quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

 

Versão Padrão Da Bíblia [Na Mente] Dos Calvinistas

David Cloud

"Não há um único versículo na Bíblia que indique que algum homem seja incapaz de responder à repreensão do Espírito Santo, e se arrepender de seu pecado e receber a Cristo como seu Salvador pessoal" (Bob Kirkland).

 De acordo com a teologia Calvinista TULIP, Deus incondicionalmente e "arbitrária e soberanamente" elege quem será salvo, e esta eleição não tem nada a ver com qualquer coisa que o pecador faça, incluindo exercer fé no evangelho. Aqueles que são eleitos arbitrária-soberanamente serão irrestivelmente atraídos e salvos, e aqueles que não são eleitos não podem ser salvos. 

Considere as palavras da Confissão de Westminster: "Pelo decreto de Deus, para a

manifestação de Sua glória, alguns homens e anjos são predestinados para a vida eterna e outros pré-ordenados para a morte eterna. Esses anjos e homens, assim predestinados e preordenados, são designados de maneira particular e imutável; e seu número é tão certo e definido que não pode ser aumentado nem diminuído. ... Ao resto da humanidade, Deus Se agradou, de acordo com o conselho insondável de Sua própria vontade, por meio do qual Ele concede ou retém misericórdia como deseja, para a glória de Seu poder soberano sobre Suas criaturas, não tomar conhecimento deles e os ordenar para a desonra e a ira por seus pecados, para o louvor da justiça gloriosa dEle. "

João Calvino expressou a doutrina da eleição incondicional nestas palavras: "Predestinação a que chamamos de o decreto de Deus, pelo qual Ele determinou em Si mesmo o que Ele faria ocorrer a cada indivíduo da humanidade. Pois nem todos foram criados com destino semelhante: mas a vida eterna está predestinada para alguns e a condenação eterna para outros " ( Institutas da Religião Cristã , Livro III, cap. 21).

Calvino enfatizou sua crença na reprovação soberana como segue: "[Deus] devota à destruição a quem Lhe agrada ... eles são predestinados para a morte eterna sem qualquer demérito próprio, meramente pela vontade soberana dEle. ... Ele ordena todas as coisas por Seu conselho e decreto de tal maneira, que alguns homens nasçam devotados desde o ventre à morte certa, para que o nome dEle seja glorificado na destruição deles. ... Deus escolhe quem Ele deseja como seus filhos ... enquanto Ele rejeita e reprova os outros "( Institutos da Religião Cristã , Livro III, cap. 23).

À luz dessa teologia, acreditamos que é justo dizer que uma versão [da Bíblia] padrão calvinista seria a seguinte [Hélio preferiria dizer "A Bíblia que está na mente dos calvinistas, pois é assim que a interpretam quando pregam "]:



Sl 78:21-22  21 Portanto o SENHOR os ouviu, e se indignou; e acendeu um fogo contra Jacó, e furor também subiu contra Israel; 22 Porquanto não creram em Deus, nem confiaram na salvação dEle [não podiam crer, pois não tinham sido eleitos];

Sl 78:41 Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Santo de Israel. [embora saibamos que isso não é possível]

Sl 10:4 Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus [não pode buscar: só poderia se fosse um dos eleitos, mas não o é]; todas as suas cogitações são que não Deus.

Pv 1:22-32  22 Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? 23 Atentai para a minha repreensão [falo somente aos eleitos, os que estão sendo soberanos atraídos]; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. 24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes [agora estou falando aos não eleitos]; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, 25 Antes vós rejeitastes [estou falando aos não eleitos] todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, 26 Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. 27 Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. 28 Então clamarão a mim, mas eu não responderei [porque os não eleitos não irão e não podem me chamar de maneira sincera e salvadora]; de madrugada me buscarão, porém não me acharão [porque a busca deles é uma busca não eleita]. 29 Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR: 30 [Os não eleitos] Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. 31 Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. 32 Porque o erro dos [não eleitos] simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. [Mas os eleitos se voltarão, ouvirão Minhas palavras, Me invocarão, Me buscarão e Me encontrarão porque são atraídos pela graça irresistível.]

Pv 29:1 O HOMEM [o não eleito] que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.

Is 1:18 Vinde então [falo somente aos eleitos], e raciocinemos juntos, diz o SENHOR [mas depois de você ter nascido de novo arbitrária e soberanamente, é claro. Só crerá quem já foi regenerado.]: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

Is 45:22 Olhai para mim, e sereis salvos, vós [os meus eleitos em,], todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não outro.

Is 53:6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos [substitua esta palavra "todos" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"].

Is 55:1-3  1 Ó VÓS, todos os que tendes sede [mas somente entre os meus eleitos], vinde às águas [depois que você for arbitrária e soberanamente nascido de novo], e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente [falo somente aos eleitos], e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim [depois que fordes arbitrária e soberanamente nascidos de novo. Só os já salvos poderão vir a mim]; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.


Jr 7:25-26  25 Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias madrugando e enviando-os [para chamar os que Eu já havia eleito por Minha graça soberana]. 26 Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os seus ouvidos, mas endureceram a sua cerviz [não sendo dos eleitos], e fizeram pior do que seus pais [que também eram dos não eleitos].

Mt 11:28 Vinde a mim, todos [substitua esta palavra "todos" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"] os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Mt 15:28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé [que te foi arbitrária e soberanamente dada por Deus]! Seja isso feito para contigo como tu desejas [visto que estás entre os eleitos]. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

Mt 23:37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste [na verdade, vós não tínheis sido eleitos, portanto fui Eu quem não quis te eleger, portanto não quis te ajuntar]!

Mc 16:15-16  15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer [somente entre os eleitos, claro, e todos eles serão feitos crer] e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Lc 8:50 Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê [o que podes fazer, porque és um dos eleitos e Deus arbitrária e soberanamente te deu a fé] somente, e será salva.

Lc 13:3 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis [e não podereis se arrepender se não fordes dos eleitos. E, se fordes dos eleitos, certamente vos arrependereis pela irresistível graça de Deus].

Lc 13:5 (idem ao v.3).

Lc 18:40-42  40 Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, 41 Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. 42 E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé [arbitrária e soberanamente dada] te salvou.

Jo 1:11-12  11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos [isto é, todos os poucos eleitos arbitrária e soberanamente] quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem [isto é, aos eleitos] no seu nome;

Jo 1:29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo [substitua esta palavra "mundo" por "alguns poucos, isto é, os eleitos"].

Jo 3:14-18  14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 Para que todo aquele [entre os eleitos] que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou [alguns poucos de entre] o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo [substitua esta palavra "todo" por "alguns poucos, isto é, os eleitos"] aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele [porque foi arbitrária e soberanamente eleito e irresistivelmente chamado] não é condenado; mas quem não crê [não é um dos eleitos e, portanto,] já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Jo 4:48 Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis [e, exceto tenhais sido eleitos, não podeis crer].

Jo 5:40 E não quereis [substitua a palavra "quereis" por "podeis"] vir a mim para terdes vida.

Jo 6:28-29  28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? 29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou [e vocês terão que e irão crer, se tiverem sido eleitos, e não poderão crer, se não o foram].

Jo 12:46 Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele [substitua "todo aquele" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"] que crê em mim não permaneça nas trevas.

Jo 12:32-33  32 E eu, quando for levantado da terra, todos [substitua esta palavra "todos" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"] atrairei a mim. 33 E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.

Jo 20:31 Estes, porém, foram escritos para que [falo somente aos já eleitos] creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo [falo somente aos já eleitos], tenhais vida em seu nome.

At 7:51 Homens de dura cerviz [falo somente aos nunca eleitos], e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.

At 10:43 A este dão testemunho todos os profetas, de que todos [substitua esta palavra "todos" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"] os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.

At 15:9 E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé [depois que eles nasceram arbitrária e soberanamente de novo, pois sabemos que os mortos não podem ter fé].

At 17:30 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, ordena agora a todos [substitua esta palavra "todos" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"] os homens, e em todo o lugar, que se arrependam [e os eleitos se arrependerão pela graça soberana, e os não eleitos não poderão se arrepender];

Rm 9:33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; e todo aquele [substitua "todo aquele" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"] que crer nela não será confundido.

Rm 10:11 Porque a Escritura diz: Todo aquele [substitua "todo aquele" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"] que nele crer não será confundido.

Rm 10:13 Porque todo aquele que [substitua "todo aquele" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"] invocar o nome do Senhor será salvo.

Rm 10:21 Mas para Israel diz: Todo o dia estendi [substitua "eu estendi" por "eu teria estendido, se eles já tivessem sido eleitos"]as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.

Rm 11:32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos [substitua esta palavra "todos" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"] usar de misericórdia.

1Co 10:33 Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim [os arbitrária e soberanamente eleitos, somente eles] se possam salvar.

2Co 5:18-19  18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo [substitua esta palavra "todos" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"], não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

1Tm 1:15 Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os [alguns poucos, os eleitos] pecadores, dos quais eu sou o principal.

1Tm 2:3-8  3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que todos [substitua esta palavra "todos" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"] os homens sejam salvos, e venham ao conhecimento da verdade. 5 Porque um Deus, e um Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos [substitua esta palavra "todos" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"], para servir de testemunho a seu tempo. 7 Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, (digo a verdade em Cristo, não minto) e doutor dos gentios na fé e na verdade. 8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.

Tt 2:11 Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos [substitua esta palavra "todos" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"] os homens,

Hb 2:9 Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos [substitua esta palavra "todos" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"].

Hb 12:25  Vede que não rejeiteis ao que fala [é claro, vós não podeis recusá-lo se tiverdes sido eleitos, e vós não podeis deixar de recusá-lo, se não o tiverdes]; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;

 

2Pe 3:9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos [substitua esta palavra "todos" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"] venham a arrepender-se.

1Jo 2:2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo [substitua esta palavra "todo" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos" em] o mundo.

1Jo 4:14 E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo [substitua "do mundo" por "alguns poucos, isto é, somente os eleitos"].

Ap 22:17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser [todos os eleitos vão querer, nenhum outro o vai], tome de graça da água da vida.



David Cloud

Calvinist Standard Version (CSV) (wayoflife.org) em https://www.wayoflife.org/reports/calvinist-standard-version.php

Ampliado em 9 de dezembro de 2020 (publicado pela primeira vez em 13 de dezembro de 2016 )


David Cloud, Way of Life Literature, PO Box 610368, Port Huron, MI 48061
866-295-4143, fbns@wayoflife.org

Traduzido por Hélio, dez.2020



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.