quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

 A Teoria Antibíblica E Irracional [Graça Irresistível Em Primeiramente Regenerar, Depois Em Injetar Fé]

A teoria da Graça Irresistível (assim como o resto do Calvinismo) entra em conflito com a Bíblia e com a razão. UM DOS REQUISITOS MAIS SURPREENDENTES DA TULIP É QUE A “REGENERAÇÃO PRECEDE A FÉ”. Sproul explica: a teologia reformada vê a regeneração como a obra sobrenatural, imediata, do Espírito Santo, que efetua a mudança na disposição da alma [...]. A fé é um fruto da regeneração”. Depois de já ter dado alguma atenção a essa estranha teoria, precisamos examiná-la com mais profundidade. Que esse dogma não é produzido pela exegese bíblica, mas é necessário em virtude dos outros pontos em TULIP, está claro. Em nenhum lugar a Bíblia declara que a regeneração (ou seja, o novo nascimento, nascer de novo, ter a vida eterna, salvação) precede a fé, mas existem dezenas de escrituras que nos dizem que a necessidade da fé vem em primeiro lugar: Quem crer e for batizado será salvo [...]. (Marcos 16:16)

• Deu-lhes o poder de se tornarem [através do novo nascimento] os filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu nome. (João 1:12) Aquele que crê em Mim tem a vida eterna. (João 6:47)

• Aquele que crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá [...]. (João 11:25)

• [...] para que, crendo, tenhais vida em Seu nome. (João 20:31)

Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo[...] (Atos 16:31)

• E muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados. (Atos 18:8)

O evangelho de Cristo [...] é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê [...]. (Romanos 1:16)

• Que, se tu [...] creres em teu coração [...] serás salvo. (Romanos 10:9)

• Aprouve a Deus [...] salvar os que creem. (1 Coríntios 1:21)

• [...] daqueles que creem para a conservação da alma. (Hebreus 10:39)

 

Indiscutivelmente, as Escrituras acima e muitas outras declaram que somente após crer em Cristo, e como resultado dessa Fé, alguém é “salvo”. Mas se a fé somente segue a regeneração, alguém se torna um cristão “nascido de novo” antes de crer para a salvação — um conceito diretamente contrário às Escrituras. Sproul reconhece que, se alguém é cristão, é regenerado; e se alguém é regenerado, é um cristão. Mas como poderia alguém tornar-se um cristão através da “regeneração”, sem crer em Cristo através do Evangelho? Robert Morey afirma que há um versículo na Bíblia que ensina que a regeneração precede a fé: João 3:3. Ele declara: “Cristo coloca a regeneração, pelo Espírito, como um requisito antes que se possa ‘ver’, ou seja, crer ou ter fé no Reino de Deus [...]; um pecador que é nascido da carne não pode crer nas boas novas do Reino até que ele seja nascido através do Espírito”. Tal pensamento vago e ilusório não é típico de Morey. “Ver” o reino significa “crer ou ter fé no Reino [...]”? Não existe tal conceito como “fé no Reino”. Em toda a Escritura, a fé é em Deus e em Cristo. E Cristo explica “ver” quando Ele reitera: “aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (João 3:5). Ê preciso estar no reino de Deus, para vê-lo. Percebendo que é absurdo falar de “fé no Reino”, Morey reformula a expressão para “crer nas boas-novas do Reino”, o que está igualmente longe de daquilo que Cristo diz. Como Seus discípulos. Cristo nos ordenou a ir ao mundo todo e pregar o Evangelho a toda pessoa que encontramos e que nos ouça. O apóstolo Paulo tinha uma paixão em compartilhar o Evangelho a todos que pudesse alcançar. Ele passou sua vida convencendo judeus e gentios a crerem em Cristo, disputando nas sinagogas e locais públicos. Mas (como temos enfatizado) se o calvinismo é verdadeiro, Paulo perdeu seu tempo — e, da mesma forma, nós também. Os eleitos não precisam de persuasão, sendo soberanamente regenerados sem crer em Cristo. Ademais, os não eleitos são totalmente depravados, até mesmo mortos e incapazes de crerem para a salvação, não importando o quão persuasivamente preguemos o Evangelho.

 

DEGRADANDO A GRANDE COMISSÃO

Como pode a graça de Deus, que traz a regeneração, alcançar o pecador “totalmente depravado” do calvinismo, o qual é incapaz de crer no Evangelho? Somente mudando a graça para Graça Irresistível — um conceito desconhecido nas Escrituras. Visto que o homem é supostamente incapaz de crer em Cristo, a salvação deve ser imposta a ele, sem que primeiro creia no Evangelho. Se a Depravação Total significa que nenhum homem pode crer no Evangelho para a salvação, então se segue não somente a teoria da Graça Irresistível, mas também que o homem deve ser regenerado e vivificado, antes que ele possa crer e ser salvo. No entanto, uma visão bíblica continua escorregando, traída por admissões não calvinistas. Por exemplo, o que segue, vem de Sproul: “uma vez que Lutero compreendeu o ensinamento de Paulo em Romanos, ele renasceu. Esse lapso de escrita, contradiz a afirmação de que é preciso primeiro ser regenerado e só então o evangelho pode ser entendido e crido. Qual é a alternativa? Somos renascidos/regenerados antes que possamos crer no evangelho ou por meio da fé no evangelho? Ou somos renascidos duas vezes, uma por um ato soberano de Deus, antes de crermos e em seguida, novamente, depois de sermos regenerados e tendo recebido a fé para crer? Em contraste, a Bíblia declara repetidamente na linguagem mais clara (e em várias passagens) que nenhum homem pode ser transformado de pecador impenitente para filho de Deus sem crer, de coração, no Evangelho, e, como resultado de crer, ser nascido do Espírito de Deus. Porém se ninguém pode crer no Evangelho sem primeiro ser regenerado pelo Espírito de Deus, como o calvinismo declara, então não só a condenação de bilhões, mas também a continuação do mal deve ser a vontade de Deus, na medida em que Ele escolhe regenerar tão poucos e Se mover sobre tão poucos corações com a Graça Irresistível. A Bíblia, a razão e a consciência estão todas indignadas. Dick Sanford colocou muito bem: O ensinamento de que [por causa da soberania de Deus] um homem que é salvo não poderia ter feito coisa alguma além de ser salvo, e um homem que está perdido não poderia ter feito coisa alguma além de se perder, destrói o conceito de graça. Ele transforma a graça em simples programação. O amor não é necessário [...]. O homem não está respondendo a uma amorosa graça de Deus, ele está simplesmente fazendo o que foi programado para fazer.


(Que amor é este? – Dave Hunt)

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