segunda-feira, 18 de novembro de 2019


Assunto: " Passagens Referentes Aos ISRAELITAS DURANTE A TRIBULAÇÃO. Texto e VÍDEO
 Postamos um vídeo (texto integral abaixo) no tema "Refuto Da RePerdição. Passagens Sobre ISRAELITAS DURANTE A TRIBULAÇÃO. " (nenhum verso ensina que salvo desta dispensação pode voltar a ser perdido).

Sot.32J. Refuto da RePerdição. ISRAELITAS DURANTE TRIBULAÇÃO. Mt. 22.1-13; 24; 25; Lc. 13.23-30 https://youtu.be/qlWYBV99ZLk

da série "Refuto da RePerdição"

(que refuta as tentativas de contradizer 114 passagens claras da Bíblia que ensinam que a salvação é eterna, garantida por Deus, preservada por Deus independentemente de nossas fraquezas depois que cremos)

de vídeo-aulas da disciplina "Soteriologia 2"
do IBBF (Instituto Batista Bíblico Fundamentalista, de Soledade).

Se você gostar, nos alegre e ajude a instruir edificar a muitos: Por favor, agora mesmo, divulgue com todos os seus mais achegados irmãos crentes e com seus mais achegados familiares. Também seria ótimo se você e eles se inscrevessem no canal, para receber as novidades.

Lembre que usualmente anexamos a cada vídeo um texto que o resume, clique na "descrição" de cada vídeo.


*************************** texto **********************************

Sot.32J. Refuto Da RePerdição. Passagens Referentes Aos ISRAELITAS DURANTE A TRIBULAÇÃO.
Mt.22.1-13;24.13;24.45-51;25.1-13;25.14-30;Lc.13.23-30



Hélio de Menezes Silva
adaptou livremente a partir de

H. L. Willmington
em "Guide to the Bible" pp. 748-754:

https:                                                   / /solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Sot.32.J.Refuto-RePerdicao-ISRAELITAS-DURANTE-TRIBULACAO.Mt.22.1-13;24.13;24.45-51;25.1-13;25.14-30;Lc.13.23-30.docx


(1) 5 destas 6 passagens lidam com aqueles israelitas (não salvos) que sobreviverem e chegaram ao final da Tribulação,
mas estavam espiritualmente despreparados para encontrar o Messias de Israel, que retorna. Jesus usa o método das parábolas para relatar esta triste verdade em cada uma das 5 passagens:

(1) A parábola do recusante do convite e das vestes nupciais, o qual tentou participar das bodas Mat 22:1-13;

(2) A parábola do servo infiel Mat 24:45-51;

(3) A parábola das dez virgens Mat 25:1-13;

(4) A parábola dos oito talentos [5+2+1] Mat 25:14-30;

(5) A parábola da porta estreita Luc 13:23-30.


(2) 1 destas 6 passagens lida meramente com sobrevivência física durante a Tribulação. Mat 24:13
A que "fim" está Cristo se referindo, aqui? ("13) Aquele, porém, havendo pacientemente- suportado até o fim, *o mesmo* será livrado.")
De acordo Mt 24:3,6,14 está claro que o fim mencionado no v. 13 é o fim da Tribulação.


NOTA de Hélio sobre Mat 24:13:
- A tradução pode perfeitamente ser:
"Mt 24:13
aquele, porém, havendo pacientemente- suportado até o fim, *o mesmo* será LIVRADO.."
(1) nada indica que o contexto de Mt 24 em local nenhum inclua o assunto da salvação eterna; ao contrário, todo o contexto ao redor do verso pode ser visto como o de perda ou conservação da vida física, durante as perseguições da Tribulação; o verbo "hupomeno" bem pode significar "continuar a existir", e o verbo "sozo" bem pode significar libertar do perigo de morte física. A melhor tradução de "sozo" é "o mesmo será LIVRADO" (no sentido de salvação física, em vida física); e, mesmo se a tradução de "sozo", aqui, tivesse que ser "o mesmo será SALVO (no sentido de eterna salvação do espírito + alma + corpo)", note que a passagem se refere à Tribulação e não à dispensação das assembleias locais, pois é resposta à 2ª pergunta dos apóstolos em Mt 24:3 "
... 'E qual será o sinal  da Tua vinda e do fim do mundo ?' ".
(2) mesmo se o contexto fosse o de salvação:
   (2.1) "se perseverou então será salvo" não garante que "se não perseverou então não será salvo" (do mesmo modo que "se é gavião então voa" não garante "se não é gavião então não voa"). E, mesmo que isso fosse garantido neste verso sobre a Tribulação, relembraríamos que tal não terá que valer na atual dispensação.
   2.2) o verso não é uma afirmação indiscutível tal como "somente aquele que creu e foi salvo, e depois jamais fraquejou nem cedeu, e veio a ser morto estando em plena fé sem jamais ter caído demais, este será salvo do inferno e irá para o céu, eternamente". Contraste com a indiscutibilidade da preservação da salvação, eternamente, somente por ação da graça de Deus Ef 2:8,9; Jo 6:37 e Jo 10:28,29; Rm 8:35-39.

Alguns crentes consideram esta explicação possível mas improvável, e alegam que ela tende a ser uma tautologia (quem chegar até o final vivo, estará e ficará vivo) e que isto é um pouco estranho, ainda mais no contexto do verso. E consideram como melhor a seguinte explicação que considera mais coerente tomar "perseverar" como se referindo à "fé" que é incessantemente acompanhada e validada por atos devidamente comprobatórios, e tomar "salvo" como se referindo à salvação do Inferno para o Céu):
   (a) Não está provado que todos os detalhes do método de Deus salvar e preservar pessoas sempre foram e serão exatamente iguais, nos mais finos detalhes de exteriorização de salvação, aos da atual dispensação das igrejas locais. A Bíblia nos leva a acreditar que os salvos da Tribulação precisarão ter o tipo de fé verdadeira, aquela que, fora da dispensação das assembleias locais (que nada exige acompanhando a fé) Deus determinou que fosse comprovada por certo ato. Ver, por exemplo, a Nota de Hélio sobre Heb 6:4-6; 10:26-31, em
http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/32H-PecadoParaMorte-W.htm.
(b) A passagem não se refere à atual dispensação mas sim à Tribulação (ver a 2ª pergunta dos apóstolos em v. 3 "... 'E qual será o sinal  da Tua vinda e do fim do mundo ?' ". Mais especificamente, a passagem se refere aos JUDEUS. na TRIBULAÇÃO.
. Portanto, a passagem em nada afeta a doutrina que o salvo na atual dispensação das igrejas locais tem sua salvação preservada por Deus.
FIM DE NOTA.


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