quarta-feira, 14 de abril de 2021

 

Jz.11.31-C.Elemento-2 - E Jefté Votou Um Voto Ao SENHOR. 3 Etapas De Votos  (CONTINUAÇÃO)


Juízes 11:30-31

30 E Jefté votou um voto ao SENHOR, e disse: "Se totalmente entregares os filhos de Amom na minha mão,
31 Então quem quer que, saindo das portas da minha casa, primeiro sair com- o- propósito- de se encontrar comigo quando eu tiver voltado em paz desde os filhos de Amom, seguramente ele será propriedade (consagrada) do SENHOR, e eu o oferecerei (consagrarei) (ao SENHOR) em- substituição- a (oferecer)
um holocausto." Ou "em lugar de (oferecer)", ou "ao invés de (oferecer), ou "como (se fosse)." Tradução de "for" na KJB."    LTT

A palavra "voto" e suas variações [fazer um voto, votar, votou, etc.] são encontradas 93 vezes na Bíblia, sendo apenas 2 vezes no Novo Testamento (no livro de Atos). Os votos têm uma fórmula bíblica:


    (1) "Senhor, se Tu fizeres tal e tal" [isto é um pedido feito a Deus],
    (2) "então eu farei aquilo e aquilo" [isto é a maneira de demonstrar minha gratidão depois, se Deus atender meu pedido].
Mas também há uma terceira etapa
    (3) como foram pagos os votos de cada pessoa [que fez seu voto e Deus o atendeu.]

 Vejamos alguns exemplos.

 

Genesis 28:20-22

20 E Jacó votou um voto, dizendo: (1) Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem em que vou, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
21
E eu em paz tornar à casa de meu pai, (2) então o SENHOR me será por Deus;
22
E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, (3) certamente Te darei o dízimo.

 

A etapa 3 é o pagamento [por gratidão] do voto que foi feito [e, depois atendido], pagamento que é reconhecimento público e agradecimento pelo que o Senhor fez. E o pagamento, como neste primeiro caso, não é necessariamente holocausto.

 

Ana é o próximo exemplo.

1Sm 1:11
E votou um voto, dizendo: Ó SENHOR dos Exércitos! Se Tu, na verdade, atentares para a aflição da Tua serva, e de mim te lembrares, e da Tua serva não Te esqueceres, mas (1) à Tua serva deres um filho homem, então (2) ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não subirá navalha. LTT

1Sm 1:24-25
24 E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três novilhos, e um efa de farinha, e um odre de suco de uva, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança.
25
(3) E mataram um novilho, e trouxeram o menino a Eli. LTT

 

O voto feito por Ana {*} também seguiu o processo de três etapas. O mesmo acontece com o voto feito por um nazireu:

Nm 6:2
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: (2) Quando um homem ou mulher tiver separado a si mesmo de forma especial, votando um voto de nazireu, para se separar para o SENHOR, LTT

Nm 6:8
Durante todos os dias do seu nazireado santo será ao SENHOR. LTT

Nm 6:14
(3) E ele oferecerá a sua oferta ao SENHOR, um cordeiro sem defeito de um ano em holocausto, e uma cordeira sem defeito de um ano para sacrifício pelo pecado, e um carneiro sem defeito por oferta pacífica; LTT

Nm 6:21
Esta é a lei do nazireu, que fizer voto da sua oferta ao SENHOR pelo seu nazireado, (1) além do que alcançar a sua mão; segundo o seu voto, que votou, assim fará conforme à lei do seu nazireado." LTT

 

{* Nota da Tradutora: evidentemente há grandes diferenças entre os votos de Ana e de Jefté. Na atual seção, a autora não julgou necessário falar dessas diferenças, mas estou certa de Debbie concordava plenamentte com isso (claro, é tão evidente). Ela, aqui, somente quer demonstrar que o voto de Ana teve as mesmas etapa (1,2,3) que todos os votos da Bíblia. A oferta da novilha, por Ana, foi obrigatória por fazer parte do voto dela para navalha não passar sobre o cabelo de Samuel, o que equivale a dizer que ele seria Nazireu, e Nm 6:14 obriga todo nazireu a fazer oferta sacrificial. Jefté não fez voto de oferecer nenhum sacrifício animal, muito menos sacrifício humano, abominável a Deus.}

 

Depois que os votos de um nazireu são cumpridos, ele deve oferecer um holocausto. Eu acredito que os primeiros dois passos também são evidentes nesta passagem. A segunda etapa - vou me tornar um nazireu - é óbvia. Mas o que ele pediu ao Senhor para fazer? Uma vez que as pessoas individuais pediriam coisas diferentes, nenhum detalhe é fornecido, mas sabemos que houve um pedido.

 

vs 21 . . . além do que alcançar a sua mão; segundo o seu voto, que votou ...

 

As três etapas relativas aos votos são evidentes.

Levítico 22:18-19
18 Fala a Aarão, e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Qualquer que, da casa de Israel, ou dos estrangeiros em Israel, oferecer a sua oferta, quer dos seus votos, quer das suas ofertas voluntárias, que oferecem ao SENHOR em holocausto,
19
Segundo a vossa vontade, oferecereis macho sem defeito: da manada das vacas, ou do rebanho das ovelhas, ou do rebanho das cabras.

 

O holocausto em si não era o voto. Tal oferta queimada foi feita porque as duas primeiras etapas foram concluídas. Além disso, as ofertas queimadas são sempre [animais puros] machos. [Mas 5 ofertas (pelo menos quando feitas por pobres) podiam ser de fêmeas de animais: ofertas pelo pecado, de paz, de gratidão, de voto, voluntária.]

 

Este Salmo é outro exemplo que mostra as três etapas.

 

Sl 116:1-19

1 Amo ao SENHOR, porque Ele ouviu a minha voz [e] a minha súplica.
2 Porque Ele (1) inclinou a mim os Seus ouvidos; portanto, (2) [O] invocarei enquanto viver.
3 Os cordéis da morte me cercaram, e angústias da sepultura se apoderaram de mim; encontrei aflição e tristeza.
4 Então invoquei o nome do SENHOR, [dizendo]: Ó SENHOR, [rogo-Te,] livra a minha alma.
5 Gracioso [é] o SENHOR e justo; o nosso Deus é misericordioso.
6 O SENHOR guarda- preserva aos símplices; fui abatido, mas Ele me livrou.
7 Volta, ó minha alma, para o teu repouso, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.
8 Porque Tu livraste a minha alma da morte (1), os meus olhos das lágrimas, [e] os meus pés da queda.
9 Andarei (2) perante a face do SENHOR na terra dos viventes.
10 Cri, por isso falei: Estive muito aflito.
11 Dizia na minha pressa : Todos os homens [são] mentirosos.  
12 Que darei eu ao SENHOR, [por] todos os Seus benefícios (1) para comigo?
13 Tomarei o cálice da salvação, (2) e invocarei o nome do SENHOR.
14 Pagarei os meus votos (3) ao SENHOR, agora, na presença de todo o Seu povo.
15 Preciosa [é] à vista do SENHOR a morte dos Seus santos.
16 Ó SENHOR, deveras [sou] Teu servo; [sou] Teu servo, filho da Tua serva; Tu soltaste as minhas ataduras (1).
17 Sacrificar-Te-ei sacrifícios de ações de graças, e invocarei o nome do SENHOR. (3)
18 Pagarei os meus votos ao SENHOR, [agora], na presença de todo o Seu povo (3),
19 Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR.  LTT

 

Neste Salmo, o pagamento dos votos, chamado de sacrifício de ação de graças, é realizado na presença de todo o seu povo, porque " Tu soltaste as minhas ataduras."

 

Vou examinar os próximos dois elementos fora da ordem.


(CONTINUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.