Quando Foi Arrebatamento Pré-Tribulação Ensinado pela 1a
Vez? Parte 2: Efraém, o Sírio. cerca do ano 373 d.C.
David Cloud
Parte 2: 373 d.C.
Efraém, o Sírio (AD
c. 303-373)
Vamos agora voltar atrás para dois séculos depois dos apóstolos. Efraém é venerado como um "santo" pelas igrejas católicas e ortodoxas, mas eles não lhe permitiriam ensinar a sua doutrina da profecia hoje.
Efraém é chamado de "o sírio" porque ele viveu naquela região.
Ele era um escritor prolífico. Muitos de seus sermões e salmos estão
incluídos no 16 volumes de Post-Nicene Library. (O Concílio de Nicéia foi realizada em 325 dC, e os historiadores dividir os [assim chamados] "pais [da Igreja Católica]" em pré-Nicéia, de antes de 325, e pós-Nicéia, depois de 325).Alguns dos sermões e hinos de Efraém são usados na liturgia das igrejas ortodoxas [grega, Russa, etc.].
Na década de 1990 alguns dos escritos de Efraém foram traduzidos para o Inglês pela primeira vez, um deles sendo On the Last Times, the Antichrist, and the End of the World, [A Respeito dos Últimos Tempos, do Anticristo e do Fim do Mundo], de 373 dC.
A tradução foi feita pelo professor Cameron Rhoades de Tyndale Theological Seminary no legado de Grant R. Jeffrey. Posteriormente, foi publicado em 1995 no livro de Jefrey Final Warning [O Aviso Final].
É óbvio que Efraém acreditava em um cumprimento literal de [toda] a profecia, incluindo um arrebatamento dos santos do Novo Testamento antes da tribulação.
"Porque todos os santos e eleitos de Deus estão reunidos, antes da tribulação que há de vir, e são levados para o Senhor para que não vejam a confusão que submergirá- esmagará o mundo por causa de nossos pecados" (Efraém, o Sírio, On the Last Times [Sobre os Últimos Tempos] ).
Observe que Efraém ensinou que os santos serão levados para o Senhor que eles não vão ver a confusão que é há de submergirá- oprimirá o mundo, que é exatamente o que 1Ts 5: 3-9 diz.
3 Porque,
ao- tempo- quando (os
homens)
digam: "[Há] paz e segurança", então
destruição repentina virá sobre eles ((repentina) tal- como [as] dores de parto naquela [mulher] (que está) tendo [filho no seu]
ventre), e que de modo nenhum escapem- para- fora (tais homens); 4 *Vós*, porém, ó irmãos, não estais em
treva, a fim de que aquele dia, tal- como um (inesperado e rápido) furtador, vos surpreenda;
5 [Porque] todos *vós* sois filhos d[a] luz e filhos d[o] dia; nós não (mais) somos d[a] noite nem d[a] treva. 6 Assim, pois, não durmamos igualmente-
como também os demais (homens dormem), mas vigiemos e sejamos sóbrios- autocontrolados,
7 Porque
aqueles [que
estão]
dormindo, de noite dormem, e aqueles que estão se embriagando, de noite
embebedam-se.
8 *Nós*,
porém, d[o] dia (já) sendo, sejamos sóbrios- vigilantes,
havendo-nos vestido d[a] couraça d[a] fé e d[o] amor, e [tendo por] capacete [a] esperança d[a] salvação.
9 Porque
não nos destinou Deus para [a] ira, mas para [a] possessão da salvação, por- ação- de o nosso Senhor Jesus Cristo,
Efraém ensinou um anticristo literal
que vai sentar-se em um templo reconstruído literal
em Jerusalém, uma literal Tribulação
de 3,5 ano, literais duas testemunhas
ou profetas que pregam em Jerusalém, uma batalha literal de Gog e Magog.
Efraém acreditava na iminência do retorno de Cristo e exortou seus companheiros cristãos a viverem vidas piedosas na expectativa de retorno do Senhor Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.