quarta-feira, 27 de novembro de 2019


 Postamos o vídeo (texto colado no e-mail) :
Sot.32L. Não Perda Salvação. Testemunho De IGREJAS LOCAIS ESPECÍFICAS, DE Ap.2,3.
(nenhum verso ensina que salvo desta dispensação pode voltar a ser perdido)
https://youtu.be/AFvWeEQdn04

da série "Não Perda De Salvação"
(que refuta as tentativas de contradizer 114 passagens claras da Bíblia que ensinam que a salvação é eterna, garantida por Deus, preservada por Deus independentemente de nossas fraquezas depois que cremos)

de vídeo-aulas da disciplina "Soteriologia 2"
do IBBF (Instituto Batista Bíblico Fundamentalista, de Soledade).

Se você gostar, nos alegre e ajude a instruir edificar a muitos: Por favor, agora mesmo, divulgue com todos os seus mais achegados irmãos crentes e com seus mais achegados familiares. Também seria ótimo se você e eles se inscrevessem no canal, para receber as novidades.

Lembre que usualmente anexamos a cada vídeo um texto que o resume, clique na "descrição" de cada vídeo.


*************************** texto integral **********************************

Sot.32L. Não Há Perda de Salvação. Passagens Referentes ao TESTEMUNHO de IGREJAS LOCAIS ESPECÍFICAS (de Ap.2,3)
[não implicam que verdadeiros salvos possam se perder, depois precisando ser novamente salvos]:

Ap.2.4-5;Ap.3.2-3;Ap.3.15-16




Hélio de Menezes Silva
adaptou livremente a partir de

H. L. Willmington
em "Guide to the Bible" pp. 748-754:




De mais de 114 versos claros e explícitos, já provamos que, ao menos aos verdadeiros crentes desta DISPENSAÇÃO DE ASSEMBLEIAS LOCAIS PLENAMENTE ESTABELECIDAS (NÃO EM TRANSIÇÃO), DE CONVERTIDOS GENTIOS, Deus garantiu que:
UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO (UVSSS),
PRESERVADO PELO PODER E FIDELIDADE DE DEUS
(mesmo que, na terra, fraquejemos e sejamos disciplinados e, no céu, percamos galardões).

Agora, refutaremos tentativas de objeções (RE-perdição) que alegam as seguintes passagens:



Ap.2.4-5;Ap.3.2-3;Ap.3.15-16: Bem, estas passagens estão no grupo de CAPÍTULOS DA BÍBLIA de Rm-Fm, e de Ap 1-3, e de partes de Ap 22, ENDEREÇADOS A IGREJAS DE CONVERTIDOS GENTIOS. Mas é sempre muito fácil distinguirmos, pelo contexto, se essas passagens se referem (ou não) a pessoas individuais, salvas, das nossas igrejas de gentios convertidos, ou se explícita e claramente elas afirmam (ou não) que tais pessoas individuais podem perder sua salvação.

Ap 2:4-5  4 Mas algo tenho contra ti, porque o teu primeiro amor deixaste. 5 Lembra-te, pois, de onde tens tu caído, e arrepende-te, e as primeiras obras pratica; e, se não, venho Eu a ti subitamente, e removerei o TEU castiçal para- fora- do seu lugar, se não TE arrependeres. LTT

Ap 3:2-3  2 Sê tu vigiando, e firma tu as coisas restantes, que estão prestes a morrer; porque não achei as tuas obras tendo sido completadas aos olhos  de Deus.  3 Lembra-TE, pois, de como tens recebido e como ouviste, e firmemente- monta- guarda, e arrepende-TE. Se, pois, não vigiares, virei Eu sobre TI como um furtador, e que de modo nenhum saibas TU a que hora virei sobre TI. LTT

Ap 3:15-16  15 Tenho conhecido as tuas obras, que nem frio és, nem quente- em- fervura; quem dera frio foras ou quente- em- fervura! 16 Assim, porque morno és e não frio nem quente- em- fervura, estou prestes a TE vomitar para- fora- da Minha boca. LTT



Resposta:
Posso lhe escrever mais de 114 versos onde o próprio Deus fez escrever, E-X-P-L-I-C-I-T-A-M-E-N-T-E,
a) do lado da condição única de Sua regra quanto à salvação, palavras como
"crê tu", "recebe tu", "creres e confessares", "arrependeres e creres", e
b) do lado do resultado infalível, da consequência garantida, palavras como
"vida eterna". "vida que dura para sempre", "não entrará em condenação", "nunca perecerá", "preservado", "nenhum ser criado poderá nos separar para- longe- do amor de Deus".

Um exemplo
   João 5:24 24) Em verdade, em verdade vos digo que quem está dando- ouvidos à Minha palavra, e está crendo  para dentro dAquele havendo-Me enviado, TEM a vida ETERNA, e para dentro de condenação NÃO vem, mas TEM PASSADO proveniente- de- dentro- da morte para dentro da VIDA.


Agora, para você provar (o ônus é seu!) o contrário disso, deveria mostrar pelo menos 1 passagem diretamente referente aos salvos em Rm - Fm (livros endereçados a verdadeiros crentes de igrejas de convertidos gentios) que E-X-P-L-I-C-I-T-A-M-E-N-T-E
a) tenha a mesma condição acima (
"crê tu", "recebe tu"), mas
b) tenha a negação da conclusão acima ("[era salvo mas] perdeu a salvação", etc.)

Decididamente, N-E-N-H-U-M-A dessas suas passagens alegadas faz isso. Encerremos essas passagens.

Oro que você venha a crer nessas 114 passagens e seja salvo.


(Explicação adicional que só darei depois de você crer e ter recebido a capacidade de entender)

O capítulo 2 de Apocalipse é a continuação do capítulo 1 (claro), e examinemos se o último versículo [Ap 1:20] no capítulo imediatamente anterior ao 2 fixa o contexto e esclarece a quem (ou a o que) os capítulos seguintes [Ap 2,3] se referem por "tu":

O mistério  das sete estrelas  que viste sobre a minha destra (e dos sete castiçais de ouro) é: as sete estrelas, os mensageiros  das sete assembleias são; e os sete castiçais que viste, as sete ASSEMBLEIAS são. (Ap 1:20)

Este verso mostra, perfeitamente claro, que Jesus fala estas palavras para igrejas locais específicas, e o assunto em questão diz respeito ao TESTEMUNHO e USABILIDADE de cada igreja local tomada como um organismo formado pelo total de seus membros individuais, não se refere à possibilidade de perda de salvação eterna de alguns dos membros individuais dentro da igreja.

Portanto, as passagens devem ser assim entendidas:

Ap 2:4-5  4 Mas algo tenho contra ti (i.é, a igreja local de Éfeso, do ano 95 ou 96 d.C.)
, porque o teu primeiro amor deixaste. 5 Lembra-te, pois, de onde tens tu caído, e arrepende-te, e as primeiras obras pratica; e, se não, venho Eu a ti subitamente, e removerei o TEU (i.é, da igreja local de Éfeso, do ano 95 ou 96 d.C.) castiçal para- fora- do seu lugar, se não TE arrependeres. LTT

Ap 3:2-3  2 Sê tu (i.é, da igreja local de Sardes, do ano 95 ou 96 d.C.)  vigiando, e firma tu as coisas restantes, que estão prestes a morrer; porque não achei as tuas obras tendo sido completadas aos olhos  de Deus.  3 Lembra-TE, pois, de como tens recebido e como ouviste, e firmemente- monta- guarda, e arrepende-TE. Se, pois, não vigiares, virei Eu sobre TI (i.é, a igreja local de Sardes, do ano 95 ou 96 d.C.)  como um furtador, e que de modo nenhum saibas TU a que hora virei sobre TI. LTT

Ap 3:15-16  15 Tenho conhecido as tuas (i.é, da igreja local de Laodiceia, do ano 95 ou 96 d.C.)  obras, que nem frio és, nem quente- em- fervura; quem dera frio foras ou quente- em- fervura! 16 Assim, porque morno és e não frio nem quente- em- fervura, estou prestes a TE (i.é, a igreja local de Laodiceia, do ano 95 ou 96 d.C.) vomitar para- fora- da Minha boca. LTT



****************************************************



Não quer você se humilhar, se arrepender e pedir perdão a Deus por nunca ter crido nos 14 versos que eu lhe citei de cor, nem nos outros 100 que lhe dei escritos em papel?

Não quer você, agora mesmo, recolher-se alguns instantes, reconhecer e arrepender-se do seu pecado, e depositar sua fé (fé do tipo e modo bíblico!) no Cristo (o Cristo verdadeiro, o da Bíblia, cada palavra de Gn 1 a Ap 22), recebê-lO (em totalidade, exclusividade, Salvador único e todo suficiente, Senhor- Dono- Controlador, Deus Altíssimo, infalível preservador da salvação de todos que creram biblicamente) ?


Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só leem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), ou da LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional), ambas traduzidas somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.