Por que eu discordo de todos os 5 pontos de calvinismo
pelo Dr. Curtis Hutson (1934-1995)
O termo "calvinismo" é vagamente usado por algumas pessoas que não sustentam o ensino de Calvino sobre predestinação e não entendo exatamente o que Calvino ensinou. Dr. Loraine Boettner em seu livro, "The Reformed Doutrina da Predestinação "diz, "O sistema calvinista enfatiza especialmente cinco doutrinas distintas. Estes são tecnicamente conhecidos como "O Cinco Pontos do Calvinismo ". E eles são os pilares principais sobre a qual a superestrutura repousa. " Dr. Boettner diz ainda, "Os cinco pontos podem ser mais facilmente lembrados se eles estão associados à palavra TULIP, T, Total Incapacidade; U, Eleição Incondicional; L, limitado Expiação; Eu, Graça Irresistível (eficaz); e P, Perseverança dos Santos. " Esses são os pontos do Calvinismo. Tenho ouvido pregadores dizerem: "Sou um calvinista de um ponto". Já ouvi outros dizerem: "Sou um calvinista de dois ou três pontos". Eu quero que olhemos para todos os cinco pontos do Calvinismo ensinados por João Calvino, então vejamos o que a Bíblia tem a dizer sobre cada ponto.
I. Total incapacidade
Por incapacidade total, Calvino quis dizer que um pecador perdido não pode vir a Jesus Cristo e confiar Ele como Salvador, a menos que seja pré-ordenado para vir a Cristo. Por incapacidade total ele significava que nenhum homem tem a capacidade de vir a Cristo. E a menos que Deus o domine e dá a ele essa habilidade, ele nunca virá a Cristo
A Bíblia ensina
depravação total e eu acredito na depravação total. Mas isso simplesmente
significa que não há nada de bom no homem para ganhar ou merecer a salvação. A
bíblia diz em Jeremias 17: 9, “Enganoso é o coração acima de todas as coisas, e
desesperadamente perverso”. Um pregador trouxe um sermão maravilhoso sobre a
depravação do coração humano. E quando ele terminou sua mensagem, alguém veio
até ele e disse: "Eu quero que você saiba que não pode engolir aquele
coração depravado sobre o qual você pregou. " O pregador sorriu e
disse: "Você não tem que engolir. Já está em você!"
Embora a Bíblia ensine
a depravação da raça humana, em nenhum lugar ela ensina total incapacidade. A
Bíblia nunca sugere que as pessoas estão perdidas porque não têm capacidade
para venha para Cristo. A linguagem de Jesus era: "Não quereis vir a mim
para tenha vida "(João 5:40).
Observe, não é uma
questão de se você pode ou não vir a Cristo; é uma questão de se você virá ou
não a Cristo.
Jesus olhou para
Jerusalém e chorou e disse: "Ó Jerusalém, Jerusalém ... como muitas vezes
eu teria reunido teus filhos, assim como uma galinha a reúne galinhas sob suas
asas, e não quisestes! ”(Mat. 23:37). Aqui, novamente, observe, Ele
fez não diga: "Quantas vezes eu os teria reunido, mas você não
pôde." Não. Ele disse: "Você não faria!" Não era uma questão de
saber se eles podiam; era uma questão de se eles fariam.
Apocalipse 22:17, o
último convite na Bíblia, diz: "E o Espírito e a noiva diga, venha. E quem
ouve diga: Vem. E deixe aquele que tem sede vir. E quem quiser, tome de graça
da água da vida. "
Se é verdade que
nenhuma pessoa tem a capacidade de vir a Cristo, então por que Jesus diria em
João 5:40, "Não quereis vir a mim." por que Ele simplesmente não
disse: "Você não pode vir para mim."?
A única coisa que fica
entre o pecador e a salvação é a vontade do pecador. Deus fez de cada homem um
agente moral livre. E Deus nunca rouba a vontade humana. DL Moody dirigiu-se a
um grande grupo de céticos. Ele disse: "Eu quero falar sobre
o palavra acreditar, a palavra receber, e a palavra tomar. "Quando o
Sr. Moody terminou seu sermão, ele perguntou: "Agora quem virá e receberá
a Cristo como Salvador?" Um homem se levantou e disse: "Não
posso". O Sr. Moody chorou e disse: "Não diga 'não
posso'." Diga, 'Eu não quero ir!' " E o homem disse: "Então, eu
não quero ir!" Mas outro homem disse: "Eu vou!" Então outro
disse: "Eu vou!" E outro disse: "Eu vou!" Até que muitos
passaram a confiar em Cristo como Salvador.
Alguns calvinistas
usam João 6:44 em um esforço para provar total incapacidade. Aqui a Bíblia diz,
"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer ..."
Mas o A Bíblia deixa claro em João 12:32 que Cristo atrairá todos os homens a
Si mesmo. Aqui o A Bíblia diz: “E eu, se for levantado da terra, atrairei
todos os homens a mim”. Todos os homens são atraídos a Cristo, mas nem
todos os homens confiarão em Cristo como Salvador. Todo homem fará sua própria
decisão de confiar em Cristo ou rejeitá-lo. A Bíblia deixa isso claro que todos
os homens têm luz. João 1: 9 diz: "Essa era a verdadeira luz, que ilumina
todos homem que vem ao mundo. ”Romanos 1: 19,20 indica que todo pecador tem foi
chamado através da criação sobre ele. E Romanos 2: 11-16 indica que pecadores
são chamados por meio de sua consciência, mesmo quando não ouvem a Palavra de
Deus.
Então, em última
análise, os homens vão para o Inferno, não por causa de sua incapacidade de vir
para Cristo, mas porque eles não virão a Cristo - "Não quereis vir a mim,
que vós pode ter vida. "
O ensino de que
homens, mulheres e crianças são totalmente incapazes de vir a Cristo e confiar
Nele como Salvador não é uma doutrina escriturística. A linguagem em si não é
escriturística.
II. Eleição Incondicional
Por eleição
incondicional, Calvino quis dizer que alguns são eleitos para o céu, enquanto
outros são eleitos para o Inferno, e que esta eleição é incondicional. É
totalmente da parte de Deus e sem condição. Por eleição incondicional, Calvino
quis dizer que Deus já decidiu quem será salvo e quem será perdido, e o
indivíduo tem absolutamente nada a ver com isso. Ele só pode esperar que Deus o
tenha elegido para o céu e não para o inferno.
Este ensino obviamente
discorda dos convites frequentemente repetidos na Bíblia para pecadores virem a
Cristo e serem salvos que alguns leitores vão pensar que eu tenho exagerou a
doutrina. Portanto, citarei João Calvino em seus "Institutos", Livro
III,
capítulo 23,
".... Nem todos os homens são criados com destino semelhante, mas a vida
eterna é preordenada para alguns, e danação eterna para outros. Cada homem,
portanto, sendo criado para um ou o outro desses fins, dizemos, ele está
predestinado para a vida ou para a morte. "
Então o Calvinismo
ensina que é escolha de Deus que algumas pessoas sejam condenadas para sempre.
Ele nunca teve a intenção de salvá-los. Ele pré-ordenou que fossem para o
Inferno. E quando Ele oferece a salvação na Bíblia, Ele não a oferece para
aqueles que foram predestinado para ser condenado. É oferecido apenas para
aqueles que foram preordenados para serem salvou.
Este ensino insiste
que não precisamos tentar ganhar homens para Cristo porque os homens não podem
ser salvos a menos que Deus tenha planejado para eles serem salvos. E se Deus
planejou para eles para estarem eternamente perdidos, eles não virão a Cristo.
Existe a doutrina bíblica da presciência, predestinação e eleição de Deus.
A maioria Cristãos bem informados concordam que Deus tem Sua mão controladora
nos assuntos de homens. Eles concordam que, de acordo com a Bíblia, Ele
seleciona indivíduos como Abraão, Isaac, Jacó e Davi como instrumentos
para fazer certas coisas que Ele planejou. A maioria Os cristãos concordam que
Deus pode escolher uma nação - particularmente que Ele escolheu Israel, por
meio da qual Ele deu a lei, os profetas e, finalmente, por meio de quem o O
próprio Salvador viria - e que há uma doutrina bíblica de que Deus conhece todos
coisas. Tenho dito freqüentemente: "Já lhe ocorreu que nada jamais
ocorreu a Deus?". Deus em Sua presciência sabe quem vai confiar em Jesus
Cristo como Salvador, e Ele tem predestinado a ver que eles são justificados e
glorificados. Ele vai manter todos aqueles que confie Nele e veja que eles são
glorificados. Mas a doutrina de que Deus elegeu alguns homens para o inferno,
que eles nasceram para serem condenados pela própria escolha de Deus, é uma
heresia radical não é ensinado em nenhuma parte da Bíblia.
Tenho nas mãos um livreto intitulado TULIP escrito por Vic Lockman. No
livreto Sr. Lockman tenta provar os cinco pontos do Calvinismo. Sob o ponto,
Eleição incondicional, ele cita Efésios 1: 4, mas ele apenas cita a primeira
parte de o versículo: "Ele nos escolheu nele antes da fundação do
mundo." esse não é o fim do versículo. Sr. Lockman, como a maioria dos
calvinistas, parou no meio do verso. O versículo inteiro diz: "Conforme
ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo, que devemos ser santos e sem
culpa antes ele apaixonado. "O versículo não diz nada sobre ser escolhido
para o céu ou para o inferno. Diz que nós são escolhidos para que sejamos
santos e sem culpa perante ele no amor
Sob o mesmo ponto, Eleição Incondicional, o Sr. Lockman cita João 15:16,
"Ye não me escolheu, mas eu escolhi você. "Mais uma vez, Sr. Lockman,
como a maioria dos calvinistas, pára no meio do verso. O versículo inteiro diz:
"Vós não me escolhestes, mas Eu te escolhi e ordenei que vocês deveriam ir
e produzir frutos, e que o vosso fruto deve permanecer: para que tudo o que
pedirdes ao Pai em meu nome, ele pode dar a você. "
O versículo não diz
nada sobre ser escolhido para o céu ou o inferno. Diz que somos escolhidos ir e
produzir frutos, o que significa simplesmente que todo cristão é escolhido para
ser um vencedor de almas. O fruto de um cristão são outros cristãos. Provérbios
11:30 diz: "O fruto dos justos é a árvore da vida; e aquele que ganha
almas é sábio. "
Em nenhum lugar a Bíblia ensina que Deus deseja que alguns vão para o céu e
deseja outros vão para o inferno. Não. A Bíblia ensina que Deus deseja que
todos os homens sejam salvos. 2 Pedro 3: 9 diz que Ele "não quer que
ninguém pereça, mas que todos venha ao arrependimento. "Primeira Timóteo
2: 4 diz:" Quem deseja que todos os homens sejam salvos, e para chegar ao
conhecimento da verdade. "
Aqueles que ensinam que Deus teria apenas alguns para serem salvos,
enquanto Ele teria outros perdidos estão deturpando Deus e a Bíblia.
Deus realmente predestina algumas pessoas para serem salvas e predestina
outras para ir para o inferno, para que eles não tenham livre escolha?
Absolutamente não! Ninguém está predestinado a ser salvo, exceto se ele
escolher por sua própria vontade vir a Cristo e confiar nEle para salvação. E
ninguém está predestinado a ir para o Inferno, exceto se ele escolher por conta
própria livre arbítrio para rejeitar a Cristo e se recusa a confiar nEle como
Salvador. João 3:36 diz: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; e
quem não crê no Filho não terá veja a vida; mas a ira de Deus permanece sobre
ele. "
Nada poderia ser mais
claro. O homem que vai para o céu vai porque vem para Jesus Cristo e confia
nele como Salvador. E o homem que vai para o inferno vai porque ele se recusa a
vir a Jesus Cristo e não confia Nele como Salvador.
III. Expiação Limitada
Por expiação limitada,
Calvino quis dizer que Cristo morreu apenas pelos eleitos, por aqueles que Ele
planejado e ordenado para ir para o céu: Ele não morreu por aqueles que
planejou e ordenado para ir para o inferno. Novamente eu digo, tal linguagem
não está na Bíblia, e a doutrina contradiz totalmente muitas, muitas
Escrituras claras.
Por exemplo, a
Bíblia diz em I João 2: 2, "Ele é a propiciação pelos nossos pecados: e
não somente pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. "O
ensino do Calvinismo sobre A Expiação Limitada contradiz a declaração expressa
das Escrituras. Primeiro Timothy 2: 5,6 diz: "O homem Jesus Cristo; que se
deu em resgate por todos ..."
A Bíblia ensina
que Jesus é o Salvador do mundo. João 4:42 diz: "E disse para a mulher,
agora cremos, não por causa do que disseste; porque o ouvimos nós mesmos, e
sabemos que este é realmente o Cristo, o Salvador do mundo. " João 4:14,
"E vimos e testificamos que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do
mundo. "As Escrituras deixam claro que Jesus veio para salvar o mundo.
João 3:17 diz: “Porque Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o
mundo; para que o mundo por meio dele seja salvo. "
Nenhum homem
jamais olhará para Jesus Cristo e dirá: "Você não queria ser meu
Salvador." Não! Não! Jesus quer ser o Salvador de todos os homens. Na
verdade, I Timóteo 4:10 diz: "Pois, portanto, trabalhamos e sofremos
opróbrio, porque confiamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens,
especialmente daqueles que acreditam. "
A Bíblia ensina
que Cristo levou os pecados de todas as pessoas. Isaías 53: 6 diz: "Todos
nós gostamos ovelhas se perderam; cada um segue o seu caminho; e o Senhor tem
colocou sobre ele a iniqüidade de todos nós. "Há dois" todos
"neste versículo. O primeiro" todos " fala do fato
universal do pecado - "Todos nós, como ovelhas, nos desviamos." E a
segundo, "todos" falam da expiação universal - "e o Senhor
colocou sobre ele a iniqüidade de todos nós. "O" todos "na
primeira parte de Isaías 53: 6 cobre. Se todos se desviarem, então o todas as
iniqüidades foram colocadas sobre Cristo.
Ele não apenas
carregou os pecados de todos nós, mas a Bíblia ensina claramente que Ele morreu
por o mundo inteiro. Veja João 2: 2: "E ele é a propiciação pelos nossos
pecados: e não por nossos apenas, mas pelos pecados do mundo inteiro. "Se
isso não é suficientemente claro, a Bíblia diz que Sua morte foi por todos os
homens; "Mas nós vemos Jesus, que foi feito um pouco mais baixo do que os
anjos para o sofrimento da morte, coroados com glória e honra; que ele por a
graça de Deus provaria a morte por todo homem ”(Hb 2: 9).
Nada poderia ser
mais claro do que o fato de que Jesus Cristo morreu por todos os homens.
Primeiro Timóteo 2: 5,6 diz: "Porque há um só Deus e um só Mediador entre
Deus e os homens, o homem Cristo Jesus; Que se deu em resgate por todos. . . .
"Romanos 8:32 afirma, “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes o
entregou por todos nós, como não ele também nos deu gratuitamente todas as
coisas? "
Veja as
declarações - declaração após declaração: "que ele pela graça de Deus deve
provar a morte por cada homem ";" Quem se deu em resgate por todos
";" o entregou para todos nós. "
João 3:16
costuma ser chamado de "o coração da Bíblia". Tem sido chamada de
"a Bíblia em miniatura. "" Porque Deus amou o mundo de tal
maneira que deu o seu Filho unigênito, que todo aquele que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna. "Jesus morreu. para o mundo inteiro. Ele sofreu o
Inferno por cada homem que já viveu ou viverá viver. E nenhum homem vai olhar
para fora do Inferno e dizer: "Eu queria ser salvo, mas Jesus o fez não
morra por mim. "
Alguns
argumentam que se Jesus morresse pelo mundo todo, o mundo inteiro seria salvo.
Não. A morte de Jesus Cristo na cruz foi suficiente para todos, mas é eficiente
apenas para aqueles que acreditam. A morte de Jesus Cristo na cruz tornou
possível para cada homem em todos os lugares para ser salvo. Mas apenas aqueles
que acreditam que Ele morreu para pagar sua dívida de pecado e que confiam Nele
completamente para a salvação serão salvos.
Novamente, cito
João 3:36: "Quem crê no Filho tem a vida eterna...." Todos são
potencialmente salvos, mas nem todos são realmente salvos até que reconheçam
que ele é um pecador, acredita que Jesus Cristo morreu na cruz para pagar a
dívida do pecado, e confiar nele completamente para a salvação.
A expiação não é
limitada. é tão universal quanto o pecado. Romanos 5:20 diz: "Mas onde o
pecado abundou, a graça superabundou ”. Isaías 53: 6 afirma:“ Todos nós
gostamos de ovelhas se extraviaram; cada um segue o seu caminho; e o Senhor
colocou sobre ele a iniquidade de todos nós. "
Um famoso
pregador inglês falou em uma cidade inglesa, então correu para pegar seu trem
para Londres. Um pecador que o ouviu pregar sentiu que deveria resolver
imediatamente o questão de salvação. Então ele seguiu o pregador até o trem.
Assim que o trem puxou na estação, ele segurou a lapela do pregador e
disse: "Eu quero ser salvo! Diga-me como!" O ministro disse:
"Preciso pegar este último trem para Londres. Você tem uma Bíblia?"
"Sim, tenho um em casa", disse o ansioso inquiridor. "Então vá
para casa e encontre Isaías 53: 6. Leia com atenção. Vá primeiro e venha no
final tudo, e você será salvo. "
O pregador saiu
correndo e o pecador ansioso foi deixado sozinho. Ele voltou para o seu em
casa, e abrindo sua Bíblia, ele abriu em Isaías 53: 6. O que o pregador quis
dizer, ele se perguntou - "Entre no início e saia no final, e você será
Ele encontrou o versículo e leu com atenção: "Todos nós, como ovelhas, nos
desviamos." Bem, pensou consigo mesmo, com certeza posso entrar primeiro.
Eu me perdi. Eu sou um pobre pecador perdido. Ele leu a última parte do versículo,
"E o Senhor colocou sobre ele a iniqüidade de todos nós. "Ele disse a
si mesmo:" Se eu finalmente sair, devo creio que todos os meus pecados
foram colocados sobre Cristo, que Ele tomou meu lugar e pagou por meu pecados.
E se eu confiar nisso, serei salvo. Isso é o que o pregador quis dizer. "
Ele então confiou em Cristo e foi salvo. Ele acreditou que era um pecador e que
todos seus pecados foram colocados sobre Cristo.
IV. Graça Irresistível
O quarto ponto do
Calvinismo é a graça irresistível. Pela graça irresistível, John Calvin
significa que Deus simplesmente força as pessoas a serem salvas. Deus elegeu
alguns para serem salvos, e ele deixou Jesus Cristo morrer por aquele grupo
eleito. E agora, pela graça irresistível, Ele força aqueles que Ele
elegeu, e aqueles por quem Jesus Cristo morreu para serem salvos.
A verdade é que
não existe graça irresistível. Em nenhum lugar do A Bíblia faz a palavra
"irresistível" aparecer antes da palavra "graça". Essa
terminologia é simplesmente não está na Bíblia. É a filosofia de João Calvino,
não uma doutrina bíblica. o a palavra "irresistível" nem mesmo soa
bem antes da palavra "graça". Graça significa "favor imerecido
de Deus". Alguém disse "GRAÇA - as riquezas de Deus em Despesa de
Cristo." A graça é uma atitude, não um poder. Se Calvin tivesse falado
sobre o irresistível atraindo o poder de Deus, teria feito mais sentido. Mas ao
invés, ele representa a graça como o ato irresistível de Deus compelindo um
homem a ser salvo que o faz não quer ser salvo, de modo que um homem não tenha
escolha nenhuma no assunto, exceto como Deus põe à força uma escolha em sua
mente. O calvinismo ensina que o homem não participa salvação, e possivelmente
não pode cooperar com Deus neste assunto. Em nenhum sentido do palavra e em
nenhum estágio da obra a salvação depende da vontade ou obra do homem ou
esperar pela determinação de sua vontade.
A Bíblia diz
algo sobre a graça irresistível? Absolutamente não! As Escrituras mostre que os
homens resistem e rejeitam a Deus. Provérbios 29: 1 afirma: "Ele, que
muitas vezes reprovado endurece o pescoço, de repente será destruído, e isso
sem remédio. "
Observe a
palavra "freqüentemente" neste versículo. Se Deus deu apenas uma
oportunidade de ser salvo, então o homem não poderia reclamar. Mas aqui a
Bíblia diz: "Ele, sendo freqüentemente reprovado ... "Isso significa
que o homem foi reprovado inúmeras vezes. Não só ele foi reprovado muitas
vezes, mas muitas vezes ele foi reprovado. Mas a Bíblia diz que ele
"endurece seu pescoço "e" de repente serão destruídos, e isso
sem remédio. "Isso certamente não soa como uma graça irresistível. A
Bíblia ensina que um homem pode ser reprovado uma e outra vez, e que ele pode
endurecer seu pescoço contra Deus, e como resultado irá ser destruído sem remédio.
Novamente
Provérbios 1: 24-26 diz: "Porque eu chamei e vós recusastes; estendi a
minha mão, e ninguém considerado; Mas vós desprezastes todos os meus conselhos
e não quisestes a minha reprovação: também rirá de sua calamidade; Vou zombar
quando o seu medo vier. "
Aqui a Bíblia
diz claramente: "Eu chamei, e vocês recusaram; eu estendi minha mão, e
nenhum homem olhou; Mas vocês rejeitaram todos os meus conselhos e quiseram
nenhuma das minhas repreensões. "Isso não soa como uma graça irresistível.
Deus chama, e os homens recusar. Isso é irresistível? Deus estende a mão e
ninguém olha para ela? É aquele graça irresistível? Não. A Bíblia deixa claro
que alguns homens rejeitam a Cristo, que eles recusam Seu chamado. João 5:40
diz: "Não quereis vir a mim para terdes vida." Esse versículo ensina
claramente que os homens podem e resistem a Deus e se recusam a ir a Ele.
Em Atos,
capítulo 7, encontramos Estêvão pregando. Ele diz no versículo 51, "Vós
teimosos e incircuncisos de coração e ouvidos, vocês sempre resistem ao
Espírito Santo: como seu pais fizeram, e vocês também. "Para esses líderes
judeus, Estêvão disse:" Vocês sempre resistem ao Santo Fantasma."
Então aqui
estavam as pessoas; alguns dos quais viram Jesus e O ouviram pregar; outras que
tinha ouvido Pedro no Pentecostes; outros que tinham ouvido Stephen e outro
Spirit- encheram homens pregando com grande poder. E o que eles fizeram? Eles
estavam rígidos pescoço e incircunciso no coração e orelhas. Ou seja, eles eram
teimosos e rebelde contra Deus. A Bíblia diz claramente: “Eles resistiram ao
Espírito Santo”.
Observe as palavras de
Estevão no versículo 51, "Vocês sempre resistem ao Espírito Santo: como
seus pais fizeram, vocês também. "Aqui, a Bíblia ensina que não apenas
esses líderes judeus resistindo ao Espírito Santo, mas que seus pais antes
deles também resistiram ao Santo Espírito. Stephen diz que desde Abraão,
através da história do Judaísmo nação, até a época de Cristo, os judeus não
convertidos haviam resistido ao Espírito Santo.
Não existe
absolutamente tal coisa como uma "religião impossível de evitar".
Deus não apenas força homens a serem salvos com Sua assim chamada graça
irresistível.
Deus oferece
salvação a todos os homens. Tito 1:11 diz: "Pela graça de Deus que traz a
salvação apareceu a todos os homens. "Mas o homem deve fazer sua própria
escolha. Ele deve receba ou rejeite a Cristo. João 1:12 diz. "Mas, tantos
quantos o receberam, para deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, mesmo
para aqueles que acreditam em seu nome."
Quando Jesus
chorou sobre Jerusalém, ele disse: "Ó Jerusalém, Jerusalém, tu que matas
os profetas, e apedrejou os que te são enviados, quantas vezes reuniu teus
filhos, assim como uma galinha reúne seus frangos sob seu asas, e vocês não o
fariam! "Aqui, novamente, a Bíblia indica claramente que Deus teria os
reuniu como uma galinha reúne seus frangos, mas eles não quiseram. que
certamente mostra que eles podiam rejeitar e resistir a Cristo.
"Eu
gostaria, mas vocês não" não se encaixa no ensino da graça irresistível.
Então gente resistir ao Espírito Santo. Eles se recusam a vir a Cristo. Eles
endurecem seus pescoços. Eles se recusam quando Deus chama.
Isso significa
que aqueles que não são salvos poderiam ter sido salvos. Quem tem rejeitado a
Cristo poderia tê-lo aceito. Deus oferece salvação para aqueles que terão mas
não o impõe a ninguém que não o queira.
V. Perseverança dos
Santos
A Bíblia ensina, e eu
acredito, a segurança eterna do crente nascido de novo. O homem que confiou em
Jesus Cristo tem vida eterna e nunca perecerá. Mas a segurança eterna do crente
não depende de sua perseverança.
Eu não conheço
um único versículo da Bíblia que diga algo sobre a perseverança dos santos, mas
há vários versículos da Bíblia que mencionam o fato de que os santos foram
preservado. Perseverança é uma coisa. Preservação é outra. Não. Os santos não
perseverar; eles são preservados.
A Bíblia diz em Judas 1. "Judas, o servo de Jesus Cristo e irmão
de Tiago, aos que são santificados por Deus Pai e preservados em Jesus Cristo
... "1Tess. 5:23 diz: "E Ele
mesmo, o Deus de paz, vos santifique completamente; e que o vosso completo espírito
e alma e corpo, irrepreensíveis até à vinda de o nosso Senhor Jesus
Cristo sejam plenamente preservados."
Outra manhã,
abri um frasco de compota de pêssego. Eu não sei quanto tempo esses pêssegos
estiveram naquele frasco. Mas o frasco havia sido selado há algum tempo, e o
pêssegos foram preservados. Quando tirei as conservas e comi com uma
boa biscoito, estavam tão boas quanto no dia em que foram colocadas na
jarra. Mas espere um minuto! Os pêssegos não tiveram nada a ver com isso. Eles
não eram frescos e bom porque eles perseveraram. Eles estavam bons e frescos
porque tinham sido preservados. A Bíblia deixa claro que o crente é guardado.
Ele não se mantém. Primeiro Pedro 1: 4,5 afirma:
"Para uma
herança incorruptível e sem mácula, e que não se desvanece, reservada em céu
para você, que é guardado pelo poder de Deus através da fé para a salvação
pronta a ser revelado na última vez. "
A Bíblia diz em
João 10: 27-29: "Minhas ovelhas ouvem minha voz, e eu as conheço e elas me
seguem: E eu lhes dou vida eterna: e eles nunca perecerão, nem qualquer homem
os arrancará de minha mão. Meu Pai, que me deu, é maior do que todos, e ninguém
pode colher -los fora das mãos de meu Pai. "
Agora, isso não
soa como a perseverança das ovelhas ou dos santos. Aqui as ovelhas estão nas
mãos do Pai e estão seguros - não porque perseveram, mas porque eles estão nas
mãos do Pai.
Charles Spurgeon
disse uma vez: "Não acredito na perseverança do Salvador." Com
certeza, a Bíblia ensina a segurança eterna do crente. Mas o crente a segurança
não tem nada a ver com sua perseverança. Estamos seguros porque somos mantidos
por Deus. Estamos nas mãos do Pai. E de acordo com Efésios 4:30, temos sido
selado pelo Espírito Santo até o dia da redenção.
Portanto,
discordo de todos os cinco pontos do Calvinismo, conforme ensinou João Calvino.
Há uma crença de que se alguém não ensina a salvação universal, ele deve ser um
Calvinista ou Arminiano. Neste livro, The Reformed Doctrine of
Predestination , Dr. Loraine Boettner diz na página 47,
"Existem realmente apenas três sistemas que afirmam estabelecer
o caminho da salvação por meio de Cristo [E ele os nomeia]: "(1)
Universalismo, que todos serão salvos. (2) Arminianismo, que afirma que Cristo
morreu igualmente e indiscriminadamente para cada indivíduo ......., que dizer
a graça não é necessariamente permanente, mas que aqueles que são amados por
Deus, resgatados por Deus, e nascidos do Espírito Santo podem (que Deus deseje
e se esforce sempre ao contrário) jogue tudo fora e pereça eternamente; e (3)
Calvinismo. "
Ele continua, "Apenas dois são mantidos por cristãos." Essa é a
posição de Calvino e a posição de Arminius. " Calvinistas gostariam de
fazer as pessoas acreditarem que se alguém não ensina universal salvação, ele
deve ser um calvinista ou um arminiano. E desde o Arminiano posição faz tal
violência à graça de Deus, muitos preferiram se chamar Calvinistas. Mas uma
pessoa não precisa assumir nenhuma das posições.
Não sou arminiano nem calvinista. Eu acredito na salvação pela graça através da
fé no obra consumada de Cristo. Eu acredito na segurança eterna do crente. eu
acredito Jesus Cristo morreu por todos os homens, e eu acredito no que a Bíblia
diz: "Que todo aquele que fizer invocar o nome do Senhor serão salvos.
"
Mas eu discordo de todos os cinco pontos do Calvinismo como João Calvino o
ensinou. Concluindo, deixe-me dizer que Calvino e aqueles que o seguiram
afirmaram acreditar e siga a Bíblia. Eles alegaram ter encontrado pelo menos um
germe da doutrina calvinista em as Escrituras. Mas um aluno cuidadoso
descobrirá que repetidamente eles vão além Escritura, e que o Calvinismo é uma
filosofia desenvolvida pelo homem e dependendo lógica falível e frágil,
raciocínio humano, com a perversão de algumas Escrituras, o mau uso de outros,
e total ignorância de muitas Escrituras claras. Calvin ensinou muitas doutrinas
maravilhosas e verdadeiras das Escrituras.
É verdade que Deus conhece de antemão tudo o que vai acontecer no mundo. É
verdade que Deus definitivamente ordenou e determinou alguns eventos com
antecedência e selecionou alguns indivíduos para Seus propósitos. É certo que
as pessoas são salvas pela graça e são mantido pelo poder de Deus. Até agora os
calvinistas podem muito bem suas doutrinas pelo Escrituras. Mas, além disso, o
Calvinismo vai para o reino da filosofia humana. Não é uma doutrina bíblica,
mas um sistema de filosofia humana, especialmente atraente para o intelecto
erudito, a mente auto-suficiente e orgulhosa. Brilhantse, filosóficos, eruditos
pregadores podem ser enganados sobre este assunto mais do que os cristão
humildes de coração, que creem na Bíblia.
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