segunda-feira, 25 de novembro de 2019


"Sot.32L. Não Há Perda de Salvação. Passagens Referentes à MERO ASSENTIMENTO INTELECTUAL". Texto e VÍDEO. 
Postamos 1 vídeo (texto integral abaixo) no tema "Não Perda Salvação. Passagens Sobre MERO ASSENTIMENTO INTELECTUAL" (nenhum verso ensina que salvo desta dispensação pode voltar a ser perdido).

Mt.13.1-23;Mc.4.13-20;Lc.11.24-28;Jo.6.66. https://youtu.be/120PqZMKqxc    
da série "Não Perda Salvação"

(que refuta as tentativas de contradizer 114 passagens claras da Bíblia que ensinam que a salvação é eterna, garantida por Deus, preservada por Deus independentemente de nossas fraquezas depois que cremos)

de vídeo-aulas da disciplina "Soteriologia 2"
do IBBF (Instituto Batista Bíblico Fundamentalista, de Soledade).

Se você gostar, nos alegre e ajude a instruir edificar a muitos: Por favor, agora mesmo, divulgue com todos os seus mais achegados irmãos crentes e com seus mais achegados familiares. Também seria ótimo se você e eles se inscrevessem no canal, para receber as novidades.

Lembre que usualmente anexamos a cada vídeo um texto que o resume, clique na "descrição" de cada vídeo.


*************************** texto **********************************


Sot.32L. Não Há Perda de Salvação. Passagens Referentes à MERO ASSENTIMENTO INTELECTUAL

[não implicam que verdadeiros salvos possam se perder, depois precisando ser novamente salvos]:




Hélio de Menezes Silva
adaptou livremente a partir de

H. L. Willmington
em "Guide to the Bible" pp. 748-754:




De mais de 114 versos claros e explícitos, já provamos que, ao menos aos verdadeiros crentes desta DISPENSAÇÃO DE ASSEMBLEIAS LOCAIS PLENAMENTE ESTABELECIDAS (NÃO EM TRANSIÇÃO), DE CONVERTIDOS GENTIOS, Deus garantiu que
UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO (UVSSS),
PRESERVADO PELO PODER E FIDELIDADE DE DEUS
(mesmo que, na terra, fraquejemos e sejamos disciplinados e, no céu, percamos galardões).

Agora, refutaremos tentativas de objeções (RE-perdição) que alegam:


Mt. 13.1-23 (=Mc.4.13-20); Lc. 11.24-28; Jo. 6.66:
Estas passagens estão no grupo de CAPÍTULOS da Bíblia de Mt-At e de Hb-Jd, que são PARA IGREJAS EM TRANSIÇÃO E também "MISTAS" de novos professantes de origem gentílica e de origem judaica, MAJORITARIAMENTE CONSTITUÍDA DE JUDEUS, OS QUAIS FORMAM UMA MISTURA
(a) DOS REALMENTE SALVOS; e de
(b) AQUELES NO VESTÍBULO QUASE ENTRADOS NA "SÓ- GRAÇA- SÓ- FÉ", MAS AINDA AGARRADOS À LEI- JUDAISMO,
por isso precisamos examinar muito bem o contexto de cada passagem, para distinguir se falam
    (a) para judeus convertidos ou
    (b) para judeus ainda sobre o limiar da salvação.
Se uma passagem se referir aos judeus ainda sobre o limiar da salvação, então tal Escritura não tem que se aplicar a nós, da atual dispensação de assembleias locais plenamente estabelecidas (não em transição), de convertidos gentios!!!

Veremos que as 4 passagens de hoje referem-se à pessoas que aprenderam muito e conhecem muito sobre o Cristo nos seus intelectos, não discordam nem brigam contra nada que a Bíblia ensina acerca do Cristo, mas nunca realmente CRERAM nem O RECEBERAM de CORAÇÃO)

1ª e 2ª passagem: Mt 13.1-23 (=Mc.4.13-20) - A semente e os quatro solos.

Mt 13:1-8  1 Ora, naquele mesmo dia, havendo Jesus saído proveniente- de- junto- da casa , estava assentado ao lado do mar;  2 E ajuntaram-se a Ele grandes multidões, de forma que Ele, para um  barco havendo entrado, ali Se assentou; e toda a multidão- de- homens tinhA se postado de pé ao longo da praia.  3 E Ele lheS falou muitas coisas em parábolas, dizendo: " Eis que saiu o semeador a semear.
4 E, no seu semear, em verdade parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves, e as devoraram;
5 E outra parte caiu sobre locais pedregosos, onde não havia terra bastante, e logo BROTOU- PARA- CIMA, por não ter profundidade de terra; 6 Em o sol, porém, havendo-se erguido, elA foi superficialmente queimada e, por não ter raiz, foi murchada;
7 E parte de outraS caiU entre  os espinhos, e cresceram os espinhos e aS SUFOCARAM;  
8 Parte de outraS, porém, caiU sobre a terra, a boa, e DAVA FRUTO: uma semente, em verdade, a cem; outra, a sessenta; e outra, a trinta;

Mt 13:18-23  18 *Vós*, pois, dai vós ouvidos à parábola do semeador:
19 Todo aquele que está ouvindo a Palavra do reinar, e não a entendendo, vem o Maligno, e arrebata- para- longe aquilo tendo sido semeado no seu coração; este é aquele havendo recebido- semeação à beira do caminho;
20 Aquele, porém, sobre locais pedregosos havendo recebido- semeação, este é aquele que à Palavra está dando ouvidos, e logo, com alegria, a está recebendo, 21 Não tem ele, porém, raiz em si próprio, mas DE POUCA DURAÇÃO É; havendo, porém, chegado a angústia e a perseguição por causa de a Palavra, logo ele é escandalizado ;  
22 E aquele entre os espinhos havendo recebido- semeação, este é aquele que à Palavra está dando ouvidos, mas os cuidados deste mundo, e a sedução da riqueza, sufocam a Palavra, e improdutiva  ela se torna;  
23
Aquele, porém, sobre a boa terra havendo recebido- semeação, este é o que à palavra está dando ouvidos e compreendendo; e, em verdade, dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta."  LTT

Em PRIMEIRA INSTÂNCIA,
Sim, "TODA- E- CADA ESCRITURA é dada- por- assopro- de- Deus e proveitosa ..." (2Tm 3:16);
Mas são somente Rm – Fm que foram expressamente escritos endereçados para assembleias locais neotestamentárias de convertidos gentios e, ao falarem a e sobre seus salvos, sempre se aplicam a nós.
Portanto, sempre que há uma aparente CONTRADIÇÃO entre um verso de Rm-Fm e outro verso das demais partes da Bíblia (particularmente ao falar sobre a salvação), tudo fica fácil e imediatamente resolvido se ambos os contextos nos dão permissão para interpretarmos assim:
- o versículo em Rm - Fm se aplica diretamente a NÓS (os crentes desta dispensação de assembleias locais plenamente estabelecidas (não em transição), de convertidos gentios),
- e o outro verso [aparentemente contraditor] se aplica a outras pessoas, de OUTRAS dispensações.

Esta passagem que você me trouxe é de um livro e capítulo escrito para igrejas em transição e também "mistas" de novos professantes de origem gentílica e de origem judaica, majoritariamente constituída de judeus, os quais formam uma mistura
(a) dos realmente salvos. com
(b) aqueles no vestíbulo quase entrados na "só- graça- só- fé" mas ainda agarrados à lei- judaísmo,
A sua passagem fala a (e sobre) judeus ainda sobre o limiar da salvação,
portanto não se aplica a nós, da atual dispensação de assembleias locais plenamente estabelecidas (não em transição), de convertidos gentios.
Portanto, tais alegações nem sequer merecem começar a começar a ser consideradas.
Pense bem, e entenderá como isso obedece à lógica.
Eu poderia encerrar minha resposta por aqui.


Em SEGUNDA INSTÂNCIA,
Posso lhe escrever mais de 114 versos onde o próprio Deus fez escrever, E-X-P-L-I-C-I-T-A-M-E-N-T-E,
a) do lado da condição única de Sua regra quanto a salvação, palavras como
"crê tu", "recebe tu", "creres e confessares", "arrependeres e creres", e
b) do lado do resultado infalível, da consequência garantida, palavras como
"vida eterna". "vida que dura para sempre", "não entrará em condenação", "nunca perecerá", "preservado", "nenhum ser criado poderá nos separar para- longe- do amor de Deus".

2 exemplos:
   João 5:24 24) Em verdade, em verdade vos digo que quem está dando- ouvidos à Minha palavra, e está crendo  para dentro dAquele havendo-Me enviado, TEM a vida ETERNA, e para dentro de condenação NÃO vem, mas TEM PASSADO proveniente- de- dentro- da morte para dentro da VIDA.
   João 10:28-29 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. (29) Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai.


Agora, para você provar (o ônus é seu!) o contrário disso, deveria mostrar pelo menos 1 passagem diretamente referente aos salvos em Rm - Fm (livros endereçados a verdadeiros crentes de igrejas de convertidos gentios) que E-X-P-L-I-C-I-T-A-M-E-N-T-E  
a) tenha a mesma condição acima (
"crê tu", "recebe tu"), mas
b) tenha a negação da conclusão acima ("[era salvo mas] perdeu a salvação", etc.)

Decididamente essas suas 2 passagens alegadas N-Ã-O fazem isso. Encerremos essas suas 2 passagens.

Oro que você venha a crer nas 114 passagens que mencionei, e seja salvo.

(Explicação adicional que só darei depois de você crer e ter recebido a capacidade de entender)

Willmington escreveu:
<<Alguns têm, erroneamente, concluído que todos os quatro indivíduos, aqui (representados por 4 diferentes tipos de solo), eram originalmente salvos, mas somente um reteve esta salvação. Todavia, uma pouco de lógica mostrará o erro desta posição:
- [Porventura] a Bíblia ensina que cada pessoa que ouve o evangelho será salva? Não.
- Além disso, a Escritura ensina que uma pessoa não pode ser salva sem, consequentemente, mostrar algum tipo de fruto, mesmo pequeno. [NOTA DE HÉLIO]
- Então, a única pessoa nascida de novo, aqui, é representada pelo quarto [tipo de solo], comprovado pelo seu fruto.
>> 

[NOTA1 de HÉLIO: Acho meio perigosa esta frase de Willmington.
Em 1829, o Rev. presbiteriano Albert Barnes ensinou que "muitos" frutos e perseverança são indispensáveis evidências de salvação, isto é, sem uma certa qualidade, quantidade e duração deles, não houve salvação. Foi refutado em The Religious Monitor, and Evangelical Repository, Volume 8, em várias partes mensais a partir de nov. 1831, em longo artigo Remarks On A Sermon Delivered At Morristown, N. J. Feb. 1829, by the Rev. Albert Barnes, Entitled, “The Way Of Salvation.” (Comentários Sobre Um Sermão Proferido Em Morristown, N.J., Fevereiro de 1829, Pelo Rev. Albert Barnes, Intitulado "O Caminho Da Salvação".) Vou traduzir apenas um parágrafo da página 676.
<< Uma conclusão das [erradas] doutrinas precedentes é que não há garantia de vida [eterna], exceto por seus frutos. Se quisermos ser salvos em base de condições por nós cumpridas, necessariamente segue-se que o cumprimento de [TODAS] essas condições é a única evidência de salvação. Isto é o que o autor [Barnes] declara explicitamente:
"As evidências dessa grande mudança devem ser buscadas durante [toda] a [nossa] vida. Pelos seus frutos eles serão conhecidos. Eles [progressivamente] terão que crescer em graça. Eles terão que ser progressivamente santificados. Eles, e somente eles, têm evidências dessa mudança: aqueles que morrem para o pecado e vivem para a justiça, etc. "
E entre as evidências que são essenciais, está a perseverança até o fim.
"Eles, e somente eles, ... têm evidências dessa mudança: aqueles que perseveram até o fim. "

Se houver qualquer conforto ou vantagem na doutrina de perseverança a que o autor professa se aferrar, é reduzida a NADA por essa doutrina de condições, visto que, de acordo com o acima, nenhum homem jamais poderá ter a evidência de que está em um estado de graça [salvadora], até que tenha estado nesse estado até o fim. Esta doutrina não deve ser considerada como um mera [tolerável, inofensiva] falha por descuido, mas como a inata [inevitável] consequência da doutrina de condições. Aqueles que se apegam a elas [a existência de tais condições] devem considerar que a perseverança está entre elas [as condições necessárias], visto que está inculcada com a mesma aparência de condicionalidade tal como a fé ou o arrependimento, é claro. Uma vez que ninguém tem motivos para acreditar que ele será salvo, exceto com base no cumprimento [final] de todas essas condições, ninguém pode ter base para acreditar que ele está em um estado de [ter recebido eterna] graça e será salvo, até que ele tenha cumprido essa condição de perseverança até o fim. >>
FIM DA NOTA]

[NOTA 2 DE HÉLIO: Acho melhor a seguinte explicação:
O 1º solo ("beira do caminho") representa quem nunca realmente NASCEU espiritualmente, apenas achou "intelectualmente plausível e muito atraente" (sem real aceitação de coração).
Quanto ao 2º ("locais pedregosos") e ao 3º solo ("cheio de espinhos"), note que as sementes NASCERAM em ambos, portanto talvez eles representem pessoas que NASCERAM espiritualmente, mas não produziram frutos como esperado (uma semente por não ter profundidade, outra por ser ensombrada pelos cuidados da vida). Seja com vida abreviada ou atrofiada, tiveram vida, só que sem frutos.
O 4º solo ("boa terra") representa verdadeiros salvos que também evidenciam salvação produzindo os esperados frutos, agradáveis a Deus e benéficos aos homens.
]

3ª Passagem: Lc 11:24-28 - O homem e os espíritos imundos.
24)  Tão logo o espírito imundo saia para longe do homem, passa através de regiões sem água , buscando repouso; e, não achando nenhum, diz: 'Tornarei para dentro da minha casa, de onde saí'. 25) E, havendo chegado, acha-a tendo sido varrida e tendo sido adornada. 26) Então vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele mesmo e, havendo eles entrado, habitam ali; e torna-se o último estado desse homem pior do que o primeiro." 27) Ora, aconteceu que, no dizer Ele estas coisas, havendo uma certa mulher, de entre a multidão, levantado a sua voz, Lhe disse: "Bem-aventurado é o útero havendo-Te carregado, e os seios em que mamaste!" 28) *Ele*, porém, disse: "Em verdade (isto sim), bem-aventurados são aqueles homens que estão dando- ouvidos à Palavra de Deus e a preservando- e- obedecendo."


Ó objetor! Tome as explicações da 1ª passagem e as adapte à de agora, OK? Em resumo: a) não é certo que esta passagem foi precisamente dirigida a crentes de igrejas de gentios convertidos nesta dispensação; b) não é e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a salvação;" c) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (i.é, agora) a vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação, e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.

(Explicação adicional que só darei depois de você crer e ter recebido a capacidade de entender)

Aqui está, claramente, um caso de [mera tentativa de auto-] reforma moral, sem [verdadeira] regeneração. Um demônio não pode habitar no coração de um homem salvo (ver 1Jo 4:1-6). Muito menos 8 demônios podem ali habitar.
1) Ó amados, não a todo o espírito deis- crença, mas ponde vós à prova os espíritos, se provenientes- de- dentro- de Deus eles são: porque muitos falsos profetas têm saído para dentro do mundo.
2) Nisto conhecei  vós o espírito  de- propriedade- de Deus: todo espírito  que fala- em- tudo- concordemente- com Jesus Cristo (Aquele Jesus em carne tendo vindo ), proveniente- de- dentro- de Deus é.
3) E todo o espírito  que não fala- em- tudo- concordemente- com  Jesus Cristo (Aquele Jesus em carne tendo vindo), proveniente- de- dentro- de Deus não é, mas este é aquele espírito do Anticristo, do qual tendes ouvido que vem , e já agora no mundo está.
4) *Vós* provenientes- de- dentro- de Deus sois, ó filhinhos, e oS  tendes vencido ; porque maior é Aquele que está em vós do que aquelE que está no mundo.
5) *Eles* provenientes- de- dentro- do mundo são; por causa disso, provenientes- de- dentro- do mundo eles falam, e o mundo os ouve.
6) *Nós* provenientes- de- dentro- de Deus somos, e aquele que está conhecendo a Deus nos dá- ouvidos- e- entende. aquele que não é proveniente- de- dentro- de Deus não nos dá- ouvidos- e- entende. Provenientes- de- dentro- disto estamos nós conhecendo o Espírito de a Verdade e o espírito do erro.


4ª Passagem: Jo 6:66. Os discípulos desertores.
66) A partir deste tempo, muitos dos Seus discípulos tornaram para trás, e não mais andavam com Ele.

Ó objetor! Tome as explicações da 1ª passagem e as adapte à de agora, OK? Em resumo: a) não é certo que esta passagem foi precisamente dirigida a crentes de igrejas de gentios convertidos nesta dispensação; b) não é e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a salvação;" c) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (agora) a vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação, e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.

(Explicação adicional que só darei depois de você crer e ter recebido a capacidade de entender)

A palavra "discípulo" simplesmente significa "aquele que está aprendendo". Só o contexto esclarece se já creu biblicamente e foi salvo, ou se ainda não creu biblicamente e não foi salvo. Muitos daqueles que seguiram Cristo eram, simplesmente, "amigos de dias de festa e de bom tempo". Quando o sol esquentou e a estrada ficou acidentada, eles logo saltaram fora. Por algum tempo, eles podem ter professado (só de lábios) salvação mas sem nunca realmente a terem possuído. (Ver também João 2:23-25; 12:42-43.)
Jo 2:23-25  23 E, quando Ele estava dentro de Jerusalém, durante a páscoa, no dia da festa, muitos creram para dentro de o Seu nome, estando vendo os Seus sinais, que Ele fazia. 24 Mas Ele mesmo (Jesus) não confiava Si mesmo a eles, em razão do Ele conhecer todos os homens; 25 E que não tinha necessidade de que algum homem testificasse concernente a o homem, porque Ele bem conhecia o que estava dentro do homem.  LTT [Nota: somente assentir intelectualmente com a existência, natureza e atributos de Deus e do Cristo não salvam os anjos de Tg 2:19.]
Jo 12:42-43  42 Apesar de tudo isso, muitos (até mesmo provenientes- de- dentro- dos chefes ) creram para dentro dEle. Mas, por causa dos fariseus, não O confessavam, a fim de não serem postos- para- fora- da sinagoga.  43 Porque amavam muito mais o louvor pelos homens do que o louvor por Deus. LTT [Nota: somente assentir intelectualmente com a existência, natureza e atributos de Deus e do Cristo não salvam os anjos de Tg 2:19.]





****************************************************



Não quer você se humilhar, se arrepender e pedir perdão a Deus por nunca ter crido nos 14 versos que eu lhe citei de cor, nem nos outros 100 que lhe dei escritos em papel?

Não quer você, agora mesmo, recolher-se alguns instantes, reconhecer e arrepender-se do seu pecado, e depositar sua fé (fé do tipo e modo bíblico!) no Cristo (o Cristo verdadeiro, o da Bíblia, cada palavra de Gn 1 a Ap 22), recebê-lO (em totalidade, exclusividade, Salvador único e todo suficiente, Senhor- Dono- Controlador, Deus Altíssimo, infalível preservador da salvação de todos que creram biblicamente) ?



Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só leem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), ou da LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional), ambas traduzidas somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.