O Que É O "Dom De Deus"? Um estudo de
Efésios 2: 8-9 |
George Zeller
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós: é O DOM DE DEUS : não das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2: 8-9)
(esta é uma tradução
por Google. Quem dera alguém a revise e melhore, e mande cópia para Hélio com
as modificações realçadas em amarelo)
O que é "o dom de Deus" a que
se refere esses versículos? Esta é uma questão chave que deve ser
respondida com cuidado. Existem basicamente duas respostas
possíveis. Muitos ensinam que o dom de Deus mencionado nesta passagem é a
FÉ. Outros ensinam que o dom de Deus mencionado aqui é a SALVAÇÃO.
O que é "o dom de Deus" em Efésios 2: 8-9? É fé ou
é salvação ?
A chave para entender Efésios 2: 8-9 é
identificar corretamente o antecedente do pronome " que "
[ το το ]. O pronome "que" (v.8) se refere
à fé ou se refere à salvação ? Há quem
diga que a “fé” é um dom de Deus e há quem diga que a “salvação” é um dom de
Deus.
Visão # 1 - A fé é o
dom de Deus
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé ;
e esta fé não vem de vós, esta fé é dom de
Deus, esta fé não é de obras, para que ninguém se glorie"
(neste caso, o antecedente do pronome é identificado como "fé").
A maioria dos homens reformados entende o dom de Deus em Efésios 2: 8-9
como referindo-se à FÉ. Isso levanta algumas questões
interessantes. Se a fé salvadora é um dom de Deus, então como o pecador
recebe esse dom? Ele ora para que Deus lhe dê o dom da fé? Ele espera
que Deus soberanamente conceda este presente a ele para que ele possa ser
salvo? O que ele deve fazer para ter fé?
A teologia reformada ensina que para uma pessoa ser salva, Deus deve
primeiro conceder a ela o dom da fé salvadora. Antes de receber este
presente, ele deve primeiro ser regenerado, porque a teologia reformada ensina
que pecadores não regenerados que estão mortos em pecados são incapazes de
crer.
Charles Spurgeon deu uma boa resposta àqueles que insistem que a
regeneração é necessária antes que um pecador possa acreditar:
Em nossos dias, certos pregadores nos asseguram que um homem deve ser
regenerado antes que possamos pedir que ele creia em Jesus Cristo; algum grau
de uma obra da graça no coração sendo, em seu julgamento, a única garantia para
acreditar. Isso também é falso. Ela tira um evangelho para os pecadores e nos
oferece um evangelho para os santos. É tudo menos um ministério da graça
gratuita. Se eu devo pregar a fé em Cristo para um homem que é regenerado,
então o homem, sendo regenerado, já está salvo, e é uma coisa desnecessária e ridícula
para mim pregar Cristo a ele, e pedir-lhe que creia em ordem para ser salvo
quando ele já estiver salvo, sendo regenerado. Devo apenas pregar fé para
aqueles que a têm? Absurdo, de fato! Não é isso esperar até que o homem esteja
curado e então trazer-lhe o remédio? Isso é pregar Cristo aos justos e não aos
pecadores. [Charles Spurgeon, em seu sermão, "The Warrant of
Faith".]
Alguns homens reformados levam a ideia
de que "a regeneração precede a fé" a um extremo ridículo. Por
exemplo, RC Sproul e outros ensinam que é possível
que uma criança seja regenerada e não venha à fé em Cristo até anos
depois. [Para obter a documentação completa, consulte nosso
estudo intitulado Does Regeneration Precede
Faith? ]
A visão que insiste que a regeneração precede a fé é
inconsistente com o ensino claro da Bíblia. Por exemplo, João 1:12 não diz:
"A todos os que foram regenerados, a eles deu Ele o poder de crer no Seu
Nome, mesmo aos que se tornaram filhos de Deus." Em vez disso, João 1:12
ensina que aqueles que recebem a Cristo pela fé se tornam filhos de Deus (ou
seja, são nascidos de Deus ou regenerados). De maneira semelhante, João 20:31
diz: "crendo que tenhais vida." Ele faz nãodiga,
"tendo vida, podeis crer" (que é o que se esperaria dizer se a
regeneração precede a fé). Numerosas passagens no Evangelho de João
ensinam que a VIDA (vida eterna) é o resultado da crença em Cristo (João 3:
15,16,36; 5:24; 6:47; etc.). Homens reformados ensinam que VIDA resulta em
FÉ. A Bíblia ensina que FÉ resulta em VIDA. A posição bíblica é que
um pecador é regenerado no momento em que crê no Senhor Jesus
Cristo. Essas questões são discutidas mais amplamente em nosso
artigo, Does Regeneration Precede Faith?
Existe uma variação da Visão # 1 que é sustentada pelo estimado teólogo
de Princeton, Charles Hodge, assim como por outros. Isso é discutido no
Apêndice # 1.
Visão # 2-Salvação é o
Dom de Deus
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé;
e esta salvação não vem de vós, esta salvação é
dom de Deus, esta salvação não é das obras, para que ninguém
se glorie" (neste caso o antecedente do pronome é identificado como
"salvação" que é a ideia do verbo principal "sois salvos").
Essa visão é claramente refletida na declaração doutrinária da
IFCA [ Independent Fundamental Churches of America ]
[Artigo IV, Seção 1, Parágrafo 6], que diz: "Acreditamos que a SALVAÇÃO é
o DOM DE DEUS trazido ao homem pela graça e recebido pela fé pessoal no Senhor
Jesus Cristo. " Esta declaração bem formulada deixa claro que a
salvação é um dom de Deus e esse dom é recebido pela fé pessoal. O
presente é a salvação; o recebimento desse dom é pela fé.
Há outra visão que é uma variação da Visão # 2 (que diz que a salvação é
um dom de Deus) e para uma discussão dessa variação, consulte o Apêndice # 2.
Uma lição em grego
Se você olhar um Novo Testamento grego interlinear, verá que a passagem
diz o seguinte: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso [ το το ]
[ το το ] [não] é de vós, [é] o dom de Deus, não de
obras, para que ninguém se glorie ”(Efésios 2: 8-9).
O pronome [ το το ] é um pronome
demonstrativo. Ele aponta a coisa a que se refere. No gênero, não é
masculino nem feminino, mas é neutro. Pode ser traduzido como " esta
coisa ". Em número, é singular. Refere-se a algo, mas
não a várias coisas. Caso seja nominativo (o sujeito do
verbo). " Esta coisa não é sua, [é] o dom de
Deus."
A que se refere "esta coisa" ?
O expositor bíblico precisa identificar corretamente o antecedente do
pronome, ou seja, identificar a que o pronome se refere.
Alguns podem argumentar que "fé" é o antecedente mais próximo:
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso [não
vem] de vós" (Ef 2: 8). É certamente verdade que "fé" é o
antecedente mais próximo, mas visto que há um grande número de casos no Novo
Testamento em que o antecedente mais próximo não é o correto, devemos ter muito
cuidado antes de fazer essa identificação. Existem outras considerações
muito mais importantes.
Aqui está a regra correta que a gramática grega exige que seja
seguida: Os pronomes concordam com seu antecedente em gênero e número.
Seu caso é determinado pelo uso em sua própria cláusula . [ A Manual Grammar of Greek New Testament, de HE Dana e
Julius Mantey, p. 125 (Seção 135).]
Esta regra argumenta vigorosamente contra a identificação de
"fé" como o antecedente porque "fé" não concorda com o
pronome no gênero. O pronome " este " (versículo 8)
é NEUTRO, e o substantivo "fé" (versículo 8) é FEMININO. Se Paulo
queria que seus leitores entendessem o pronome como se referindo a
"fé", então não há razão para ele não ter usado a forma feminina do
pronome demonstrativo [que seria a palavra grega αυτη ]. Isso
teria resolvido tudo. O versículo seria: "Porque pela graça sois salvos,
por meio da fé, e esta coisa feminina [a saber, a fé], não é
de vocês, é um dom de Deus." Se Paul tivesse usado o pronome feminino,
seria muito claro,óbvio e indiscutível que a FÉ é um dom de Deus. No entanto,
Paul feznão use o pronome feminino.
Por que então Paulo usou o pronome
neutro? Qual é o antecedente? Se Paulo quisesse se referir à ideia contida no
verbo principal (a ideia de ser SALVO), então teria sido perfeitamente normal e
apropriado para ele usar o gênero neutro. Seria muito natural para Paulo dizer:
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e esta coisa de que estou
falando, a saber, a salvação, não é de vocês, é dom de Deus ..." Se Paulo
queria que o pronome se referisse à ideia ou conceito contido no verbo, a forma
neutra seria a única a ser usada. O pronome "essa coisa" [ το το ]
comumente leva um antecedente conceitual. [ Gramática grega além do
básico, de Daniel B. Wallace, p. 335.]
Precisamos pensar cuidadosamente em Efésios 2: 8-9 para identificar
corretamente o antecedente. Devemos perguntar: "Do que Paulo está falando
em Efésios 2: 8-9? Qual é o seu ponto principal?" É óbvio que Paulo está
falando sobre COMO UMA PESSOA É SALVA. A ideia principal da frase encontra-se
no verbo "SÃO SALVOS" [ou "SÃO SALVOS"]. Como uma pessoa é
salva? Efésios 2: 8-9 responde a essa pergunta-chave. A salvação é pela graça.
A salvação é pela fé. A salvação não vem de vocês. A salvação é o DOM DE DEUS.
A salvação não é de obras. Paulo não está dando uma dissertação sobre fé, mas
está dando uma breve dissertação sobre a salvação. SALVAÇÃO é seu assunto
principal. A fé é mencionada porque você não pode responder à pergunta
"COMO UMA PESSOA É SALVA?" sem mencionar a fé.Uma pessoa é salva por
crer no Senhor Jesus Cristo (Atos 16:31). O gracioso dom da salvação de Deus
deve ser recebido pessoalmente, e é recebido pela fé no Senhor Jesus Cristo.
Mas a principal coisa sobre a qual Paulo está falando nesses dois versículos é
a salvação, não a fé.
O DOM DE DEUS
Uso do Novo Testamento
A Bíblia se explica. Não
precisamos depender apenas de Efésios 2: 8 para descobrir o que é o dom de
Deus. Existem muitas outras passagens do Novo Testamento que nos dizem
claramente o que é o dom de Deus. Como a expressão "dom de Deus"
é usada em outras partes do Novo Testamento por Paulo e outros escritores?
Um estudo dos lugares onde a palavra "presente" é usada no
Novo Testamento revela o seguinte:
δ ρον (presente, presente) substantivo neutro
Esta palavra é usada para se referir ao "dom de Deus" apenas
uma vez, e isso está na passagem em consideração (Efésios 2: 8). No
entanto, existem outras palavras gregas relacionadas que são traduzidas como
"presente" e são as seguintes:
δωρεά (presente) substantivo feminino
João 4: 10 - o dom gratuito de Deus é a vida eterna (compare
o versículo 14).
Atos 2:38; 8:20; 10:45; 11: 17 - o dom de Deus é o Espírito
Santo.
Romanos 5: 15,17 - esses versículos falam do dom da justificação (justiça)
e da vida (compare os versículos 18,21).
2 Coríntios 9: 15 - este versículo fala do dom indizível de Deus que
é Jesus Cristo .
Devemos notar que esta palavra nunca é usada para
FÉ.
δώρημα (presente, presente) substantivo neutro
Esta palavra nunca é usada para FÉ, mas é usada para o presente de Deus
da salvação ou justificação (ver Romanos 5:16).
χάρισμα (um presente dado gratuitamente e
graciosamente) substantivo neutro
Romanos 6: 23 - o dom gratuito de Deus é a vida eterna (compare
Romanos 5: 15-16).
Esta palavra nunca é usada para FÉ (exceto em 1 Coríntios 12: 9 que fala
do dom temporário da fé que opera milagres e não da fé salvadora).
* * * * * * *
Assim, em nenhum outro lugar do Novo Testamento a palavra
"PRESENTE" se refere à fé salvadora. No entanto, reconhecemos
que à parte da misericórdia de Deus e da capacitação e iluminação graciosas, a
fé salvadora não poderia ser exercida (João 6: 44,65; Romanos 9:16; Mateus
11:27; 16: 16-17; Atos 16:14; etc.).
Vimos, portanto, que há muitas passagens no Novo Testamento que falam da
SALVAÇÃO (ou justificação ou vida eterna) como sendo um dom de Deus,
especialmente nos escritos de Paulo. À luz disso, seria muito mais seguro
identificar "o dom de Deus" em Efésios 2: 8 com SALVAÇÃO, a menos que
houvesse algumas razões muito óbvias para fazer o contrário. Se Efésios 2: 8
fala da fé como sendo um dom de Deus, então este é o único lugar no Novo
Testamento onde Paulo faz tal identificação.
Uma vez que o pronome é do gênero neutro (não concordando com o gênero
feminino da palavra "fé"), já que Paulo está falando sobre como uma
pessoa é salva (salvação é claramente o assunto que está sendo discutido) e já
que o Novo Testamento em outro lugar se refere a salvação como dom de Deus,
temos boas razões para concluir que a salvação é o dom de Deus em Efésios 2: 8.
"Não
funciona" - Uso do Novo Testamento
“Não é das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2: 9). O que
não é das obras? Paulo está dizendo que a fé não vem das obras ou que a
salvação não vem das obras? Aqui, novamente, é útil fazer um estudo do uso
do Novo Testamento (paulino):
Em Romanos 3:20, Paulo diz que a justificação não vem
das obras.
Em Romanos 3:27, Paulo diz que a justificação não vem das
obras.
Em Romanos 3:28, Paulo diz que a justificação está separada
das obras.
Em Romanos 4: 2,6, Paulo diz que a justificação não vem das
obras.
Em Romanos 9:11, Paulo diz que a eleição não é de obras.
Em Romanos 9:32, Paulo diz que a justiça não vem das obras.
Em Romanos 11: 6, Paulo diz que a eleição não é por obras.
Em Gálatas 2:16, Paulo diz que a justificação não vem das
obras.
Em 2 Timóteo 1: 9, Paulo diz que Deussalvação e vocação não
são de acordo com as obras.
Em Tito 3: 5, Paulo diz que a salvação não é pelas obras.
Se Efésios 2: 9 significa que a salvação
não é pelas obras , isso estaria em harmonia com todas as passagens
acima. Que a salvação não vem das obras é repetidamente ensinado por
Paulo, mas em nenhum outro lugar do novo testamento Paulo diz que
"a fé não vem das obras".Repetidamente Paulo diz que a salvação
(justificação) não é pelas obras, mas ele nunca diz que a fé não é pelas obras.
Seria tolice dizer uma coisa dessas. Que a fé não vem das obras é tão óbvio
(ou, como Alford diz, "irrelevante") que não precisa ser dito. Como
John Eadie disse, "você pode declarar que a salvação não é das obras, mas
não pode com propriedade dizer que a fé não é das obras." É por isso que
homens como Charles Hodge são forçados a colocar um parêntese nesta passagem:
"Vós sois salvos pela fé (e não por vós mesmo é dom de Deus), não pelas
obras" [Ver comentário de Hodge sobre Efésios sob
Efésios 2: 8.] Hodge quer fazer com que o versículo diga que a
fé é um dom de Deus (porque isso se encaixa bem com sua teologia reformada). No
entanto, Hodge sabe que Paulo nunca diria que "a fé não vem das
obras" (ver Apêndice 1).
A Bíblia diz repetidamente que não somos salvos pelas obras (veja os
versículos citados anteriormente). Além disso, a Bíblia diz repetidamente que
somos salvos ou justificados pela fé (Romanos 5: 1; etc.). Se um homem não é
salvo pelas obras, mas pela fé, então a fé obviamente não é uma obra: “mas para
aquele que não trabalha , mas crê ...”
(Romanos 4: 5). Fé e obras não andam juntas. A fé não é uma obra. O trabalho é
algo pelo qual levamos crédito. O trabalho é algo pelo qual podemos ser
recompensados. O trabalho é algo de que podemos nos orgulhar. O trabalho é
meritório. A fé não é meritória . Uma pessoa
não pode "receber crédito" ou "elogiar a si mesma" por sua
fé, porque a fé não é meritória(merecedor de recompensa ou honra).
A fé não é algo de que uma pessoa possa se gabar. A fé não leva crédito para
si. A fé dá todo o crédito a Cristo. A fé reconhece que Cristo recebe todo o
crédito, louvor e honra, pois Ele fez tudo! A fé não é algo "bom" que
um homem faz; é simplesmente um reconhecimento por parte do homem de que
"Não posso fazer nada de bom e, portanto, preciso de um Salvador".
Somente alguém totalmente ignorante do evangelho e do significado de
"fé" tentaria levar o crédito pela fé. Não há mérito no ato de
acreditar.
Dizer que a fé é uma obra é totalmente contrário ao que o Novo
Testamento ensina sobre a salvação. A salvação "não é das obras"
e inteiramente "sem as obras" (Rom. 3:28; 4: 6). Aqueles que
acreditam são aqueles que "NÃO TRABALHAM" (Romanos 4: 5). O que
eles fazem então? Eles meramente DESCANSAM sobre a obra consumada de
Cristo que fez tudo e pagou tudo!
Se Efésios 2: 9 fala da fé como sendo "não de obras", então
este é o único lugar no Novo Testamento onde Paulo faz tal declaração. Se,
por outro lado, o versículo está dizendo que a salvação não é de obras, então
isso se harmonizaria com o ensino frequente de Paulo em outros lugares e este
seria um dos muitos versículos do Novo Testamento que ensina essa verdade.
Como um exemplo prático, pense em como compartilhamos a mensagem de
salvação com aqueles que estão perdidos. Freqüentemente, dizemos a eles que a
salvação não vem das obras. Todas as religiões falsas ensinam alguma forma de
salvação por um sistema de obras. Ao compartilhar o evangelho, deixamos claro
para as pessoas que a salvação não é por obras e não há nada que elas
possam fazer para trabalhar por sua salvação ou para ganhar o favor de
Deus. Por outro lado, não dizemos ao pecador: "Meu
amigo, a fé não vem das obras. Não há nada que você possa fazercrer.
"Não, a fé é algo que o pecador é responsável por fazer. O pecador é
responsável por tomar Deus em sua Palavra e descansar tudo na VALE (quem Ele
é), na OBRA (o que Ele fez) e a PALAVRA (o que Ele disse) do Salvador. Ainda que
a fé não seja uma obra meritória, é uma obra que o homem deve fazer:
"Disseram-lhe então: Que faremos, para que façamos as obras de Deus
? Jesus respondeu e disse-lhes: Esta é a obra de Deus, que
acrediteis naquele que ele enviou ”(João 6: 28-29). É algo que o homem
é responsável por fazer e está condenado por não fazer (João 8:24; 3:18).
Fé salvadora
Em Efésios 2: 8, a fé não é o dom. Fé é
como recebemos o presente. A fé é a MÃO DO CORAÇÃO que
alcança e recebe aquilo que Deus dá tão graciosamente. A fé é a resposta do
homem à graciosa provisão e promessa de Deus. Fé é aceitar a Palavra de Deus e
descansar totalmente em Jesus Cristo, QUEM ELE É, O QUE FEZ E O QUE ELE DISSE.
O que é fé salvadora? O escritor do hino expressou bem: "É tão doce CONFIAR
EM JESUS, [o que significa confiar em Jesus?] → apenas levá-lo em Sua Palavra, → apenas descansar em Sua promessa, → apenas saber ASSIM DIZ O SENHOR. "
Alguns calvinistas extremistas tendem a falar de fé como se fosse algo
que o homem não pode fazer. Isso resulta em uma compreensão errada da
incapacidade do homem. A pergunta que o carcereiro de Filipos fez foi esta:
"O que devo fazer para ser salvo?" (Atos 16:30). Alguns responderiam
desta forma: "Nada! Você não pode fazer nada! Você está morto e totalmente
incapaz de responder a Deus até que seja regenerado. Você não tem parte na
salvação. Deus deve fazer tudo. Você não pode exercer a fé salvadora . "
Essa resposta pode se harmonizar com o sistema teológico de alguém, mas há
apenas um problema. Não foi assim que Paulo e Silas responderam à pergunta!
Paulo e Silas disseram ao carcereiro que havia algo que ele poderia fazer e era
responsável por fazer: "CREIA no Senhor Jesus Cristo!" (Atos 16:31 e
compare como Pedro respondeu a uma pergunta semelhante em Atos 2: 37-38).
Independentemente do sistema teológico de alguém, Atos 16:31 é muito
claro. Deus deve fazer a salvação; o homem deve acreditar. A salvação é algo
que somente Deus deve fazer. A fé é algo que o pecador deve fazer. Deus não
acredita pelo homem. Mesmo William Hendriksen (que é reformado em sua teologia
e que acredita que a fé é um dom de Deus em Efésios 2: 8) diz: "tanto a
responsabilidade de crer quanto sua atividade são nossas, pois Deus não crê por
nós". Outra ilustração seria o relato das serpentes mortais no deserto em
Números 21. Devemos dizer que os israelitas não tiveram parte em sua libertação
das cobras mortais? Claro que não! A parte deles era OLHAR; A parte de Deus era
CURAR. Eles olharam e Deus curou.
Fé é quando o pecador humildemente reconhece sua necessidade desesperada
e reconhece que Deus deve fazer toda a salvação. A salvação é
inteiramente obra de Deus; a fé é totalmente responsabilidade do homem. O
homem não contribui para sua própria salvação. É a obra de Deus. Só Deus deve
fazer a salvação; o homem deve acreditar (Atos 16:31). Aqueles que são salvos
têm apenas a Deus para agradecer; aqueles que estão perdidos só podem culpar a
si mesmos. Deus recebe todo o crédito pela salvação do homem; o homem não salvo
deve assumir total culpa e responsabilidade por sua condenação eterna. A pessoa
salva felizmente diz: "Estou no céu por causa de Deus!" A pessoa
perdida deve dizer com sinceridade: "Estou no inferno por minha
causa." Sua condenação é baseada não na rejeição de Deus a ele, mas em sua
rejeição a Deus (Marcos 16:16; 2 Tessalonicenses 2: 10,12; João 5:40).
Ninguém jamais se apresentará diante de Deus e dirá: "Estou
condenado porque Deus nunca me deu o dom da fé". Nenhuma desculpa desse
tipo jamais será proferida. Todos os homens são responsáveis por acreditar.
Todos os homens são ordenados a acreditar e se arrepender (1 João 3:23 e Atos
17:30). Deus diz: " Olhai para mim [isso é fé!] E sede
salvos, todos os confins da terra" (Isaías 45:22). De acordo com 1 Timóteo
2: 4, Deus deseja que TODOS OS HOMENS SEJAM a Si mesmo (e vir a Cristo é
equiparado a crer Nele - João 6:35). Os homens são responsáveis por
acreditar, vir e se arrepender. Os homens são condenados eternamente por
deixarem de fazer isso (João 8:24; 3:18; etc.).
DL Moody disse uma vez: "Alguns dizem que a fé é um presente de
Deus. Assim é o ar, mas você tem que respirar; assim é o pão, mas você tem que
comê-lo; assim é a água, mas você tem que beber. Alguns estão querendo algum
tipo de sentimento milagroso. Isso não é fé. 'A fé vem por ouvir e ouvir a
Palavra de Deus. Não devo sentar e esperar que a fé venha me roubar ... é para
eu tomar Deus em Sua Palavra. "
De acordo com o apóstolo Paulo, fé é "estar totalmente persuadido
[convencido] de que o que Ele prometeu também pode cumprir" (Rom. 4:
20-21). Deus prometeu salvar todos os que vêm a Ele por meio de Cristo (Hebreus
7:25), e o homem de fé está totalmente persuadido e convencido de que Deus fará
isso. Observe também que Romanos 4: 3 e Romanos 4: 5 falam de " sua fé"
(a fé de Abraão), não da fé de Deus. Um estudo do verbo "acreditar"
no Novo Testamento revela que o sujeito do verbo é o homem (são sempre homens
ou pessoas que crêem) e o verbo é mais frequentemente usado na voz ativa, o que
significa que é homens, mulheres, meninos e meninas que devem executar a ação
do verbo. As pessoas devem acreditar. Deus os considera responsáveis por
fazerem isso ou não.
A declaração doutrinária da IFCA resume bem: "Cremos que a salvação
é o dom de Deus trazido ao homem pela graça e recebido pela fé pessoal no
Senhor Jesus Cristo." De acordo com esta declaração, é a SALVAÇÃO e
não a FÉ que é um dom de Deus. Este dom de Deus (esta salvação graciosa) é
recebido de apenas uma maneira: pela fé pessoal no Senhor Jesus Cristo.
Que diferença faz?
O que há de errado em dizer que a FÉ é um presente de Deus? Isso
faz alguma diferença real? Quais são as implicações práticas de dizer tal
coisa?
Eu recomendaria um artigo de Roy L. Aldrich intitulado "O Dom de
Deus". [ Bibliotheca Sacra ,
julho de 1965.] O autor mostra de forma convincente que a interpretação de
Efésios 2: 8 que diz que a FÉ é o DOM DE DEUS leva a uma doutrina de fé
hipercalvinista, que por sua vez leva a um plano de salvação antibíblico. Por
exemplo, Shedd diz: "O calvinista afirma que a fé é totalmente de Deus,
sendo um dos efeitos da regeneração" [ Teologia Dogmática, Vol.
II, p. 472]. Isso resulta em um estranho plano de salvação. De acordo com Shedd,
porque o pecador não pode acreditar, ele é instruído a realizar as seguintes
funções: 1) Ler e ouvir a Palavra divina; 2) Aplicar seriamente a mente à
verdade; 3) Ore pelo dom do Espírito Santo para convicção e regeneração [ Teologia Dogmática , Vol. II, pp. 512-513] . 7 Arthur Pink concorda com Shedd dizendo
que o pecador deve "pedir a Deus ... que conceda a ele os dons do
arrependimento e da fé" ( A Soberania de Deus, pp. 198-199).
Aqui está o excelente comentário de Roy Aldrich: "Se o pecador está tão
espiritualmente morto que não consegue acreditar, então como ele pode ouvir a
Palavra divina, aplicar seriamente a mente à verdade e orar pelo dom do
Espírito Santo? O extremo Afinal, o calvinista lida com um cadáver espiritual
bastante vivo ... A tragédia dessa posição é que ela perverte o
evangelho. O pecador é erroneamente instruído a implorar por aquilo que Deus já
está implorando que ele receba. Ele está realmente sendo informado de que o
condição de salvação é a oração em vez da fé " [ Bibliotheca Sacra , julho de 1965, p.249].
Outra ilustração disso vem do púlpito do Dr. John MacArthur, um
professor de Bíblia muito popular na América. Dr. MacArthur acredita e ensina
que a fé é um dom de Deus. [Veja o principal comentário de
MacArthur sobre Efésios, p. 61 e veja também seu principal
comentário sobre Romanos 1-8 , p. 55 e o livro Faith Works ,
páginas 24 , 43, 69, 149, 185.] Tal ensino tem algumas
implicações muito práticas e afetará a maneira como uma pessoa apresenta o
evangelho.
Se a fé é um dom de Deus, ENTÃO, COMO A OBTER? Não faço nada e espero
que Deus o conceda soberanamente a mim? Ou clamo a Deus e oro para que Ele me
dê o dom da fé salvadora? O Dr. MacArthur aparentemente mantém esta segunda
opção. No final de uma de suas mensagens ele fez um apelo de salvação e disse o
seguinte: "A fé é um dom de Deus ... é permanente ... a fé que Deus dá
gera obediência ... Deus deu a você e Ele a sustenta ... Que Deus lhe conceda
uma verdadeira fé salvadora, um dom permanente que começa com humildade e
quebrantamento sobre o pecado e termina em obediência para a justiça. Essa é a
verdadeira fé e é um presente que só Deus pode dar, e se você desejo
orar e pedir que Ele conceda a você. " [Grave a GC 90-21 sobre a salvação do senhorio, última parte da fita,
comentários feitos durante o convite de encerramento]
Observe cuidadosamente o que MacArthur está fazendo. Ele não está
dizendo ao pecador para crer no Senhor Jesus Cristo (Atos 16:31), mas para orar
e pedir a Deus que conceda o DOM DA FÉ! Isso perverte o evangelho de
Cristo, tornando a oração de salvação como condição em vez da fé! Os
pecadores são ordenados a acreditar em Cristo. Eles não são ordenados a
orar pelo dom da fé.
* * * * * *
Efésios 2: 8-9 não é complicado. Foi uma das primeiras passagens
que memorizei como um novo crente. Sempre entendi que isso significava que
a salvação era um dom gratuito e gracioso de Deus, e que a fé era a forma como
recebíamos esse dom. Só depois de começar a ler certos teólogos é que me
dei conta da outra interpretação. Que Deus nos ajude a não complicar e
corromper a simplicidade da mensagem do evangelho, uma mensagem tão direta e
simples que até uma criança pode entendê-la.
* * * * * * *
Apêndice 1
A visão # 1 diz que o dom mencionado em Efésios 2: 8-9 é a fé. Há uma
variação dessa visão que diz que o dom gratuito de Deus é a fé, mas ao
contrário da Visão # 1, ela diz que a salvação, não a fé, "não é pelas
obras". Esta é a opinião de Charles Hodge [Ver o comentário de Charles Hodges sobre Efésios , sob
Efésios 2: 8-9] e outros. Esses homens percebem que Paulo nunca teria dito que
"a fé não vem das obras" (por razões que já foram discutidas neste
artigo) e, portanto, são forçados a colocar um parêntese estranho e não natural
no meio desses versículos. Essa visão pode ser expressa da seguinte forma:
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé (e esta fé não vem
de vós, esta fé é o dom de Deus), não das obras [isto é, esta salvação não é
das obras] para que ninguém se glorie."
Hodge é um teólogo reformado e fica bastante confortável em dizer que a
fé é um dom de Deus. Ele fica muito desconfortável em dizer que a fé não
vem das obras. A razão para o parêntese é que homens como Hodge estão
cientes da dificuldade de dizer que "a fé não vem das obras." Charles
Hodge está correto ao dizer que a salvação não vem das obras; ele está
errado ao dizer que esta passagem ensina que a fé é um dom de Deus.
Apêndice 2
A visão # 2, conforme discutida neste artigo, é a visão que entende o
dom de Deus em Efésios 2: 8-9 para se referir à salvação. Há uma variação dessa
visão que diz que todo o processo de salvação ( incluindo a fé )
é dom de Deus. Um documento de posição da IFCA afirma desta forma: "ele [o
pecador que vem a Cristo] percebe que a totalidade do processo de salvação é um
presente de Deus, incluindo a graça de Deus e sua própria escolha de crer
(Efésios 2: 8-9 ). " [Esta citação foi tirada de um
documento de posição da IFCA, novembro de 1990, intitulado Salvation by
Grace through Faith. ]João Calvino também tinha essa opinião.
Calvino não acreditava que o pronome se referisse a "fé". Ele
acreditava que se referia à "salvação pela graça por meio da fé"
(para todo o processo de salvação, incluindo a fé). A salvação é um presente de
Deus? Essa visão responderia "sim". A fé é um dom de Deus? Essa visão
responderia novamente "sim" porque a fé seria considerada parte da
totalidade do processo de salvação. Assim, de acordo com essa visão, não apenas
a salvação, mas o recebimento da salvação ("fé") seria um dom de
Deus.
Essa visão confunde o presente com a recepção do presente. [Observe como Romanos 5:17 faz uma distinção clara entre o presente e o
recebimento do presente.] É interessante que a
declaração doutrinária da IFCA, em contraste com o documento de posição da
IFCA, faz uma distinção clara entre o presente e o recebimento de o dom:
"Cremos que a salvação é o dom de Deus trazido ao homem
pela graça e recebido pela fé pessoalno Senhor Jesus Cristo.
"Mas no documento de posição da IFCA, que foi escrito para esclarecer
a" fé salvadora "(à luz da controvérsia da salvação do senhorio),
essa distinção foi perdida. No documento de posição da IFCA, a fé é incluída como
parte do dom (parte do processo de salvação total). Isso leva a um problema
óbvio. Deixe-me colocar-me no lugar do pecador. Se a fé em Cristo é em si um
dom de Deus, então como recebo essa fé? Em vez de pedir, " O que devo
fazer para ser salvo? "Devo agora me concentrar na pergunta" O que
devo fazer para acreditar? "Se a fé é um dom de Deus,então como faço para
obter este presente? Eu oro a Deus e peço o dom da fé? Devo sentar e não fazer
nada e esperar ser um dos escolhidos que receberão este presente? Como posso
obter o dom da fé salvadora? É tudo muito confuso e tira de onde o foco do
pecador deveria estar, que é Jesus Cristo e Ele crucificado.
Apêndice # 3
Há quem dê outra explicação para o gênero neutro que está sendo
usado. O Sr. Stephen Parker, por exemplo, argumenta que o pronome é
atraído pelo gênero neutro da palavra "dom" e cita Marcos 15:16 como
analogia. [Veja o livreto de Stephen Parker, Calvin s Specs Examined and
Reexamine, páginas 9-10.] É verdade que a atração
ocorre em Marcos 15:16, como o Sr. Parker corretamente aponta. Este é um
daqueles raros casos em que o pronome concorda com o PREDICADO quando a oração
relativa é uma explicação. Outro exemplo seria em Efésios 6:17: "a espada
(feminina) do Espírito, que (neutra) é a Palavra (neutra) de Deus" (o antecedente
é "espada", mas o pronome é atraído pelo gênero neutro) . No entanto,
não temos realmente a mesma coisa em Efésios 2: 8. Em primeiro lugar, em Marcos
15:16 temos um pronome relativo, mas em Efésios 2: 8 temos um pronome
demonstrativo [ το το] Em Marcos 15:16 o verbo é declarado
explicitamente, mas em Efésios 2: 8 o verbo é compreendido (as palavras
"é" estão em itálico). O maior problema, porém, é que em Marcos 15:16
a palavra "praetorium" vem logo após a palavra "salão", mas
em Efésios 2: 8 há toda uma frase adicional que vem entre "aquele" e
"presente", e isso tornaria a atração muito menos provável: "...
pela fé e que NÃO DE VOCÊS MESMOS, é o dom ..." Em outras palavras, em
Marcos 15:16 há apenas uma palavra (o verbo εστιν) que fica entre o
pronome e a palavra pela qual é atraído. Em Efésios 2: 8, há cinco
palavras gregas que ficam entre o pronome e a palavra pela qual Parker afirma
ser atraído. Essa explicação parece altamente improvável, e não encontrei
esse argumento nos comentários respeitáveis que consultei, mesmo entre
aqueles homens que acreditam que o antecedente é "fé". Também
pode ser notado que o Sr. Parker está errado quando diz que as palavras
"hall" e "which" em Marcos 15:16 não coincidem em número. Eles
concordam. Ambos são singulares em número
- George Zeller (1/80; revisado em 6/91, 8/98, 5/07)
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