sexta-feira, 1 de novembro de 2019

"Refuto Da RePerdição. Passagens Sobre AUSÊNCIA DE FRUTOS". Texto e 2 VÍDEOS


Postamos 2 vídeos no tema "Refuto Da RePerdição. Passagens Sobre AUSÊNCIA DE FRUTOS" (nenhum verso ensina que salvo pode voltar a ser perdido).

Sot.32F1. Refuto Da RePerdição. Passagens Sobre AUSÊNCIA DE FRUTOS. Jo 15:1-6; Mt 5:13 https://youtu.be/ybL-ZP2CDRY  
Sot.32F2. Refuto RePerdição. AUSÊNCIA FRUTOS. Jo 8:31; At 13:43;14:22; Tg 1:26; 2Pe 1:9-11; 1Jo 2:24 https://youtu.be/Y7900hM45lY   

da série "Refuto da RePerdição"
(que refuta as tentativas de contradizer 114 passagens claras da Bíblia que ensinam que a salvação é eterna, garantida por Deus, preservada por Deus independentemente de nossas fraquezas depois que cremos)


de vídeo-aulas da disciplina "Soteriologia 2"
do IBBF (Instituto Batista Bíblico Fundamentalista, de Soledade).

Se você gostar, nos alegre e ajude a edificar a muitos: por favor, agora mesmo, divulgue com todos os seus mais achegados irmãos crentes e com seus mais achegados familiares. Também seria ótimo se você e eles se inscrevessem no canal, para receber as novidades.

Lembre que usualmente coloco um texto resumo, clique na descrição de cada vídeo.



****************** TEXTO *************************

Sot.32F. Refuto Da RePerdição. Passagens Referentes à AUSÊNCIA DE FRUTOS [não implicam que verdadeiros salvos possam se perder, depois precisando ser novamente salvos]:
Parte-1. Mt. 5.13; Jo. 8.31; 15.1-6; At. 13.43; 14.22; Tg. 1.26; 2Pe. 1.9-11; 1Jo. 2.24




Hélio de Menezes Silva
adaptou livremente a partir de

H. L. Willmington
em "Guide to the Bible" pp. 748-754:




De mais de 114 versos claros e explícitos, já provamos que, ao menos aos verdadeiros crentes desta DISPENSAÇÃO DE ASSEMBLEIAS LOCAIS DE CONVERTIDOS GENTIOS, Deus garantiu que
UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO (UVSSS),
PRESERVADO PELO PODER E FIDELIDADE DE DEUS
(mesmo que, na terra, fraquejemos e sejamos disciplinados e, no céu, percamos galardões).

Agora, refutaremos tentativas de objeções (RE-perdição) que alegam as seguintes passagens:



Mt 5:13; Jo 8:31; 15:1-6; At 13:43; 14:22; Tg 1:26; 2Pe 1:9-11; 1Jo 2:24: elas estão no grupo de CAPÍTULOS da Bíblia DE Mt- At; Hb- Jd que são PARA IGREJAS EM TRANSIÇÃO E "MISTAS" de novos professantes de origem gentílica e de origem judaica, MAJORITARIAMENTE CONSTITUÍDA DE JUDEUS, OS QUAIS FORMAM UMA MISTURA
(a) DOS REALMENTE SALVOS; e de
(b) AQUELES NO VESTÍBULO QUASE ENTRADOS NA "SÓ- GRAÇA- SÓ- FÉ" MAS AINDA AGARRADOS À LEI- JUDAISMO,
por isso precisamos examinar muito bem o contexto de cada passagem, para distinguir se falam
    (a) para judeus convertidos ou
    (b) para judeus ainda sobre o limiar da salvação.
Se uma passagem se referir aos judeus ainda sobre o limiar da salvação, então tal escritura não tem que se aplicar a nós, da atual dispensação de assembleias locais de convertidos gentios!!!



João 15:1-6
1) *EU* SOU a Videira Verdadeira, e o Meu Pai é o lavrador.
2) Todo o ramo, em Mim, que não está produzindo FRUTO, Ele o tira; e todo aquele que está produzindo FRUTO, Ele o purifica- por- poda- do- mal, A FIM DE QUE [!] MAIS FRUTO produza.
3) Já vós estais limpos, por- operação- de a Palavra que vos tenho falado.
4) Permanecei em Mim, e Eu em vós. Assim como o ramo não pode produzir FRUTO proveniente- de- junto- de si mesmo exceto permaneça na videira, deste- mesmo- modo vós também não podeis se não permanecerdes em Mim.
5) *EU* SOU a Videira, vós sois os ramos. Quem está permanecendo em Mim, e Eu nele, *esse* produz muito FRUTO. Porque, separadamente de Mim, nada podeis fazer.
6) Caso algum qualquer homem não permaneça em Mim, ele foi lançado fora, como o ramo, e murchou- secou; e OS HOMENS  oS colheM e oS lançaM para dentro do fogo, e ele é queimado.


Em PRIMEIRA INSTÂNCIA,
Sim, "TODA- E- CADA ESCRITURA é dada- por- assopro- de- Deus e proveitosa ..." (2Tm 3:16);
Mas são somente Rm – Fm que foram expressamente escritos para assembleias locais neotestamentárias de convertidos gentios e, ao falarem a e sobre seus salvos, sempre se aplicam a nós.
Portanto, sempre que há uma aparente CONTRADIÇÃO entre um verso de Rm- Fm e outro verso das demais partes da Bíblia (particularmente ao falar sobre a salvação), tudo fica fácil e imediatamente resolvido se ambos os contextos nos dão permissão para interpretarmos assim:
- o versículo em Rm - Fm se aplica diretamente a NÓS (os crentes desta dispensação de assembleias locais de convertidos gentios),
- e o outro verso [aparentemente contraditor] se aplica a outras pessoas, de OUTRAS dispensações.

Esta passagem que você me trouxe é de um livro e capítulo escrito para igrejas em transição e "mistas" de novos professantes de origem gentílica e de origem judaica, majoritariamente constituída de judeus, os quais formam uma mistura
(a) dos realmente salvos. com
(b) aqueles no vestíbulo quase entrados na "só- graça- só- fé" mas ainda agarrados à lei- judaísmo,
A sua passagem fala a (e sobre) judeus ainda sobre o limiar da salvação,
portanto não se aplica a nós, da atual dispensação de assembleias locais de convertidos gentios.
Portanto, tais alegações nem sequer merecem começar a começar a ser consideradas.
Pense bem, e entenderá como isso obedece à lógica.
Eu poderia encerrar minha resposta por aqui.

Em SEGUNDA INSTÂNCIA,
Posso lhe escrever mais de 114 versos onde o próprio Deus fez escrever, E-X-P-L-I-C-I-T-A-M-E-N-T-E,
a) do lado da condição única de Sua regra quanto a salvação, palavras como
"crê tu", "recebe tu", "creres e confessares", "arrependeres e creres", e
b) do lado do resultado infalível, da consequência garantida, palavras como
"vida eterna". "vida que dura para sempre", "não entrará em condenação", "nunca perecerá", "preservado", "nenhum ser criado poderá nos separar para- longe- do amor de Deus".

Um exemplo:
1Jo 5:11-13: 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida ETERNA; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida ETERNA, e para que creiais no nome do Filho de Deus. (1 João 5:11-13)

Agora, para você provar (o ônus é seu!) o contrário disso, deveria mostrar pelo menos 1 passagem diretamente referente aos salvos em Rm - Fm (livros endereçados a verdadeiros crentes de igrejas de convertidos gentios) que E-X-P-L-I-C-I-T-A-M-E-N-T-E  
a) tenha a mesma condição acima (
"crê tu", "recebe tu"), mas
b) tenha a negação da conclusão acima ("[era salvo mas] perdeu a salvação", etc.)

Decididamente essa sua passagem alegada N-Ã-O faz isso. Encerremos esta passagem.

Oro que você venha a crer nessas 114 passagens e seja salvo.

(Explicação adicional que só darei depois de você crer e ter recebido a capacidade de entender):
NOTA Jo 15:1-11 Notemos a progressão: FRUTO (v. 2.a), MAIS FRUTO (v. 2.b), MUITO FRUTO (v. 5). Este fruto inclui:
- ganhar almas para o Senhor (acreditamos que este é o fruto de Rm 1:13),
- ao mesmo tempo crescendo na direção de ter caráter à semelhança daquele de o Cristo (o fruto de o Espírito Santo, de Gl 5:22-23),
- ao mesmo tempo crescendo na direção de ter conduta semelhante à de o Cristo (o fruto da justiça, de Fp 1:11; Rm 6:21-22).

NOTA Jo 15:1-6 "TIRA... FOI LANÇADO FORA... SECOU... LANÇAM PARA DENTRO DO FOGO, E ELE É QUEIMADO":- À luz do contexto local e toda a Bíblia, nada afeta o verdadeiro salvo, da dispensação das assembleias, quanto à segurança da salvação: A passagem se refere ao salvo FRUTIFICAR, testemunhar, ter maturidade cristã.
- Versos 2 e 6 se referem ao salvo (isto é, aquele "em Mim") que não produz frutos: Só é dito que ele será tirado, não é dito que perderá sua salvação e nem que será queimado no fogo do INFERNO. O assunto é frutos, mais frutos, muitos frutos, não salvação. O contraste não é entre céu ou inferno, salvação ou perdição, mas sim entre
"frutificar + ser usado por Deus + receber galardões"
versus
"não produzir frutos + não ser usado por Deus + não receber galardões + ter suas obras queimadas, ser lançado no fogo da provação".
"Tira" pode se referir ao salvo ser tirado do serviço a Deus, ou pode se referir ao salvo que tanto se desviou e tanto pecou que seu pecado é considerado pecado para a morte [física], ele sofre a morte [física] (At 5:1-11; 1Co 11:27-34; 1Jo 5:16), suas obras são queimadas no fogo e reduzidas a cinzas, sendo sua salvação mantida (1Co 3:11-15), e os homens colhem tal salvo sem fruto e o lançam no fogo da provação para aperfeiçoamento, e ele é queimado para aperfeiçoamento.

Notamos que, aqui, são homens que juntam estes ramos infrutíferos e os queimam, e não Deus. Um exemplo semelhante é dado por Cristo durante o Sermão da Montanha [Mat 5:13, abaixo].

 O assunto é comunhão com Deus, é usabilidade para serviço, é existência e abundância de frutos; os que colhem e lançam no fogo são os homenso fogo é o da disciplina e purificação, aqui na terra, não é o fogo da condenação eterna, no Lago de Fogo.



Mt 5:13
13) Vós sois o sal da terra; se, porém, o sal for esvaído- de- seu- sabor, com que será ele salgado? Para nada presta doravante, exceto para se lançar fora e ser pisado pelos HOMENS.

Ó objetor! Tome as explicações da 1ª passagem e as adapte à de agora, OK? Em resumo: a) não é certo que esta passagem foi precisamente dirigida a crentes de igrejas de gentios convertidos nesta dispensação; b) não é e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a salvação;" c) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (agora) a vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação, e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.

Note: a passagem se refere ao salvo FRUTIFICAR, testemunhar, ter maturidade cristã; " se lançar fora e ser pisado pelos HOMENS" se refere ao salvo (que perdeu seu sabor) deixar de ser USADO por Deus e sofrer disciplina de Deus e desprezo dos HOMENS. Não se refere a perda da salvação.

João 15:6 e Mat 5:13 descrevem o testemunho inútil, diante dos homens, e não a salvação perdida, diante de Deus.



Jo 8:31
31) Dizia, pois, Jesus aos judeus tendo crido nEle: "Se vós permanecerdes na Minha Palavra, então verdadeiramente DISCÍPULOS Meus sois;

Ó objetor! Tome as explicações da 1ª passagem e as adapte à de agora, OK? Em resumo: a) não é certo que esta passagem foi precisamente dirigida a crentes de igrejas de gentios convertidos nesta dispensação; b) não é e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a salvação;" c) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (agora) a vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação, e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.

Note:  Nosso Senhor ampliará esta afirmação em Jo 10:10 (O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.): Enquanto todos os cristãos têm vida, somente os que produzem frutos gozam de vida abundante. 8:31 refere ao salvo FRUTIFICAR, ser um DISCÍPULO e não apenas um crente, um salvo, um filho.



At 13:43
43) E, havendo a sinagoga sido despedida, muitos dos JUDEUS e dos PROSÉLITOS (que estão adorando) seguiram a Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os persuadiam a CONTINUAR NA GRAÇA de Deus.

Ó objetor! Tome as explicações da 1ª passagem e as adapte à de agora, OK? Em resumo: a) não é certo que esta passagem foi precisamente dirigida a crentes de igrejas de gentios convertidos nesta dispensação; b) não é e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a salvação;" c) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (agora) a vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação, e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.

Note: A "graça de Deus" é comunhão conSigo, é usabilidade para serviço, é existência e abundância de frutos.

Note: se a graça, aqui, fosse a graça salvadora, o sentido de "continuar" poderia ser o de não serem tentados a voltar para a escravidão da Lei Gl 5:1. Mas não é dito nem implicado "graça salvadora", nem é implicado que um salvo nesta dispensação das assembleias locais de gentios convertidos pode arrebatar a si mesmo das mãos da graça salvadora de Deus (isto criaria uma contradição de Deus!), e é melhor se entender "continuar" por crescer na graça de sempre progredir em aprender, amar e servir a Deus 2Co 6:1; 8:19; 1Pe 1:13



At 14:22
22) Firmando- ainda- mais as almas dos discípulos, exortando-os a permanecerem em a Fé, pois é necessário que seja através de muitas aflições entrarmos nós para o reinar de Deus.

Ó objetor! Tome as explicações da 1ª passagem e as adapte à de agora, OK? Em resumo: a) não é certo que esta passagem foi precisamente dirigida a crentes de igrejas de gentios convertidos nesta dispensação; b) não é e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a salvação;" c) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (agora) a vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação, e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.

Note: Esta "A FÉ" se trata de fé pessoal (crer + fidelidade no obedecer), mas se trata de TODO O CORPO DE VERDADE REVELADA. Comp. Cl 2:7; Tt 1:13; Judas 1:3. Outros acham que também se compara com Rm 1:5; 1Co 16:13; 2Co 13:5; Cl 1:23.

Note: "PERMANECEREM EM A FÉ, ...": Se tivesse sido escrita e se aplicasse aos salvos da dispensação das assembleias, a passagem se referiria ao salvo FRUTIFICAR, testemunhar, ter maturidade cristã.



Tg 1:26
26) Se algum- varão supõe exteriorizador- de- adoração ser entre vós e não está refreando a sua língua, mas, ao contrário, está enganando- por- sedução o seu próprio coração, então desse varão é em vão a exteriorização- de- adoração.

Ó objetor! Tome as explicações da 1ª passagem e as adapte à de agora, OK? Em resumo: a) não é certo que esta passagem foi precisamente dirigida a crentes de igrejas de gentios convertidos nesta dispensação; b) não é e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a salvação;" c) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (agora) a vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação, e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.

Note: Se tivesse sido escrita e se aplicasse aos salvos da dispensação das assembleias, somente se tem certeza de que a passagem está ensinando que é nenhum valor prático (para a obra de Deus) é uma religiosidade exterior se a pessoa se está enganando no coração por sedução e fazendo um pecaminoso uso de sua língua (para mentir, enganar, difamar, caluniar, injuriar, semear contendas, blasfemar, etc.).



2Pe 1:9-11
9) Pois aquele em quem não estão presentes estas coisas cego é, não vendo longe , com esquecimento havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados;
10) Em razão disto, cada vez muito mais, ó irmãos, sede diligentes para, absolutamente- confiáveis- e- com- garantias, o vosso chamamento e eleição estar- fazendo- em- vós- mesmos. Porque, isto estando fazendo, que de modo nenhum caiais jamais.
11) Porque, assim, amplamente vos será concedida a entrada para o eterno reinar de o nosso Senhor e Salvador (Jesus, o Cristo).

Ó objetor! Tome as explicações da 1ª passagem e as adapte à de agora, OK? Em resumo: a) não é certo que esta passagem foi precisamente dirigida a crentes de igrejas de gentios convertidos nesta dispensação; b) não é e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a salvação;" c) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (agora) a vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação, e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.

Note :"estar- fazendo em vós mesmos": voz média, o salvo agindo em seu próprio interesse: para, em seu espírito, estar discernindo e gozando dos seus garantidos chamamento e eleição.

Note: se a passagem tivesse sido escrita e se aplicasse aos salvos da dispensação das assembleias, se referiria ao salvo dar a si mesmo evidências de sua salvação, através do FRUTIFICAR, testemunhar, ter maturidade cristã.



1Jo 2:24
24) *Vós*, pois: aquilo que ouvistes desde o princípio, em vós permaneça. Se em vós permanecer aquilo que desde o princípio ouvistes, também *vós* em o Filho e em o Pai permanecereis.

Ó objetor! Tome as explicações da 1ª passagem e as adapte à de agora, OK? Em resumo: a) não é certo que esta passagem foi precisamente dirigida a crentes de igrejas de gentios convertidos nesta dispensação; b) não é e-x-p-r-e-s-s-a-m-e-n-t-e dito o equivalente a "creu, foi salvo nesta dispensação das assembleias locais de gentios convertidos, depois perdeu a salvação;" c) uma vez que em 114 versos que se aplicam a esta dispensação Deus e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirma para todo que CRER já tem (agora) a vida ETERNA (!), então Ele não é doido, nem mentiroso que Se contradiz, nem fraco que fracassa, para, em verso nenhum, dirigido a esta dispensação, e-x-p-l-i-c-i-t-a-m-e-n-t-e afirmar que algum crente de igreja de gentios convertidos creu, portanto foi salvo eternamente, mas poderá PERDER isso.

Note: Se tivesse sido escrita e se aplicasse aos salvos da dispensação das assembleias, a passagem se referiria ao crente PERMANECER em obediência e comunhão com o Cristo de modo que, só assim, dê FRUTOS. Compare notas Jo 15:1-6 e Jo 15:6, na Bíblia LTT.




****************************************************



Não quer você se humilhar, se arrepender e pedir perdão a Deus por nunca ter crido nos 14 versos que eu lhe citei de cor, nem nos outros 100 que lhe dei escritos em papel?

Não quer você depositar sua fé em Cristo, agora mesmo?



Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só lêem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), ou da LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional), ambas traduzidas somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.