quinta-feira, 21 de novembro de 2019


Assunto: "Não Perda Salvação. Passagens Referentes ao POVO GENTIO CONTRASTADO CONTRA ISRAEL". Texto 
Postamos 1 vídeo (texto integral abaixo) no tema "Não Perda Salvação. Passagens Referentes ao POVO GENTIO CONTRASTADO CONTRA ISRAEL" (nenhum verso ensina que salvo desta dispensação pode voltar a ser perdido).

Sot.32K. Não Perda de Salvação. POVO GENTIO VERSUS ISRAEL. Rm.11.13-24. https://youtu.be/z36vhyO48Hw


da série "Não Perda Salvação"
(que refuta as tentativas de contradizer 114 passagens claras da Bíblia que ensinam que a salvação é eterna, garantida por Deus, preservada por Deus independentemente de nossas fraquezas depois que cremos)

de vídeo-aulas da disciplina "Soteriologia 2"
do IBBF (Instituto Batista Bíblico Fundamentalista, de Soledade).

Se você gostar, nos alegre e ajude a instruir edificar a muitos: Por favor, agora mesmo, divulgue com todos os seus mais achegados irmãos crentes e com seus mais achegados familiares. Também seria ótimo se você e eles se inscrevessem no canal, para receber as novidades.

Lembre que usualmente anexamos a cada vídeo um texto que o resume, clique na "descrição" de cada vídeo.


*************************** texto **********************************

Sot.32K. Não Perda de Salvação. Passagens Referentes ao POVO GENTIO VERSUS ISRAEL [não implicam que verdadeiros salvos possam se perder, depois precisando ser novamente salvos]:
Rm 11:13-24




Hélio de Menezes Silva
adaptou livremente a partir de

H. L. Willmington
em "Guide to the Bible" pp. 748-754:




De mais de 114 versos claros e explícitos, já provamos que, ao menos aos verdadeiros crentes desta DISPENSAÇÃO DE ASSEMBLEIAS LOCAIS DE CONVERTIDOS GENTIOS, Deus garantiu que
UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO (UVSSS),
PRESERVADO PELO PODER E FIDELIDADE DE DEUS
(mesmo que, na terra, fraquejemos e sejamos disciplinados e, no céu, percamos galardões).

Só 1 exemplo dos mais de 114 versos explícitos, versos prova:
Jo 10:28) E a vida ETERNA Eu lhes DOU; e que, para o SEMPRE, DE MODO NENHUM PEREÇAM, E NINGUÉM AS ARREBATARÁ PARA- FORA- DA MINHA MÃO.
Em contraste, não há sequer 1 verso que diga explicitamente que uma pessoa individual da atual dispensação das igrejas locais de gentios convertidos creu biblicamente e foi salva e recebeu a vida eterna, mas caiu de tal modo que Deus se arrependeu e fez terminar a vida eterna que tinha dado. Não há sequer 1 verso.

Agora, refutaremos tentativas de objeções (RE-perdição) que alegam a seguinte longa passagem:


Rm 11:13-24. vou ler, mas logo de saída aviso que quase tudo aqui se refere a GRUPOS, POVOS, não a salvação de almas que sempre é assunto individual, nada aqui é dito a indivíduos.

Rm 11:13-24  13 Porque a vós outros falo, aos GENTIOS: que, enquanto, em verdade, sou *eu* apóstolo dos gentios, torno maior  o meu encargo- de- servir,
 14 14 Para ver se de alguma maneira eu incite à emulação  aqueles que são da minha carne  e eu salve alguns provenientes- de- dentro- deles.  
15
Porque, se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, qual será o recebimento deles, senão a vida proveniente- de- entre os mortos?
16
E, se as primícias são santas, também a massa ; e, se a raiz é santa, também os ramos o são.  
17
E, se alguns dos ramos foram arrancados- fora, e *tu*, uma oliveira brava sendo, foste enxertado entre  eles e foste tornado companheiro- juntamente- participante- da raiz e da riqueza- de- azeite  da oliveira,  
18
Não te glories contra os ramos. Se, porém, te glorias contra eles, não és *tu* que à raiz sustentas, mas a raiz a ti.
19
Dirás, pois: "Foram arrancados- fora os ramos, a fim de que fosse *eu* enxertado."
20
Está bem! Em razão da incredulidade eles foram arrancados- fora, e *tu*, em razão da fé, tens estado em pé. Não te ensoberbeças, mas teme.

21 Porque se Deus, aos ramos que são segundo a natureza, não poupou, teme tu que também não te poupe.
22
Contempla- com- percepção, pois, a benignidade e- também a severidade de Deus. Em verdade, sobre aqueles havendo caído, severidade; sobre ti, porém, benignidade, se permaneceres na benignidade dEle; de outra maneira, também *tu* serás cortado fora.

23
E, também *eles*, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para de novo os enxertar.
24
Porque se *tu*, para fora da oliveira que é brava segundo a natureza, foste cortado para- fora, e, contra a natureza, foste enxertado para dentro da boa- oliveira, quanto, muito mais, esses, que são segundo a natureza, serão enxertados na oliveira própria deles !  LTT

1ª refutação indefensável: não é explicitamente dito, aqui, que, nesta dispensação das igrejas locais de gentios convertidos alguém creu biblicamente e foi salvo e recebeu a vida eterna, mas caiu de tal modo que Deus se arrependeu e fez terminar a vida eterna que tinha dado.

Restante da refutação:
(Note especialmente os versos 21 e 22).


Com relação a toda esta passagem, consideremos quatro questões:

a. Para quem Paulo está falando? Para o POVO gentio (11:13 Porque a vós outros falo, aos GENTIOS: ...).
[note:
- a um POVO, tomado como um grande grupo, não a indivíduos;
- o assunto é a rejeição por Deus (temporária!) da nação, do POVO de Israel como um conjunto, como um todo, para dar Deus lugar à dispensação, temporária, de uma nova divisão por Deus (divisão criando as um terceiro povo constituído daqueles (quer judeus, quer gentios) depois que creram biblicamente e, em consequência, foram verdadeiramente salvos, e que estão, cada um deles, entre os membros de alguma igreja local realmente bíblica) (dizemos terceiro povo em oposição à divisão anterior, por Deus, que separou a humanidade em dois povos, Israel e os gentios);
- quando a medida das rejeições dos gentios e o grau e extensão da apostasia das igrejas atingir seu limite, Deus arrebatará de dentro das igrejas locais todos os verdadeiros salvos individuais e voltarão os tempos de Israel, para ser cumprida a 70ª Semana de Daniel, a completação do castigo de Deus a Israel por causa da sua rejeição ao Messias, até que, ao final dos seus 7 anos, estando Israel semiextinta, o Cristo voltará para a salvar, então muitos dos judeus ainda vivos serão maravilhosamente convertidos.
Ver, entre outros artigos sobre o assunto,
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/QueEhTeologiaSubstituicao-OrChadash.htm]

b. Sobre o que Paulo está falando? Ele fala sobre a oportunidade dos gentios compartilharem das bênçãos espirituais de Abraão (ver, especialmente, Rom 4:23-25 23) E isto (que a ele [Abraão]  foi imputado como justiça) foi escrito, não somente para benefício dele, 24) Mas também para benefício nosso, a quem ela está para ser imputada, àqueles que estão crendo sobre Aquele havendo ressuscitado Jesus (o nosso Senhor) para- fora- de- entre os mortos; 25) O Qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e foi ressuscitado a propósito  da nossa justificação. ).
[nós, das igrejas locais, compartilhamos das bênçãos ESPIRITUAIS [não as materiais] que Israel deveria ter e não teve plenamente, mas ainda vai ter;
não compartilhamos de nenhuma das bênçãos MATERIAIS incondicionalmente prometidas a Israel;
depois de ser convertida, ele (e só ele, não nós) receberá todas essas bênçãos materiais, e resplandecerá eternamente tal como nós resplandeceremos;
mas Israel será sempre, eternamente distinta de nós, que comporemos a igreja local futura, da eternidade futura, que totalizará todos os salvos da atual dispensação das igrejas locais (desde Pedro, Tiago e João, que pensamos terem sido os primeiros desta dispensação Lc 5:11 (
E eles, havendo trazido os seus barcos para sobre a terra, havendo deixado tudo, O seguiram), passando por Estevão, que pensamos ter sido o primeiro cristão a morrer, até o último homem que biblicamente creu e recebeu o Cristo da Bíblia, 1 segundo antes do Arrebatamento.]

c. Quem são os ramos quebrados mencionados em 11:17? Eles representam A NAÇÃO de Israel que vinha de rejeitar seu próprio Messias Mat 21:42-43 (42) Diz-lhes Jesus: "Nunca lestes nas Escrituras: 'A Pedra, à Qual rejeitaram aqueles que estão edificando, Essa foi tornada para ser a cabeça da esquina; proveniente- de- junto- de o Senhor foi isto feito, e é isto maravilhoso nos nossos olhos'? 43) Por causa disso, vos digo que será tirado para longe de vós o reinar de Deus, e será dado a uma nação que esteja produzindo os devidos frutos dele. )

d. Quem são, aqui, os ramos enxertados? Eles representam o POVO gentio
[mesmas notas de Hélio nas letras (a), (b)].



CONCLUSÃO: esta passagem Rm 11:13-24 não tem absolutamente nada a ver com INDIVÍDUOS perderem sua salvação, mas sim com o POVO gentio recebendo [a possibilidade de, durante a dispensação das igrejas locais] [individuo por indivíduo, biblicamente crer e receber o Jesus da Bíblia como o único e todo suficiente Salvador, Senhor e Deus, o Messias prometido, portanto receber] aquelas bênçãos [ESPIRITUAIS, não materiais] que Israel [temporariamente] falhou em receber.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.