Quando Foi Arrebatamento Pré-Tribulação Ensinado pela 1a Vez? . Parte 3: Anos 80 a 372 dC . Os Primeiros Cristãos, Até Antes de Agostinho
Na verdade, Efraém, o Sírio, não estava sozinho em interpretar da
literalmente [toda] a profecia bíblica, nos dias dele.
Isto é admitido por historiadores da igreja.
William Newell diz: "A Igreja primitiva por 300 anos anelantemente esperou pelo o retorno iminente de nosso
Senhor para reinar, e eles estavam certos" (Newell, Revelation).
Phillip Schaaf disse: " ... o ponto mais marcante na escatologia da idade ante-Nicene [antes de 325
dC] é o quiliasmo proeminente, ou millennarianism, que é a crença de um reino
visível de Cristo em glória na terra com os santos ressuscitados por mil anos,
antes da ressurreição geral e do juízo" (History of the Christian Church, 8 vols,
Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1960, 2:614).
Henry Thiessen diz: "É claro ... que [a maioria de] os [assim chamados] Pais [da Igreja
católica] não apenas se apegaram à visão pré-milenar da vinda de Cristo, mas
também consideravam que esta vinda como iminente [algo que não tem prazo para acontecer,
mas pode se passar neste exato instante ou a qualquer momento]. O Senhor
tinha-lhes ensinado a esperar Seu retorno a qualquer momento, e assim eles
[anelantemente] esperavam que Ele viesse nos dias deles. Não só isso, mas eles
também ensinavam Seu retorno pessoal como sendo de imediato [subitamente, e ocorrendo
totalmente em um breve instante], com exceção dos Pais de Alexandria, que
também rejeitavam outras doutrinas fundamentais" (Thiessen, Introductory Lectures in Systematic Theology, p. 477, p. 477).
Na verdade, Agostinho,
"o pai da amilenismo," por
muito tempo acreditou, ele mesmo, em Milênio literal. Ele disse: "Eu mesmo, também, uma vez defendi
esta opinião. ... Aqueles que acreditam neles são
chamados, pelos [crentes mais] espirituais, de Chiliasts, que podemos
literalmente substituir pelo nome milenaristas" (Agostinho, Cidade de Deus,
livro 20, capítulo 7).
A seguinte declaração por Irineu [de Antioquia] é um exemplo do que
comumente se acreditava entre os primeiros "pais da Igreja", como
eles [anelantemente] olhavam para a dia futuro para o retorno de Cristo e o
estabelecimento do Seu reino:
"A bênção prevista, portanto, é,
indubitavelmente, aos tempos do reino, quando os justos terão domínio sobre a
sua ressurreição dos mortos, quando também a criação, tendo sido renovado e
posto em liberdade, deve frutificar com uma abundância de todos os tipos de
alimentos, a partir do orvalho do céu, e da fertilidade da terra. ... da mesma
maneira [o Senhor declarou] que ... todos os animais que alimentam [somente]
sobre as produções da terra, a qual deve [naqueles dias] tornar-se pacífica e
harmoniosa entre si, e estar em perfeita submissão ao homem"(Irineu, Contra as Heresias,
Os Pais Pré-Nicéia).
A igreja de Antioquia por muito tempo interpretou [toda] a profecia
bíblica literalmente. Antioquia era uma importante igreja fundada por Barnabé e
Paulo, e é a partir desta igreja que os primeiros missionários [eu
evangelizariam países] estrangeiros foram ordenados e enviados para fora (Atos
11: 19-26; 13: 1-4). Foi em Antioquia que os crentes foram pela primeira vez
chamados cristãos.
Alguns dos pregadores associados com Antioquia foram Luciano (que morreu em 312), Theodore (350-428 DC), Crisóstomo (354-407 DC), Teodoreto (AD 386-458), e Diodoro de Tarso. Estes homens interpretaram [toda] a profecia bíblica
literalmente e acreditavam em um Milênio literal.
Em sua História da Interpretação, F.W. Farrar fez a observação:
"Os livros de Diodoro de Tarso foram dedicados a uma exposição das
Escrituras em seu sentido literal, e ele escreveu um tratado, agora
infelizmente perdido, 'sobre a diferença entre alegoria e discernimento espiritual"
( Farrar, pp. 213-15).
"Os dois maiores exegetas da Escola de Antioquia, Theodore de
Mopsuestia (350-428 dC) e John Chrysostom (354-407 dC), " combatiam contra o método alegórico"
(Matthew Allen, "Theology Adrift: The Early Church Fathers and Their Views of
Eschatology,", "Teologia à Deriva: Os Pais Da Igreja E Seus
Pontos De Vista Sobre A Escatologia," bible.org ).
Alguns dos primeiros cristãos depois dos apóstolos até mesmo ensinaram uma forma de dispensacionalismo. Exemplos podem
ser encontrados nos textos existentes de Justin Mártir, Irineu, Tertuliano, e
Metódio. Justin Mártir (100-165)
acreditava em quatro fases da história no plano de Deus: de Adão a Abraão, de
Abraão a Moisés, de Moisés a Cristo, e de Cristo até o estado eterno. Irineu
(120-202) ensinou algo semelhante, dividindo as dispensações desde a criação
até o dilúvio, desde o dilúvio até a lei, desde a lei até o evangelho, desde o
evangelho até o estado eterno.
David Cloud
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.