"Sot.32L.
Não Há Perda de Salvação. Passagens Referentes à MERO ASSENTIMENTO INTELECTUAL". Texto e VÍDEO.
Postamos 1 vídeo (texto integral abaixo) no tema
"Não Perda Salvação. Passagens Sobre MERO ASSENTIMENTO
INTELECTUAL" (nenhum
verso ensina que salvo desta dispensação pode voltar a ser perdido).
da série "Não Perda Salvação"
(que
refuta as tentativas de contradizer 114 passagens claras da Bíblia que ensinam
que a salvação é eterna, garantida por Deus, preservada por Deus
independentemente de nossas fraquezas depois que cremos)
de vídeo-aulas da disciplina "Soteriologia 2"
do IBBF (Instituto Batista Bíblico Fundamentalista, de
Soledade).
Se você gostar, nos alegre e ajude a instruir edificar a muitos:
Por favor, agora mesmo, divulgue com todos os seus mais achegados irmãos
crentes e com seus mais achegados familiares. Também seria ótimo se você e
eles se inscrevessem no canal, para receber as novidades.
Lembre que usualmente anexamos a cada vídeo um texto que o
resume, clique na "descrição" de cada vídeo.
*************************** texto
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Sot.32L. Não Há Perda de Salvação. Passagens Referentes à MERO ASSENTIMENTO INTELECTUAL
[não implicam que verdadeiros salvos possam
se perder, depois precisando ser novamente salvos]:
Hélio de Menezes Silva
adaptou livremente a
partir de
H. L. Willmington
De mais de 114 versos claros e
explícitos, já provamos que, ao menos aos verdadeiros crentes desta DISPENSAÇÃO
DE ASSEMBLEIAS LOCAIS PLENAMENTE ESTABELECIDAS (NÃO EM TRANSIÇÃO), DE
CONVERTIDOS GENTIOS, Deus garantiu que
UMA
VEZ
SALVO,
SEMPRE
SALVO
(UVSSS),
PRESERVADO
PELO PODER E FIDELIDADE DE DEUS
(mesmo
que, na terra, fraquejemos e sejamos disciplinados e, no céu, percamos
galardões).
Agora, refutaremos tentativas de
objeções (RE-perdição) que alegam:
Mt. 13.1-23 (=Mc.4.13-20); Lc. 11.24-28; Jo. 6.66:
Estas passagens estão no grupo de CAPÍTULOS da Bíblia de Mt-At
e de Hb-Jd, que são PARA IGREJAS EM TRANSIÇÃO E também "MISTAS"
de novos professantes de origem gentílica e de origem judaica, MAJORITARIAMENTE
CONSTITUÍDA DE JUDEUS, OS QUAIS FORMAM UMA MISTURA
(a) DOS REALMENTE SALVOS; e de
(b) AQUELES NO VESTÍBULO QUASE
ENTRADOS NA "SÓ- GRAÇA- SÓ- FÉ", MAS AINDA AGARRADOS À LEI- JUDAISMO,
por isso precisamos examinar muito bem o contexto de cada
passagem, para distinguir se falam
(a) para judeus convertidos ou
(b) para judeus ainda sobre o limiar da salvação.
(a) para judeus convertidos ou
(b) para judeus ainda sobre o limiar da salvação.
Se uma passagem se referir aos judeus ainda sobre o limiar da
salvação, então tal Escritura não tem que se aplicar a nós, da atual
dispensação de assembleias locais plenamente estabelecidas (não em transição),
de convertidos gentios!!!
Veremos que as 4 passagens de hoje referem-se à pessoas que
aprenderam muito e conhecem muito sobre o Cristo nos seus intelectos, não discordam
nem brigam contra nada que a Bíblia ensina acerca do Cristo, mas nunca
realmente CRERAM nem O RECEBERAM de CORAÇÃO)
1ª e 2ª passagem: Mt 13.1-23 (=Mc.4.13-20) - A
semente e os quatro solos.
Mt 13:1-8 1 Ora,
naquele mesmo
dia, havendo Jesus saído proveniente- de- junto- da casa , estava assentado ao
lado do mar; 2 E ajuntaram-se a Ele grandes multidões, de forma
que Ele, para um barco havendo entrado, ali Se
assentou; e toda a multidão- de- homens já tinhA se postado de pé ao longo da praia. 3 E Ele
lheS falou muitas coisas em parábolas, dizendo: " Eis que saiu o semeador a semear.
4 E, no seu semear, em verdade parte caiu à beira do caminho, e vieram as
aves, e as devoraram;
5 E outra parte caiu sobre locais pedregosos, onde não havia terra bastante, e logo BROTOU-
PARA- CIMA, por não ter profundidade de terra; 6 Em o sol, porém,
havendo-se erguido, elA foi superficialmente queimada e, por não ter raiz, foi
murchada;
7 E parte de outraS caiU entre os espinhos, e cresceram os espinhos e aS SUFOCARAM;
8 Parte de outraS, porém,
caiU sobre a terra, a boa, e DAVA FRUTO: uma semente, em verdade, a
cem; outra, a sessenta; e outra, a
trinta;
19 Todo aquele que está ouvindo a
Palavra do reinar, e não a entendendo, vem o
Maligno, e arrebata- para- longe aquilo tendo sido semeado no seu coração; este é aquele havendo recebido- semeação à beira
do caminho;
20 Aquele, porém, sobre locais
pedregosos havendo recebido- semeação, este é aquele que à Palavra está dando ouvidos,
e logo, com alegria, a está recebendo, 21 Não tem ele, porém, raiz em si
próprio, mas DE POUCA DURAÇÃO É; havendo, porém, chegado a angústia e a
perseguição por causa de a Palavra, logo ele é escandalizado ;
22 E aquele entre os espinhos havendo
recebido- semeação, este é aquele que à Palavra está dando ouvidos,
mas os cuidados deste mundo, e a sedução da riqueza, sufocam a Palavra, e
improdutiva ela se torna;
23 Aquele, porém, sobre a boa terra havendo recebido- semeação, este é o que à palavra está dando ouvidos e compreendendo; e, em verdade, dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta." LTT
23 Aquele, porém, sobre a boa terra havendo recebido- semeação, este é o que à palavra está dando ouvidos e compreendendo; e, em verdade, dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta." LTT
Em PRIMEIRA INSTÂNCIA,
Sim, "TODA- E- CADA ESCRITURA
é dada- por- assopro- de- Deus e proveitosa ..."
(2Tm 3:16);
Mas são somente
Rm – Fm que foram expressamente escritos endereçados para assembleias locais
neotestamentárias de convertidos gentios e, ao falarem a e sobre seus salvos,
sempre se aplicam a nós.
Portanto, sempre que há uma aparente CONTRADIÇÃO entre um verso de Rm-Fm e outro
verso das demais partes da Bíblia (particularmente ao falar sobre a salvação),
tudo fica fácil e imediatamente resolvido se ambos os contextos nos dão
permissão para interpretarmos assim:
- o versículo em Rm - Fm se aplica diretamente a NÓS (os crentes desta
dispensação de assembleias locais plenamente estabelecidas (não em transição),
de convertidos gentios),
- e o outro verso [aparentemente contraditor] se aplica a outras
pessoas, de OUTRAS dispensações.
Esta passagem que você me trouxe é de
um livro e capítulo escrito para igrejas em transição e também "mistas"
de novos professantes de origem gentílica e de origem judaica, majoritariamente
constituída de judeus, os quais formam uma mistura
(a) dos realmente salvos. com
(b) aqueles no vestíbulo quase
entrados na "só- graça- só- fé" mas ainda agarrados à lei- judaísmo,
A sua passagem fala a (e sobre) judeus ainda sobre o
limiar da salvação,
portanto não se aplica a nós, da atual dispensação de assembleias locais plenamente estabelecidas (não em transição), de convertidos gentios.
Portanto, tais alegações nem sequer merecem começar a começar a ser consideradas.
Pense bem, e entenderá como isso obedece à lógica.
portanto não se aplica a nós, da atual dispensação de assembleias locais plenamente estabelecidas (não em transição), de convertidos gentios.
Portanto, tais alegações nem sequer merecem começar a começar a ser consideradas.
Pense bem, e entenderá como isso obedece à lógica.
Eu poderia encerrar minha resposta por
aqui.
Em SEGUNDA INSTÂNCIA,
Posso lhe escrever mais de 114 versos onde o próprio Deus
fez escrever, E-X-P-L-I-C-I-T-A-M-E-N-T-E,
a) do lado da condição única de Sua regra quanto a salvação, palavras como
a) do lado da condição única de Sua regra quanto a salvação, palavras como
"crê tu",
"recebe tu", "creres e confessares", "arrependeres e
creres", e
b) do lado do resultado infalível, da
consequência garantida, palavras como
"vida eterna".
"vida que dura para sempre", "não entrará em condenação",
"nunca perecerá", "preservado", "nenhum ser criado poderá
nos separar para- longe- do amor de Deus".
2
exemplos:
João 5:24 24) Em
verdade, em verdade vos digo que quem
está dando- ouvidos à Minha
palavra, e está crendo para dentro dAquele havendo-Me enviado, já TEM a vida ETERNA, e para dentro de
condenação NÃO vem, mas já TEM PASSADO proveniente- de-
dentro- da morte para dentro da VIDA.
João 10:28-29 E dou-lhes a vida eterna,
e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão.
(29) Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode
arrebatá-las da mão de Meu Pai.
Agora,
para você provar (o ônus é seu!) o contrário disso, deveria
mostrar pelo menos 1 passagem
diretamente referente aos salvos em Rm - Fm (livros endereçados a
verdadeiros crentes de igrejas de convertidos gentios) que E-X-P-L-I-C-I-T-A-M-E-N-T-E
a) tenha a mesma condição acima ("crê tu", "recebe tu"), mas
b) tenha a negação da conclusão acima ("[era salvo mas] perdeu a salvação", etc.)
a) tenha a mesma condição acima ("crê tu", "recebe tu"), mas
b) tenha a negação da conclusão acima ("[era salvo mas] perdeu a salvação", etc.)
Decididamente
essas suas 2 passagens alegadas N-Ã-O fazem isso. Encerremos essas suas 2 passagens.
Oro
que você venha a crer nas 114 passagens que mencionei, e seja salvo.
(Explicação
adicional que só darei depois de você crer e ter recebido a capacidade de
entender)
Willmington
escreveu:
<<Alguns têm, erroneamente, concluído que todos os quatro indivíduos, aqui (representados por 4 diferentes tipos de solo), eram originalmente salvos, mas somente um reteve esta salvação. Todavia, uma pouco de lógica mostrará o erro desta posição:
- [Porventura] a Bíblia ensina que cada pessoa que ouve o evangelho será salva? Não.
- Além disso, a Escritura ensina que uma pessoa não pode ser salva sem, consequentemente, mostrar algum tipo de fruto, mesmo pequeno. [NOTA DE HÉLIO]
- Então, a única pessoa nascida de novo, aqui, é representada pelo quarto [tipo de solo], comprovado pelo seu fruto.
<<Alguns têm, erroneamente, concluído que todos os quatro indivíduos, aqui (representados por 4 diferentes tipos de solo), eram originalmente salvos, mas somente um reteve esta salvação. Todavia, uma pouco de lógica mostrará o erro desta posição:
- [Porventura] a Bíblia ensina que cada pessoa que ouve o evangelho será salva? Não.
- Além disso, a Escritura ensina que uma pessoa não pode ser salva sem, consequentemente, mostrar algum tipo de fruto, mesmo pequeno. [NOTA DE HÉLIO]
- Então, a única pessoa nascida de novo, aqui, é representada pelo quarto [tipo de solo], comprovado pelo seu fruto.
>>
[NOTA1
de HÉLIO: Acho meio perigosa esta frase de Willmington.
Em 1829, o Rev. presbiteriano Albert Barnes ensinou que
"muitos" frutos e perseverança são indispensáveis evidências de
salvação, isto é, sem uma certa qualidade, quantidade e duração deles, não
houve salvação. Foi refutado em The
Religious Monitor, and Evangelical Repository, Volume 8, em várias partes
mensais a partir de nov. 1831, em longo artigo Remarks On A Sermon Delivered At Morristown, N. J. Feb. 1829,
by the Rev. Albert Barnes, Entitled, “The Way Of Salvation.” (Comentários Sobre Um Sermão Proferido Em
Morristown, N.J., Fevereiro de 1829, Pelo Rev. Albert Barnes, Intitulado
"O Caminho Da Salvação".) Vou traduzir apenas um parágrafo da
página 676.
<< Uma conclusão das [erradas] doutrinas precedentes é que não há garantia de vida [eterna], exceto por seus frutos. Se quisermos ser salvos em base de condições por nós cumpridas, necessariamente segue-se que o cumprimento de [TODAS] essas condições é a única evidência de salvação. Isto é o que o autor [Barnes] declara explicitamente:
<< Uma conclusão das [erradas] doutrinas precedentes é que não há garantia de vida [eterna], exceto por seus frutos. Se quisermos ser salvos em base de condições por nós cumpridas, necessariamente segue-se que o cumprimento de [TODAS] essas condições é a única evidência de salvação. Isto é o que o autor [Barnes] declara explicitamente:
"As evidências dessa grande mudança
devem ser buscadas durante [toda] a [nossa] vida. Pelos seus frutos eles serão conhecidos. Eles [progressivamente] terão que crescer em graça. Eles
terão que ser progressivamente santificados. Eles, e somente eles, têm evidências
dessa mudança: aqueles que morrem para o pecado e vivem para a justiça,
etc. "
E entre as evidências
que são essenciais, está a perseverança até o fim.
"Eles, e somente eles, ... têm
evidências dessa mudança: aqueles que perseveram até o fim. "
Se houver qualquer conforto ou
vantagem na doutrina de perseverança a que o autor professa se aferrar, é
reduzida a NADA por essa doutrina de condições, visto que, de
acordo com o acima, nenhum homem jamais poderá
ter a evidência de que está em um estado de graça [salvadora], até que tenha
estado nesse estado até o fim. Esta doutrina não deve ser
considerada como um mera [tolerável, inofensiva] falha por descuido, mas como a
inata [inevitável] consequência da doutrina de condições. Aqueles que se apegam a elas [a
existência de tais condições] devem considerar que a perseverança está entre
elas [as condições necessárias], visto que está inculcada com a mesma aparência
de condicionalidade tal como a fé ou o arrependimento, é claro. Uma vez que ninguém
tem motivos para acreditar que ele será salvo, exceto com base no cumprimento
[final] de todas essas condições, ninguém pode ter base para acreditar
que ele está em um estado de [ter recebido eterna] graça e será salvo, até que
ele tenha cumprido essa condição de perseverança até o fim. >>
FIM DA
NOTA]
[NOTA 2 DE HÉLIO: Acho melhor a seguinte explicação:
[NOTA 2 DE HÉLIO: Acho melhor a seguinte explicação:
O 1º solo ("beira do caminho") representa
quem nunca realmente NASCEU espiritualmente, apenas achou
"intelectualmente plausível e muito atraente" (sem real aceitação de
coração).
Quanto ao 2º ("locais pedregosos") e ao 3º solo
("cheio de espinhos"), note que as sementes NASCERAM em ambos,
portanto talvez eles representem pessoas que NASCERAM espiritualmente, mas não
produziram frutos como esperado (uma semente por não ter profundidade, outra
por ser ensombrada pelos cuidados da vida). Seja com vida abreviada ou
atrofiada, tiveram vida, só que sem frutos.
O 4º solo ("boa terra") representa
verdadeiros salvos que também evidenciam salvação produzindo os esperados
frutos, agradáveis a Deus e benéficos aos homens.
]
3ª Passagem: Lc 11:24-28 - O
homem e os espíritos imundos.
24) Tão logo o
espírito imundo saia para longe do homem, passa através de regiões sem água ,
buscando repouso; e, não achando nenhum, diz: 'Tornarei para dentro da minha casa, de onde
saí'. 25)
E, havendo chegado, acha-a tendo sido
varrida e tendo sido adornada. 26) Então vai, e traz consigo outros sete
espíritos piores do que ele mesmo e, havendo eles entrado, habitam ali; e
torna-se o último estado desse homem pior do que o primeiro." 27)
Ora, aconteceu que, no dizer Ele estas
coisas, havendo uma certa mulher, de entre a multidão, levantado a sua voz,
Lhe disse: "Bem-aventurado é o útero havendo-Te carregado, e os seios
em que mamaste!" 28) *Ele*, porém, disse: "Em verdade (isto sim), bem-aventurados são
aqueles homens que
estão dando- ouvidos à Palavra de Deus e a
preservando- e- obedecendo."
Ó
objetor! Tome as explicações da 1ª passagem e as adapte à de agora, OK? Em
resumo: a) não é certo que esta passagem foi precisamente dirigida a crentes de
igrejas de gentios convertidos nesta dispensação; b) não é
e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta
dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a
salvação;" c) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação
Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (i.é, agora)
a vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco
que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação,
e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios
convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.
(Explicação
adicional que só darei depois de você crer e ter recebido a capacidade de
entender)
Aqui está, claramente, um caso de [mera
tentativa de auto-] reforma moral, sem [verdadeira] regeneração. Um
demônio não pode habitar no coração de um homem salvo (ver 1Jo 4:1-6). Muito
menos 8 demônios podem ali habitar.
1) Ó
amados, não a todo o espírito deis- crença, mas ponde vós à prova os espíritos,
se provenientes- de- dentro- de Deus eles são: porque muitos falsos profetas já têm
saído para dentro do mundo.
2) Nisto
conhecei vós o espírito de- propriedade- de Deus: todo espírito que fala- em-
tudo- concordemente- com Jesus Cristo (Aquele Jesus em
carne tendo vindo ), proveniente- de- dentro- de Deus é.
3) E
todo o
espírito que não fala- em- tudo-
concordemente- com Jesus Cristo (Aquele Jesus em
carne tendo vindo), proveniente- de- dentro- de Deus não é, mas este é aquele espírito do
Anticristo, do
qual já
tendes ouvido que vem , e já agora no mundo está.
4) *Vós* provenientes- de- dentro- de Deus
sois, ó filhinhos, e já oS
tendes vencido ; porque maior é Aquele que
está em vós do que aquelE que está no
mundo.
5) *Eles*
provenientes- de- dentro- do mundo são; por causa disso, provenientes- de-
dentro- do mundo eles falam, e o mundo os ouve.
6) *Nós*
provenientes- de- dentro- de Deus somos, e aquele que
está conhecendo a Deus nos dá- ouvidos- e-
entende. aquele que não é proveniente- de- dentro- de Deus não nos dá- ouvidos-
e- entende. Provenientes- de- dentro- disto estamos nós conhecendo o Espírito
de a Verdade e o espírito do erro.
4ª Passagem: Jo 6:66. Os
discípulos desertores.
66) A partir deste tempo, muitos dos Seus
discípulos tornaram para trás, e não mais andavam com Ele.
Ó
objetor! Tome as explicações da 1ª passagem e as adapte à de agora, OK? Em
resumo: a) não é certo que esta passagem foi precisamente dirigida a crentes de
igrejas de gentios convertidos nesta dispensação; b) não é
e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta
dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a
salvação;" c) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação
Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (agora) a
vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco
que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação,
e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios
convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.
(Explicação
adicional que só darei depois de você crer e ter recebido a capacidade de
entender)
A
palavra "discípulo" simplesmente significa "aquele que está aprendendo".
Só o contexto esclarece se já creu biblicamente e foi salvo, ou se ainda não creu
biblicamente e não foi salvo. Muitos daqueles que seguiram Cristo eram,
simplesmente, "amigos de dias de festa e de bom tempo". Quando o sol
esquentou e a estrada ficou acidentada, eles logo saltaram fora. Por algum
tempo, eles podem ter professado (só de lábios) salvação mas sem nunca realmente a terem possuído.
(Ver também João 2:23-25; 12:42-43.)
Jo 2:23-25
23 E, quando Ele estava dentro de Jerusalém, durante a
páscoa, no dia
da
festa, muitos creram para dentro de o Seu nome, estando vendo os Seus
sinais, que Ele fazia. 24 Mas
Ele mesmo (Jesus) não confiava Si mesmo a eles, em razão do Ele conhecer todos os homens; 25 E que não tinha necessidade de que algum
homem testificasse concernente a o homem, porque Ele bem conhecia o que
estava dentro do homem.
LTT [Nota: somente assentir
intelectualmente com a existência, natureza e atributos de Deus e do Cristo não
salvam os anjos de Tg 2:19.]
Jo
12:42-43 42 Apesar de tudo isso, muitos (até mesmo provenientes- de-
dentro- dos chefes ) creram para dentro dEle. Mas, por causa dos
fariseus, não O confessavam, a
fim de não serem postos- para- fora- da sinagoga. 43 Porque
amavam muito mais o louvor pelos homens do que o louvor por Deus. LTT [Nota: somente assentir
intelectualmente com a existência, natureza e atributos de Deus e do Cristo não
salvam os anjos de Tg 2:19.]
****************************************************
Não quer você se humilhar, se
arrepender e pedir perdão a Deus por nunca ter crido nos 14 versos que eu lhe
citei de cor, nem nos outros 100 que lhe dei escritos em papel?
Não quer você, agora mesmo, recolher-se
alguns instantes, reconhecer e arrepender-se do seu pecado, e depositar sua fé (fé
do tipo e modo bíblico!) no Cristo (o Cristo verdadeiro, o da Bíblia,
cada palavra de Gn 1 a Ap 22), recebê-lO (em totalidade,
exclusividade, Salvador único e todo suficiente, Senhor- Dono- Controlador,
Deus Altíssimo, infalível preservador da salvação de todos que creram
biblicamente) ?
Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de
H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para
seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará
objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que
só leem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não
conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que
possamos contatar o autor.
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB),
autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), ou da LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional),
ambas traduzidas somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e
finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus.
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