sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

 

O Que É O "Dom De Deus"?

Um estudo de Efésios 2: 8-9

George Zeller

 

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós: é O DOM DE DEUS : não das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2: 8-9)

 

(esta é uma tradução por Google. Quem dera alguém a revise e melhore, e mande cópia para Hélio com as modificações realçadas em amarelo)


O que é "o dom de Deus" a que se refere esses versículos? Esta é uma questão chave que deve ser respondida com cuidado. Existem basicamente duas respostas possíveis. Muitos ensinam que o dom de Deus mencionado nesta passagem é a FÉ. Outros ensinam que o dom de Deus mencionado aqui é a SALVAÇÃO.

O que é "o dom de Deus" em Efésios 2: 8-9? É  ou é salvação ?

A chave para entender Efésios 2: 8-9 é identificar corretamente o antecedente do pronome " que " [ το το ]. O pronome "que" (v.8) se refere à  ou se refere à salvação ? Há quem diga que a “fé” é um dom de Deus e há quem diga que a “salvação” é um dom de Deus.

Visão # 1 - A fé é o dom de Deus

"Porque pela graça sois salvos, por meio da  ; e esta fé não vem de vós, esta fé é dom de Deus, esta fé não é de obras, para que ninguém se glorie" (neste caso, o antecedente do pronome é identificado como "fé").

A maioria dos homens reformados entende o dom de Deus em Efésios 2: 8-9 como referindo-se à FÉ. Isso levanta algumas questões interessantes. Se a fé salvadora é um dom de Deus, então como o pecador recebe esse dom? Ele ora para que Deus lhe dê o dom da fé? Ele espera que Deus soberanamente conceda este presente a ele para que ele possa ser salvo? O que ele deve fazer para ter fé?

A teologia reformada ensina que para uma pessoa ser salva, Deus deve primeiro conceder a ela o dom da fé salvadora. Antes de receber este presente, ele deve primeiro ser regenerado, porque a teologia reformada ensina que pecadores não regenerados que estão mortos em pecados são incapazes de crer.

Charles Spurgeon deu uma boa resposta àqueles que insistem que a regeneração é necessária antes que um pecador possa acreditar:

Em nossos dias, certos pregadores nos asseguram que um homem deve ser regenerado antes que possamos pedir que ele creia em Jesus Cristo; algum grau de uma obra da graça no coração sendo, em seu julgamento, a única garantia para acreditar. Isso também é falso. Ela tira um evangelho para os pecadores e nos oferece um evangelho para os santos. É tudo menos um ministério da graça gratuita. Se eu devo pregar a fé em Cristo para um homem que é regenerado, então o homem, sendo regenerado, já está salvo, e é uma coisa desnecessária e ridícula para mim pregar Cristo a ele, e pedir-lhe que creia em ordem para ser salvo quando ele já estiver salvo, sendo regenerado. Devo apenas pregar fé para aqueles que a têm? Absurdo, de fato! Não é isso esperar até que o homem esteja curado e então trazer-lhe o remédio? Isso é pregar Cristo aos justos e não aos pecadores. [Charles Spurgeon, em seu sermão, "The Warrant of Faith".]

Alguns homens reformados levam a ideia de que "a regeneração precede a fé" a um extremo ridículo. Por exemplo, RC Sproul e outros ensinam que é possível que uma criança seja regenerada e não venha à fé em Cristo até anos depois.  [Para obter a documentação completa, consulte nosso estudo intitulado Does Regeneration Precede Faith? ]

A visão que insiste que a regeneração precede a fé é inconsistente com o ensino claro da Bíblia. Por exemplo, João 1:12 não diz: "A todos os que foram regenerados, a eles deu Ele o poder de crer no Seu Nome, mesmo aos que se tornaram filhos de Deus." Em vez disso, João 1:12 ensina que aqueles que recebem a Cristo pela fé se tornam filhos de Deus (ou seja, são nascidos de Deus ou regenerados). De maneira semelhante, João 20:31 diz: "crendo que tenhais vida." Ele faz nãodiga, "tendo vida, podeis crer" (que é o que se esperaria dizer se a regeneração precede a fé). Numerosas passagens no Evangelho de João ensinam que a VIDA (vida eterna) é o resultado da crença em Cristo (João 3: 15,16,36; 5:24; 6:47; etc.). Homens reformados ensinam que VIDA resulta em FÉ. A Bíblia ensina que FÉ resulta em VIDA. A posição bíblica é que um pecador é regenerado no momento em que crê no Senhor Jesus Cristo. Essas questões são discutidas mais amplamente em nosso artigo,  Does Regeneration Precede Faith?

Existe uma variação da Visão # 1 que é sustentada pelo estimado teólogo de Princeton, Charles Hodge, assim como por outros. Isso é discutido no Apêndice # 1.
 

Visão # 2-Salvação é o Dom de Deus

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e esta salvação não vem de vós, esta salvação é dom de Deus, esta salvação não é das obras, para que ninguém se glorie" (neste caso o antecedente do pronome é identificado como "salvação" que é a ideia do verbo principal "sois salvos").

Essa visão é claramente refletida na declaração doutrinária da IFCA [ Independent Fundamental Churches of America ] [Artigo IV, Seção 1, Parágrafo 6], que diz: "Acreditamos que a SALVAÇÃO é o DOM DE DEUS trazido ao homem pela graça e recebido pela fé pessoal no Senhor Jesus Cristo. " Esta declaração bem formulada deixa claro que a salvação é um dom de Deus e esse dom é recebido pela fé pessoal. O presente é a salvação; o recebimento desse dom é pela fé.

Há outra visão que é uma variação da Visão # 2 (que diz que a salvação é um dom de Deus) e para uma discussão dessa variação, consulte o Apêndice # 2.

 

Uma lição em grego

Se você olhar um Novo Testamento grego interlinear, verá que a passagem diz o seguinte: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso [ το το ] [ το το ] [não] é de vós, [é] o dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie ”(Efésios 2: 8-9).

O pronome [ το το ] é um pronome demonstrativo. Ele aponta a coisa a que se refere. No gênero, não é masculino nem feminino, mas é neutro. Pode ser traduzido como " esta coisa ". Em número, é singular. Refere-se a algo, mas não a várias coisas. Caso seja nominativo (o sujeito do verbo). " Esta coisa não é sua, [é] o dom de Deus."

A que se refere "esta coisa" ?

O expositor bíblico precisa identificar corretamente o antecedente do pronome, ou seja, identificar a que o pronome se refere.

Alguns podem argumentar que "fé" é o antecedente mais próximo: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso [não vem] de vós" (Ef 2: 8). É certamente verdade que "fé" é o antecedente mais próximo, mas visto que há um grande número de casos no Novo Testamento em que o antecedente mais próximo não é o correto, devemos ter muito cuidado antes de fazer essa identificação. Existem outras considerações muito mais importantes.

Aqui está a regra correta que a gramática grega exige que seja seguida: Os pronomes concordam com seu antecedente em gênero e número. Seu caso é determinado pelo uso em sua própria cláusula .  A Manual Grammar of Greek New Testament, de HE Dana e Julius Mantey, p. 125 (Seção 135).]

Esta regra argumenta vigorosamente contra a identificação de "fé" como o antecedente porque "fé" não concorda com o pronome no gênero. O pronome " este " (versículo 8) é NEUTRO, e o substantivo "fé" (versículo 8) é FEMININO. Se Paulo queria que seus leitores entendessem o pronome como se referindo a "fé", então não há razão para ele não ter usado a forma feminina do pronome demonstrativo [que seria a palavra grega αυτη ]. Isso teria resolvido tudo. O versículo seria: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e esta coisa feminina [a saber, a fé], não é de vocês, é um dom de Deus." Se Paul tivesse usado o pronome feminino, seria muito claro,óbvio e indiscutível que a FÉ é um dom de Deus. No entanto, Paul feznão use o pronome feminino.

Por que então Paulo usou o pronome neutro? Qual é o antecedente? Se Paulo quisesse se referir à ideia contida no verbo principal (a ideia de ser SALVO), então teria sido perfeitamente normal e apropriado para ele usar o gênero neutro. Seria muito natural para Paulo dizer: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e esta coisa de que estou falando, a saber, a salvação, não é de vocês, é dom de Deus ..." Se Paulo queria que o pronome se referisse à ideia ou conceito contido no verbo, a forma neutra seria a única a ser usada. O pronome "essa coisa" [ το το ] comumente leva um antecedente conceitual. Gramática grega além do básico, de Daniel B. Wallace, p. 335.]

Precisamos pensar cuidadosamente em Efésios 2: 8-9 para identificar corretamente o antecedente. Devemos perguntar: "Do que Paulo está falando em Efésios 2: 8-9? Qual é o seu ponto principal?" É óbvio que Paulo está falando sobre COMO UMA PESSOA É SALVA. A ideia principal da frase encontra-se no verbo "SÃO SALVOS" [ou "SÃO SALVOS"]. Como uma pessoa é salva? Efésios 2: 8-9 responde a essa pergunta-chave. A salvação é pela graça. A salvação é pela fé. A salvação não vem de vocês. A salvação é o DOM DE DEUS. A salvação não é de obras. Paulo não está dando uma dissertação sobre fé, mas está dando uma breve dissertação sobre a salvação. SALVAÇÃO é seu assunto principal. A fé é mencionada porque você não pode responder à pergunta "COMO UMA PESSOA É SALVA?" sem mencionar a fé.Uma pessoa é salva por crer no Senhor Jesus Cristo (Atos 16:31). O gracioso dom da salvação de Deus deve ser recebido pessoalmente, e é recebido pela fé no Senhor Jesus Cristo. Mas a principal coisa sobre a qual Paulo está falando nesses dois versículos é a salvação, não a fé.
 

O DOM DE DEUS
Uso do Novo Testamento

A Bíblia se explica. Não precisamos depender apenas de Efésios 2: 8 para descobrir o que é o dom de Deus. Existem muitas outras passagens do Novo Testamento que nos dizem claramente o que é o dom de Deus. Como a expressão "dom de Deus" é usada em outras partes do Novo Testamento por Paulo e outros escritores?

Um estudo dos lugares onde a palavra "presente" é usada no Novo Testamento revela o seguinte:

δ ρον (presente, presente) substantivo neutro

Esta palavra é usada para se referir ao "dom de Deus" apenas uma vez, e isso está na passagem em consideração (Efésios 2: 8). No entanto, existem outras palavras gregas relacionadas que são traduzidas como "presente" e são as seguintes:

δωρεά (presente) substantivo feminino

João 4: 10 - o dom gratuito de Deus é a vida eterna (compare o versículo 14).

Atos 2:38; 8:20; 10:45; 11: 17 - o dom de Deus é o Espírito Santo.

Romanos 5: 15,17 - esses versículos falam do dom da justificação (justiça) e da vida (compare os versículos 18,21).

2 Coríntios 9: 15 - este versículo fala do dom indizível de Deus que é Jesus Cristo .

Devemos notar que esta palavra nunca é usada para FÉ.
 

δώρημα (presente, presente) substantivo neutro

Esta palavra nunca é usada para FÉ, mas é usada para o presente de Deus da salvação ou justificação (ver Romanos 5:16).
 

χάρισμα (um presente dado gratuitamente e graciosamente) substantivo neutro

Romanos 6: 23 - o dom gratuito de Deus é a vida eterna (compare Romanos 5: 15-16).

Esta palavra nunca é usada para FÉ (exceto em 1 Coríntios 12: 9 que fala do dom temporário da fé que opera milagres e não da fé salvadora).

* * * * * * *

Assim, em nenhum outro lugar do Novo Testamento a palavra "PRESENTE" se refere à fé salvadora. No entanto, reconhecemos que à parte da misericórdia de Deus e da capacitação e iluminação graciosas, a fé salvadora não poderia ser exercida (João 6: 44,65; Romanos 9:16; Mateus 11:27; 16: 16-17; Atos 16:14; etc.).

Vimos, portanto, que há muitas passagens no Novo Testamento que falam da SALVAÇÃO (ou justificação ou vida eterna) como sendo um dom de Deus, especialmente nos escritos de Paulo. À luz disso, seria muito mais seguro identificar "o dom de Deus" em Efésios 2: 8 com SALVAÇÃO, a menos que houvesse algumas razões muito óbvias para fazer o contrário. Se Efésios 2: 8 fala da fé como sendo um dom de Deus, então este é o único lugar no Novo Testamento onde Paulo faz tal identificação.

Uma vez que o pronome é do gênero neutro (não concordando com o gênero feminino da palavra "fé"), já que Paulo está falando sobre como uma pessoa é salva (salvação é claramente o assunto que está sendo discutido) e já que o Novo Testamento em outro lugar se refere a salvação como dom de Deus, temos boas razões para concluir que a salvação é o dom de Deus em Efésios 2: 8.
 

"Não funciona" - Uso do Novo Testamento

“Não é das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2: 9). O que não é das obras? Paulo está dizendo que a fé não vem das obras ou que a salvação não vem das obras? Aqui, novamente, é útil fazer um estudo do uso do Novo Testamento (paulino):

Em Romanos 3:20, Paulo diz que a justificação não vem das obras.
Em Romanos 3:27, Paulo diz que a justificação não vem das obras.
Em Romanos 3:28, Paulo diz que a justificação está separada das obras.
Em Romanos 4: 2,6, Paulo diz que a justificação não vem das obras.
Em Romanos 9:11, Paulo diz que a eleição não é de obras.
Em Romanos 9:32, Paulo diz que a justiça não vem das obras.
Em Romanos 11: 6, Paulo diz que a eleição não é por obras.
Em Gálatas 2:16, Paulo diz que a justificação não vem das obras.
Em 2 Timóteo 1: 9, Paulo diz que Deussalvação e vocação não são de acordo com as obras.
Em Tito 3: 5, Paulo diz que a salvação não é pelas obras.

Se Efésios 2: 9 significa que a salvação não é pelas obras , isso estaria em harmonia com todas as passagens acima. Que a salvação não vem das obras é repetidamente ensinado por Paulo, mas em nenhum outro lugar do novo testamento Paulo diz que "a fé não vem das obras".Repetidamente Paulo diz que a salvação (justificação) não é pelas obras, mas ele nunca diz que a fé não é pelas obras. Seria tolice dizer uma coisa dessas. Que a fé não vem das obras é tão óbvio (ou, como Alford diz, "irrelevante") que não precisa ser dito. Como John Eadie disse, "você pode declarar que a salvação não é das obras, mas não pode com propriedade dizer que a fé não é das obras." É por isso que homens como Charles Hodge são forçados a colocar um parêntese nesta passagem: "Vós sois salvos pela fé (e não por vós mesmo é dom de Deus), não pelas obras" [Ver comentário de Hodge sobre Efésios sob Efésios 2: 8.]  Hodge quer fazer com que o versículo diga que a fé é um dom de Deus (porque isso se encaixa bem com sua teologia reformada). No entanto, Hodge sabe que Paulo nunca diria que "a fé não vem das obras" (ver Apêndice 1).

A Bíblia diz repetidamente que não somos salvos pelas obras (veja os versículos citados anteriormente). Além disso, a Bíblia diz repetidamente que somos salvos ou justificados pela fé (Romanos 5: 1; etc.). Se um homem não é salvo pelas obras, mas pela fé, então a fé obviamente não é uma obra: “mas para aquele que não trabalha , mas crê ...” (Romanos 4: 5). Fé e obras não andam juntas. A fé não é uma obra. O trabalho é algo pelo qual levamos crédito. O trabalho é algo pelo qual podemos ser recompensados. O trabalho é algo de que podemos nos orgulhar. O trabalho é meritório. A fé não é meritória . Uma pessoa não pode "receber crédito" ou "elogiar a si mesma" por sua fé, porque a fé não é meritória(merecedor de recompensa ou honra). A fé não é algo de que uma pessoa possa se gabar. A fé não leva crédito para si. A fé dá todo o crédito a Cristo. A fé reconhece que Cristo recebe todo o crédito, louvor e honra, pois Ele fez tudo! A fé não é algo "bom" que um homem faz; é simplesmente um reconhecimento por parte do homem de que "Não posso fazer nada de bom e, portanto, preciso de um Salvador". Somente alguém totalmente ignorante do evangelho e do significado de "fé" tentaria levar o crédito pela fé. Não há mérito no ato de acreditar.

Dizer que a fé é uma obra é totalmente contrário ao que o Novo Testamento ensina sobre a salvação. A salvação "não é das obras" e inteiramente "sem as obras" (Rom. 3:28; 4: 6). Aqueles que acreditam são aqueles que "NÃO TRABALHAM" (Romanos 4: 5). O que eles fazem então? Eles meramente DESCANSAM sobre a obra consumada de Cristo que fez tudo e pagou tudo!

Se Efésios 2: 9 fala da fé como sendo "não de obras", então este é o único lugar no Novo Testamento onde Paulo faz tal declaração. Se, por outro lado, o versículo está dizendo que a salvação não é de obras, então isso se harmonizaria com o ensino frequente de Paulo em outros lugares e este seria um dos muitos versículos do Novo Testamento que ensina essa verdade.

Como um exemplo prático, pense em como compartilhamos a mensagem de salvação com aqueles que estão perdidos. Freqüentemente, dizemos a eles que a salvação não vem das obras. Todas as religiões falsas ensinam alguma forma de salvação por um sistema de obras. Ao compartilhar o evangelho, deixamos claro para as pessoas que a salvação não é por obras e não há nada que elas possam fazer para trabalhar por sua salvação ou para ganhar o favor de Deus. Por outro lado, não dizemos ao pecador: "Meu amigo, a fé não vem das obras. Não há nada que você possa fazercrer. "Não, a fé é algo que o pecador é responsável por fazer. O pecador é responsável por tomar Deus em sua Palavra e descansar tudo na VALE (quem Ele é), na OBRA (o que Ele fez) e a PALAVRA (o que Ele disse) do Salvador. Ainda que a fé não seja uma obra meritória, é uma obra que o homem deve fazer: "Disseram-lhe então: Que faremos, para que façamos as obras de Deus ? Jesus respondeu e disse-lhes: Esta é a obra de Deus, que acrediteis naquele que ele enviou ”(João 6: 28-29). É algo que o homem é responsável por fazer e está condenado por não fazer (João 8:24; 3:18).
 

Fé salvadora

Em Efésios 2: 8, a fé não é o dom. Fé é como recebemos o presente. A fé é a MÃO DO CORAÇÃO que alcança e recebe aquilo que Deus dá tão graciosamente. A fé é a resposta do homem à graciosa provisão e promessa de Deus. Fé é aceitar a Palavra de Deus e descansar totalmente em Jesus Cristo, QUEM ELE É, O QUE FEZ E O QUE ELE DISSE. O que é fé salvadora? O escritor do hino expressou bem: "É tão doce CONFIAR EM JESUS, [o que significa confiar em Jesus?]  apenas levá-lo em Sua Palavra,  apenas descansar em Sua promessa,  apenas saber ASSIM DIZ O SENHOR. "

Alguns calvinistas extremistas tendem a falar de fé como se fosse algo que o homem não pode fazer. Isso resulta em uma compreensão errada da incapacidade do homem. A pergunta que o carcereiro de Filipos fez foi esta: "O que devo fazer para ser salvo?" (Atos 16:30). Alguns responderiam desta forma: "Nada! Você não pode fazer nada! Você está morto e totalmente incapaz de responder a Deus até que seja regenerado. Você não tem parte na salvação. Deus deve fazer tudo. Você não pode exercer a fé salvadora . " Essa resposta pode se harmonizar com o sistema teológico de alguém, mas há apenas um problema. Não foi assim que Paulo e Silas responderam à pergunta! Paulo e Silas disseram ao carcereiro que havia algo que ele poderia fazer e era responsável por fazer: "CREIA no Senhor Jesus Cristo!" (Atos 16:31 e compare como Pedro respondeu a uma pergunta semelhante em Atos 2: 37-38).

Independentemente do sistema teológico de alguém, Atos 16:31 é muito claro. Deus deve fazer a salvação; o homem deve acreditar. A salvação é algo que somente Deus deve fazer. A fé é algo que o pecador deve fazer. Deus não acredita pelo homem. Mesmo William Hendriksen (que é reformado em sua teologia e que acredita que a fé é um dom de Deus em Efésios 2: 8) diz: "tanto a responsabilidade de crer quanto sua atividade são nossas, pois Deus não crê por nós". Outra ilustração seria o relato das serpentes mortais no deserto em Números 21. Devemos dizer que os israelitas não tiveram parte em sua libertação das cobras mortais? Claro que não! A parte deles era OLHAR; A parte de Deus era CURAR. Eles olharam e Deus curou.

Fé é quando o pecador humildemente reconhece sua necessidade desesperada e reconhece que Deus deve fazer toda a salvação. A salvação é inteiramente obra de Deus; a fé é totalmente responsabilidade do homem. O homem não contribui para sua própria salvação. É a obra de Deus. Só Deus deve fazer a salvação; o homem deve acreditar (Atos 16:31). Aqueles que são salvos têm apenas a Deus para agradecer; aqueles que estão perdidos só podem culpar a si mesmos. Deus recebe todo o crédito pela salvação do homem; o homem não salvo deve assumir total culpa e responsabilidade por sua condenação eterna. A pessoa salva felizmente diz: "Estou no céu por causa de Deus!" A pessoa perdida deve dizer com sinceridade: "Estou no inferno por minha causa." Sua condenação é baseada não na rejeição de Deus a ele, mas em sua rejeição a Deus (Marcos 16:16; 2 Tessalonicenses 2: 10,12; João 5:40).

Ninguém jamais se apresentará diante de Deus e dirá: "Estou condenado porque Deus nunca me deu o dom da fé". Nenhuma desculpa desse tipo jamais será proferida. Todos os homens são responsáveis ​​por acreditar. Todos os homens são ordenados a acreditar e se arrepender (1 João 3:23 e Atos 17:30). Deus diz: " Olhai para mim [isso é fé!] E sede salvos, todos os confins da terra" (Isaías 45:22). De acordo com 1 Timóteo 2: 4, Deus deseja que TODOS OS HOMENS SEJAM a Si mesmo (e vir a Cristo é equiparado a crer Nele - João 6:35). Os homens são responsáveis ​​por acreditar, vir e se arrepender. Os homens são condenados eternamente por deixarem de fazer isso (João 8:24; 3:18; etc.).

DL Moody disse uma vez: "Alguns dizem que a fé é um presente de Deus. Assim é o ar, mas você tem que respirar; assim é o pão, mas você tem que comê-lo; assim é a água, mas você tem que beber. Alguns estão querendo algum tipo de sentimento milagroso. Isso não é fé. 'A fé vem por ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Não devo sentar e esperar que a fé venha me roubar ... é para eu tomar Deus em Sua Palavra. "

De acordo com o apóstolo Paulo, fé é "estar totalmente persuadido [convencido] de que o que Ele prometeu também pode cumprir" (Rom. 4: 20-21). Deus prometeu salvar todos os que vêm a Ele por meio de Cristo (Hebreus 7:25), e o homem de fé está totalmente persuadido e convencido de que Deus fará isso. Observe também que Romanos 4: 3 e Romanos 4: 5 falam de " sua fé" (a fé de Abraão), não da fé de Deus. Um estudo do verbo "acreditar" no Novo Testamento revela que o sujeito do verbo é o homem (são sempre homens ou pessoas que crêem) e o verbo é mais frequentemente usado na voz ativa, o que significa que é homens, mulheres, meninos e meninas que devem executar a ação do verbo. As pessoas devem acreditar. Deus os considera responsáveis ​​por fazerem isso ou não.

A declaração doutrinária da IFCA resume bem: "Cremos que a salvação é o dom de Deus trazido ao homem pela graça e recebido pela fé pessoal no Senhor Jesus Cristo." De acordo com esta declaração, é a SALVAÇÃO e não a FÉ que é um dom de Deus. Este dom de Deus (esta salvação graciosa) é recebido de apenas uma maneira: pela fé pessoal no Senhor Jesus Cristo.

 

Que diferença faz?

O que há de errado em dizer que a FÉ é um presente de Deus? Isso faz alguma diferença real? Quais são as implicações práticas de dizer tal coisa?

Eu recomendaria um artigo de Roy L. Aldrich intitulado "O Dom de Deus".  Bibliotheca Sacra , julho de 1965.]   O autor mostra de forma convincente que a interpretação de Efésios 2: 8 que diz que a FÉ é o DOM DE DEUS leva a uma doutrina de fé hipercalvinista, que por sua vez leva a um plano de salvação antibíblico. Por exemplo, Shedd diz: "O calvinista afirma que a fé é totalmente de Deus, sendo um dos efeitos da regeneração" Teologia Dogmática, Vol. II, p. 472]. Isso resulta em um estranho plano de salvação. De acordo com Shedd, porque o pecador não pode acreditar, ele é instruído a realizar as seguintes funções: 1) Ler e ouvir a Palavra divina; 2) Aplicar seriamente a mente à verdade; 3) Ore pelo dom do Espírito Santo para convicção e regeneração Teologia Dogmática , Vol. II, pp. 512-513] . 7 Arthur Pink concorda com Shedd dizendo que o pecador deve "pedir a Deus ... que conceda a ele os dons do arrependimento e da fé" ( A Soberania de Deus, pp. 198-199). Aqui está o excelente comentário de Roy Aldrich: "Se o pecador está tão espiritualmente morto que não consegue acreditar, então como ele pode ouvir a Palavra divina, aplicar seriamente a mente à verdade e orar pelo dom do Espírito Santo? O extremo Afinal, o calvinista lida com um cadáver espiritual bastante vivo ... A tragédia dessa posição é que ela perverte o evangelho. O pecador é erroneamente instruído a implorar por aquilo que Deus já está implorando que ele receba. Ele está realmente sendo informado de que o condição de salvação é a oração em vez da fé " Bibliotheca Sacra , julho de 1965, p.249].

Outra ilustração disso vem do púlpito do Dr. John MacArthur, um professor de Bíblia muito popular na América. Dr. MacArthur acredita e ensina que a fé é um dom de Deus. [Veja o principal comentário de MacArthur sobre Efésios, p. 61 e veja também seu principal comentário sobre Romanos 1-8 , p. 55 e o livro Faith Works , páginas 24 , 43, 69, 149, 185.]   Tal ensino tem algumas implicações muito práticas e afetará a maneira como uma pessoa apresenta o evangelho.

Se a fé é um dom de Deus, ENTÃO, COMO A OBTER? Não faço nada e espero que Deus o conceda soberanamente a mim? Ou clamo a Deus e oro para que Ele me dê o dom da fé salvadora? O Dr. MacArthur aparentemente mantém esta segunda opção. No final de uma de suas mensagens ele fez um apelo de salvação e disse o seguinte: "A fé é um dom de Deus ... é permanente ... a fé que Deus dá gera obediência ... Deus deu a você e Ele a sustenta ... Que Deus lhe conceda uma verdadeira fé salvadora, um dom permanente que começa com humildade e quebrantamento sobre o pecado e termina em obediência para a justiça. Essa é a verdadeira fé e é um presente que só Deus pode dar, e se você desejo orar e pedir que Ele conceda a você. "  [Grave a GC 90-21 sobre a salvação do senhorio, última parte da fita, comentários feitos durante o convite de encerramento]

Observe cuidadosamente o que MacArthur está fazendo. Ele não está dizendo ao pecador para crer no Senhor Jesus Cristo (Atos 16:31), mas para orar e pedir a Deus que conceda o DOM DA FÉ! Isso perverte o evangelho de Cristo, tornando a oração de salvação como condição em vez da fé! Os pecadores são ordenados a acreditar em Cristo. Eles não são ordenados a orar pelo dom da fé.

 

* * * * * *

Efésios 2: 8-9 não é complicado. Foi uma das primeiras passagens que memorizei como um novo crente. Sempre entendi que isso significava que a salvação era um dom gratuito e gracioso de Deus, e que a fé era a forma como recebíamos esse dom. Só depois de começar a ler certos teólogos é que me dei conta da outra interpretação. Que Deus nos ajude a não complicar e corromper a simplicidade da mensagem do evangelho, uma mensagem tão direta e simples que até uma criança pode entendê-la.

* * * * * * *

Apêndice 1

A visão # 1 diz que o dom mencionado em Efésios 2: 8-9 é a fé. Há uma variação dessa visão que diz que o dom gratuito de Deus é a fé, mas ao contrário da Visão # 1, ela diz que a salvação, não a fé, "não é pelas obras". Esta é a opinião de Charles Hodge [Ver o comentário de Charles Hodges sobre Efésios , sob Efésios 2: 8-9] e outros. Esses homens percebem que Paulo nunca teria dito que "a fé não vem das obras" (por razões que já foram discutidas neste artigo) e, portanto, são forçados a colocar um parêntese estranho e não natural no meio desses versículos. Essa visão pode ser expressa da seguinte forma:

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé (e esta fé não vem de vós, esta fé é o dom de Deus), não das obras [isto é, esta salvação não é das obras] para que ninguém se glorie."

Hodge é um teólogo reformado e fica bastante confortável em dizer que a fé é um dom de Deus. Ele fica muito desconfortável em dizer que a fé não vem das obras. A razão para o parêntese é que homens como Hodge estão cientes da dificuldade de dizer que "a fé não vem das obras." Charles Hodge está correto ao dizer que a salvação não vem das obras; ele está errado ao dizer que esta passagem ensina que a fé é um dom de Deus.

Apêndice 2

A visão # 2, conforme discutida neste artigo, é a visão que entende o dom de Deus em Efésios 2: 8-9 para se referir à salvação. Há uma variação dessa visão que diz que todo o processo de salvação ( incluindo a fé ) é dom de Deus. Um documento de posição da IFCA afirma desta forma: "ele [o pecador que vem a Cristo] percebe que a totalidade do processo de salvação é um presente de Deus, incluindo a graça de Deus e sua própria escolha de crer (Efésios 2: 8-9 ). "  [Esta citação foi tirada de um documento de posição da IFCA, novembro de 1990, intitulado Salvation by Grace through Faith. ]João Calvino também tinha essa opinião. Calvino não acreditava que o pronome se referisse a "fé". Ele acreditava que se referia à "salvação pela graça por meio da fé" (para todo o processo de salvação, incluindo a fé). A salvação é um presente de Deus? Essa visão responderia "sim". A fé é um dom de Deus? Essa visão responderia novamente "sim" porque a fé seria considerada parte da totalidade do processo de salvação. Assim, de acordo com essa visão, não apenas a salvação, mas o recebimento da salvação ("fé") seria um dom de Deus.

Essa visão confunde o presente com a recepção do presente. [Observe como Romanos 5:17 faz uma distinção clara entre o presente e o recebimento do presente.]  É interessante que a declaração doutrinária da IFCA, em contraste com o documento de posição da IFCA, faz uma distinção clara entre o presente e o recebimento de o dom: "Cremos que a salvação é o dom de Deus trazido ao homem pela graça e recebido pela fé pessoalno Senhor Jesus Cristo. "Mas no documento de posição da IFCA, que foi escrito para esclarecer a" fé salvadora "(à luz da controvérsia da salvação do senhorio), essa distinção foi perdida. No documento de posição da IFCA, a fé é incluída como parte do dom (parte do processo de salvação total). Isso leva a um problema óbvio. Deixe-me colocar-me no lugar do pecador. Se a fé em Cristo é em si um dom de Deus, então como recebo essa fé? Em vez de pedir, " O que devo fazer para ser salvo? "Devo agora me concentrar na pergunta" O que devo fazer para acreditar? "Se a fé é um dom de Deus,então como faço para obter este presente? Eu oro a Deus e peço o dom da fé? Devo sentar e não fazer nada e esperar ser um dos escolhidos que receberão este presente? Como posso obter o dom da fé salvadora? É tudo muito confuso e tira de onde o foco do pecador deveria estar, que é Jesus Cristo e Ele crucificado.

Apêndice # 3

Há quem dê outra explicação para o gênero neutro que está sendo usado. O Sr. Stephen Parker, por exemplo, argumenta que o pronome é atraído pelo gênero neutro da palavra "dom" e cita Marcos 15:16 como analogia. [Veja o livreto de Stephen Parker, Calvin s Specs Examined and Reexamine, páginas 9-10.]   É verdade que a atração ocorre em Marcos 15:16, como o Sr. Parker corretamente aponta. Este é um daqueles raros casos em que o pronome concorda com o PREDICADO quando a oração relativa é uma explicação. Outro exemplo seria em Efésios 6:17: "a espada (feminina) do Espírito, que (neutra) é a Palavra (neutra) de Deus" (o antecedente é "espada", mas o pronome é atraído pelo gênero neutro) . No entanto, não temos realmente a mesma coisa em Efésios 2: 8. Em primeiro lugar, em Marcos 15:16 temos um pronome relativo, mas em Efésios 2: 8 temos um pronome demonstrativo [ το το] Em Marcos 15:16 o verbo é declarado explicitamente, mas em Efésios 2: 8 o verbo é compreendido (as palavras "é" estão em itálico). O maior problema, porém, é que em Marcos 15:16 a palavra "praetorium" vem logo após a palavra "salão", mas em Efésios 2: 8 há toda uma frase adicional que vem entre "aquele" e "presente", e isso tornaria a atração muito menos provável: "... pela fé e que NÃO DE VOCÊS MESMOS, é o dom ..." Em outras palavras, em Marcos 15:16 há apenas uma palavra (o verbo εστιν) que fica entre o pronome e a palavra pela qual é atraído. Em Efésios 2: 8, há cinco palavras gregas que ficam entre o pronome e a palavra pela qual Parker afirma ser atraído. Essa explicação parece altamente improvável, e não encontrei esse argumento nos comentários respeitáveis ​​que consultei, mesmo entre aqueles homens que acreditam que o antecedente é "fé". Também pode ser notado que o Sr. Parker está errado quando diz que as palavras "hall" e "which" em Marcos 15:16 não coincidem em número. Eles concordam. Ambos são singulares em número

                                    - George Zeller (1/80; revisado em 6/91, 8/98, 5/07)

 


The Middletown Bible Church
349 East Street
Middletown, CT 06457
(860) 346-0907

Mais artigos em PROBLEMAS COM TEOLOGIA REFORMADA

Pagina inicial

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.