto ao [tempo] sendo presente, em verdade não parece de
gozo ser, senão de tristeza; mas, depois, um fruto pacífico de justiça (para
aqueles tendo sido exercitados por intermédio dela) produz.
LTT-ComNotas
Um segundo exemplo é encontrado na
vida de Davi em 2Sm 12: 13-16:
2Sm 12:13-16 13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o
SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR fez passar o teu pecado; não
morrerás. 14 Todavia, porquanto com este
feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o
filho que te nasceu certamente morrerá. 15 Então Natã partiu para sua casa; e o
SENHOR feriu a criança que a esposa de Urias dera à luz a Davi, e adoeceu
gravemente. 16 E buscou Davi a Deus pela
criança; e jejuou Davi um jejum, e entrou, e passou toda a noite prostrado
sobre a terra. LTT-ComNotas
Em 2Sam 12, Davi está orando e
jejuando para que o Senhor poupe seu filho, que está perto da morte. Davi sabe
que a condição de seu filho foi trazida sobre ele pelo Senhor como punição
contra Davi por seu pecado impenitente com Bate-Seba. Em vez disso, Davi ora
para que o Senhor mostre misericórdia. A Escritura diz claramente que
o pecado de Davi já foi removido por sua fé, então a salvação não estava em
questão. Mesmo assim, Davi sente a necessidade de orar por perdão, porque
deseja salvar seu filho.
O Senhor disciplinou Davi por causa
de seu pecado e, mesmo sabendo que havia sido perdoado, Davi ainda orou pedindo
por misericórdia por causa de seu filho. Obviamente, o Senhor rejeitou o apelo
de Davi e levou o filho de qualquer maneira, mas este é um excelente exemplo de
por que um crente deve orar em arrependimento por perdão, embora nossa salvação
esteja segura.
Claramente, o Senhor espera que os
crentes orem por perdão mesmo depois de sermos salvos, mas fazemos isso por um
motivo diferente daquele que tínhamos antes da fé. Antes da fé, orávamos com um
coração arrependido e ansiando por perdão para a vida eterna. Agora que fomos
salvos, ainda oramos e rogamos, sim, mas por perdão das consequências de nosso
pecado.
Stephen Armstrong,
Pr.
[Hélio de M.S. supriu alguns versos que só tinham a
referência; colocou raras explicações entre colchetes [ ]; e lembra que, ao
citar qualquer autor, concorda com a argumentação principal da citação, mas não
necessariamente com tudo dela, nem com todos os artigos do autor.]
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