sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Jz 11.31. JEFTÉ Fez Voto Para Consagrar Pessoa Ao Exclusivo Serviço De Deus, Não Para Oferecê-La Em Sacrifício. Livro completo.

Jz 11.31. JEFTÉ Fez Voto Para Consagrar Pessoa Ao Exclusivo Serviço De Deus, Não Para Oferecê-La Em Sacrifício

(pequeno livro completo, em 11 partes)

(Título original: "Jephthah, OR 'Comparing Scripture With Scripture'")

 Autora: Debbie Root, 2013

http://groups.yahoo.com/group/rklist/message/101199

(Hoje, 2021, infelizmente, yahoogroups foi decontinuado, o link não mais funciona ... Alguém sabe onde encontrar o artigo original?)

Traduzido e adaptado por Valdenira Nunes de Menezes Silva, abr.2021

  

Jz.11.31-A - Literalismo, Sim. Mas Tem Todo Verso Que Ser Entendido Isoladamente E Conforme 1ª Impressão? Não! Reconheçamos Divisões E Comparemos Escrituras

 

Como crentes na Bíblia, sabemos que existem duas chaves para entender uma

passagem:

[1] cortar- e- dividir de modo reto e correto
[2Tm 2:15
Estuda- empenha-te para aprovado apresentar a ti mesmo a Deus, [como] um trabalhador que não tem [de que] se envergonhar, retamente- fazendo- o- corte- e- dividindo a Palavra (Escrita) de a Verdade.]
e

[2] comparar escritura com escritura
[1Co 2:13
As quais (coisas) também estamos falando, não em palavras ensinadas de sabedoria humana, mas n[aquelas] (palavras) ensinadas pel[o] Espírito Santo, comparando- e- julgando as coisas espirituais com [as] (coisas) espirituais.].


Essas duas maneiras são os únicos meios legítimos de estudar e compreender um versículo sozinho ou uma passagem mais longa. Grego, hebraico [conjeturar sobre possíveis sutilezas de ambas e sobre possíveis erros da, KJB é a assim chamada erudição], e as opiniões [pessoais] das pessoas apenas confundem o assunto e frequentemente concluem em uma falsidade.

 

Por exemplo, se essas duas chaves não forem observadas na compreensão de Atos 2:38, então seríamos todos campbelitas [que ensinam que primeiro vem a submersão na água, só depois vem a salvação].

 

Atos 2:38
E Pedro lhes dizia: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja ele submerso dentro do nome de Jesus Cristo EM- CONSEQUÊNCIA- DA {*} remissão dos pecados dele, e vós recebereis o dom- gratuito (que é) procedente- de o Espírito Santo;" LTT


{* A KJB tem "for" que, à primeira vista, pode ser entendido como "a fim de que", mas também todo mundo sabe que, de acordo com o contexto, também pode ser entendido como "em consequência de", tal como em "The bandit was convicted for robbberry", ninguém entenderia isso como "o bandido foi condenado a fim de cometer roubos", mas, sim, como "o bandido foi condenado em consequência, por causa de roubos." Várias bíblias em português e espanhol, por engano e tradição católica, traduzem no versículo como "para", ao invés do correto "em consequência de". Hélio.}

 

Afinal das contas, [à primeira vista] o versículo _diz_ que uma pessoa deve ser submersa nas águas para [depois], em consequência disso, receber o Espírito Santo.
Ou, como os católicos romanos, poderíamos acreditar que temos que comer a carne literal de Cristo e beber seu sangue [literal] para ter vida eterna. Isso _é_ o que o versículo [aparentemente] _diz_.[em um literalismo deformado que todas as línguas usam, mesmo com raridade, usam figuras de linguagem que são tão óbvias que são indisputadas, ninguém normal discorda delas, como "o cursinho X é o caminho, a porta para a universidade."]

 

João 6:53
Disse-lhes, pois, Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo que, se não COMERDES a carne de o Filho do homem, e não BEBERDES o Seu sangue, não tendes a vida dentro de vós mesmos." LTT

 

Existem literalmente dezenas de versículos que podem ser mal interpretados se estiverem isolados [isto é, se forem tomados isoladamente, como se cada um fosse a única linha que existe na Bíblia]. Essas referências particulares, entretanto, não confundem os crentes na Bíblia [em cada palavra e também como um todo, a Bíblia como perfeitamente inspirada e preservada em cada j e til. Falamos da a Bíblia do Texto Tradicional, a KJB, King James Bible] porque a divisão correta e a comparação entre escritura e escritura foram determinadas anos atrás [pelos anteriores tradutores do TT, até chegar na [absoluta] perfeição da KJB].

 

Portanto, pegar um único versículo e interpretar seu significado apenas com a compreensão humana pode ser desastroso. Obviamente, alguns versículos como João 3:16 podem e funcionam sozinhos. Mas, às vezes, mesmo que as palavras pareçam evidentes como os exemplos acima, o significado de Deus só pode ser encontrado estudando e comparando escritura com escritura.

 

Assim, então, a premissa principal deste artigo é que quando um versículo ou passagem diz algo que parece contrário a outros princípios bíblicos (Por exemplo, "as tendas dos violentos assaltantes realmente têm descanso" é uma afirmação de Deus? (Jó 12: 6))

Jó 12:6
As tendas dos violentos- assaltantes têm descanso, e os que provocam a Deus estão seguros; nas suas mãos Deus lhes põe tudo
.

O estudante da Bíblia deve corretamente dividir e / ou comparar escritura com escritura para encontrar compreensão bíblica. O aluno pode então descobrir que as palavras do versículo podem ter um significado isolado ou que, em vez disso, o versículo significa algo diferente do que se pensava anteriormente.

 

***************

 

Esta (Jz 11:29-31) é a passagem específica que estudaremos.

 

Juízes 11:29-31
29 ¶ Então o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté, e ele passou através de Gileade e Manassés, e passou através de Mizpá de Gileade, e desde Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom.
30 E Jefté votou um voto ao SENHOR, e disse: "Se totalmente entregares os filhos de Amom na minha mão,
31 Então quem quer [1] que, saindo das portas da minha casa, primeiro sair com- o- propósito- de se encontrar comigo quando eu tiver voltado em paz desde os filhos de Amom, seguramente ele será propriedade (consagrada) do SENHOR [2], e eu o oferecerei (consagrarei) (ao SENHOR) em- substituição- a (oferecer) [3] um holocausto." Ou "em lugar de (oferecer)", ou "ao invés de (oferecer), ou "como (se fosse)." Tradução de "for" na KJB."  LTT

{* Nota da Tradutora:
- No verso 31, note que, na KJB-1611/1769 temos "AND I will offer it up FOR a burnt offering."

Em inglês, o dicionário Merriam-Webster dá como um dos possíveis significados para "for":
5 a : "em lugar de" (= "em substituição de"). Exemplo: "go to the store FOR me" significa "vá à loja EM LUGAR DE mim" ou "vá à loja EM SUBSTITUIÇÃO A mim"
Portanto, a KJB pode ser assim entendida "shall surely be the LORD'S, AND I will offer it up IN THE PLACE OF a burnt offering" ("seguramente será do SENHOR, E eu o oferecerei EM LUGAR DE um holocausto" ou "… E … EM SUBSTITUIÇÃO a um holocausto)

Em português, a preposição "por" também pode ter o sentido das locuções prepositivas "em lugar de" ou "em benefício de", por exemplo: "João jogou POR Pedro" significa "João jogou EM LUGAR DE Pedro"; "pague isso POR mim" significa "pague isso EM MEU LUGAR" ou "… COMO meu SUBSTITUTO" ou "… EM MEU BENEFÍCIO".
Portanto, justifica-se a tradução da LTT em Jz 11:31,39.
}

Mas, antes de tentarmos entender Jz 11:31 (e, assim, Jz 11:29-39) como um todo, precisaremos comparar escritura com escritura a respeito de vários elementos (partes) do verso Jz 11:31 (e, também, de Jz 11:29-39).

 

 

 

Jz.11.31-B.Elemento-1 - Então O Espírito Do Senhor Veio Sobre Jefté

 

Juízes 11:29
¶ Então o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté, e ele passou através de Gileade e Manassés, e passou através de Mizpá de Gileade, e desde Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom.. LTT

 

Jefté e seus homens passaram por Gileade, Manassés e Mizpá para chegar a Amon (que havia declarado guerra a Israel) para retomar a terra que Amon havia perdido anteriormente. Aqui está o primeiro elemento:

 

Juízes 11:29
¶ Então o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté ...

 

Este é o versículo imediatamente anterior a ele ter feito seu voto. Na Bíblia, o Espírito do Senhor vindo sobre alguém é sempre [algo muitíssimo] positivo [muitíssimo bom]. Existem vários versículos sobre isso, mas vou citar apenas alguns.

 

Jz 3:10
E veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o SENHOR entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; o a sua mão prevaleceu contra Cusã-Risataim. LTT
Jz 14:19
Então o Espírito do SENHOR tão poderosamente se apossou dele, que desceu aos ascalonitas, e matou deles trinta homens, e tomou os seus despojos, e deu as mudas de roupas aos que haviam explanado [a solução d]o enigma; porém acendeu-se a sua ira, e subiu à casa de seu pai. LTT
Is 61:1
"O Espírito do Senhor DEUS [está] sobre Mim; porque o SENHOR Me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-Me a atar [as chagas] dos contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão [àqueles que estão] presos; LTT
Mq 3:8
Mas eu [estou] cheio de poder pelo Espírito do SENHOR, e [cheio] de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado. LTT

 

O Espírito do Senhor desceu sobre Jefté imediatamente antes de ele ter feito seu voto. Não encontro nenhuma justificativa bíblica para acreditar que, com todos os exemplos positivos do que os homens fizeram quando o Espírito do Senhor desceu sobre eles, Jefté fez um voto precipitado ou com falta de orientação (por Deus), ou falta de obediência (a Deus), ou falta de sabedoria, ou carnalidade.

 

 

 

Jz.11.31-C.Elemento-2 - E Jefté Votou Um Voto Ao SENHOR. 3 Etapas De Votos

 

Juízes 11:30-31

30 E Jefté votou um voto ao SENHOR, e disse: "Se totalmente entregares os filhos de Amom na minha mão,
31 Então quem quer que, saindo das portas da minha casa, primeiro sair com- o- propósito- de se encontrar comigo quando eu tiver voltado em paz desde os filhos de Amom, seguramente ele será propriedade (consagrada) do SENHOR, e eu o oferecerei (consagrarei) (ao SENHOR) em- substituição- a (oferecer)
um holocausto." Ou "em lugar de (oferecer)", ou "ao invés de (oferecer), ou "como (se fosse)." Tradução de "for" na KJB."    LTT

 

A palavra "voto" e suas variações [fazer um voto, votar, votou, etc.] são encontradas 93 vezes na Bíblia, sendo apenas 2 vezes no Novo Testamento (no livro de Atos). Os votos têm uma fórmula bíblica:
    (1) "Senhor, se Tu fizeres tal e tal" [isto é um pedido feito a Deus],
    (2) "então eu farei aquilo e aquilo" [isto é a maneira de demonstrar minha gratidão depois, se Deus atender meu pedido].
Mas também há uma terceira etapa
    (3) como foram pagos os votos de cada pessoa [que fez seu voto e Deus o atendeu.]

 

Vejamos alguns exemplos.

 

Genesis 28:20-22

20 E Jacó votou um voto, dizendo: (1) Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem em que vou, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
21
E eu em paz tornar à casa de meu pai, (2) então o SENHOR me será por Deus;
22
E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, (3) certamente Te darei o dízimo.

 

A etapa 3 é o pagamento [por gratidão] do voto que foi feito [e, depois atendido], pagamento que é reconhecimento público e agradecimento pelo que o Senhor fez. E o pagamento, como neste primeiro caso, não é necessariamente holocausto.

 

Ana é o próximo exemplo.

1Sm 1:11
E votou um voto, dizendo: Ó SENHOR dos Exércitos! Se Tu, na verdade, atentares para a aflição da Tua serva, e de mim te lembrares, e da Tua serva não Te esqueceres, mas (1) à Tua serva deres um filho homem, então (2) ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não subirá navalha. LTT

1Sm 1:24-25
24 E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três novilhos, e um efa de farinha, e um odre de suco de uva, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança.
25
(3) E mataram um novilho, e trouxeram o menino a Eli. LTT

 

O voto feito por Ana {*} também seguiu o processo de três etapas. O mesmo acontece com o voto feito por um nazireu:

Nm 6:2
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: (2) Quando um homem ou mulher tiver separado a si mesmo de forma especial, votando um voto de nazireu, para se separar para o SENHOR, LTT

Nm 6:8
Durante todos os dias do seu nazireado santo será ao SENHOR. LTT

Nm 6:14
(3) E ele oferecerá a sua oferta ao SENHOR, um cordeiro sem defeito de um ano em holocausto, e uma cordeira sem defeito de um ano para sacrifício pelo pecado, e um carneiro sem defeito por oferta pacífica; LTT

Nm 6:21
Esta é a lei do nazireu, que fizer voto da sua oferta ao SENHOR pelo seu nazireado, (1) além do que alcançar a sua mão; segundo o seu voto, que votou, assim fará conforme à lei do seu nazireado." LTT

 

{* Nota da Tradutora: evidentemente há grandes diferenças entre os votos de Ana e de Jefté. Na atual seção, a autora não julgou necessário falar dessas diferenças, mas estou certa de Debbie concordava plenamentte com isso (claro, é tão evidente). Ela, aqui, somente quer demonstrar que o voto de Ana teve as mesmas etapa (1,2,3) que todos os votos da Bíblia. A oferta da novilha, por Ana, foi obrigatória por fazer parte do voto dela para navalha não passar sobre o cabelo de Samuel, o que equivale a dizer que ele seria Nazireu, e Nm 6:14 obriga todo nazireu a fazer oferta sacrificial. Jefté não fez voto de oferecer nenhum sacrifício animal, muito menos sacrifício humano, abominável a Deus.}

 

Depois que os votos de um nazireu são cumpridos, ele deve oferecer um holocausto. Eu acredito que os primeiros dois passos também são evidentes nesta passagem. A segunda etapa - vou me tornar um nazireu - é óbvia. Mas o que ele pediu ao Senhor para fazer? Uma vez que as pessoas individuais pediriam coisas diferentes, nenhum detalhe é fornecido, mas sabemos que houve um pedido.

 

vs 21 . . . além do que alcançar a sua mão; segundo o seu voto, que votou ...

 

As três etapas relativas aos votos são evidentes.

Levítico 22:18-19
18 Fala a Aarão, e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Qualquer que, da casa de Israel, ou dos estrangeiros em Israel, oferecer a sua oferta, quer dos seus votos, quer das suas ofertas voluntárias, que oferecem ao SENHOR em holocausto,
19
Segundo a vossa vontade, oferecereis macho sem defeito: da manada das vacas, ou do rebanho das ovelhas, ou do rebanho das cabras.

 

O holocausto em si não era o voto. Tal oferta queimada foi feita porque as duas primeiras etapas foram concluídas. Além disso, as ofertas queimadas são sempre [animais puros] machos. [Mas 5 ofertas (pelo menos quando feitas por pobres) podiam ser de fêmeas de animais: ofertas pelo pecado, de paz, de gratidão, de voto, voluntária.]

 

Este Salmo é outro exemplo que mostra as três etapas.

 

Sl 116:1-19

1 Amo ao SENHOR, porque Ele ouviu a minha voz [e] a minha súplica.
2 Porque Ele (1) inclinou a mim os Seus ouvidos; portanto, (2) [O] invocarei enquanto viver.
3 Os cordéis da morte me cercaram, e angústias da sepultura se apoderaram de mim; encontrei aflição e tristeza.
4 Então invoquei o nome do SENHOR, [dizendo]: Ó SENHOR, [rogo-Te,] livra a minha alma.
5 Gracioso [é] o SENHOR e justo; o nosso Deus é misericordioso.
6 O SENHOR guarda- preserva aos símplices; fui abatido, mas Ele me livrou.
7 Volta, ó minha alma, para o teu repouso, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.
8 Porque Tu livraste a minha alma da morte (1), os meus olhos das lágrimas, [e] os meus pés da queda.
9 Andarei (2) perante a face do SENHOR na terra dos viventes.
10 Cri, por isso falei: Estive muito aflito.
11 Dizia na minha pressa : Todos os homens [são] mentirosos.  
12 Que darei eu ao SENHOR, [por] todos os Seus benefícios (1) para comigo?
13 Tomarei o cálice da salvação, (2) e invocarei o nome do SENHOR.
14 Pagarei os meus votos (3) ao SENHOR, agora, na presença de todo o Seu povo.
15 Preciosa [é] à vista do SENHOR a morte dos Seus santos.
16 Ó SENHOR, deveras [sou] Teu servo; [sou] Teu servo, filho da Tua serva; Tu soltaste as minhas ataduras (1).
17 Sacrificar-Te-ei sacrifícios de ações de graças, e invocarei o nome do SENHOR. (3)
18 Pagarei os meus votos ao SENHOR, [agora], na presença de todo o Seu povo (3),
19 Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR.  LTT

 

Neste Salmo, o pagamento dos votos, chamado de sacrifício de ação de graças, é realizado na presença de todo o seu povo, porque " Tu soltaste as minhas ataduras."

 

Vou examinar os próximos dois elementos fora da ordem.

 

 

 

Jz.11.31-D.Elemento-3 - Seguramente Ele Será Propriedade (Consagrada) Do SENHOR

 

Juízes 11:30,31

30 E Jefté votou um voto ao SENHOR, e disse: "Se totalmente entregares os filhos de Amom na minha mão,
31 Então quem quer que, saindo das portas da minha casa, primeiro sair com- o- propósito- de se encontrar comigo quando eu tiver voltado em paz desde os filhos de Amom, seguramente ele será propriedade (consagrada) do SENHOR, e eu o oferecerei (consagrarei) (ao SENHOR) em- substituição- a (oferecer) um holocausto." Ou "em lugar de (oferecer)", ou "ao invés de (oferecer), ou "como (se fosse)." Tradução de "for" na KJB."    LTT

 

Você frequentemente costuma ouvir que o voto feito por Jefté foi o de oferecer um holocausto [de um ser humano], mas na verdade o voto por ele feito foi que, quem quer que primeiro saísse pelas portas de sua casa com o propósito de encontrá-lo ao se aproximar ele de casa, aquela pessoa  seguramente seria propriedade (consagrada) do SENHOR. Se o versículo tivesse terminado aí, teria alguém presumido que ele ofereceu aquela infeliz pessoa como um sacrifício queimado?

 

Então, o que dizem outros versículos sobre ser propriedade (consagrada) do SENHOR?

 

Aqui está a primeira menção de ser "propriedade (consagrada) do Senhor".

 

Êxodo 13:11-15

11 Também acontecerá que, quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando eu a houver dado a ti,
12
Separarás para o SENHOR tudo o que abrir o útero e todo o primogênito das bestas domésticas que tiveres; os machos serão do SENHOR.
13
Porém, todo o primogênito da jumenta resgatarás com um cordeiro; e se o não resgatares, seccionarás o pescoço dele; mas todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatarás.
14
E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O SENHOR nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão.
15
Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o SENHOR matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito das bestas; por isso eu sacrifico ao SENHOR todas as bestas domésticas que abrem o útero, sendo machos; porém a todo o primogênito de meus filhos eu resgato.

 

Nesta passagem, o primeiro macho [primogênito] descendente de qualquer animal será do Senhor como um sacrifício queimado [um holocausto]. O primogênito de um animal impuro pode ser redimido com o sacrifício de um animal limpo, ou pode ser morto. Mas todos os primogênitos dos filhos do Senhor são redimidos, como Jesus o foi.

 

Lucas 2:22-24

22  E, quando foram cumpridos os dias da purificação delA (Maria) segundo a Lei de Moisés, eles (José e Maria) O trouxeram para dentro de Jerusalém para O apresentarem a o Senhor
23
(Segundo o que tem sido escrito na Lei de o Senhor, que "todo o macho que está abrindo um útero, de santo a o Senhor será ele chamado");
24
E para oferecerem um sacrifício segundo aquilo tendo sido dito na Lei de o Senhor: um par de rolas ou um par de pombos ainda novinhos.  

 

Muitos supõem (sem nenhum apoio bíblico) que "ser do Senhor" significa "ser oferecido como um holocausto." Mas os machos humanos [primogênitos] que deveriam "ser do Senhor" em Êxodo 12 deveriam ser redimidos, não sacrificados.

 

Quando se fala em seres humanos, "ser do Senhor" nunca significa ser um sacrifício queimado (um holocausto)!

 

A redenção de uma pessoa que pertence ao Senhor também pode ser realizada com dinheiro, em vez de sacrifício de animais. Este versículo nos informa sobre dinheiro que não será aceito.

 

Deuteronômio 23:18

18 Não trarás o salário da prostituta nem preço de um cão à casa do SENHOR teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao SENHOR teu Deus.

 

Mas o próprio Senhor explica a redenção feita através de dinheiro.

 

Números 18:14-17

14 Toda a coisa consagrada em Israel será tua. 15 Tudo que abrir o útero, e toda a carne que trouxerem ao SENHOR, tanto de homens como de animais, será teu; porém os primogênitos dos homens resgatarás; também os primogênitos dos animais imundos resgatarás. 16 Os que deles se houverem de resgatar resgatarás, da idade de um mês, segundo a tua avaliação, por cinco siclos de dinheiro, segundo o siclo do santuário, que é de vinte geras. 17 Mas o primogênito de vaca, ou primogênito de ovelha, ou primogênito de cabra, não resgatarás, santos são; o seu sangue espargirás sobre o altar, e a sua gordura queimarás em oferta queimada de cheiro suave ao SENHOR.

 

O versículo 17 mostra o destino dos primogênitos dos animais limpos: eles [e somente eles] eram os holocaustos.

 

O capítulo definitivo sobre o pagamento de um voto é Levítico 27. Não vou citar o capítulo inteiro, embora tudo seja relevante, então recomendo que você o leia [em sua Bíblia, agora].

 

Leviticus 27:2

2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem fizer um voto maravilhoso- assombroso- de- dificuldade, então segundo a tua avaliação valerão ao SENHOR as pessoas (que se hão de redimir). LTT

 

Este versículo trata de três coisas: o voto feito, a pessoa ser (consagrada) para o Senhor, e como se estimar o valor do pagamento em dinheiro necessário para redimir a pessoa.

 

Mas há dois outros versículos neste capítulo que precisam ser explicados.

 

Levítico 27:28-29 (na LTT)

28 Todavia, nenhuma coisa consagrada (que um homem consagrar ao SENHOR de tudo o que tem, seja homem, ou animal, ou campo da sua possessão) se venderá nem resgatará; toda a coisa consagrada será santíssima ao SENHOR.
29
Nenhum dos (animais) consagrados, que será consagrado (ao SENHOR)  proveniente- dos homens, será redimido; mas seguramente será morto..LTT

ou (na KJB)

28 Notwithstanding no devoted thing, that a man shall devote unto the LORD of all that he hath, [both] of man and beast, and of the field of his possession, shall be sold or redeemed: every devoted thing [is] most holy unto the LORD.
29
None devoted, which shall be devoted of men, shall be redeemed; [but] shall surely be put to death. KJB

 

De acordo com o versículo 28, um homem pode consagrar para ser propriedade de Deus: outro homem, um animal, ou um campo, nenhum dos quais pode ser vendido ou resgatado.

 

 O próximo versículo (o 29) é o problema. Diz que as coisas "consagradas" devem ser mortas. Mas como matar um campo? E como se pode justificar o Senhor exigindo sacrifício humano? (o que Ele não faz). Portanto, o versículo 29 deve se referir aos animais mencionados anteriormente.

 

Não há outra explicação bíblica. No entanto, como seria fácil para alguém seguir esses versículos para provar que o Senhor exige sacrifício humano. Certamente parece que o versículo 29 está dizendo para matar homens que foram consagrados a Deus [por outros homens], mas não conheço nenhum crente na Bíblia que aceitaria essa posição. Ele estudaria e compararia escritura com escritura para obter entendimento. O mesmo deve ser feito quanto a Juízes 11:31.

 

Compreender a oferta queimada (holocausto) torna este próximo elemento mais claro.

 

 

 

Jz.11.31-E.Elemento-4 - Quem Quer Que, Saindo Das Portas Da Minha Casa

 

Juízes 11:30-31

30 E Jefté votou um voto ao SENHOR, e disse: "Se totalmente entregares os filhos de Amom na minha mão,
31 Então quem quer que, saindo das portas da minha casa, primeiro sair com- o- propósito- de se encontrar comigo quando eu tiver voltado em paz desde os filhos de Amom, seguramente ele será propriedade (consagrada) do SENHOR, e eu o oferecerei (consagrarei) (ao SENHOR) em- substituição- a (oferecer) um holocausto." Ou "em lugar de (oferecer)", ou "ao invés de (oferecer), ou "como (se fosse)." Tradução de "for" na KJB."  LTT

 

Quando se tenta entender um versículo, a especulação humana é pior do que não "imaginar" mais nada. É pior porque o raciocínio humano singular [desacompanhado de fortes evidências] frequentemente está errado ao interpretar as escrituras. Pessoalmente, sinto que é melhor render-se por levantar as mãos, e dizer "Não tenho a menor ideia", do que teorizar uma explicação humana. Mas comparar escritura com escritura ilumina.

 

As palavras porta (ou portas) e casa são encontradas juntas em 41 versos. Aqui estão três exemplos.

 

Js 2:19

Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa para a rua, o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguma mão vier sobre ele. LTT

2Rs 5:9

Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e postou-se à porta da casa de Eliseu. LTT

Lc 13:25

desde o tempo em que houver sido levantado o Senhor- da- casa e houver fechado a porta, e começardes a, do lado de fora, vos postar e bater à porta, dizendo: 'Ó Senhor, ó Senhor, abre-nos!'; e Ele vos dirá, (nisso) havendo respondido: 'Não vos tenho conhecido, de onde vós sois'; LTT

 

Em nenhum desses 41 versos há sequer uma sugestão de animais estando dentro de uma casa. Mas mesmo que, por algum estranho acaso, um animal fosse o primeiro a passar pela porta de Jefté, aquele animal não teria saído para encontrá-lo.
[cães e cavalos, de estimação, são os únicos animais a receber seus donos correndo até eles em exagerada alegria; e muitos estudiosos acham mais plausível que israelitas, principalmente os mais devotos, não tivessem nenhum cão em suas fazendas e, se é que fossem usados para serviço, não viviam dentro das casas. Portanto, cães e cavalos não podiam sair de dentro das casas através das portas; por último, esses dois animais são inaceitáveis como sacrifício ao SENHOR]
Sendo esse o caso, Jefté sabia muito bem que estava falando de uma pessoa quando fez seu voto. Além disso, o Senhor saberia das intenções de Jefté e que sua filha seria a primeira a passar pelas portas de sua casa, alegremente, festivamente correndo para encontrá-lo ainda a caminho. Muito bem sabendo disso, porventura seria possível que, se é que o voto fosse de um sacrifício humano, o Senhor viesse a dar a Jefté uma grande vitória militar, implicando que Deus se agradou e aprovou o voto de sacrifício humano feito por Jefté? [Eu acho essa especulação inconcebível, não exigido (nem considerado normal) à luz das palavras em si, e incompatível com o ensino de toda a Bíblia.]

 

 

 

Jz.11.31-F.Elemento-5 - Homens De- Nenhum- Valor

 

Há um versículo no capítulo 11 que, à primeira vista, pode ser visto de forma negativa.

Juízes 11:3

Então Jefté fugiu de diante da face de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe; e ali homens CONSIDERADOS DE- NENHUM- VALOR vieram e foram recebidos- e- escolhidos por Jefté, e saíam com ele. Definidos em 1Sm 22:2.

 

Primeiro, isto não diz que Jefté [tomou a iniciativa e saiu procurando e convencendo, e] esforçadamente reuniu os homens por si mesmo e para si mesmo. E há muitos exemplos bíblicos do que eu estou afirmando. Mas eu poupo o leitor e dou apenas um exemplo.

 

2 Samuel 6:1

E tornou Davi a RECEBER- AJUNTANDO todos os homens de guerra escolhidos de Israel, em número de trinta mil.  

 

Em vez disso, homens de- nenhum- valor, eles mesmos, pela iniciativa deles, se juntaram a Jefté. Mais uma vez, segue-se um tal exemplo da Bíblia:

 

1 Samuel 8:4

Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e VIERAM a Samuel, a Ramá,

 

Abimeleque até contratou pessoas de nenhum valor e levianas, para segui-lo.

Juízes 9:4

E deram-lhe setenta peças de prata, da casa (família) de Baal-Berite; e, com elas, Abimeleque alugou uns homens considerados de- nenhum- valor, e levianos, que o seguiram. Definidos em 1Sm 22:2. Considerados ralés, vis, abjetos, de- nenhum- valor/ préstimo.

Portanto, sem comparar escritura com escritura, aqueles que [hoje] querem menosprezar o caráter de Jefté opinam que ele mesmo [tomou a iniciativa, esforçou-se, correu atrás em procura, adulou, convenceu, e] reuniu homens de nenhum valor, para estarem com ele.

 

Um versículo semelhante [a Jz 11:3] foi escrito sobre Davi:

 

1 Samuel 22:1-2

1 Então Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e quando seus irmãos e toda a casa de seu pai ouviram a respeito disso, desceram para lá, a ter com ele.
2
E AJUNTOU-SE A ELE todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem que estava endividado, e todo o homem de espírito amargurado, e ele FOI TORNADO capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.

 

Nem Jefté nem Davi esforçadamente correram em procura, adularam, convenceram e convidaram seus seguidores: todos vieram por conta própria. Mas ambos lideraram- com- autoridade todos aqueles que vieram. Um verdadeiro líder pode liderar e geralmente lidera todos os tipos de homens [que vierem a se pôr sob seu comado].

 

 

 

 

Jz.11.31-G.Elemento-6 - Jefté, Ele Mesmo

 

A implicação para aqueles que acreditam que Jefté sacrificou sua filha é que ele se divorciou de sua herança espiritual como judeu e adotou práticas pagãs. Mas o que a Bíblia diz desmente essa suposição.

 

O Espírito Santo apresenta Jefté como "um poderoso homem de valor" - uma declaração singularmente positiva que é concedida a apenas alguns homens. Ele pode ter sido filho de uma prostituta, mas ainda era judeu, criado por seu pai.

 

Juízes 11:1,2

1 Era então Jefté, o gileadita, um poderoso homem de valor, porém filho de uma mulher prostituta; mas Gileade gerara a Jefté.
2
Também a esposa de Gileade lhe deu à luz filhos, e, sendo os filhos desta esposa já grandes, expulsaram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás na casa de nosso pai, porque és filho de uma mulher estrangeira.

 

Para mim, esse texto implica duas coisas: primeiro, que Jefté era o filho mais velho e, segundo, que ele estava na linha para ser o principal herdeiro de tudo do seu pai, razão pela qual seus irmãos mais novos invejosos o expulsaram. Possivelmente seu pai acabara de morrer.

 

Mas, mesmo assim, Jefté obviamente deixou uma impressão favorável nos anciãos da cidade antes de ser expulso porque, quando eles precisavam de ajuda, ele foi a escolha deles.

 

Jz 10:17-18  

17 E os filhos de Amom se reuniram e se acamparam em Gileade; e também os de Israel se congregaram, e se acamparam em Mizpá.
18
Então o povo e os príncipes de Gileade disseram uns aos outros: Quem será o homem que começará a pelejar contra os filhos de Amom? Ele será por cabeça de todos os habitantes de Gileade. LTT

Jz 11:6

E disseram a Jefté: Vem, e o nosso chefe; para que combatamos contra os filhos de Amom. LTT

Jz 11:9

Então Jefté disse aos anciãos de Gileade: Se me levardes de volta para combater contra os filhos de Amom, e o SENHOR a mim os der diante de mim, então eu vos serei por chefe? LTT

 

Jz 11:11

Assim Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por chefe e príncipe sobre si; e Jefté falou todas as suas palavras diante do SENHOR em Mizpá. LTT

 

Observe os versículos 9 e 11. Jefté estava continuamente ciente da presença e influência do Senhor em sua vida. E foi ele quem primeiro mencionou o Senhor, não os anciãos. Além disso, Jefté demonstra que não era um pagão ansioso por guerrear: ele realmente tentou negociar com Amon para evitar derramamento de sangue.

 

Juízes 11:12

12 E enviou Jefté mensageiros ao rei dos filhos de Amom, dizendo: "Que há entre mim e ti, que vieste a mim a pelejar contra a minha terra?"

 

Jefté demonstra o conhecimento da história de sua nação, nos versículos 12 a 28. E dá ao Senhor todo o crédito pelas vitórias de Israel.

 

Juízes 11:21,23-24

21 E o SENHOR Deus de Israel entregou Siom, com todo o seu povo, na mão de Israel, que os feriu; assim Israel tomou por herança toda a terra dos amorreus que habitavam naquela região.
23
Assim o SENHOR Deus de Israel desapossou os amorreus de diante do Seu povo de Israel; e tu de novo possuirias isto (o território deles)?
24
Não possuirias tu aquilo que Quemós, teu deus, desapossasse de diante de ti? Assim possuiremos nós todos quantos o SENHOR nosso Deus desapossar de diante de nós.

 

Mas mesmo depois do bem fundamentado apelo de Jefté [com bons argumentos], Amon estava determinado a lutar.

 

Juízes 11:27-29

27 Não sou eu, portanto, quem pecou contra ti! Porém tu me fazes mal para pelejar contra mim; o SENHOR, que é o Juiz, julgue hoje entre os filhos de Israel e entre os filhos de Amom.
28
Porém o rei dos filhos de Amom não deu ouvidos às palavras que Jefté lhe enviou.
29
Então o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom.

 

O versículo 27 não mostra as palavras de um homem que queimaria sua filha como oferta a Deus. Ele conhecia bem "o Senhor, o Juiz". E o significado do versículo 29 já foi discutido.

 

Vejamos o restante do capítulo.

 

Juízes 11:32-33

32 Assim Jefté passou até aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os entregou na mão dele.
33
E ele (Jefté) os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até chegar a Abel-Queramim ‹Prado das Videiras›; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel.

O Senhor entregou os amonitas nas mãos de Jefté e eles foram subjugados diante dos filhos de Israel.

 

 

 

Jz.11.31-H. Jefté Fez Voto Para Consagrar Pessoa Para Servir A Deus. Não Para Sacrificá-La.

 

Juízes 11:34-35

34 Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha saiu a encontrá-lo com adufes  e com flautas volteantes; e era ela a única filha; além dela, não tinha ele outro filho nem filha.

35 E aconteceu que, quando ele a viu, rasgou as vestes dele, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me afligem- por- problemas! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não posso voltar atrás.

 

Novamente, o voto feito por Jefté não foi que ele ofereceria um sacrifício queimado (holocausto) (podendo ser sacrifício de pessoas): seu voto foi que quem quer que primeiro saisse através da porta seria do Senhor. Seu voto dedicou sua filha ao serviço do Senhor. E mulheres serviam no Templo, sim: Anna sendo um exemplo do Novo Testamento.

 

Lucas 2:36-37

36 E estava ali Ana (uma profetisa, filha de Fanuel), proveniente- de- dentro- da tribo de Aser, ela tendo sido avançada em muitos dias (havendo vivido com o marido sete anos, depois da virgindade dela;

37 E ela já era viúva por quase oitenta e quatro anos), a qual não se afastava de- junto- do Templo, em jejuns e súplicas prestando culto- a- Deus de noite e de dia.

 

Ela serviu no Templo por mais de cinquenta anos. As mulheres também são mencionadas em relação à música do Templo.

 

Sl 68:24-25  

24 Ó Deus, eles têm visto os Teus caminhos; os caminhos do meu Deus, meu Rei, no santuário.

25 Os cantores iam adiante, os tangedores- de- instrumentos- de- cordas iam atrás; entre eles estavam as donzelas tocando adufes. LTT
Ne 7:66-67

66 Toda esta congregação junta foi de quarenta e dois mil, trezentos e sessenta,

67 Afora os seus servos e as suas servas, que foram sete mil, trezentos e trinta e sete; e tinham duzentos e quarenta e cinco cantores e cantorAS. LTT
2Cr 35:25

E Jeremias fez uma lamentação sobre Josias; e todos os cantores e cantorAs, nas suas lamentações, têm falado de Josias, até ao dia de hoje; porque as estabeleceram por estatuto em Israel; e eis que estão escritas nas lamentações. LTT

 

Jefté também mostra seu conhecimento da Lei quando diz: "Abri a minha boca ao Senhor e não posso voltar atrás" (v. 35).

 

Números 30:2

Quando um homem votar um voto ao SENHOR, ou jurar um juramento, ligando a sua alma com obrigação, não quebrará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.

 

Jefté diz que seu voto foi ao Senhor. Porventura estava ele tão confuso e ignorante da Lei a ponto de acreditar que Deus exigiu um sacrifício humano? Não há absolutamente nenhuma evidência bíblica para apoiar essa ideia. De fato, os estudiosos que criticam Jefté começam com o versículo controverso (Juízes 11:31), humanamente [e erroneamente e arbitrariamente] assumem seu significado e, então, com base nessa falsa premissa, passam a nos dizer o que eles acreditam que os outros versículos significam e o que ele (Jefté) deve ter pensado . Todo o fundamento de raciocínio deles está errado. Todas as suas conclusões derivam de um versículo que eles realmente não estudaram.   Isso é [semelhante a] o que os campbellitas de hoje [que ensinam que o batismo é causa da salvação] fazem em Atos 2:38 [que eles distorcem para significar ",,, cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, a fim  de haver remissão de pecados"] !

 

Além disso, sua filha dá ao Senhor Deus (não a seu pai) a glória pela vitória de Jefté. Ele a ensinou e criou direito.

 

Juízes 11:36

E ela lhe disse: Meu pai, tu abriste a tua boca ao SENHOR, faze de mim conforme o que saiu da tua boca; pois o SENHOR por ti executou vingança contra os teus inimigos, os filhos de Amom.

 

Diz ela a Jefté para cumprir o voto que ele tinha feito. Então, está ela concordando em ser um sacrifício queimado (holocausto), ou está ela concordando em ser do Senhor? De onde teria Jefté tirado a ideia de que uma pessoa ser do Senhor significava que ela estava para ser um sacrifício queimado?

 

Juízes 11:37-38

37 Disse mais ela a seu pai, "seja esta coisa feita a mim: permite-me dois meses, para que eu suba e desça sobre as montanhas, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras."

38 E disse ele: "vai". E a deixou ir por dois meses; e foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade sobre as montanhas.

 

Está a sociedade de hoje tão envolvida com o sexo que considera que permanecer virgem é pior do que morrer? Por que não estariam, ela e seus companheiros, publicamente lamentando sua morte iminente, em vez de ela ter que ser conservada em sua virgindade, para sempre?

 

Juízes 11:39
39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, retornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela segundo o seu voto que ele tinha votado: (a saber:) e ela não conheceu homem. E daí veio o costume de Israel,

 

 

 

Jz.11.31-I - Dois Pontos ":" Significam Que A Parte À Direita Deles Explica A Parte À Esquerda

 

Nós, crentes na Bíblia King James, que cremos em cada jota e til dela, também acreditamos que a pontuação dela é inspirada. Então, o que os dois pontos ":" nessa frase significam? Aqui está uma das regras do inglês sobre o uso de dois pontos.

 

Use dois pontos [:] para indicar ao leitor que uma segunda frase completa EXPLICA uma frase anterior intimamente relacionada com ela.

[há alguns outros usos de dois pontos em inglês, mas a KJB praticamente só usa ":" com o sentido acima. Veja https://www.grammarbook.com/punctuation/colons.asp, particularmente a ‎"Regra 4.‎‎ ‎‎Um dois pontos ":", em vez de um ponto e vírgula ";", pode ser usado entre cláusulas independentes quando a segunda frase explica, ilustra, parafraseia ou expande a primeira frase.‎ ‎‎Exemplo:‎‎ ‎‎‎"ele conseguiu aquilo pelo que trabalhou: ele realmente mereceu essa promoção." {Nota da Tradutora: em português é parecido, a regra é: "O sinal de dois-pontos ":" é utilizado para (1) citar a fala de alguém, (2) iniciar uma enumeração e (3) introduzir um esclarecimento ou explicação," https://www.portugues.com.br/gramatica/dois-pontos-usar-para-que.html. Mas note-se que a KJB praticamente só usa dois pontos para EXPLICAR uma declaração imediatamente anterior.‎

]

 

Bem, eu não aceito me ter forçada sobre mim uma definição humana para entender um versículo da Bíblia, sem eu antes poder verificar na própria Bíblia [em toda ela] o significado do versículo [incluindo o significado de cada palavra]. Então eu abri minha Bíblia aleatoriamente para encontrar versículos com dois pontos. (Fiquei desapontada porque meu programa bíblico não busca pontuação.) Aqui está o que encontrei na primeira e única página [parte dos capítulos 11 e 12 de João] em que olhei. Cada versículo segue aquela particular regra humana para o inglês [logo acima reproduzida]. (Existem outras regras modernas para os dois pontos também.)

 

Jo 11:44

E saiu aquele (Lázaro) tendo estado morto, tendo sido as suas mãos e os seus pés ligados com faixas- de- enrolar- cadáver: e o seu rosto tinha sido amarrado- ao- redor com um lenço. Diz-lhes Jesus: "Desatai-o, e deixai-o ir." LTT

 

Jo 11:48

Se O deixarmos assim, todos os homens crerão para dentro dEle: e virão os romanos e tirarão de nós tanto este lugar como a nação." LTT

 

Jo 11:51

Ora, isto não disse ele (Caifás) proveniente- de- junto- de si mesmo: mas, sendo ele o sumo sacerdote daquele ano, profetizou que estava Jesus prestes a morrer para benefício- e- em- lugar daquela nação (Israel). LTT

 

Jo 11:55

Ora, estava próxima a páscoa dos judeus: e muitos (homens), provenientes- de- dentro- daquela região, subiram para dentro de Jerusalém antes da páscoa, para se purificarem. LTT

 

Jo 12:2

Fizeram pois para Ele (Jesus) uma ceia ali, e Marta O servia: e Lázaro era exatamente um daqueles estando- assentados- à- mesa juntamente com Ele. LTT

 

Jo 12:7

Disse, pois, Jesus: "Deixai-a: Para dentro do dia do Meu embalsamamento tem ela guardado isto; LTT

 

Jo 12:9

Então, uma grandE multidão, proveniente- de- entre os judeus, soube que ali (em Betânia) está Ele: e vieram, não por causa de Jesus somente, mas a fim de também verem Lázaro, a quem Ele (Jesus) ressuscitou para- fora- de- entre os mortos. LTT

Cada versículo segue a regra acima. A segunda frase explica e fornece informações adicionais a respeito da primeira frase. O mesmo acontece com os versículos da passagem que está sendo estudada.

 

Juízes 11:37

Disse mais ela a seu pai, "Seja esta coisa feita a mim: permite-me dois meses, para que eu suba e desça sobre as montanhas, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras."

 

Que coisa [atividade dela] pediu ela que deveria ser feito? Ela teve permissão para publicamente lamentar, sobre as montanhas, por dois meses, o ter que permanecer, para sempre, na sua vingindade [para se dedicar com exclusividade a servir ao Senhor no tabernáculo].

 

Juízes 11:38

E disse ele: "vai". E a deixou ir por dois meses; e foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade sobre as montanhas.

 

O que fez ela por dois meses? Sobre as montanhas ela esteve publicamente lamentando sua virgindade [que teria que preservar toda a sua vida].

 

Juízes 11:39

E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o voto que ele tinha votado: (a saber,) e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,

 

Qual foi o voto de Jefté? Que ela permaneceria virgem [para se dedicar exclusiva e completamente] ao serviço do Senhor.

 

Mesmo os crentes da Bíblia King James [muitas vezes] dão pouca atenção à pontuação dela. Mas se acreditarmos que a pontuação é tão inspirada quanto as palavras [e, infelizmente, alguns que usam a KJB não chegam a esse ponto], a pontuação pode realmente lançar luz e revelar a verdade. Há uma grande diferença em "Vamos comer, ó vovô" e "Vamos comer o vovô".

 

Se o voto de Jefté tivesse sido queimar uma pessoa em sacrifício, deveria ter sido dito depois dos dois pontos, deveria ser assim escrito

 

E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o voto que ele tinha votado: e ela foi QUEIMADA em sacrífício de holocausto.

 

 

 

Jz.11.31-J. – Lamento Por Perpétua Virgindade Aponta Para Voto E Cumprimento Não Terem Sido Sacrifício

 

Além disso, por que haveria três versos sobre a virgindade dela, se ela estivesse prestes a [ser sacrificada, ser morta por seccionamento da artéria carótida no seu pescoço, depois] ser queimada em holocausto?

 

Juízes 11:39-40
39 ... e daí veio o costume de Israel,
40
Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar a filha de Jefté, o gileadita, por quatro dias no ano.

 

 

E então alguns estudiosos dizem que a virgindade não seria publicamente lamentada, mas todas as conjecturas sobre Jefté são baseadas no mau entendimento deste versículo.

 

Juízes 11: 31 Então quem quer que, saindo das portas da minha casa, primeiro sair com- o- propósito- de se encontrar comigo quando eu tiver voltado em paz desde os filhos de Amom, seguramente ele será propriedade (consagrada) do SENHOR, e eu o oferecerei (consagrarei) (ao SENHOR) em- substituição- a (oferecer) um holocausto." Ou "em lugar de (oferecer)", ou "ao invés de (oferecer), ou "como (se fosse)." Tradução de "for" na KJB."    LTT

 

Em nenhum lugar da Bíblia há sequer a menor sugestão de que Jefté tenha adotado os costumes pagãos e o sacrifício humano. Você realmente acha que Deus o nomearia juiz sobre Israel por seis anos e ignoraria um pecado tão horrível? Não, o "e eu o oferecerei (consagrarei) (ao SENHOR) em- substituição- a (oferecer) ①  um holocausto."" só pode ser uma referência à terceira etapa do pagamento de seu voto. [terceira etapa, acima: "A etapa 3 é o pagamento [por gratidão] do voto que foi feito [e, depois, atendido], pagamento que é reconhecimento público e agradecimento pelo que o Senhor fez."]

 

 

 

Jz.11.31-K – Em Resumo: Jefté Fez Voto para Consagrar 1ª Pessoa Ao SENHOR, Não Para Sacrificá-La

 

Aqueles que acreditam que Jefté sacrificou sua filha começam com um versículo que não pode permanecer de pé se alguém não o suspender e continuar suspendendo.

 

1. O histórico da vida de Jefté, e suas palavras em Juízes 11 e 12, desmentem a possibilidade de ele ser tão corrupto e tão incapaz de seguir a Lei de Deus que ele mataria e queimaria sua própria filha.

2. O voto foi "quem quer que, saindo das portas da minha casa, primeiro sair com- o- propósito- de se encontrar comigo quando eu tiver voltado em paz desde os filhos de Amom, seguramente ele será propriedade (consagrada) do SENHOR," Não foi "quem quer que sair das portas da minha casa será morto e queimado em sacrifício ao SENHOR"

 

3. Quando a Bíblia fala a respeito de pessoas, "ser do Senhor" nunca significa ser morto e queimado como um sacrifício.

 

4. O humilde dois- pontos (":") é usado para mostrar que servir ao Senhor, para isso permanecendo virgem, é o que o versículo significa.

 

Sem dúvida, alguns estão dizendo: "Bem, eu ainda acho. . . " e isso é entre você e o Senhor. Mas, neste artigo, esforcei-me para [e tenho paz de que consegui] usar a Bíblia para apoiar meu ponto [o ‎‎mais verdadeiro, honesto, essencial e importante no assunto] e para me levar a uma conclusão bíblica. Para mudar de ideia, eu precisaria de razões bíblicas que [totalmente invalidassem] e proibissem as passagens bíblicas citadas e, depois, precisaria de escrituras que provassem que Jefté queimou sua filha.

 

A compreensão [meramente] humana, de um versículo único [e tomado isoladamente, proibindo-se olhar versos correlatos] simplesmente não me convence.

 

 

 

 

Autora: Debbie Root, 2013

http://groups.yahoo.com/group/rklist/message/101199

(Hoje, 2021, infelizmente, yahoogroups foi descontinuado, o link não mais funciona ... Alguém sabe onde encontrar o artigo original?)

Traduzido e adaptado por Valdenira Nunes de Menezes Silva, abr.2021

 

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 [Se você concordar de coração com que este presente escrito, e achar que ele poderá alertar/ instruir/ edificar, então, por favor, o compartilhe (sem apagar nome do autor, nem links abaixo) com todos seus mais achegados amigos crentes (inclusive pastores e professores), e que você tenha certeza de que não desgostarão de receber sua sugestão. Apraza a Deus que cada um que apreciar este escrito o encaminhe a pelo menos 5 crentes que ele saiba que não receberão isso com ódio.]

 

 

http://solascriptura-tt.org/ (Sola Scriptura TT - Guerreando Em Defesa Do Texto Tradicional (TT: o Textus Receptus, TR), E Da (Corpo De Doutrina De Toda A Bíblia))

 

 

 

Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo, na www.bvloja.com.br), BKJ-1611, ou ACF.



[1] Jz 11:31 "quem quer" dificilmente pode se referir a um bovino, ovino, caprino, etc., mas é muito mais provável que se refira a uma pessoa, por ter um propósito em sua mente: o de sair para encontrar Jefté (festivamente).

[2] Jz 11:31 "ele será propriedade (consagrada) do SENHOR, e eu o oferecerei (consagrarei) em- substituição- a (oferecer) holocausto": Ana foi além: votou Samuel para o serviço do Senhor durante toda sua vida e, quando o entregou a Eli, fez sacrifício de um novilho 1Sm 1:11,25.

[3] Jz 11:31 "EM- SUBSTITUIÇÃO- A": Explicação em http://solascriptura-tt.org/LTT-Amostra-Notas/Jz.11.31.JAFE-Votou-Consagrar-Pessoa-A-Deus.Nao-Votou-Sacrifica-La.Helio-LTT.docx , traduzindo Debbie J. Root. 

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