terça-feira, 12 de novembro de 2019


Assunto: "Refuto Da RePerdição. Passagens Sobre PECADO PARA MORTE FÍSICA". Texto e 2 VÍDEOS
(Perdoem-me, mas, honestamente, no assunto de "Uma Vez Salvo, Sempre Salvo", estas 2 passagens são das mais importantes e mais difíceis na Bíblia para explicar a verdade e refutar os falsos ensinos sobre elas, por isso levei 1 semana para organizar o que eu já tinha esboçado na mente nos últimos meses e anos, e o 2º vídeo, com 1h 08m é o mais difícil e mais longo que já fiz, com 1h 08m)


Amanhã, quarta-feira, estarão postados 2 vídeos no tema "Refuto Da RePerdição. Passagens Sobre PECADO PARA A MORTE FÍSICA" (nenhum verso ensina que salvo pode voltar a ser perdido).

Sot.32H1.Refuto.Pecado P/Morte. Rm.6.16;8.13; 1Co.5.5;11.30; At.5.1-11; Tg.1.13-15;5.19-20; 1Jo.5.16 https://youtu.be/jKCwCDcVy9w 

Sot.32H2. Refuto de RePerdição. Pecado para a Morte. Hb 6:4-20; 10:26 https://youtu.be/s3YycxktXG8

da série "Refuto da RePerdição"
(que refuta as tentativas de contradizer 114 passagens claras da Bíblia que ensinam que a salvação é eterna, garantida por Deus, preservada por Deus independentemente de nossas fraquezas depois que cremos)

de vídeo-aulas da disciplina "Soteriologia 2"
do IBBF (Instituto Batista Bíblico Fundamentalista, de Soledade).

Se você gostar, nos alegre e ajude a instruir edificar a muitos: Por favor, agora mesmo, divulgue com todos os seus mais achegados irmãos crentes e com seus mais achegados familiares. Também seria ótimo se você e eles se inscrevessem no canal, para receber as novidades.

Lembre que usualmente anexamos a cada vídeo um texto que o resume, clique na "descrição" de cada vídeo.


*************************** texto **********************************

Sot.32H. Refuto Da RePerdição. Passagens Referentes ao "PECADO PARA A MORTE FÍSICA"

Parte-1.Rm.6.16;8.13;1Co.5.5;11.30;
Parte-2.At.5.1-11;Tg.1.13-15;5.19-20;1Jo.5.16

Parte-3.Hb.6.4-20;10.26



Hélio de Menezes Silva
adaptou livremente a partir de

H. L. Willmington
em "Guide to the Bible" pp. 748-754:



De mais de 114 versos claros e explícitos, já provamos que, ao menos aos verdadeiros crentes desta DISPENSAÇÃO DE ASSEMBLEIAS LOCAIS DE CONVERTIDOS GENTIOS, Deus garantiu que
UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO (UVSSS),
PRESERVADO PELO PODER E FIDELIDADE DE DEUS
(mesmo que, na terra, fraquejemos e sejamos disciplinados e, no céu, percamos galardões).


Agora, refutaremos tentativas de objeções (RE-perdição) que alegam as seguintes passagens:

i) Rm.6.16;8.13;1Co.5.5;11.30: Bem, estas passagens estão no grupo de CAPÍTULOS DA BÍBLIA DE RM-FM; AP 1-3, E PARTES DE AP 22, ENDEREÇADOS A IGREJAS DE CONVERTIDOS GENTIOS. Mas é sempre muito fácil distinguirmos, pelo contexto, se essas passagens se referem (ou não) a salvos das nossas igrejas de gentios convertidos, e se explícita e claramente elas afirmam (ou não) que nós podemos perder nossa salvação.

Rm 6:16; 8:13
16) Não tendes vós sabido que, a quem apresentais a vós mesmos por escravos para obediência, escravos sois daquele a quem obedeceis, quer do pecado para a MORTE, ou da obediência para a justiça?
13) (Porque se segundo a carne viveis, intencionais MORRER; se, porém, mediante o Espírito (Santo), das obras do corpo destruís- a- força- e- vitalidade, então vivereis.


Resposta:
Posso lhe escrever mais de 114 versos onde o próprio Deus fez escrever, E-X-P-L-I-C-I-T-A-M-E-N-T-E,
a) do lado da condição única de Sua regra quanto a salvação, palavras como
"crê tu", "recebe tu", "creres e confessares", "arrependeres e creres", e
b) do lado do resultado infalível, da consequência garantida, palavras como
"vida eterna". "vida que dura para sempre", "não entrará em condenação", "nunca perecerá", "preservado", "nenhum ser criado poderá nos separar para- longe- do amor de Deus".

Um exemplo:
   João 5:24 24) Em verdade, em verdade vos digo que quem está dando- ouvidos à Minha palavra, e está crendo  para dentro dAquele havendo-Me enviado, TEM a vida ETERNA, e para dentro de condenação NÃO vem, mas TEM PASSADO proveniente- de- dentro- da morte para dentro da VIDA.

Agora, para você provar (o ônus é seu!) o contrário disso, deveria mostrar pelo menos 1 passagem diretamente referente aos salvos em Rm - Fm (livros endereçados a verdadeiros crentes de igrejas de convertidos gentios) que E-X-P-L-I-C-I-T-A-M-E-N-T-E  
a) tenha a mesma condição acima (
"crê tu", "recebe tu"), mas
b) tenha a negação da conclusão acima ("[era salvo mas] perdeu a salvação", etc.)

Decididamente essa sua passagem alegada N-Ã-O faz isso. Encerremos esta passagem.

Oro que você venha a crer nessas 114 passagens e seja salvo.


(Explicação adicional que só darei depois de você crer e ter recebido a capacidade de entender)

O pecado para a morte [somente a morte física] é um pecado que somente um crente pode cometer. Põe em risco não a sua alma eterna, mas, sim, o seu servir na terra.

Este pecado é cometido quando o crente permite que sua vida se torne tão carnal e improdutiva que Deus simplesmente o chama para o lar celestial cedo, através da morte física.

Este pecado (ou talvez pecados) pode variar entre cristãos:

a. Ananias e Safira cometeram este pecado. Atos 5:1-11;
b. Alguns dos crentes corintianos o cometeram. 1Co 11:30;
c. O homem em 1Co 5 estava prestes a cometê-lo. 1Co 5:1-5;
d. Himeneu e Alexandre estavam prestes a cometê-lo. 1Tm1:20;
e. Alguns, para quem o livro de Hebreus foi endereçado, estavam prestes a cometê-lo. Heb 5:1-6:8; 10:26.
.



1Co.5:5;11:30
5) Abandonarmos o tal a Satanás, para dentro da destruição da CARNE, para- o- resultado- de o espírito vir a ser preservado dentro do dia de o Senhor Jesus.
30) Por causa disto, entre vós muitos estão fracos e doentes, e estão sendo ADORMECIDOS  muitos.
(Tomaram a ceia do Senhor com ATITUDES E MANEIRAS reprováveis)
Ó objetor! Tome as explicações das 2 primeiras passagem e as adapte às 2 de agora, OK?
Em resumo: a) não é e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a salvação;" b) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (agora) a vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação, e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.




ii.ii) Passagens Acts.5.1-11;Tg.1.13-15;5.19-20;1Jo.5.16: elas estão no grupo de CAPÍTULOS da Bíblia DE Mt-At; Hb-Jd que são PARA IGREJAS EM TRANSIÇÃO E "MISTAS" de novos professantes de origem gentílica e de origem judaica, MAJORITARIAMENTE CONSTITUÍDA DE JUDEUS, OS QUAIS FORMAM UMA MISTURA
(a) DOS REALMENTE SALVOS; e de
(b) AQUELES NO VESTÍBULO QUASE ENTRADOS NA "SÓ- GRAÇA- SÓ- FÉ" MAS AINDA AGARRADOS À LEI- JUDAISMO,
por isso precisamos examinar muito bem o contexto de cada passagem, para distinguir se falam
(a) para judeus convertidos ou
(b) para judeus ainda sobre o limiar da salvação.
Se uma passagem se referir aos judeus ainda sobre o limiar da salvação, então tal escritura não tem que se aplicar a nós, da atual dispensação de assembleias locais de convertidos gentios!!!

    At 5:1-11 1) Um certo varão, porém, (tendo) por nome Ananias, juntamente- com Safira, a sua esposa, vendeu uma propriedade
2) E reteve parte proveniente- de- junto- do preço (tendo privadamente sabido disto também a sua esposa); e, havendo ele trazido uma certa parte, ao lado dos pés dos apóstolos a depositou.
3) Disse, porém, Pedro: "Ó Ananias, por que encheu Satanás o teu coração para mentires tu a o Espírito, o Santo, e reteres parte proveniente- de- junto- do preço do campo?
4) (O campo) permanecendo contigo, para *ti* não permanecia? E, havendo sido vendido, dentro da tua própria autoridade não estava ele (o dinheiro da venda)? Por que puseste este desígnio no teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus."
5) E, ainda estando ouvindo Ananias estas palavras, havendo ele caído, EXPIROU. E veio um grande temor sobre todos  aqueles estando ouvindo estas coisas.
6) E, havendo os varões mais moços se levantado, o enrolaram- com- panos e, havendo-o carregado para fora (da cidade), o sepultaram.
7) Sucedeu, porém, quase três horas depois, que também a esposa dele, não tendo sabido daquilo tendo acontecido, entrou.
8) E respondeu-lhe Pedro: "Dize-me se vós (ambos) o campo vendestes por tanto." E ela disse: "Sim, por tanto."
9) Então Pedro lhe disse: "Por que é que entre vós (ambos) entrastes em acordo para pôr- à- prova o Espírito de o Senhor (Jesus)? Eis aí, os pés daqueles havendo sepultado o teu marido estão à porta, e eles também te carregarão para fora."
10) E ela caiu imediatamente ao lado dos pés dele (Pedro), e EXPIROU. E, havendo entrado, os moços a acharam MORTA; e, havendo-a carregado para fora (da cidade), a sepultaram junto ao marido dela.
11) E veio um grande temor sobre toda a assembleia , e sobre todos aqueles ouvindo estas coisas.
    Tg 1:13-15  13 Ninguém, quando sendo tentado, diga : "Proveniente- de- junto- de Deus estou sendo tentado." Porque Deus é não- possível- de- ser- tentado pelo mal , e tenta, Ele mesmo, a ninguém.  14 Mas cada um é tentado quando pela sua própria concupiscência sendo atraído e sendo engodado- por- isca. 15 Depois a concupiscência, havendo concebido, dá à luz ao pecado. E o pecado, (em) havendo sido consumado, gera a MORTE. LTT
    Tg 5:19-20  19 Ó irmãos, se algum homem de entre vós for enganado- feito- extraviar para- longe- da verdade, e algum homem o fizer virar em direção de volta, 20 Saiba ele que aquele havendo feito virar em direção de volta a um pecador, para- fora- do desvio do seu caminho, salvará uma alma para- fora- da MORTE, e cobrirá uma multidão de pecados (do desviado).  LTT
    1Jo 5:16 Se algum homem vir o seu irmão estando pecando um pecado que não conduz em direção à MORTE, pedirá (a Deus), e Ele (Deus) lhe dará a vida(isto é, àqueles que estão pecando não em direção à morte: há pecado em direção à MORTE, e não a respeito desse (pecado) falo a fim de orardes. LTT

Em PRIMEIRA INSTÂNCIA,
Sim, "TODA- E- CADA ESCRITURA é dada- por- assopro- de- Deus e proveitosa ..." (2Tm 3:16);
Mas são somente Rm – Fm que foram expressamente escritos para assembleias locais neotestamentárias de convertidos gentios e, ao falarem a e sobre seus salvos, sempre se aplicam a nós.
Portanto, sempre que há uma aparente CONTRADIÇÃO entre um verso de Rm-Fm e outro verso das demais partes da Bíblia (particularmente ao falar sobre a salvação), tudo fica fácil e imediatamente resolvido se ambos os contextos nos dão permissão para interpretarmos assim:
- o versículo em Rm - Fm se aplica diretamente a NÓS (os crentes desta dispensação de assembleias locais de convertidos gentios),
- e o outro verso [aparentemente contraditor] se aplica a outras pessoas, de OUTRAS dispensações.

Estas passagens que você me trouxe são de livros e capítulos da Bíblia escritos para igrejas em transição e "mistas" de novos professantes de origem gentílica e de origem judaica, majoritariamente constituídas de judeus, os quais formam uma mistura
(a) dos realmente salvos. com
(b) aqueles no vestíbulo quase entrados na "só- graça- só- fé" mas ainda agarrados à lei- judaísmo,
As suas passagens falam a (e sobre) judeus ainda sobre o limiar da salvação,
portanto não se aplicam a nós, da atual dispensação de assembleias locais de convertidos gentios.
Portanto, tais alegações nem sequer merecem começar a começar a ser consideradas.
Pense bem, e entenderá como isso obedece à lógica.
Eu poderia encerrar minha resposta por aqui.


Em SEGUNDA INSTÂNCIA,
Posso lhe escrever mais de 114 versos onde o próprio Deus fez escrever, E-X-P-L-I-C-I-T-A-M-E-N-T-E,
a) do lado da condição única de Sua regra quanto a salvação, palavras como
"crê tu", "recebe tu", "creres e confessares", "arrependeres e creres", e
b) do lado do resultado infalível, da consequência garantida, palavras como
"vida eterna". "vida que dura para sempre", "não entrará em condenação", "nunca perecerá", "preservado", "nenhum ser criado poderá nos separar para- longe- do amor de Deus".

Um exemplo:
   1Cor 5:3-5 ... Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

Agora, para você provar (o ônus é seu!) o contrário disso, deveria mostrar pelo menos 1 passagem diretamente referente aos salvos em Rm - Fm (livros endereçados a verdadeiros crentes de igrejas de convertidos gentios) que E-X-P-L-I-C-I-T-A-M-E-N-T-E  
a) tenha a mesma condição acima (
"crê tu", "recebe tu"), mas
b) tenha a negação da conclusão acima ("[era salvo mas] perdeu a salvação", etc.)

Decididamente, N-E-N-H-U-M-A dessas suas passagens alegadas faz isso. Encerremos esta passagem.

Oro que você venha a crer nessas 114 passagens e seja salvo.

(Explicações adicionais eu só darei depois de você crer e ter recebido a capacidade de entender)



Ainda ii.ii) Passagens Hb.6.4-20; Hb 10.26:
Hb 6:4-20  4 Porque é impossível àqueles de exatamente- uma- vez- por- todas havendo sido iluminados, e havendo eles provado- o- gosto do dom- gratuito celestial, e participantes havendo eles sido tornados (da influência) de o Espírito Santo, "participantes", ou "acompanhadores ao lado"
5 E havendo eles provado- o- gosto
da boa Palavra de Deus e dos poderes do mundo que está vindo, Nota v.4. Palavra de Deus, ESCRITA ou em CARNE.
6 E havendo eles caído- para- um- lado, outra vez os renovar para arrependimento, assim estariam eles novamente- crucificando para (salvação de) si mesmos o Filho de Deus e O expondo à vergonha pública.

7 (Porque a terra, aquela havendo bebido- para dentro de- si a chuva (aquela chuva frequentemente caindo sobre ela) e que está produzindo erva proveitosa para aqueles por- operação- de
quem também é lavrada, recebe da bênção proveniente- de- junto- de Deus; ou "em razão de".
8 Mas aquela (terra) produzindo espinhos e abrolhos
é reprovada- rejeitada, e da maldição está perto; da qual o fim é para a queima.) Gn 3:17,18 "espinheiro" é árvore; "abrolho" é rama, trepadeira, ou baixo arbusto; ambos têm espinhos.

9
Mas temos sido feitos confiantes, quanto a vós outros, ó amados, das coisas que são melhores e que estão acompanhando- de- perto a salvação, ainda que assim estamos falando.

10 Porque não injusto é Deus para Se esquecer da vossa obra, e do fatigante- laborar do amor que mostrastes para dentro de o nome dEle, havendo vós servido aos santos e ainda estando servindo.
11 Mas estamos intensamente- desejando cada um de vós mostrar a mesma diligência, para completa confiança da esperança que alcança até ao fim;
12 A fim de que negligentes não vos façais; seguidores
, porém, sejais (dos exemplos) daqueles que, através da fé e longa paciência, estão herdando as promessas. KJB.
13 Porque quando a Abraão havendo Deus feito a promessa, então, uma vez que segundo ninguém maior tinha Ele por Quem jurar, jurou segundo Si mesmo,
14 Dizendo: "Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei". Gn 22:16,17
15 E assim, (depois de) havendo ele (Abraão) esperado com longa paciência, alcançou a promessa.
16 Porque os homens, em verdade, segundo o superior a eles juram; e, de todo (tipo de) contenda, para eles o fim para confirmação é o juramento.

17 Por isso,
o mais abundantemente querendo Deus mostrar aos herdeiros da promessa a imutabilidade do propósito- decreto dEle, Se interpôs (medianeiramente) com juramento;
18 A fim de que, através de duas coisas
imutáveis nas quais é impossível Deus mentir, firme consolação tenhamos (nós, aqueles havendo- corrido- para- O- refúgio) para tomar posse da esperança colocada diante de nós; o propósito- decreto de Deus, e o Seu juramento.
19 A qual (esperança) como âncora da alma temos, tanto segura como firme, e indo para dentro do interior do véu- mais- interior, Lv 16:12

20 Onde o nosso precursor (Jesus), para benefício nosso entrou, a saber, Jesus, segundo a ordem de Melquisedeque havendo Ele sido feito sumo sacerdote para o sempre.  LTT

Hb 10:26 Porque, se estamos deliberadamente pecando nós, depois de receber o correto- conhecimento de a Verdade, então já não mais resta sacrifício (nenhum) concernente aos pecados, LTT

Ó objetor! Tome as explicações das primeiras passagem e as adapte às de agora, OK? Em resumo:
a) não é certo que esta passagem foi precisamente dirigida a crentes de igrejas de gentios convertidos nesta dispensação;

b) não é e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a salvação;"

c) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (agora) a vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação, e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.

(Explicação adicional que só darei depois de você crer e ter recebido a capacidade de entender):

GREGOÍTE é a doença de constantemente apelar para algum léxico grego para então escolher um novo e diferente entre os muitos sentidos de uma palavra e, clamando superioridade intelectual e recebendo grande admiração, usá-lo para provar qualquer coisa que lhe agrade, melhor ainda se destoar completamente do contexto e do que todas as traduções dos tempos da Reforma (as originais Tyndale, Lutero, King James, Reina-Valera, Diodati, Almeida, etc.) dizem unânime e claramente. O truque da Gregoíte é facílima brincdeira, deslumbra quase todo mundo, mas:
- Imita o romanismo ao dividir-nos em castas, onde o alto clero domina os leigos, onde nós, a gentalha, temos que depender e nos curvar deslumbrados, submissos como cachorrinhos lambendo as botas do dono, jamais ousando pensar em questionar a altíssima e inquestionável sabedoria dos eruditões do grego que estiverem em moda, que faríamos sem eles?
- Todos os eruditões que estão na moda estão sempre criticando e corrigindo qualquer Bíblia, portanto eles é que se tornam o padrão supremo e absoluto, os decididores de tudo (mas nunca definitivamente, sempre relativamente, sempre sem total unanimidade entre eles, sempre nos plantando sutis dúvidas);
- Todo este incessante joguinho intelectualóide de modificar a Bíblia é perigosíssimo (Ap 22:18-19). Melhor obedecermos a 2Pe 1:20 "... nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação" e a Isa 8:20 "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles". Melhor termos um padrão absoluto nas Bíblias da Reforma: Reina Valera 1569, King James 1611, Almeida 1681 (hoje representada pela Almeida Corrigida Fiel), Diodati 1641, etc.

Evitemos cair na armadilha da gregoíte dos que querem fazer malabarismos com a Bíblia. Se temos nas mãos os Textos Receptus e Massorético traduzidos por equivalência formal feita por fidelíssimos e competentíssimos crentes, tradução provada por séculos de bênçãos de Deus, como a KJB, tudo que precisamos é de um bom dicionário de nosso próprio idioma, comparar Escrituras com Escrituras, saber dividir as Escrituras, e ter o Espírito Santo como professor. Nada de Grecoíte.

Posto isto, examinemos primeiramente Hb 10:26, depois Hb 6:4-20.

Hb 10:26 Porque, SE estamos deliberadamente pecando nós, depois de receber o correto- conhecimento de a Verdade, então já não mais resta sacrifício (nenhum) concernente aos pecados, LTT

Quanto a Hb 10:26, lembremo-nos de que todos os crentes, sem exceção, caem em pecados. Portanto,
a) é indefensável gregoíte querer dizer que este verso só prejudica quem se empenha em pecar continuamente (isso isentaria todos!)
b) é indefensável truque de malandragem querer dizer que "este verso só prejudica quem comete pecados mortais, grandões demais, tremendamente maiores que os meus" (isso isentaria todos!)
Portanto, (a) e (b) implicam que Hb 10:26 se aplica a todos os tipos e graus e números de pecado.
Portanto, há somente 2 posições possíveis para explicar o verso:

Posição 1) Oliver Greene e Freerkson (este é do Liberty Baptist College, de Jerry Falwell) ensinam que a passagem é hipotética, que os "se" das passagens 10:26 e 6:4-20 não podem ocorrer, que, se as condições pudessem ser verdadeiras (i.é, SE uma pessoa [de todas as dispensações?] que professa crer biblicamente pudesse perder sua salvação), então seria impossível ele ser salvo de novo, portanto "toda a passagem [10:26 e 6:4-20] foi escrita para que o leitor possa conhecer a seguridade que possui, de modo a ganhar segurança").

Mas ERRAM, pois
- É dito "se estamos deliberadamente pecando nós", nunca foi dito "se fosse possível pecarmos voluntariamente ..." (10:26);
- É dito "E havendo caído- para- um- lado", nunca foi dito "se fosse possível que recaíssemos" (6:6);
- É dito "aquele ao Filho de Deus havendo pisado", nunca foi dito "se fosse possível que alguém pisasse o Filho de Deus..." (He 10:29).
Portanto, a correta é a ...:

Posição 2) A condição do SE é possível. Isto é, Hb 6:4-6; 10:26 não tratam de algo que jamais poderia acontecer, mas sim de algo que, pelo menos em certas situações de certas dispensações, pode realmente acontecer.

Hb 6:4-6; 10:26 provavelmente são as duas mais difíceis de entender e de explicar de modo a não contrariarem (impossível Deus se contrariar!) os 114 versos onde Ele mesmo nos dá certeza de que salvação que não pode ser perdida, porque Ele e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e (com exatas e claras palavras que somente podem ter um sentido indiscutível) usa palavras "crer" na condição, e, na consequência infalível, usa palavras tais como "vida eterna", "vida que dura para sempre", "ninguém arrebatará para fora da Minha mão".
Precisamos estudar e esclarecer melhor essas duas passagens.

****    ****    ****

Agora, quanto a quem são aqueles havendo sido iluminados de Hb 6:4-20, há somente 4 posições lógicas.

Posição 1) Na atual dispensação, genuínos salvos podem perder a salvação, E, nas demais dispensações, podem também. (Posição Arminiana)
Para refutarmos este par ligado pela conjunção "E", basta refutarmos a 1ª das 2 metades, e nossos 114 versos a refutam, por exemplo
Jo 5:24 Em verdade, em verdade vos digo que quem está dando- ouvidos à Minha palavra, e está crendo  para dentro dAquele havendo-Me enviado, tem a vida ETERNA, e para dentro de condenação não vem, mas tem passado proveniente- de- dentro- da morte para dentro da vida.  LTT
Jo 10:28 E a vida ETERNA Eu lhes dou; e que, para o SEMPRE, de modo nenhum pereçam, e ninguém as arrebatará para- fora- da Minha mão. LTT

Posição 2) Na atual dispensação, genuínos salvos não podem perder a salvação, E, nas demais dispensações, podem.
Já provamos a 1ª metade desta conjunção "E". Para desprova (refutação) da 2ª metade, veja o artigo "Há salvação somente por obras e à parte da fé? E por uma mistura de fé e obras?" http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/HaSalvacaoPorMisturaFeObras-Helio.htm.

Posição 3) Na atual dispensação, genuínos salvos podem perder a salvação, E, nas demais dispensações, não podem
Para refutarmos este par ligado pela conjunção "E", basta refutarmos a 1ª das 2 metades, e já o fizemos na Posição 1.

Posição 4, (a única correta): Na atual dispensação, genuínos salvos não podem perder a salvação, E, nas demais dispensações, não podem também.
Já provamos a 1ª metade desta conjunção "E"
Para prova da 2ª metade, veja o mesmo artigo acima "Há salvação somente por obras e à parte da fé? E por uma mistura de fé e obras?" http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/HaSalvacaoPorMisturaFeObras-Helio.htm


Uma explicação que corresponde à única posição correta, a Posição 4, pode começar pelas notas da LTT, edição de nov.2019, nos versos mais importantes:


Hb 6:4 Porque é impossível NOTA 1 àqueles de exatamente- uma- vez- por- todas havendo sido iluminados, e havendo eles provado- o- gosto NOTA 2 do dom- gratuito celestial, e participantes havendo eles sido tornados de (a influência de) o Espírito Santo, "participantes", ou "acompanhadores ao lado"

NOTA 1 : [1] He 6:4 "É IMPOSSÍVEL": o (errado) ensino mais amado e mais pregado pelos arminianos (Metodistas, Anglicanos, Episcopais, Pentecostais - Carismáticos - Neopentecostais, Adventistas do 7º Dia, T. Jeová, Mórmons, etc.) parece-me ser que, mesmo na atual dispensação das assembleias locais, a salvação pode ser perdida, depois a pessoa pode se arrepender e crer e receber o Cristo e ser salva de novo, e pode repetir este ciclo várias vezes. Por causa desse errado extremado amor a esse errado ensino, os arminianos odeiam e ignoram as palavras "é impossível", deste verso. Se ouvirem as ponderações que fizemos na nota preambular de Hebreus, seus chefes ordenarão que as ignorem. No entanto, além de ranger os dentes de raiva contra elas, nada podem fazer contra um fato irrefutável neste verso ensinado: *SE* um salvo desta dispensação das assembleias locais pudesse se perder (e não pode, como provado nas páginas web desde http://www.solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/32A-FalsosMestres-W.htm   até   http://www.solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/32Q-PessoasEspecificas-W.htm), então este verso pura e simplesmente diz que ele jamais, em hipótese nenhuma, poderia RE- ganhar sua salvação!...

NOTA 2: He 6:4 "HAVENDO ELES PROVADO- O- GOSTO": o verbo "γεύομαι (pronúncia "genomai") ("provar"), tanto em grego como em português como em inglês, pode ter o sentido tanto de realmente comer (mastigar e ingerir de fato para incorporar definitivamente ) (exemplo: "muitas vezes provei da feijoada da vovó") como o sentido de meramente experimentar, sentir o gosto, mas não necessariamente ingerir de fato para incorporar definitivamente (exemplo em português "dos que provam do chá horrível, muitos de pronto o cospem fora, outros saem discretamente para o cuspir no quintal". Em inglês Mt 27:34 "They gave him vinegar to drink mingled with gall: and when he had TASTED thereof, he would not drink." Colocaram dentro da Sua boca, mas Jesus não engoliu uma gota). Portanto, os homens de Hb 6 podem ser judeus que professaram Cristo mas que pararam pouco antes de ter real fé nEle depois de avançarem até a fronteira/ soleira/ umbral da salvação, até mesmo "acompanhando ao lado do" Espírito Santo em Sua obra de iluminação e convicção. Não é dito que eles creram (tiveram fé) nem que foram salvos. Em certo grau, há uma remota semelhança deles com os espiões de Cades-Barnéia Dt 1: 19-26, que viram a terra e trouxeram do próprio fruto dela em suas mãos, e ainda assim retrocederam desde o coração, não quiseram tomar posse da terra. Ver a nota da Biblia Anotada de Scofield, em Hb 6:4.  

Hb 6:5 E havendo eles provado- o- gosto da boa Palavra de Deus e dos poderes do mundo que está vindo, Nota v.4. Palavra de Deus, ESCRITA ou em CARNE.

Hb 6:6 NOTA 3 E havendo eles caído- para- um- lado, outra vez os renovar para arrependimento, assim estariam eles novamente- crucificando para (salvação de) si mesmos o Filho de Deus e O expondo à vergonha pública NOTA 4.

NOTA 3: Conclusão sobre He 6:4-6 e He 10:26-31:

(1) Nenhuma interpretação pode deixar de enfatizar a ressalva (a exceção, a isenção, a não aplicabilidade) para os verdadeiros crentes da presente dispensação das assembleias locais, poucos versos depois:
"9 Mas quanto a VÓS, ó amados, temos sido feitos confiantes de coisas melhores, e coisas acompanhando a salvação... 18 Para que, através de duas coisas imutáveis nas quais é impossível Deus mentir, tenhamos a firme consolação (nós, aqueles havendo- corrido- para- refúgio) para lançar mão da esperança colocada diante de nós; 19 A qual (esperança) temos como âncora da alma, tanto segura como firme ... (He 6:9,18-19).

(2) À luz de tudo que já provamos, pela Bíblia, no artigo
"Provas da Imperdibilidade da Salvação" e nas páginas web desde http://www.solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/32A-FalsosMestres-W.htm   até   http://www.solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/32Q-PessoasEspecificas-W.htm; e à luz do contexto local (e de toda a Bíblia):
. Nada afeta o verdadeiro salvo, na dispensação das assembleias locais, quanto à segurança da salvação. E
. He 6:4-6 e 10:26-31 se referem e aplicam, de forma literal e direta de entender, aos ISRAELITAS (e gentios) que, maravilhados, ainda em corpo terrestres:
.. conviveram com, aprenderam de, e foram prestados serviço pelo Cristo em pessoa e pelos seus 13 apóstolos + 70 discípulos, mas final e definitivamente (ainda nos anos 30 a 70, ano da Diáspora sob o general Tito) seguiram o exemplo de Judas (o homem de Kerioth) e dos milagreiros de Mt 7:21-27;
.. conviveram com, aprenderam de, e foram prestados- serviço pelas 2 testemunhas e 144.000 judeus virgens (na Tribulação), mas pediram para pôr a marca do Anticristo;
.. conviveram com, aprenderam de, e foram prestados- serviço pelos salvos com corpos já glorificados (no Milênio), mas terminaram se alinhando com o Diabo na revolta final contra Deus.
Note que todas as pessoas desses 3 grupos provaram o gosto do dom celestial e das virtudes do século futuro (o Milênio, não a dispensação das assembleias locais), alegaram conversão, se tornaram acompanhantes ao lado de o Espírito Santo, mas não ajuntaram obediência e perseverança à fé professada. Note também que nenhum dos casos é na presente dispensação das assembleias locais plenas (as de Mt-At e Hb-Jd foram assembleias de transição, com mistura de poucos gentios e muitos judeus, parte destes realmente convertida, mas grande parte apenas no umbral da salvação. Na dispensação das assembleias plenas, assembleias majoritariamente de gentios convertidos, a salvação é só pela fé, sem necessidade de obras comprobatórias, é preservada por Deus de modo que nada podemos fazer que a faça ser perdida; nas demais dispensações, particularmente na da Lei e na 70ª Semana de Daniel, a salvação é somente pela fé, mas a fé tem que ser tal que seja comprovada por obras apropriadas.
Consequentemente, a passagem também se aplica ao período de 7 anos da Tribulação, que começará após o Arrebatamento dos verdadeiros crentes para fora das assembleias locais.


NOTA 4: He 6:6 "E HAVENDO CAÍDO- PARA- UM- LADO ...": Quanto ao VT, versos 1-20 se referem aos israelitas proibidos de gozar da bênção física na Canaã física. Quanto aos recebedores desta epístola, note que eram JUDEUS (ver nota preambular (antes do verso 1 do cap. 1) de Hebreus) do período de transição de ANTES da Diáspora sob o General Tito no ano 70: a advertência é para Israel, corporativamente, se converter em maior extensão e verdade, e para os salvos ex- judeus não arrefecerem na fidelidade, assim Israel não viria a sofrer tão terrivelmente (e.g. a Diáspora, o Holocausto nazista), etc.


Resumo, abrangendo mais que Hebreus:
Sempre, em todas as dispensações (e transições de julgamento entre elas):
- Todo homem é sempre pecador e é totalmente incapaz de sempre agradar a Deus por obras.

- Há um só plano de salvação para todas as dispensações: A salvação é toda e somente pela graça, através somente da fé (a fé verdadeira, no verdadeiro Salvador, de acordo com a Revelação Escrita): sem a fé verdadeira ninguém será salvo, e 1 mm mais que ela não é necessário nem de nenhuma ajuda, para a sua salvação ou para a preservação dela. Repito: o homem sempre foi salvo, total e somente pela graça de Deus, total e somente através da fé. Nunca houve, nem há, nem haverá nenhuma outra maneira de se ser salvo.

- A única diferença entre a salvação na presente Dispensação das Assembleias Locais e a salvação nas demais dispensações (e nas transições entre elas) é que, agora, Deus não se determinou a sempre, para benefício dos outros homens, dar uma comprovação (demonstração, evidência, expressão, aprovação em algum teste) da genuinidade da fé e salvação de cada um que Ele elegeu. Nas outras dispensações, Deus se determinou a dar tal comprovação, apesar do fato de que esse eleito não é perfeito, não consegue sempre guardar toda a Lei de Deus, e toda a glória é de Deus, e o homem não tem 1 mm de motivo para se gabar na eternidade.



****************************************************


Não quer você se humilhar, se arrepender e pedir perdão a Deus por nunca ter crido nos 14 versos que eu lhe citei de cor, nem nos outros 100 que lhe dei escritos em papel?

Não quer você depositar sua fé em Cristo, agora mesmo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.