terça-feira, 26 de outubro de 2021

Quando Foi Arrebatamento Pré-Tribulação Ensinado pela 1a Vez? Parte 3: Os Primeiros Cristãos, anos 80 a 372 d.C.

 

Quando Foi Arrebatamento Pré-Tribulação Ensinado pela 1a Vez? . Parte 3: Anos 80 a 372 dC . Os Primeiros Cristãos, Até Antes de Agostinho

 David Cloud

Na verdade, Efraém, o Sírio, não estava sozinho em interpretar da literalmente [toda] a profecia bíblica, nos dias dele.

 Ele estava vivendo somente uma geração antes da época de Agostinho (354-430), momento em que houve uma mudança dramática [no mau sentido]. Quando Efraém morreu em 373, Agostinho tinha 19 anos.

 Foi na era de Agostinho que alegorismo [o sistema de largamente interpretar a Bíblia de forma alegórica] amplamente substituiu o anterior método de interpretação [literal] [como o método mais usado]. Antes disso, era comum entre [a grande maioria de] os crentes da Bíblia se interpretar [toda] a profecia literalmente. Eles criam que Cristo estava para voltar literalmente [em corpo, visivelmente] (e em breve), e criam que amarraria Satanás e estabeleceria um reino milenar literal sobre [toda] a terra [o Cristo reinando pessoal,

corporal e visivelmente]. 

 

Isto é admitido por historiadores da igreja. 

 

William Newell diz: "A Igreja primitiva por 300 anos anelantemente esperou pelo o retorno iminente de nosso Senhor para reinar, e eles estavam certos" (Newell, Revelation). 

 

Phillip Schaaf disse: " ... o ponto mais marcante na escatologia da idade ante-Nicene [antes de 325 dC] é o quiliasmo proeminente, ou millennarianism, que é a crença de um reino visível de Cristo em glória na terra com os santos ressuscitados por mil anos, antes da ressurreição geral e do juízo" (History of the Christian Church, 8 vols, Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1960, 2:614). 

 

Henry Thiessen diz: "É claro ... que [a maioria de] os [assim chamados] Pais [da Igreja católica] não apenas se apegaram à visão pré-milenar da vinda de Cristo, mas também consideravam que esta vinda como iminente [algo que não tem prazo para acontecer, mas pode se passar neste exato instante ou a qualquer momento]. O Senhor tinha-lhes ensinado a esperar Seu retorno a qualquer momento, e assim eles [anelantemente] esperavam que Ele viesse nos dias deles. Não só isso, mas eles também ensinavam Seu retorno pessoal como sendo de imediato [subitamente, e ocorrendo totalmente em um breve instante], com exceção dos Pais de Alexandria, que também rejeitavam outras doutrinas fundamentais" (Thiessen, Introductory Lectures in Systematic Theology, p. 477, p. 477).

 

Na verdade, Agostinho, "o pai da amilenismo," por muito tempo acreditou, ele mesmo, em Milênio literal. Ele disse: "Eu mesmo, também, uma vez defendi esta opinião. ... Aqueles que acreditam neles são chamados, pelos [crentes mais] espirituais, de Chiliasts, que podemos literalmente substituir pelo nome milenaristas" (Agostinho, Cidade de Deus, livro 20, capítulo 7). 

 

A seguinte declaração por Irineu [de Antioquia] é um exemplo do que comumente se acreditava entre os primeiros "pais da Igreja", como eles [anelantemente] olhavam para a dia futuro para o retorno de Cristo e o estabelecimento do Seu reino:

 

"A bênção prevista, portanto, é, indubitavelmente, aos tempos do reino, quando os justos terão domínio sobre a sua ressurreição dos mortos, quando também a criação, tendo sido renovado e posto em liberdade, deve frutificar com uma abundância de todos os tipos de alimentos, a partir do orvalho do céu, e da fertilidade da terra. ... da mesma maneira [o Senhor declarou] que ... todos os animais que alimentam [somente] sobre as produções da terra, a qual deve [naqueles dias] tornar-se pacífica e harmoniosa entre si, e estar em perfeita submissão ao homem"(Irineu, Contra as Heresias, Os Pais Pré-Nicéia).

 

A igreja de Antioquia por muito tempo interpretou [toda] a profecia bíblica literalmente. Antioquia era uma importante igreja fundada por Barnabé e Paulo, e é a partir desta igreja que os primeiros missionários [eu evangelizariam países] estrangeiros foram ordenados e enviados para fora (Atos 11: 19-26; 13: 1-4). Foi em Antioquia que os crentes foram pela primeira vez chamados cristãos. 

 

Alguns dos pregadores associados com Antioquia foram Luciano (que morreu em 312), Theodore (350-428 DC), Crisóstomo (354-407 DC), Teodoreto (AD 386-458), e Diodoro de Tarso. Estes homens interpretaram [toda] a profecia bíblica literalmente e acreditavam em um Milênio literal. 

 

Em sua História da Interpretação, F.W. Farrar fez a observação: "Os livros de Diodoro de Tarso foram dedicados a uma exposição das Escrituras em seu sentido literal, e ele escreveu um tratado, agora infelizmente perdido, 'sobre a diferença entre alegoria e discernimento espiritual" ( Farrar, pp. 213-15). 

 

"Os dois maiores exegetas da Escola de Antioquia, Theodore de Mopsuestia (350-428 dC) e John Chrysostom (354-407 dC), " combatiam contra o método alegórico" (Matthew Allen, "Theology Adrift: The Early Church Fathers and Their Views of Eschatology,", "Teologia à Deriva: Os Pais Da Igreja E Seus Pontos De Vista Sobre A Escatologia," bible.org ).

 

Alguns dos primeiros cristãos depois dos apóstolos até mesmo ensinaram uma forma de dispensacionalismo. Exemplos podem ser encontrados nos textos existentes de Justin Mártir, Irineu, Tertuliano, e Metódio. Justin Mártir (100-165) acreditava em quatro fases da história no plano de Deus: de Adão a Abraão, de Abraão a Moisés, de Moisés a Cristo, e de Cristo até o estado eterno. Irineu (120-202) ensinou algo semelhante, dividindo as dispensações desde a criação até o dilúvio, desde o dilúvio até a lei, desde a lei até o evangelho, desde o evangelho até o estado eterno. 

 

David Cloud

 

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