segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

 Devemos Crer — Deus Não Crê por Nós

Dave Hunt
(enviado por Mauro Graner)

Além disso, mesmo se a fé salvadora fosse o dom (o que não poderia ser), não há coisa alguma em Efésios 2 (ou em qualquer outro lugar) que indique que a fé é implantada irresistivelmente por Deus somente após Ele ter regenerado soberanamente o pecador totalmente depravado. De fato, aquela mesma passagem diz que somos, “salvos, mediante a fé”; ou seja, a fé é o meio da nossa salvação/regeneração — não algo que se segue da salvação. Essa fé salvadora não é somente pela capacitação de Deus, mas que é algo que o homem é responsável, fica claro a partir de muitas escrituras. Quando nos

dizem: “crê no Senhor Jesus Cristo” (Atos 16:31) ou “tende fé em Deus” (Marcos 11:22), não há sugestão de que Deus vai regenerar o não regenerado e, em seguida, dar-lhe essa fé; antes, crer é algo que é esperado o homem fazer. Quando Jesus disse: “homens de pouca fé” (Mateus 6:30; 8:26; 16:8; Lucas 12:28), Ele não colocou a culpa sobre Seu Pai por dar aos discípulos tão pouca fé, mas colocou a culpa neles por não crerem. Quando Ele disse: “nem mesmo em Israel [...] encontrei tanta fé” (Mateus 8:10; Lucas 7:9), ele estava creditando o centurião com essa fé como sendo deste, não como um dom que Deus. Pedro falar da “prova da vossa fé " (1 Pedro 1:7) não teria sentido se a fé fosse um dom de Deus. O propósito do evangelho é trazer os homens para “a fé” (Judas 3), tornando-se a fé deles próprios. Crer no evangelho e na Palavra de Deus é algo que devemos fazer — Deus não crê por nós. As epístolas usam a frase “a tua fé" 22 vezes. Paulo escreve: “em todo o mundo é anunciada a vossa fé " (Romanos 1:8); “crescendo a vossa fé” (2 Coríntios 10:15); "ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus” (Efésios 1:15); “porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus” (Colossenses 1:4), e assim por diante. Na história do homem “paralítico” trazido a Jesus por amigos, Jesus “vendo-lhes a fé”, perdoou seus pecados e curou-o (Mateus 9:2; Marcos 2:5; Lucas 5:20). Não há indicação alguma de que aqueles homens tinham sido regenerados e que a fé foi lhes dada como um dom de Deus. Somos informados de que “o justo viverá da fé” (Habacuque 2:4). Da pessoa que “não prática, mas crê” nos é dito que “sua fé lhe é imputada como justiça” (Romanos 4:5). Que crer em Deus por meio de Sua Palavra é responsabilidade do homem ou é ensinado diretamente ou está claramente implícito nas inúmeras passagens de Gênesis a Apocalipse. Os calvinistas rejeitam toda a mensagem da Bíblia quando tentam interpretar um versículo aqui ou ali para ler que a fé é responsabilidade de Deus a ser dada como um dom ao homem.

 

(Que amor é este? – Dave Hunt)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.